Tópico das oportunidades fotográficas

Dia 27 e 28 de Setembro total eclipse luar:

"(...)this rare Total Lunar Eclipse of a Supermoon will begin on the evening of September 27, 2015. In Europe, South/East Asia, Africa, the Arctic, and in the Pacific, Atlantic, and Indian Oceans it starts after midnight on September 28, 2015.

Also called a Blood Moon this eclipse will last for about 1 hour and 12 minutes."

Link
 
Event UTC Time Time in Lisbon* Visible in Lisbon
Penumbral Eclipse begins 28 de Set, 0:11:47 28 de Set, 1:11:47 Yes
Partial Eclipse begins 28 de Set, 1:07:13 28 de Set, 2:07:13 Yes
Full Eclipse begins 28 de Set, 2:11:12 28 de Set, 3:11:12 Yes
Maximum Eclipse 28 de Set, 2:47:09 28 de Set, 3:47:09 Yes
Full Eclipse ends 28 de Set, 3:23:05 28 de Set, 4:23:05 Yes
Partial Eclipse ends 28 de Set, 4:27:05 28 de Set, 5:27:05 Yes
Penumbral Eclipse ends 28 de Set, 5:22:31 28 de Set, 6:22:31 Yes
 
yzNTk7y.gif
 
eu levantei-me as 2h, não reparei que a tabela acima estava em UTC :/

Fui para a cama e levantei-me novamente 1h depois, ja dava para ver e onde estava o ceu estava bem estrelado, no entanto a preguiça foi mais forte e em vez de pagar na maquina voltei para a caminha. tb a focal maxima que tinha cmg era 105, por isso não ia conseguir nada do outro mundo...
 
Já agora, foste sempre tirando foto à lua, com a lua no centro da foto e no final alinhaste com as estrelas? e o canto superior esquerdo e o oposto? Já estava planeado, não?
 
As fotos às estrelas, honestamente foi meio random. Como a frame não era grande o suficiente fiz um pouco de clone stamp.
Quanto à lua, sim, fui tirando várias fotos sucessivamente.

Não planeie nada.
 
Deixem cá desenterrar o tópico.
Mas para quem gosta de barcos e de fotografia, de 22 a 25 de Julho, os grandes veleiros regressam a Lisboa.

site do evento

Por experiência de anos anteriores, o dia que proporciona melhores fotos será o dia 25, quando os veleiros deixarem as docas onde estão expostos em Sta Apolónia.
No último evento, o vento ajudou e os veleiros desfraldaram as velas ainda no Tejo, o que não tinha sucedido em anos anteriores.
 
É já amanhã que chegam os grandes veleiros.
Só agora me apercebi que partem na 2ª feira.
Era mais interessante ser ao Domingo pois a partida é o ponto alto do evento.
 
pois, encostados à margem com centenas de pessoas à volta não deve dar fotografias particularmente boas, de qq forma, sou capaz de la dar um salto
 
Mesmo atracados os navios são muito giros.
Em 2012 na 6ª feira ao início da tarde ainda se circulava e conseguia-se subir aos navios sem dificuldade. Lembro-me da maior fila que apanhei ser de 20 / 30 pessoas para o MIR. No polo oposto a caravela não tinha ninguém.
As imagens televisivas que recolhidas na noite de 6ª e de Sábado, davam para ver que no recinto não cabia nem mais uma mosca.
Parece que a partida está prevista para as 15h de 2ª.
Já tive a ver no IPMA e dá vento fraco. O que é mau, pois assim, se calhar os navios não desfraldam as velas antes de Belém.

Umas dicas:
1 - quem gosta de bons enquadramentos - da margem sul (Cacilhas) os navios ficam com Lisboa como pano de fundo.
2 - cacilheiros não deixam de circular e passam perto dos navios.
3 - quem quiser fotografar perto leve uma maior grande angular que tiver à mão.
Aqui ficam os navios que podem ver.
O MIR é impressionante.
 
Back
Topo