Artigo Toda a verdade sobre baterias de Lítio

Bom, andava aqui a vaguear pelo fórum e reparei que alguém pegou no meu artigo e resolveu partilhar com a comunidade Zwame. Fizeram bem, ao menos mantiveram os créditos ;)

Esse artigo foi originalmente escrito para o fórum HCP em 09/03/2007, este ano, após frequentar bastante o Pplware resolvi partilhar o guia com eles e obteve bastante receptividade.

Depois de elaborar o guia comecei a pensar em desenvolver uma aplicação que me permitisse ter controlo nas descargas a fim de saber quando deveria fazer a descarga total.
A aplicação permite monitorizar as descargas parciais, contabilizá-las, para que ao fim de 30 (ou outro valor que o utilizador deseje) seja notificado para a necessidade de fazer a tal descarga total para calibrar o sensor.
Permite também:
- Desactivar o Aero e serviços que consomem energia (Superfetch e SearchIndexer) quando em modo de bateria e em Windows Vista;
- Também mostra informação detalhada da bateria;
- Mostra no ícone da tray o tempo restante e a percentagem;

Espero no fim de semana poder apresentar-vos a aplicação :)

Aproveito para dizer que o este guia que está sticky na secção dos portáteis não está totalmente correcto, de facto até presta informação errada quando refere:
Vantagens em tirar a bateria:
* Não há desperdício de ciclos de carga.

Isto é mentira pois quando a bateria está no portátil, ela só é carregada abaixo dos 95%, e como sofre desgaste natural (cerca de 2%/dia) se estiver sempre no portátil, anda spr a descarregar até aos 95% e a carregar até aos 100% sucessivamente. Porém uma descarga de 5% é negligenciável do ponto de vista da contabilização das descargas. Só quando a descarga é superior a cerca de 30% é que se pode afirmar isso.

E isso é fundamentado pelas referências que faço no fim do artigo.

Quaisquer dúvidas não hesitem em colocá-las, estarei aqui para as dissipar. :)

Filipe Lourenço
 
Última edição:
Excelente iniciativa, se o programa cumprir as espectativas certamente o vou adicionar ao meu canivete suiço de aplicações de portátil :D

Fikarei á espera de novidades, n hesites em postar aqui updates sobre o desenvolvimento do BatteryCare ;)

Cumps
 
Com a minha aplicação consegues saber isso, vou partilhar o link da versão beta, mesmo antes de a lançar oficialmente para te desenrascar.

http://batterycare.bkspot.com/

O que pretendes está em "Informação detalhada".

Nota: Se apresentar 0% a tua bateria, como a do meu portátil (Toshiba A100-158), pode não conter essa informação.


Por acaso ontem aconteceu me uma ,engraçada comprei o meu portátil(lg s510 xcp22p) ontem ,e enquanto o configurava reparei que o batterycare identificava o desgaste da minha bateria como -72 % por acaso não tirei pic mas foi uma situação caricata.

Cumps.
 
Por acaso ontem aconteceu me uma ,engraçada comprei o meu portátil(lg s510 xcp22p) ontem ,e enquanto o configurava reparei que o batterycare identificava o desgaste da minha bateria como -72 % por acaso não tirei pic mas foi uma situação caricata.

Cumps.

:p Não tenho isso protegido porque parti do princípio que as baterias não indicam que a capacidade desenhada (a capacidade quando nova) é inferior à capacidade total actual, o que é estúpido, mas já tive um colega com um Vaio que tinha a bateria toda mamada que indicava um valor de biliões de mWh de capacidade!

Analisando os teus resultados, o fabricante da bateria projectou-a nova com, vamos supor 2h30 de autonomia, e agora nas tuas mãos ganhou mais 72% de autonomia!

Fantástico! xD

Mas manda-me uma pic da info detalhada po meu mail, já agora, só para ver o que consta lá.
 
DJ_Bk , não tirei pic na altura, neste momento o valor que aparece é de 92% o que para uma bateria nova me deixa um pouco receoso espero que o desgaste seja lento :S

ainda não vi a carga total em modo de poupança de energia mas sou capaz de ter um pouco mais de 3hrs, pelo - é a indicação teórica que tenho.
 
Isso é praticamente impossível, é um bug da bateria ou de leitura dos valores do Windows. O meu programa utiliza a função nativa do Windows para ler esses valores. Podes usar o NHC para saber se é de uma coisa ou de outra, pois ele utiliza outro método de leitura dos valores. Instala e depois tens que activar o modo avançado para teres acesso à tab das informações da bateria.

Mas ainda assim agradecia um screenshot da info detalhada só para consultar os valores da carga.
 
Isso é praticamente impossível, é um bug da bateria ou de leitura dos valores do Windows. O meu programa utiliza a função nativa do Windows para ler esses valores. Podes usar o NHC para saber se é de uma coisa ou de outra, pois ele utiliza outro método de leitura dos valores. Instala e depois tens que activar o modo avançado para teres acesso à tab das informações da bateria.

Mas ainda assim agradecia um screenshot da info detalhada só para consultar os valores da carga.


Quanto a esse programinha ele não gosta do meu cpu :P farta-se de dar erro sempre que tento alterar o perfil.

Já te respondi para o email com a pic do que me aparece actualmente.
 
a bateria do meu portatil descalibra com muita facilidade, e por acaso até descalibra mais quando a deixo gastar completamente

o que é estranho é que a consigo por com um wear de quase 0%, o que é particularmente estranho tendo o pc 5~6 anos

pelos dados do notebook hardware control a designed capacity é 54000mWh, e no maximo consigo carregar a bateria a uns 52000~53000

eu até experimentava a app do DJ_BK, mas não tou para instalar net frameworks
se alguem conhecer mais algum prog para confirmar o wear level (tirando o NHC) que diga
 
Última edição:
pelos dados do notebook hardware control

eu até experimentava a app do DJ_BK, mas não tou para instalar net frameworks

Se já correste o NHC é porque tiveste que ter intalado o .NET 2.0, que é exactamente o que o meu programa precisa para correr. :)

Se tiveres o Vista, o .NET já está instalado por defeito.
Além disso uma framework não é nenhum bicho de 7 cabeças, só serve para traduzir linguagens que o teu processador não entende, Java, C#. Com certeza tens o Flash instalado, e isso não é mais que uma framework que traduz a linguagem ActionScript :009:

Um PC com a capacidade para perceber outras linguagens de programação é um PC mais inteligente. :)
 
Última edição:
não tenho framework nenhum instalado no portatil, e não consegui instalar a tua app precisamente por se queixar da falta dele

quanto menos tralha instalar no portatil melhor; não é propriamente uma bomba, apesar de servir perfeitamente a função dele(uso o xp)
 
não tenho framework nenhum instalado no portatil, e não consegui instalar a tua app precisamente por se queixar da falta dele

quanto menos tralha instalar no portatil melhor; não é propriamente uma bomba, apesar de servir perfeitamente a função dele(uso o xp)

Pronto, mas já tiveste, caso contrário não conseguirias correr o NHC como podes ver aqui.

Experimenta isto.
 
sim, tens razão :)

IMPORTANT!


Note you must have Microsoft's .NET Framework Version 2.0 or newer installed.

Notebook Hardware Control requires Windows 2000, XP or Windows Vista 32Bit.

Please remove all older versions of CHC/NHC first! It you need the Verdana font you can downlaod it here.

I'm not responsible for any damage caused by NHC! Use at your own risk!

Eu é que estava a ser nabo e confundi o nome do programa
o que estou a usar é o RightMark cpu clock utility, e não o NHC

e tb era ao ao RightMark cpu clock utility que me queria referir no post de cima, onde falei do wear level da bateria

de qq modo algo de estranho se passa com aquela bateria, seja bom ou mau

EDIT: faltava dizer que no RM Cpu clock utility não aparece directamente o wear level, mas calcula-se facilmente, é só sacar os dados e fazer as contas

wear level (%) = (1-(fully charged capacity/designed capacity))*100
 
Última edição:
A única maneira de recuperar uma bateria de lítio é através do processo de reciclagem, mas isso é feito a nível industrial e pelos fabricantes das mesmas.
Experimenta fazer uma descarga total na esperança que possa ser um medidor descalibrado.
 
como faço isso? ela carrega so k a percetagem nunca passa dos zero...

Ui... então se não passa do zero está mais para lá do que para cá. Mas faz assim: deixa-te estar ligado a corrente e depois desactiva a hibernação/suspensão automática nas opções de energia de deixa o pc a funcionar com a bateria até ele se desligar.
No teu caso suspeito que não vai adiantar nada, pois essa bateria está em avançado estado de degradação.
 
Back
Topo