Artigo Toda a verdade sobre baterias de Lítio

macabrix

Power Member
Cá vai um artigo que achei interessante e muito esclarecedor para mim sobre as baterias de lítio... não sei se já foi postado algo semelhante mas decidi partilhar. Os créditos do artigo estão no fim do post.

Pois bem, após muitas horas de leitura por essa Internet fora, descobri um site credível e verdadeiramente completo e pedagógico sobre baterias de todo o tipo. Assim sendo, venho partilhar convosco, utilizadores de portáteis, os meus conhecimentos no que toca a manutenção de baterias de lítio.


  • Em 1º lugar vou desfazer um mito que muita gente ainda não conhece a verdade.
O efeito de memória, ou seja o ficar “viciada”.
No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto o andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como vão verificar mais abaixo.
A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga actual.
  • Em seguida esclarecer um ponto crítico dos utilizadores dos portáteis:
Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?
A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.
Não prejudica ter a bateria a 100% de carga e estar com o adaptador AC/DC ligado, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.
Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.
Portanto:

  • Uso normal do portátil sem aquecer (cpu e disco na ordem dos 30~40ºC) -> manter a bateria.

  • Uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos) -> retirar a bateria para que esta não aqueça.
O calor, aliado ao facto de estar a 100% de carga são o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam!!



Quanto ao carregamento da bateria, devem-se evitar as descargas completas (até o PC morrer) pois isto stressa muito a bateria e pode mesmo danificá-la.
É preferível fazer vários descarregamentos parciais (até 20~30%) e frequentes recargas a fazer um descarregamento total e carregamento total.
No entanto, as baterias de portátil contêm um medidor de capacidade que com o uso fica descalibrado. Alguns portáteis incluem na BIOS ferramentas para re-calibrar a bateria o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa.

imagem_bateria_litio.jpg


Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada 30 carregamentos parciais (referidos acima), uma descarga completa seguida de uma carga completa.
Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, desligando o PC quando a bateria ainda tem capacidade.
No que toca à conservação por longos períodos da bateria, este deve ser feito com a carga da mesma a 40% e num local o mais fresco e seco possível.
Lembrem-se que o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, por isso, deixar o portátil chapado ao sol no carro num dia de Verão com a bateria a 100% é meio caminho para uma morte anunciada!
Por fim referente à compra de uma bateria suplente, façam-no apenas quando a bateria actual estiver a dar as últimas, caso contrário, o não aproveitamento de uma das baterias leva à sua degradação.
Se comprarem uma e não usarem durante muito tempo, conservem-na a 40% da sua carga e de preferência no frigorífico (0ºC - 10ºC).
Além disso, aquando da compra de uma bateria deve-se ter em atenção a data em que foi fabricada.
Pontos a memorizar:

  • O calor é o pior inimigo de uma bateria de lítio, se esta estiver 100% carregada então é muito mau!
  • Não há efeito de memória!
  • Descargas sempre parciais até uns 30%, cargas parciais não afectam negativamente a bateria.
  • de 30 em 30 descargas parciais, fazer uma descarga total seguida de uma carga total, a fim de impedir que o medidor se descalibre.
  • Para conservar uma bateria por longos períodos, 40% de carga e não calor!
Referência principal
Tabela com info acerca dos vários tipos de baterias
Um bom guia para optimizar o consumo de energia do portátil

Gastei 30min do meu tempo a escrever isto mas espero que tenha servido para esclarecer tudo e todos.
Nota: Este artigo foi escrito e disponibilizado pelo nosso leitor Filipe Lourenço
Fonte da informação @ Pplware.com
 
Pessoal, uma dúvida, relativamente às baterias de lítio: também andei a pesquisar informações sobre estas baterias, nomeadamente em inglês, e em vários sites referiam que as baterias de lítio, citando: "love to be topped-off"... Alguém sabe o que é que se quer dizer com isso?
 
Bom post. Obrigado por partilhares a informação com o pessoal. Um colega meu anda com uma dúvida deste tipo e assim já é menos uma preocupação para ele.

Fica bem ;)
 
Este artigo vale o que vale.

O calor é tão inimigo das baterias como o frio, é sabido que elas têm uma temperatura óptima de funcionamento.
Com frio elas duram menos do que o habitual.

Quanto a danificarem-se por estarem colocadas com corrente, tenho diversos portáteis e diversas experiências com outros tantos. Prefiro ligar à minha própria experiência do que alguém que quer simplesmente 'rebater um mito'.
 
Uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos) -> retirar a bateria para que esta não aqueça.

Diria que é uma recomendação cuidadosa, mas depende do portátil. O meu portátil em idle ou com o CPU a 100% tem praticamente a mesma temperatura na zona da bateria, porque é uma área isolada do resto dos componentes, e não tenho por isso qualquer necessidade de fazer tal coisa. Diria que isso só tem que se fazer em portáteis mal concebidos, porque a bateria terá sempre que estar num sítio fresco ...
 
boas. alguem me sabe dizer como fazer descargas completas? é que o meu portatil não tem essa opção na BIOS... bom post btw...
cumprimentos
liga o portatil em modo de seguranca.

dessa forma o windows nao usa gestao de energia, e deixa a bateria ir a zero..
no site da HP a calibracao diz para ser feita dessa forma..
 
Excelente artigo. Deu para perceber porque é que a bateria do portátil que costumo levar de ferias (no verão) está quase morta... (64% de desgaste :'( ).
 
Back
Topo