Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

cool, agora é esperar por SSD's com isto, que devem ser uma coisa alucinante :D Provavelmente deven deixar a interface SATA 2 estrangulada!

Venha o SATA 3
 
cool, agora é esperar por SSD's com isto, que devem ser uma coisa alucinante :D Provavelmente deven deixar a interface SATA 2 estrangulada!

Venha o SATA 3
Se não me estiver a enganar nas contas o interface SATA2 são 3Gb/s o que totaliza uma transferência máxima de 375MB/s. Assim sendo só com alguns desses discos em RAID e no que se refere à leitura é que esgotaríamos o interface, mas como é um canal por disco, ainda não são estes discos que vão "pedir" o SATA 3. :D

Já agora, que tal um SSDzito de 832GB?
Faço ideia, os requisitos mínimos de um brinquedo destes devem incluir a hipoteca da casa. :P
 
Se não me estiver a enganar nas contas o interface SATA2 são 3Gb/s o que totaliza uma transferência máxima de 375MB/s. Assim sendo só com alguns desses discos em RAID e no que se refere à leitura é que esgotaríamos o interface, mas como é um canal por disco, ainda não são estes discos que vão "pedir" o SATA 3. :D

Já agora, que tal um SSDzito de 832GB?
Faço ideia, os requisitos mínimos de um brinquedo destes devem incluir a hipoteca da casa. :P

3 gb/s, mas a largura de banda aproveitável é 300 mb/s

Sobre o disco, bem, é o disco de 2,5" com mais espaço do mercado, quase o DOBRO do maior disco de 2,5" existente, uns hitachi de 500 gb :D

os SSD já ultrapassaram os magnéticos ATÉ EM CAPACIDADE!

agora o preço deste animal, bem nem quero pensar... Não digo o preço de uma casa, mas que deve dar para um carro de gama média-alta, isso deve!
 
Última edição:
Ora aqui está algo que me agrada... evolução nos discos :)
Caguem nos Hertzes do processador ou da grafica, na largura do fsb e na capacidade da ram e digam-me, que passadas decadas, finalmente os discos estão a evoluir!
Em geral, caguem nas "larguras" e digam-me que finalmente eu não vou consiguir piscar o olho mais depressa que um "bloco" de dados é lido do disco chega à RAM.

Se a informação na RAM não fosse volatil hoje em dia já nem se houvia falar em discos rigidos. Pensando bem, deve de haver mãozinha de alguém, um disco rigido actual concentra quase todos os aspectos negativos dum computador: precisa de estar "sempre" ligado, consome muito e é lento.
Enfim... tanto tempo dedicado a esticar os Hertzes quando esse esforço era bem melhor aplicado na outra "ponta" do computador... veja-se ao ponto a que se chegou, usar pens usb ou pequenas caches em portateis para evitar a quantidade de acessos ao disco.
 
....um disco rigido actual concentra quase todos os aspectos negativos dum computador: precisa de estar "sempre" ligado, consome muito e é lento.

OI??

Concordo contigo quando dizes que é lento. Para quem não sabe, o disco e a Bios são as coisas mais pre-historicas que temos nos PC's (isto sem contar com a drive de disketes, que ainda ha quem as use) :lol:

Mas não concordo quando dizes que precisa de estar sempre ligado e consome muito.

Quase aposto em como o disco é dos componentes vitais de uma maquina, aquele que menos consome...
E o facto de estar sempre ligado, tambem não concordo. O windows até tem uma opção na gestão de energia, que serve para desligar o disco ao fim de x tempo. Já uma board ou uma memoria ou CPU não podes fazer isso...

Cumps
 
OI??

Concordo contigo quando dizes que é lento. Para quem não sabe, o disco e a Bios são as coisas mais pre-historicas que temos nos PC's (isto sem contar com a drive de disketes, que ainda ha quem as use) :lol:

Mas não concordo quando dizes que precisa de estar sempre ligado e consome muito.

Quase aposto em como o disco é dos componentes vitais de uma maquina, aquele que menos consome...
E o facto de estar sempre ligado, tambem não concordo. O windows até tem uma opção na gestão de energia, que serve para desligar o disco ao fim de x tempo. Já uma board ou uma memoria ou CPU não podes fazer isso...

Cumps

Concordo com o que dizes mas discordo qd dizes q o disco é um dos componentes vitais. O computador não precisa dele para arrancar, logo está ao nivel de uma pen usb, leitor de media optica, etc... e é nesse aspecto que considero que o disco consome mais e está precisa de estar constantemente ligado. Principalmente quando comparado com as memorias flashes, que considero que por esta altura da deviam de ter morto dos discos rigidos ha algum tempo.
Em todo o caso, acho que deu para perceber o "tom" em que o post foi escrito ;) E tal como as noticias de abertura dos jornais da TVI... "nunca fiando" :o
 
é normal que esteja tudo à mesma altura. não é tudo memória secundária?

e um leitor de cds, também não está sempre ligado? ou uma pen? também não está sempre ligada? eu pelo menos não ligo a pen ao pc só porque quero ir ler um ficheiro txt que lá tenho e depois fecho logo...
nao faz sentido uma tecnologia inferior substituir outra superior assim do nada... tem calma que qd for altura a coisa faz-se..
 
O tempo de acesso é excelente, mas as taxas de transferência ainda são péssimas.

Estive a testar para a edição passada dois discos SSD da Transcend, um IDE e outro SATA, e por favor, ainda têm muito caminho pela frente para se tornarem numa verdadeira alternativa aos discos actuais.

Só para não se esquecerem disto....

:007:
 
Samsung Planning on 256GB SSDs, Huge Price Drops by End of the Year

I told you SSDs would be plummeting in price this year, and here's Samsung coming along making me look like some sort of genius for finding an article that said that and then writing about it. I rule! Anyhow, Samsung is looking to double the size of its SSDs not once this year, but twice, ending up with a 256GB SSD by year's end.

Samsung already has a 128GB drive on deck for the third quarter of this year, doubling the size of the drives we're seeing in pricey laptops like the SSD flavor of the Macbook Air. And while there are plans in place to bump that up to 256GB soon after, it'd be done using "Multi Level Cell (MLC) storage, which is slower than a Single Level Cell (SLC) drive but stacks multiple bits of data per cell to reduce the overall cost of the disk." That kind of sucks, as the SLC drives aren't exactly blowing us away with their blistering speed, so it doesn't really seem worth it to jack up the capacity if the performance will take a nosedive as a result.

In any case, the good news is that SSD prices are expected to drop 35% to 45% yearly. As far as I'm concerned, it's fine that Samsung is playing around with big, expensive, inefficient SSDs as long as it's also working on smaller, faster, cheaper versions that, you know, people would actually buy. No one is clamoring for a 256GB iPhone, after all. We're not that greedy. [CNET via Electronista]

In: http://gizmodo.com/359882/samsung-planning-on-256gb-ssds-huge-price-drops-by-end-of-the-year
 
Ainda ontem pensei nisso.

Actualmente, vendo pelo preço das pens drivers e cartões de memória, 1 GB de flash custa a partir de 4 €, logo um SSD de 64 gb custaria 250 €, um de 128 500 e um de 256 1000 :wow: Isso a contar debaixo, porque há pens drivers/cartões que custam o dobro das mais baratas :D

Os SSD's ficaram competivios, quando o preço/gb das flash chegar a 1 € por gb, ai sim ja vai valer a pena comprar um animal destes :002:

Vi agora um trancend de 32 gb @ 167 €, ou seja uns 5 €/gb
 
Só para não se esquecerem disto....

:007:
Oi?

Os preços são perfeitamente normais para uma tecnologia a dar os primeiros passos e ao contrario de guerras de formatos opticos, não existem "editoras" para forçar as pessoas a mudar. No meio disto tudo ainda vamos ter de agradecer ao Air, que certamente veio chamar alguma atenção para este novo formato.
 
Última edição:
Oi?

Os preços são perfeitamente normais para uma tecnologia a dar os primeiros passos e ao contrario de guerras de formatos opticos, não existem "editoras" para forçar as pessoas a mudar. No meio disto tudo ainda vamos ter de agradecer ao Air, que certamente veio chamar alguma atenção para este novo formato.

:lol:

Eu sabia que ias falar nesse Mtron. Mas esse é um caso à parte. Pode-se dizer que isso é o "raptor" dos SSD's

Mas os outros mais normais, andam pelos 30/50 Mb de transferência, o que nem sempre é muito vantajoso face aos discos normais.

Mas atenção, que eu também estou entusiasmado com os SSD, e não vou ter soudades de deixar de utilizar os discos rigidos. Até vai ser esquisito deixar de houvir aquele ruido todo quando se abre um programa e etc.... :007:
 
Os MTron são o ponto de referencia e por alguma razão os comparam com os Raptors e não com HDDs vulgares.
Há não muitos anos atrás andavamos com HDDs com taxas de transferencia na ordem dos 10/20MB/s, por isso é normal que se ligue aos MTron, porque esses é que serão a referencia para o futuro.
 
Back
Topo