Wii The Legend of Zelda: Skyward Sword

A partir do momento que o gajo se queixa de conteúdo reciclado neste Zelda e não refere o mesmo no MW3 perde a credibilidade toda.

Já nem falo dos controlos de jogo...

Venha o jogo mas é! :D
 
Eurogamer deu a nota que eu estava à espera, ou seja, um 10

Alguns pontos:

It's most obvious in your sword, which tracks your movement of the remote perfectly and without requiring energetic gestures (although you'll get carried away often enough). There's scarcely a single enemy design in the game that doesn't make clever use of your ability to direct attacks with this much intuition and precision, and of course it feels very swashbuckling to use.

Steering your crimson Loftwing through the air with tilts of the remote is another thrill. So is guiding Link's plummeting sky-dives, and so is lashing his whip, and so is delivering a pin-point shot with what must be the most satisfying bow in video games history. Nothing requires you to point at the screen, making for longer, more relaxed play sessions. Sensitivity and response are perfect; reliability is almost there, but you will occasionally need to centre a cursor with a quick tap of the d-pad

Portanto, os controlos estão muito bons, embora ainda que de vez em quando possa ser necessário mais reset, nada de mais.


Most importantly, every second is fun. No developer in the world does controls as well as Nintendo when it sets its mind to it, with such pleasurable feedback that simply manipulating the game is rewarding - and no developer designs games around controls so well. Skyward Sword is a world away from the tacked-on waggle of Twilight Princess or Super Mario Galaxy, and by far the most successful synthesis of motion controls with traditional gaming to date.

Controlos, mais uma vez, Nintendo like como esperado e sobretudo divertido, ora aí está. Quanto à segunda parte, apenas concordo no skyward sword. No galaxy achei que estavam muito bem implementados e sobretudo muito fáceis de usar, ou seja, como se quer.

And then there are the production values. Despite the Wii's modest power, Skyward Sword is a very beautiful game, saturated with great artwork in dreamy pastels, rough edges smoothed away by impressionistic, painterly textures and atmospheric haze. Audio is even better. Evocative and richly informative effects are backed by a musical score that's outstanding even by Zelda's lofty standards, and has immense range: soaring orchestral themes, delicate ballads, insistent martial drums and looping abstractions.

The character art is quite peerless - surprising, funny and charismatic, every bit the equal of its Studio Ghibli inspirations

Como seria de esperar um jogo muito bonito, apesar do hardware. Consigo ver algumas semelhanças na artwork mas acho ainda assim que o Ghibli tem outro tipo de estilo.

E para terminar o que gostei mais na review:

Skyward Sword feels like the Legend of Zelda game producer Eiji Aonuma always wanted to make. As director of Wind Waker and Twilight Princess, he first pushed against then tried to imitate the towering Ocarina of Time; now he is simply and confidently stepping away from its decade-long shadow. It is the most formally inventive Zelda in a long time (admittedly, that's not saying a great deal). But it's the game's carefree attitude, quick tempo and warm heart that do the most to make it feel new.

Fresh but familiar. Acho que a receita deu sucesso.
 
Gamingtrend deu 88 aos gráficos porque não é HD :facepalm: Se é o melhor (e/ou mais bonito) que a Wii pode fazer é 10 simples. Mas deram 93 overall.
 
Gamingtrend deu 88 aos gráficos porque não é HD :facepalm: Se é o melhor (e/ou mais bonito) que a Wii pode fazer é 10 simples. Mas deram 93 overall.

E quem diz que só se pode comparar com o que a Wii pode fazer? Eu acho que a comparação que tem que ser feita, é com os jogos (em geral) actuais...

Mas este Zelda até tem um visual muito bonito ;)
 
E quem diz que só se pode comparar com o que a Wii pode fazer? Eu acho que a comparação que tem que ser feita, é com os jogos (em geral) actuais...

Mas este Zelda até tem um visual muito bonito ;)
è claro que não, quando fazes a avaliação de um jogo exclusivo de uma plataforma só podes ter em conta as limitações dessa plataforma, se não fosse assim, então desde que saiu o crysis (2007) nenhum jogo poderia levar mais do que 8 nos gráficos (exceptuando o BF3)

É claro que a secção "gráficos" nas reviews devia-se chamar arte direction e levar muito mais em conta a beleza do jogo do que os detalhes técnicos
 
è claro que não, quando fazes a avaliação de um jogo exclusivo de uma plataforma só podes ter em conta as limitações dessa plataforma, se não fosse assim, então desde que saiu o crysis (2007) nenhum jogo poderia levar mais do que 8 nos gráficos (exceptuando o BF3)

Mas assim não é muito justo... Digo eu que dá mais trabalho produzir um jogo com "melhores" gráficos...

É claro que a secção "gráficos" nas reviews devia-se chamar arte direction e levar muito mais em conta a beleza do jogo do que os detalhes técnicos

Aqui concordo totalmente ;)
 
E quem diz que só se pode comparar com o que a Wii pode fazer? Eu acho que a comparação que tem que ser feita, é com os jogos (em geral) actuais...

Mas este Zelda até tem um visual muito bonito ;)
Tens de julgar o que o jogo faz para a plataforma em que está, caso contrário jogos DS em 3D só podiam levar 1/10 nos gráficos.

Não julgar as coisas pelo que são é sempre um erro; é como dizer que um Super Mario Bros 3 é um 10/10 graficamente para o que uma NES augurava fazer; questão de meter as coisas onde elas pertencem e não ter medo de premiar software por ir além do que deveria ser possível no hardware.

Estar a cascar software Wii por ter gráficos Wii (apesar de serem de topo para o hardware) não faz sentido.
Mas assim não é muito justo... Digo eu que dá mais trabalho produzir um jogo com "melhores" gráficos...
Não necessariamente; puxar a Wii pode dar bem mais trabalho do que fazer um jogo com melhores graficos em hardware superior. Puxar sistemas dá trabalho, tirar o melhor deles também; no caso do Zelda isso inclui os controlos, mas também engloba os gráficos.

Um FFXII, Shadow of the Colossus (ou qualquer jogo que seja impressionante para o hardware onde está) é naturalmente mais impressionante do que ver a X360 a fazer 720p e bump mapping genéricos. No caso do Shadow of the Colossus a dificuldade a portar foi adaptar a pipeline do jogo, no caso da PS2 foi lutar contra as limitações do sistema. E é por isso que o jogo era impressionante para a PS2 e não o é para a PS3.

Tipicamente tens os dois espectros, escala e gráficos, um Xenoblade com melhores gráficos e a manter a escala teria demorado muito mais tempo a ser feito/requerer muito mais recursos (em qualquer hardware), sim; dito isto como poderia existir se o tempo de vida de uma consola não chegasse para que este fosse lançado? (o jogo começou a ser feito em 2006). É por isso que os RPG's com "muito melhores gráficos" e cutscene models 30 por uma linha esta geração são tipicamente jogos mais pequenos, com menos alma e produtos menos coesos (quantas mais pessoas mais difundida a visão original será). Foco em gráficos tende a ser claustrófobico, tal como há uns anos o foco em poligonos sacrificava o ambiente dos jogos; "sim senhora, tens um polygon pusher, e agora não tens RAM/não investiste suficiente tempo nas animações e o jogo não tem noção nenhuma de ambiente envolvente/realismo, mas tens poligonos"

Todos os jogos, são actos de balanceamento, entre o que quem os fez queria que fossem e o que podem ser (por exemplo o OoT original para quem o fez na altura, quem lhes dera correr a 30 frames e ter o aspecto da enhanced port que saiu este ano… Mas não era possível, e o que foi possivel já suplantava a ideia original)
 
Última edição:
Mas como já disseram aí, os gráficos para mim também não são de topo na Wii.. Super Mario Galaxy 1/2 fez um trabalho bastante melhor. Com 2x de AA neste Zelda já seria outra coisa, mas é tanto tearing que até me caem lágrimas :x
 
Tens de julgar o que o jogo faz para a plataforma em que está

Eu não acho isto muito justo. Mas tudo bem, aceito que assim seja. ;)

Dá muito mais trabalho refinar o gameplay até quase á perfeição, do que andar a acresentar luzes e polignos até estar foto realista

Exacto! No gameplay não há volta a dar. Não interessa os gráficos... Até pode ter gráficos ranhosos que pode levar boa nota na mesma a gameplay.

Edit: Oh I_Eat_All, não paras quieto? LOL. Mas digam-me uma coisa, que nota davam em gráficos?
 
Última edição:
Eu não acho isto muito justo. Mas tudo bem, aceito que assim seja. ;)
É uma questão objectiva, também não vais cascar jogos 360 por o seu gameplay não ter Motion Control; não obstante de alguns ficarem a perder pela omissão; são o que são.

A Wii se fosse HD e mais potente tinha melhores gráficos é um bocadinho chover no molhado, desde 2006.


Por outro lado, talvez se justifique cascar um Zelda da Wii-U caso a control scheme regrida, mas isso é uma questão evolucionária dentro do género/franchise, logo comparável. Agora comparar alhos com batatas é que não lembra a ninguém, e muitas vezes insiste-se nisso.
Mas como já disseram aí, os gráficos para mim também não são de topo na Wii.. Super Mario Galaxy 1/2 fez um trabalho bastante melhor. Com 2x de AA neste Zelda já seria outra coisa, mas é tanto tearing que até me caem lágrimas :x
Decerto referes-te a jaggies?

Jogos Wii não costumam ter tearing/problemas de V-sync.

São trade-off's, o Mario Galaxy também corria a 60 fps e os Zeldas correm a 30; não é tanto por ser um melhor ou pior trabalho e mais uma questão de ser software diferente com outras necessidades; o Mario não tinha o post-processing nem o sistema de partículas de um Zelda; e isto é a ponta do iceberg, realisticamente.
Mas digam-me uma coisa, que nota davam em gráficos?
Para mim é cedo para falar.

E se há coisa que o Xenoblade me relembrou é a não julgar as coisas pela primeira impressão.
 
Última edição:
Mas assim não é muito justo... Digo eu que dá mais trabalho produzir um jogo com "melhores" gráficos...
Dá mais trabalho um jogo com melhores gráficos!?

O jogo é no global, para alem dessa veneração pelos gráficos, no global existe a "artwork", design geral do jogo, mecânica, animação, elementos chaves da "plot", etc, etc, etc...
Jogos tecnicamente bonitos a olho nu com ZERO de conteúdo não faltam nesta geração...!

Comparar o Zelda Skysword com que jogo, com o Oblivion?
Comparar o output máximo da Wii de 480P VS 720P, para alem das demais características, obviamente que este jogo numa HD seria ainda mais deslumbrante, mas sermos cegos ao ponto de menosprezar a plataforma para o qual foi concebido e as sua limitações físicas e no resultado final estar o que aqui vemos nunca será mau em lado nenhum, nem melhor visto ser exclusivo e o resultado está à vista(quem sabe no futuro um remake).

No geral quem deu 88 nos "grafiques" por não serem HD, é no minimo grande "Troll", apesar de as reviews serem tendenciosas, ou porque não gostam da plataforma, não gostam da software house, não gostam da onda "motion", ou vice versa, etc...

A titulo de xemplo existe uma review de um certo site que mencionam como negativo a reciclagem neste ZELDA, mas atribuíram nota 10 ao MW3, como ficamos!?
 
Eu não sou cego nem menosprezei a Wii...

Eu só acho justo comparar jogos no global com outros jogos da mesma geração... Ninguém tem culpa que a Wii (Nintendo) decidiu ser mais fraca que as outras e focar-se noutras coisas. Eu nem ligo muito a gráficos... Óbvio que desfruto mais de um jogo com bons gráficos, mas não é isso que me faz ou não jogar um jogo.

Mas tudo bem... Venha mas é o jogo e o resto é conversa LOL
 
Aquele sistema de espada com a comando da Wii é muito bom para a minha vista :). É pena nunca ter jogado Zelda e estar sempre com um pé atrás. Mas já fiquei convencido e vou dar um saltinho ao Zelda da 3DS e depois a este.

Ver se começo a explorar os clássicos da Nintendo melhor :)
 
Honestamente, compreendo as críticas aos controlos, mas a verdade é que não novidade e a Wii já anda no mercado há uma data de anos, por isso já deviam estar habituados ao motion controlling.

Pegando no caso do TP, preferia o ter jogado com o comando clássico (e havia opção, mas não comando lol).
 
ONM: 98%
EDGE: 10/10
GamesTM: 9/10
Game Informer: 10/10
4News.it: 97/100
VideoGameZone.de: 93%
Gamepro Germany: 93%
Guardian: 5/5
Giantbomb: 4/5
G4TV: 4/5
CCC: 5/5
1UP: B+
Joystiq: 4.5/5
Jeuxactu: 16/20
Wired: 10/10
IGN: 10/10
Shacknews: Recommended
GamePro: 4/5
EGM: 8.5/10
CVG: 9.8/10
Jeuxvideo: 18/20
Gameblog: 4/5
Gamekult: 8/10
NintendoWorldReport: 10/10
Metro: 10/10
Kotaku: Yes (lol)
Gamesradar: 9/10
Videogamezone: 93/100
Nintendo-Universe: 98%
German Gamepro: 93%
Games Master: 96%
Digitalchumps: 9.8/10
Gamereactor Denmark: 10/10
Eurogamer: 10/10
NGamer UK: 98%
Videogamer: 10/10
Escapistmagazine: 10/10
Machinima: 9.5/10
Gamexplain: 4.5/5
Computer and Video Games: 98/100
GamingTrend: 93/100
Gamereactor Sweden: 90/100
 
Back
Topo