Não há problema nenhum em não gostar do jogo. Acho que ninguém vai implicar contigo por não teres achado o gameplay loop apelativo e por o jogo não te ter prendido nesse departamento.
O problema está em quem critica sem conhecimento factual do jogo, baseando-se por vezes em informação errada ou enquadrada de uma forma específica para efeitos de comédia. E quando isso acontece, não conseguem compreender como é que o Death Stranding foi um dos nomeados para GOTY. O problema é o contexto, ou neste caso, a falta dele e não o não se gostar do jogo.
Mas isso de criticar quem critica sem conhecimento factual a que nível neste tópico exatamente ? Tenho a impressão que essa delimitação e muito abritraria e offusca. Sera porque essa pessoa não teve o comando nas mãos a jogar o jogo que nao tem o direito a opinião muitas vezes acertada em relação a um jogo onde realmente basta olhar para certos vídeos e dezenas de review a falarem do mesmo para se aperceber da situação? Eu queria imenso jogar death stranding mas acabei por nao comprar day 1 depois de ver os ultimos 2 videos de gameplay que literalmente nao me chamavam nenhuma atenção. Afinal de contas depois de tanto ouvir certas pessoas no trabalho a falarem em bem do jogo e que como eu era grand fa do kojima, deveria dar-lhe uma oportunidade, o meu colega que já tinha acabado o jogo insistiu em emprestar-me o jogo e...... era tal e qual o que esperava do jogo. O micromanagement do inventario, a preparação para a saída e a caminhada lenta e aborrecida de um ponto A ate ao ponto B, assim como o management mid travel era exatamente a experiência secante que eu esperava ter, conclusao? nao consegui jogar mais de 3 dias naquilo, devolvi o jogo com a certeza absoluta que não era para mim e que afinal tinha razão ser ter tocado no jogo na altura. E quando leio o que o kuchiki escreve, vejo uma pessoa com as mesmas ideias que eu , e tem pessoal a dizer-lhe " não percebes ". E o meu problema esta ai, nao e quanto ao pessoal andar a dizer coisas erradas sobre o jogo para difamá-lo, mas sim falar de um problema que esta a vista de todos e que claramente não e considerado um problemas para alguns de voces, mas querem fazer acreditar a população oposta que o problema e deles por " não perceberem ". ( nao te estou a apontar do dedo daimon)
Nunca se deve olhar para o user meta score, muito menos numa altura onde review bombing organizado é uma coisa. No ano passado, vários jogos das séries SMT e Persona foram review bombed. Os jogos Borderlands e Metro foram review bombed (por causa da exclusividade com a EGS). Astral Chain foi review bombed, assim como Call of Duty: Modern Warfare, Death Stranding e mais recentemente, Pokémon Sword e Shield.
Concordo e discordo contigo, é verdade que o review bombing existe contudo vem colado com uma conotação negativa "injusta" para com o jogo quando na verdade não é sempre assim, um review bombing acontece sempre por uma razão e muitas das vezes essas razões são bem válidas ( pelo menos eu acho ) O modern warfare teve o extremo mau gosto de modificar a historia e inverter o bom do mau, acabou por levar com o user score que levou ( eu acho merecido, o que fizeram e de um mau gosto que frize a imoralidade a meu ver e arruina completamente a experiência do jogo por automaticamente parecer insultar a inteligencia de alguns). O borderland e o metro exodus puxaram da carta "epic game " na última da hora onde o pessoal já tinha feito pre order noutras plataforma, se os jornalistas profissionais dão se o direito de julgar o jogo quanto a certas práticas dos publisher por razões financeiras que não impactam diretamente a experiência do jogo, porque que os jogadores não estariam no direito de fazer o mesmo e serem considerados justos nas suas reviews? O metacritic tem um impacto no desenvolvimento de um jogo e os jogadores perceberam muito bem disso. porque que iriam elogiar o jogo de um publisher / estúdio que não respeita o tempo / vontade deles? Nao estou a dizer que os jogadores nunca estao a abusar deste privilegio, mas que na maior parte das vezes, fazem-o de maneira justificado e com razão. E estarei sempre a defender este privilegio.
Contudo,Para o caso do death stranding, nao acho de todo que está a ser sujeito de review bombing. As razões dessas notas baixas são as mesmas que as minhas e são perfeitamente justificadas na grande maioria ( nao falando dos 0 e 10 obviamente). Pela minha experiência de pouco mais de 10h dava um 5 ao jogo. E bonito, tem granda banda sonora, excelente historia e voice acting ( cutscenes longuíssimas como eu gosto desde os tempos do MGS ), mas o mais importante para mim falha redondamente. Tem um gameplay e insípido e aborrecido para os meus gostos, a microgestão é tudo menos algo que procuro num jogo open world e as gameplay loop são aborrecidas também. A maioria da comunidade parece estar de accordo com isso e notou o jogo com base nesses factores, o que acabou por dar-lhe um userscore que está perto daquilo que eu lhe dava. E por muito que possas querer duvidar do que vou escrever agora, mas 80 a 85% do tempo o userscore do metacritic reflecta a minha experiência num jogo. É extremamente raro eu achar que um userscor esteja a ser injusto para com um jogo. Ja o metascore, e mais 50/50 comigo.
Aqui o problema é o efeito de bolha dos fóruns, que tendem a ser echo chambers, especialmente quando se focam nos aspectos negativos. Por exemplo, vê-se muita gente surpreendida nos fóruns pela nomeação do Death Stranding, mas analisando a informação disponível, dos 6 jogos nomeados, Death Stranding é o terceiro com maior números de notas máximas, ficando atrás de RE2 e de SSBU. O jogo com menos notas máximas é o The Outer Worlds.
De facto, a surpresa não é a nomeação de Death Stranding, mas sim a não nomeação de DMC5 (18 notas máximas, mais uma que DS). Porém, as nomeações foram feitas pelas equipes dos
80 outlets internacionais e não apenas por um elemento, como tal, não temos como dizer até que ponto isso alterou ou não algumas das nomeações.
Acho que nao estamos a ler as mesmas coisa nos fóruns então, porque se o que dizes for verdade, o tópico do death stranding aqui na zwame seria também repleto de frustrados como eu a queixarem-se do jogo, mas ambos sabemos que nao esta a ser o caso, e mais o contrário que se está a passar. A minha opinião se queres que eu te diga sobre os forums, e a razão pela qual não passo mais tempo em foruns hoje em dia, perderam o aspecto em que o pessoal podia queixar-se ou dizer bem e entrar numa conversa quanto a isso. A maior parte das vezes quando se trata de um jogo que divisa ou e bom, a pessoa que se queixa leva com 3 pessoas que adoram o jogo e leva comentarios contradictorios atras comentarios contradictorios, não no intuito de ter uma conversa mas sim debater quem tem mais razão e por consequente quem tiver "melhores" gostos video lúdicos.
Agora nesta lista o death stranding quando a nota metascore ( que como ja deixei claro em cima, para mim tem bem menos credibilidade que os userscores ) sim está em terceiro nos 5 nomeados, ma são bastantes os jogos este ano levaram notas perto dos 90 e mereceram bem mais as suas nomeações para goty do que certos jogos aqui ( e não estou a falar só do death stranding ) Temos por exemplo bloodstain, disco elysium, Fire emblem tree house, Astral chain so para citar alguns. Todos esses com notas superior a 8.5 tanto em metascore como user score....
Se queremos falar do verdadeiro problema a meu ver, são esses 80 outlets internacionais que nomearam os jogos.... porque limitarem-se a 80 outlets quando tem uma plataforma online como o metacritic que recuperar todos os jogos deste ano e as suas notas, sejam elas de profissionais ou users. Acho que seria bem mais realista e lógico utilizar o metacritic para definir esses nomeados do que 80 outlets internacionais random.
Nao estou ai a tentar ser contraditório contigo Daimon, até porque a maior parte do tempo diria que estou de acordo contigo neste fórum. Este jogo e provavelmente um desses raros casos onde a gente terá de concordar em discordar
Acho o Death Stranding um jogo muito bom e espero realmente que ganhe o Goty deste ano, mas não queiras comparar com o The Witcher 3 que o mete no bolso pequeno das calças.
A comparação que estás a fazer não tem qualquer tipo de lógica. Está só a falar do jogo que tem meras side quests que são melhores que as missões principais da maioria dos jogos que existem.
Vou-te dar alguns exemplos em que o User Meta Score não interessa para nada.
Red Dead Redemption 2 para PC. Metacritic score de 92 e "Must Play". User Score de 4.0. Does that compute? Não.
AC Odyssey. User Score de 6.1 na PS4, 5.7 no PC e 5.8 na X1. Foi selecionado para Goty no Game Awards de 2018.
PUBG. User Score de 3.5 na PS4, 4.6 no PC e 5.1 na X1. Foi selecionado para Goty no Game Awards de 2017.
Overwatch. User Score de 6.6 no PC, 6.3 na PS4 e 5.9 na X1. Ganhou o Goty do Game Awards de 2016.
Fallout 4. User Score de 5.5 no PC, 6.6 na PS4 e 6.5 na X1. Foi selecionado para Goty no Game Awards de 2015.
Continuo?
ansetsu vais me detestar mas vou ter de ser honesto contigo
Red dead redemption 2 PC nem arranca para uma quantidade estúpida de jogadores.... não será caso para meter um zero ao jogo por isso? A meu ver é um candidato ideal . Na ps4 e Xbox funciona muito bem e portanto levou alta nota. tao simple quanto isso. Mau exemplo.
Ac oddyssey e outro jogo que para mim merece 6.5 se calhar 7. Foi uma seca tremenda jogar aquilo para mim e nao cheguei a acabar por estar farto de andar de um lado para o outro com o cavalo a procurar de quest e afins. Contudo gostei do sistema de combate. portanto essa nota a meu ver nao esta muito longe do que eu acho do jogo. E cuidado que digo isso sendo Dev da Ubi a trabalhar no ACK. Nós somos bons para fazer jogos Mcdonald's pré aquecido, mas estamos longe de um jogo ao nível de destiny 2, the last of us, overwatch etc...
PUBG sempre achei esse jogo uma vergonha. um protótipo "estudante" que gerou alto successo por ser original, com asset comprados no asset stores e código do jogo reutilizado de utilizadores dos foruns da epic. Resultado? um jogo com uma DA pobre para não dizer feíssima e um gameplay cheio de inconsistência / incoherencia que gera uma frustração tremenda para o jogador. Ainda me lembro quando andavam em beta e queixavam-se do motor da epic a pedir-lhes para fixarem Engine issues para eles.... Obviamente que, a emprestar código aqui e ali, acabaram por não ter a mínima ideia do patchwork de código que tinham criado e portanto tinha de culpar a epic dos inumeros engine issues que tinham ele mesmo criados. Eles quase que nao tinham codigo próprios e até tive colegas de trabalho da redstorm entertainment que reconheceram alguns dos seus blueprints visual scripting oferecido para a comunidade nos forums do UE4 ahah. Tiveram a lata de dar um ultimatum a epic para fixarem alguns engine bugs.... Levaram com fortnite nos dente, the rest is history.
Overwatch e capaz ser daquelas raras notas de userscores onde estou em profundo desacordo. Eu dava-lhe um excelente 8,5/10 e mereceu levar GOTY esse ano a meu ver. Passei centenas de horas neste jogo.
Nunca gostei realmente dos fallouts e nunca consegui agarrar ao 3, portanto nem experimentei. Não me posso pronunciar neste jogo.