Evento The Game Awards 2019

A questão da história não tenho opinião, pq não sei nada, mas do gameplay? Acho que é melhor jogares mesmo RPG's antes de dizeres isso, pelo menos o The Witcher 3. Se num jogo de 80h vais criticar um side quest de 5 min, então algo passou-te mesmo ao lado. RPG's não é farmar e andar de um lado para o outro. As quests é que tornam o jogo especial, as personagens e o que tens que fazer nelas. Não é à base de literalmente fazer a mesma quest repetidamente. Não existe nada para além de levar as coisas de um lado para o outro. Ou há?
 
Mas qual o mal do MW estar a concorrer nessa categoria? Se for bom (se não o fosse ninguém o jogava) porque não pode estar ali?


O jogo até podia ter sido feito por outra pessoa ou estúdio, ia ser bom na mesma. Claro que o nome Kojima ajuda e muito. Mas realmente o jogo não é apenas bom, o jogo é simplesmente divinal. Eu terminei ontem o jogo e a história do jogo é algo fora do normal.
Acabei com 60 horas mas ainda tenho coisas para fazer. Não é por eu ser fã do Kojima que digo isto sobre o jogo e que o joguei. Eu também sou grande fá do Keanu Reeves mas no entanto não vejo os filmes todos dele porque não gosto de todos.
Agora que este Death Stranding tem qualidade, isso tem. As pessoas é que se deixam levar pelo que lêem na internet "Ah, um jogo onde se passa o tempo todo a fazer entregas..." E a minha pergunta é "E nos RPGs o pessoal faz o quê mesmo? E nos MMOS? Não fazem sempre a mesma coisa? Estou a falar da parte de farmar claro, isso não é secante?"
Vejo imensas críticas ao Death Stranding mas se calhar muitas dessas pessoas dizem "Quê? Andar a subir montes com carga às costas? Nah" Mas no entanto naquela missão do The Witcher 3 onde tinham de encontrar uma panela para um

Ou talvez o estejam a jogar porque já enterraram o dinheiro e exactamente como o COD não há nenhum outro jogo,mesmo este aborto feito pela IW(como eu).

E falar da velhota da panela quando o grosso das side quests do Witcher 3 são melhores que algumas partes de main quests de jogos.lol
 
Não percebo a ausência do Devil May Cry 5 mas desses eventos já espero de tudo.

Gostava que ganhasse o Resident Evil 2 porque além de ainda estar colado a ele, foi o jogo que mais marcou juntamente com o Death Stranding. Foi um remake à altura, com tudo o que os fãs desejavam. Mas independentemente do vencedor, os meus jogos do ano são Resident Evil 2 e Devil May Cry 5.
 
A questão da história não tenho opinião, pq não sei nada, mas do gameplay? Acho que é melhor jogares mesmo RPG's antes de dizeres isso, pelo menos o The Witcher 3. Se num jogo de 80h vais criticar um side quest de 5 min, então algo passou-te mesmo ao lado. RPG's não é farmar e andar de um lado para o outro. As quests é que tornam o jogo especial, as personagens e o que tens que fazer nelas. Não é à base de literalmente fazer a mesma quest repetidamente. Não existe nada para além de levar as coisas de um lado para o outro. Ou há?

19195350419521.jpg


The Witcher 3: Wild Hunt
10/10
"Compra o Witcher 3", "Este jogo é a vida", "Como é que ainda não compraste este jogo?", "O melhor jogo de sempre"... Estas foram das muitas coisas que durante meses amigos meus me diziam. Alguns deles compraram o jogo quando saiu, outros algum tempo depois, e por várias noites na PSN com eles eles sempre a dizer maravilhas do jogo. Dois desses meus amigos até não gostam de RPGs e diziam que este jogo era único, diferente de tudo o resto.
O que é certo é que pelo que eles me diziam, por vídeos que via na net e pelo que lia pela net sabia que este jogo era muito bom, e até disse sem o ter jogado que este jogo era sem dúvida o GOTY 2015.

Comprei o jogo em Maio do ano passado, na semana em que fez 1 ano depois de ter saído. Comecei o jogo e gostei lodo do início. Apesar de ser um nabo em RPGs, lá fui continuando o jogo. A certa altura já eu era nível 12 e andava com uma espada de nível 2. Um amigo meu até começou a gozar comigo, mas eu não percebia nada daquilo. Fui jogando até que parei pouco depois da missão do Bloody Baron, uma das melhores missões do jogo.
Não sei bem porquê, mas encostei o jogo por já estar a ficar um pouco farto, e para não andar a jogar forçado, encostei mesmo e fui jogar outros jogos.
Só em Outubro do ano passado é que voltei a pegar no jogo, e foi aí que fiquei agarrado e não sei explicar porquê. Joguei sem parar até terminar o jogo, e fui fazendo o máximo de troféus possíveis.
O jogo é soberbo, a história é muito boa e as personagens são carismáticas. A Ciri é a minha personagem preferido, e não entendo como é que não há um DLC onde dê para jogar com ela.
A história é sem dúvida muito boa, onde o Geralt anda o jogo todo atrás da Ciri que por sua vez é perseguida por Wild Hunt. E o Geralt procura em todo lado por ela, e pelo meio ainda vai ajudando outras pessoas em outras missões muito boas. Apesar de Ciri não ser sua filha, é como se fosse uma filha para ele.
Em termos de side missions e contractos o jogo é brutal. Há missões para tudo, há missões que duram 5 minutos como missões que duram 30 minutos ou até 2 horas. E depois há certas side missions que estão ligadas com a história principal, e que só fazendo essas missões é que se desbloqueiam as principais.
Os contractos, há de tudo também. Matar griffos, fantasmas, encontrar pessoas desaparecidas... Destaco em especial o contracto do Woodland Spirit, adorei esse contracto, a história, o ambiente em si, o local e o boss em si é brutal.
Os locais do jogo, lindos mesmo. Tinham-me dito aqui no fórum que quando chegasse a Skellige eu ia ficar de boca aberta, e fiquei. O local é lindo. Mas quando cheguei a Isle of Mists aí sim, fiquei de boca aberta com a atmosfera dessa zona. Só fiquei com pena de essa parte ser muito curta.

Quanto à jogabilidade, muito boa. A liberdade de movimentos, poder usar as magias (existem 5 tipos de magia) ajuda imenso e dá para usar da maneira que nos dá mais jeito, até porque certos inimigos são fracos contra algumas das magias.
Depois consoante construí a "árvore" dos pontos onde se evolui a personagem, a maneira de jogar é sempre diferente.
As execuções dos inimigos também estão brutais, sempre que se mata o último inimigo a câmara fica lento e faz um movimento de finish no inimigo.
O Roach (o nosso cavalo) é que achei muito mau. O cavalo fica preso em todo lado, funciona mal, por vezes preferia ir a pé do que nele.
Uma das coisas que gostei e que nem usei quando joguei pela primeira vez o jogo foram os óleos nas espadas. Existem vários tipos de inimigos, e com os óleos certos eles ficam mais fracos e conseguimos dar mais dano usando esses óleos. Só usei isso quando joguei a segunda vez o jogo, e ajudou-me imenso.
Até o alchemy para fazer poções, óleos, bombas, etc é fantástico. Ter de recolher os certos produtos ou mesmo comprar para os poder fazer é algo de muito bom, mas ao início achei um bocado confuso isso.

O Gwent, lindo. Sempre gostei de jogos de cartas, em especial Magic The Gathering. O Gwent é parecido, mas mais simples e menos complexo. Mesmo assim tenho amigos que nem se quer jogaram porque não percebiam nada daquilo. Eu simplesmente adorei. Joguei imenso, havia alturas no jogo que eu só ia lá para jogar isso, e depois como havia um troféu no jogo onde era preciso apanhar as cartas todas, joguei contra toda gente e apanhei as cartas todas. Existem 4 baralhos diferentes, o meu preferido é o de Nilfgaardian. Mas para o ter tive de jogar imenso para os ter, porque comecei o jogo com algumas cartas de Northern Realms que era mesmo básico.

Eu acabei o jogo em Novembro do ano passado com 101 horas, mas como queria a Platina voltei a jogar em NG+ há cerca de 2 semanas atrás e acabei novamente o jogo mas com 46 horas.
Espero agora comprar as expansões porque gostei mesmo deste jogo, e devo dizer que nos últimos 15 anos em termos de RPGs só terminei a saga Souls (nem considero bem um RPG) e o South Parck The Stick of Truth (que é um RPG mesmo curto). Este Witcher 3 além de o ter terminado uma vez, voltei a jogar e terminei pela segunda vez.
Sem dúvida que é dos melhores jogos que já joguei na minha vida.
 
Mas no entanto naquela missão do The Witcher 3 onde tinham de encontrar uma panela para uma velhota no final dessa missão disseram "Este jogo é lindo, que excelente missão"

Não sei se tu jogaste ou passaste por essa quest: essa casa pertence a um spy chamado Thaler, que só assim por acaso têm envolvimento no assassinato do Radovid, um evento que altera o final do jogo.

"Geralt: House of yours in White Orchard? Pretty nice. Thing is, you forgot to clean it out before setting off.
Thaler: Shite. Thought I'd covered me tracks. How'd you find it?
Geralt: By accident, that took the form of a frying pan. Long story. Here's your monocle. It's broken but could still be useful."

A maioria dos jogos têm que comer muita sopa ainda para sequer chegar aos pés do Witcher 3 a nível de ligação e contrução de história entre quests ;)
 
O MW na categoria de melhor multiplayer. Se alguém precisa de provas que eles nomeiam pelo nome em alguns casos,aí está.
Na tua opinião, que multiplayers saíram em 2019 para figurar no top 5?

O COD até pode ficar em 5° lugar.

Não percebo a ausência do Devil May Cry 5 mas desses eventos já espero de tudo.

Gostava que ganhasse o Resident Evil 2 porque além de ainda estar colado a ele, foi o jogo que mais marcou juntamente com o Death Stranding. Foi um remake à altura, com tudo o que os fãs desejavam. Mas independentemente do vencedor, os meus jogos do ano são Resident Evil 2 e Devil May Cry 5.
O DMC 5 tem 2 nomeações. Na categoria de GOTY é que só cabem 6.
 
Dei apenas esse exemplo porque essa é das side missions que toda gente se recorda do jogo, e como essa há mais. Mas não é o único jogo assim. Mas depois criticam o Death Stranding por ser um jogo de "Fazer entregas apenas"
 
A questão da história não tenho opinião, pq não sei nada, mas do gameplay? Acho que é melhor jogares mesmo RPG's antes de dizeres isso, pelo menos o The Witcher 3. Se num jogo de 80h vais criticar um side quest de 5 min, então algo passou-te mesmo ao lado. RPG's não é farmar e andar de um lado para o outro. As quests é que tornam o jogo especial, as personagens e o que tens que fazer nelas. Não é à base de literalmente fazer a mesma quest repetidamente. Não existe nada para além de levar as coisas de um lado para o outro. Ou há?

A satisfação do Death Stranding está na preparação e na jornada, e não no que acontece no destino. Isto é o oposto do que é normal acontecer em jogos open world, daí haver gente que não consegue compreender e encaixar esta troca.

Quanto ao que está a negrito, não é inteiramente verdade, pois tens stealth, combate e boss battles, além de teres secções onde isto se mistura (Hades).

Mas a jogabilidade predominante não é mesmo essa? Ir de ponto A a ponto B?

O simples andar pelo cenário sem estragar a carga é menos passivo em Death Stranding do que ir do ponto A ao ponto B noutros jogos open world. O terreno, o estado do tempo, os BTs, os MULEs e a falta de preparação são todos teus inimigos, e estás constantemente a lutar contra estes factores.

Eu vou colocar um cenário do chapter 3 em spoiler para quem não jogou, mas como tu não tens interesse no jogo, não deves ter problema.

Higgs, o vilão, tentou fazer com que fossemos entregar uma bomba nuclear a uma cidade. Essa bomba iria explodir assim que chegássemos perto do terminal. Nós descobrimos o plano e temos um tempo limite para levar a bomba para um lago de alcatrão sem fundo.

Pegas na mota, vais a abrir e passas por um acampamento dos MULEs, que são inimigos humanos. Eles detectam a tua presença e conseguem acertar-te com um dispositivo eléctrico que paralisa a tua mota. Tu cais e deixas cair as tuas coisas todas. A simples missão de ir do ponto A ao ponto B tornou-se mais complicada.

Ficaste sem mota e agora tens de fazer o caminho a correr, mas eles atingem-te com uma arma que rouba a encomenda que carregas nas costas (também tens acesso a esta arma). A encomenda roubada é a bomba. Agora, em vez de fugires, tens de lutar contra eles para reaver a bomba. A situação ficou ainda mais complicada.

Para conseguir a encomenda de volta, ou incapacitas temporariamente os MULEs, seja via combate corpo-a-corpo ou via armas não-letais, ou então, matas todos com armas letais. Porém, se os matares, o acampamento passa a ter BTs ao invés dos MULEs e corres o risco de criar um voidout, uma grande explosão que dá cabo da área.

A ida do ponto A ao ponto B em Death Stranding não é simplesmente carregar no analógico para a frente. Envolve preparação e muitas variáveis que podem tornar mais fácil ou mais difícil completar uma entrega, e tal como em MGS V, tens várias formas de abordagem às missões.
 
Mas a jogabilidade predominante não é mesmo essa? Ir de ponto A a ponto B?
É. Agora como o fazes e que meios podes usar já é outro assunto. Se sobres uma montanha com escadas, ou se preferes ir dar a volta, ou se se começa a chover e tens de esperar que chova para não apanhares inimigos, e quando começa a chover a carga que carregas começa a perder qualidade, e depois se és apanhado por inimigos e perdes a carga e tens de a ir buscar, se não há inimigos nenhuns e pensas que te safas-te mas depois vais querer descer uma montanha e lembras-te que não tens equipamento para descer, então ou arriscas descer e danificar a carga, ou voltas para trás para ir buscar equipamento.

Sim, porque quando vais levar uma encomenda e não conheces o caminho nunca sabes o que te espera, mesmo que no mapa vejas que tens uma montanha ou não.
 
Ok, eu ainda não o joguei, mas não vejo mais nada do que andar de um lado para o outro. Estou a ver que é preciso preparar a jornada, mas não deixa de ser gostar de andar de um lado para o outro a carregar coisas. Por muito realista que seja, a simular a carregar as coisas. Faz-me lembrar um walking/climbing simulator. Tudo à volta do carregar coisas de um lado para o outro. Pode ser interessante para uns, mas estava à espera do algo revolucionário, do lendário Hideo Kojima.

E esse "spoiler", pronto, faz parecer que seja interessante, mas parece criar algo apenas obstáculos para que a viagem se torne complicada.
 
Ok, eu ainda não o joguei, mas não vejo mais nada do que andar de um lado para o outro. Estou a ver que é preciso preparar a jornada, mas não deixa de ser gostar de andar de um lado para o outro a carregar coisas. Por muito realista que seja, a simular a carregar as coisas. Faz-me lembrar um walking/climbing simulator. Tudo à volta do carregar coisas de um lado para o outro. Pode ser interessante para uns, mas estava à espera do algo revolucionário, do lendário Hideo Kojima.

E esse "spoiler", pronto, faz parecer que seja interessante, mas parece criar algo apenas obstáculos para que a viagem se torne complicada.

É pena haver mais pessoas a pensar assim, infelizmente nao percebem aquilo que o jogo pretende ser. Ver videos no youtube como ja disse nao representa aquilo que o jogo é, mas é a tua opinião. Como já disseram o jogo nao e apenas andar para a frente e ir do ponto A a B (em que no ponto B acontece alguma coisa), alias é nesse aspeto que este jogo mostra o quanto diferente é do resto, pois boa parte dos jogos durante a ida do ponto A a B e mesmo so andar para a frente pelo mapa e neste é aí que está a essência e que envolve bastante estratégia.
 
Na tua opinião, que multiplayers saíram em 2019 para figurar no top 5?

O COD até pode ficar em 5° lugar.

.

Duas coisas: eles alí consideram co-op também multiplayer; eles criaram a categoria de ongoing support para não teres coisas como RB6,Overwatch e afins sempre nomeados e sempre a ganhar.
Eles não querem ter situações como os Emmys em que durante anos e anos ganham sempre as mesmas séries actores.

Eu jogo a porra do jogo,e sei que aquilo foi feito por gente que queria nivelar o jogo pelo denominador comum ainda mais baixo que o normal,e que não tiveram unhas para fazer isso em condições.
 
Duas coisas: eles alí consideram co-op também multiplayer; eles criaram a categoria de ongoing support para não teres coisas como RB6,Overwatch e afins sempre nomeados e sempre a ganhar.
Eles não querem ter situações como os Emmys em que durante anos e anos ganham sempre as mesmas séries actores.

Eu jogo a porra do jogo,e sei que aquilo foi feito por gente que queria nivelar o jogo pelo denominador comum ainda mais baixo que o normal,e que não tiveram unhas para fazer isso em condições.
Calma [emoji14]

Eu não disse bem do COD.

Só te perguntei qual é o teu top 5 dos MP lançados em 2019 porque acho que não há muitos. Se só tivessem sido lançados 5 até o Anthem lá estava ;)
 
Boas. Visto que eu nao ligo muito ao GOTY e sendo esta a ultima goty desta geracao é com estranhesa e admiração que nao vejo o Gears 5 nomeado para o GOTY.
 
Calma
emoji14.png


Eu não disse bem do COD.

Só te perguntei qual é o teu top 5 dos MP lançados em 2019 porque acho que não há muitos. Se só tivessem sido lançados 5 até o Anthem lá estava ;)

Apex Legends,Gears 5,Borderlands 3,MK11(aqui estico a corda pelo foco no online vs a qualidade do mesmo) e um indie multiplayer que tenha saído como o Vigor ou o Generation Zero.
 
Penso que o pessoal que adula o death stranding ( com direito e razoes proprias a eles ) nao deveriam dizer ao pessoal que nao pensa da mesma maneira que eles nao perceberam isso aquilo, acaba por ter como unico objetivo a tentativa de invalidar as razoes dessas pessoas para validarem as suas. E condescendente pensar que percebem melhor de algo so porque gostam mais do jogo. Metacritic e um bom indicador que mostra como o jogo e divisivo. Nao porque o jogo e factualmente mau, mas sim porque e factualmente desagradavel para muita gente eu inclusivo. Adoro o Kojima, tenho uma colecao generosa de todos os jogos onde ele meteu as maos e continuarei sempre a falar do homen com enorme respeito pelo que ele trouxe para essa industria e o impacto que teve para comigo.

A main gameplay loop do jogo nao atrai a muito jogadores ( let's call a cat a cat, neste jogo, anda-se principalmente ). Incluo-me nessa fatia de jogadores desinteressado do jogo por essas razoes ( e sim acabei por experimentar o jogo durante 3 dias ate enjoar completamente e devolver o jogo ao meu colega ). Ao fim de 30 anos de jogos de todos os tipos, penso saber melhor que qualquer um o que me ira agradar ou nao, e nao preciso jogar o jogo na sua totalidade para saber que algo onde 80% do tempo do jogo, trata de andar de um ponto A a um ponto B sem grande coisa pelo meio ( de realcar a palavra "grande" e nao "nenhuma" so para nao estarem a enumerar as centenas de pequenas coisas que se pode fazer durante as fases de preparacao entre outras ) nao sera do meu agrado.

Podem incluir todas as minor gameplay mechanics que quiserem para embelezar a main gameplay loop do jogo, nao mudara o facto que odeio este tipo de gameplay por nao ser nada de realmente inovadora ou interessante para mim. E nao penso que se trata de eu nao perceber do que aquilo pretende ser mas sim de perfeitamente entender do que se trata e de pura e simplesmente nao gostar de jogos Open world com mecanicas de jogos que dao um enfase principal na caminhada como main gameplay loop.

Ao fim do dia, eu sei perfeitamente que se trata de um jogo que nao ira respeitar o meu tempo. Agora para ser on topic aqui e contextualisar o porque daquilo que digo isso em cima, nao acho que com o user meta score perto de 5 merce o seu lugar nos Game awards. E um jogo dividido entre amor e odio, o que chega a levar a sua nota para perto do 5.

Agora sim eu sei o que me vao querer dizer, que no metacritic tem muitos idiotas que vao la notar 0 so para serem trolls, #originalhumanbeing, como tem muitos idiotas que vao la notar 10 num jogo que tambem claramente nao merece, portanto esses dois oppostos geralmente anulam-se e nao entram na equacao. Devil may cry 5 por exemplo que levou uma nota metacritic altissima, tanto dos user como dos journalista nem ve-lo como nomeado a game of the year.... porque? quais sao as razoes para deixa-lo de fora? Claramente muitos jornalistas andavam no inicio do ano a dizer que este jogo seria um serio contender para jogo do ano, mas afinal nao... um jogo com metascore bem mais baixo que ele e odiado por muitos jogadores consegui ter """""9""""""" nomeacoes este ano..... o pior sendo ser nomeado para game direction, que e literalmente o aspecto do jogo que criou mais divisao na communidade de jogadores.

algo nao bate certo...

contudo eu sabia que a historia ia agarrar-me e nao me enganei, do pouco que joguei.... era excelente, o jogo de actor, o seu universo, a escritura, tudo impecavel. O kojima continua muito forte e nao penso que me ira desapontar de tao cedo neste aspecto.

Edit: aquele system de badges quando se vota no site da TGA.... so sou eu que teve essa impressao? toma la um badge para aceitar receber publicidade nossa. 0 valor

103440-00.png
 
Última edição:
Penso que o pessoal que adula o death stranding ( com direito e razoes proprias a eles ) nao deveriam dizer ao pessoal que nao pensa da mesma maneira que eles nao perceberam isso aquilo, acaba por ter como unico objetivo a tentativa de invalidar as razoes dessas pessoas para validarem as suas. E condescendente pensar que percebem melhor de algo so porque gostam mais do jogo. Metacritic e um bom indicador que mostra como o jogo e divisivo. Nao porque o jogo e factualmente mau, mas sim porque e factualmente desagradavel para muita gente eu inclusivo. Adoro o Kojima, tenho uma colecao generosa de todos os jogos onde ele meteu as maos e continuarei sempre a falar do homen com enorme respeito pelo que ele trouxe para essa industria e o impacto que teve para comigo.

A main gameplay loop do jogo nao atrai a muito jogadores ( let's call a cat a cat, neste jogo, anda-se principalmente ). Incluo-me nessa fatia de jogadores desinteressado do jogo por essas razoes ( e sim acabei por experimentar o jogo durante 3 dias ate enjoar completamente e devolver o jogo ao meu colega ). Ao fim de 30 anos de jogos de todos os tipos, penso saber melhor que qualquer um o que me ira agradar ou nao, e nao preciso jogar o jogo na sua totalidade para saber que algo onde 80% do tempo do jogo, trata de andar de um ponto A a um ponto B sem grande coisa pelo meio ( de realcar a palavra "grande" e nao "nenhuma" so para nao estarem a enumerar as centenas de pequenas coisas que se pode fazer durante as fases de preparacao entre outras ) nao sera do meu agrado.

Podem incluir todas as minor gameplay mechanics que quiserem para embelezar a main gameplay loop do jogo, nao mudara o facto que odeio este tipo de gameplay por nao ser nada de realmente inovadora ou interessante para mim. E nao penso que se trata de eu nao perceber do que aquilo pretende ser mas sim de perfeitamente entender do que se trata e de pura e simplesmente nao gostar de jogos Open world com mecanicas de jogos que dao um enfase principal na caminhada como main gameplay loop.

Não há problema nenhum em não gostar do jogo. Acho que ninguém vai implicar contigo por não teres achado o gameplay loop apelativo e por o jogo não te ter prendido nesse departamento.

O problema está em quem crítica sem conhecimento factual do jogo, baseando-se por vezes em informação errada ou enquadrada de uma forma específica para efeitos de comédia. E quando isso acontece, não conseguem compreender como é que o Death Stranding foi um dos nomeados para GOTY. O problema é o contexto, ou neste caso, a falta dele e não o não se gostar do jogo.

Ao fim do dia, eu sei perfeitamente que se trata de um jogo que nao ira respeitar o meu tempo. Agora para ser on topic aqui e contextualisar o porque daquilo que digo isso em cima, nao acho que com o user meta score perto de 5 merce o seu lugar nos Game awards. E um jogo dividido entre amor e odio, o que chega a levar a sua nota para perto do 5.

Nunca se deve olhar para o user meta score, muito menos numa altura onde review bombing organizado é uma coisa. No ano passado, vários jogos das séries SMT e Persona foram review bombed. Os jogos Borderlands e Metro foram review bombed (por causa da exclusividade com a EGS). Astral Chain foi review bombed, assim como Call of Duty: Modern Warfare, Death Stranding e mais recentemente, Pokémon Sword e Shield.

Agora sim eu sei o que me vao querer dizer, que no metacritic tem muitos idiotas que vao la notar 0 so para serem trolls, #originalhumanbeing, como tem muitos idiotas que vao la notar 10 num jogo que tambem claramente nao merece, portanto esses dois oppostos geralmente anulam-se e nao entram na equacao. Devil may cry 5 por exemplo que levou uma nota metacritic altissima, tanto dos user como dos journalista nem ve-lo como nomeado a game of the year.... porque? quais sao as razoes para deixa-lo de fora? Claramente muitos jornalistas andavam no inicio do ano a dizer que este jogo seria um serio contender para jogo do ano, mas afinal nao... um jogo com metascore bem mais baixo que ele e odiado por muitos jogadores consegui ter """""9""""""" nomeacoes este ano..... o pior sendo ser nomeado para game direction, que e literalmente o aspecto do jogo que criou mais divisao na communidade de jogadores.

algo nao bate certo...

Aqui o problema é o efeito de bolha dos fóruns, que tendem a ser echo chambers, especialmente quando se focam nos aspectos negativos. Por exemplo, vê-se muita gente surpreendida nos fóruns pela nomeação do Death Stranding, mas analisando a informação disponível, dos 6 jogos nomeados, Death Stranding é o terceiro com maior números de notas máximas, ficando atrás de RE2 e de SSBU. O jogo com menos notas máximas é o The Outer Worlds.

De facto, a surpresa não é a nomeação de Death Stranding, mas sim a não nomeação de DMC5 (18 notas máximas, mais uma que DS). Porém, as nomeações foram feitas pelas equipas dos 80 outlets internacionais e não apenas por um elemento, como tal, não temos como dizer até que ponto isso alterou ou não algumas das nomeações.
 
Back
Topo