Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
programadores só até certa idade. da sempre jeito ter skills de programação nem que seja para automatizar certas funções do trabalho. mas programadores e so programadores depois dos 30 estão normalmente a caminho da incineradora cerebral
 
Última edição pelo moderador:
Ps: programadores só até certa idade. da sempre jeito ter skills de programação nem que seja para automatizar certas funções do trabalho. mas programadores e so programadores depois dos 30 estão normalmente a caminho da incineradora cerebral

N concordo totalmente. Conheço gaijos com idades entre os 40 e 60 anos ainda a programar no duro e tao perfeitamente lucidos. N fazem mais nada a n ser configurar aplicacoes cliente/servidor (q normalmente sao eles q fazem) e bater codigo.

Mas tb ganham guito q ate mete dó.
 
N concordo totalmente. Conheço gaijos com idades entre os 40 e 60 anos ainda a programar no duro e tao perfeitamente lucidos. N fazem mais nada a n ser configurar aplicacoes cliente/servidor (q normalmente sao eles q fazem) e bater codigo.

Mas tb ganham guito q ate mete dó.

Não tanto como o admin da maquina pra onde eles programam... e normalmente ganham isso pq a linguagem que eles programam está perto do morto/moribunda...
 
Não tanto como o admin da maquina pra onde eles programam... e normalmente ganham isso pq a linguagem que eles programam está perto do morto/moribunda...

Tendo em conta a fraca maturidade da informática em Portugal não devem de haver muitos programadores experientes com mais de 40 anos.
 
N concordo totalmente. Conheço gaijos com idades entre os 40 e 60 anos ainda a programar no duro e tao perfeitamente lucidos. N fazem mais nada a n ser configurar aplicacoes cliente/servidor (q normalmente sao eles q fazem) e bater codigo.

Mas tb ganham guito q ate mete dó.
k geralmente se especializam numa unica linguagem de programacao e nao sabem fazer mais nd. E aposto k trabalham na banca ;)

na evolucao natural de um programador este vai assumindo funcoes de coordenador de projectos...
 
Pensas tu :) Suponho que saibas q a banca em Portugal está informatizada ao nível de mainframes desde 1960...

Tipo... eu trabalho na Banca em integrações com mainframes... e pronto... se quiseres considerar um COBOL como linguagem de programação (que até o é... mas não passa de um nicho) tens razão. Tenho componentes da "minha" infra-estrutura desenvolvidas em COBOL por um 'puto' espanhol de 20 e poucos anos, que veio cá de propósito pensar numa solução para uma arquitectura de mainframe e fazer o seu desenvolvimento (qualquer um pega naquilo, não é preciso uma pessoa com +40 anos, mas quem é o recém-licenciado que pensa em COBOL como LP para trabalhar?). Daí que não possas olhar para COBOL como o futuro das LPs... nem usá-lo como referência. Quando digo COBOL digo Basics e afins...

Já em Java, a única pessoa que conheci com mais de 40 anos a programar... foi provavelmente a melhor...

Já agora aproveito para dizer que os programadores +40 a pegar em COBOL são praticamente todos brasileiros. Portugueses... só putos novos em consultoria (basicamente na filosofia do "ou fazes isto ou arranjamos outro para te substituir").
 
Última edição:
Pensas tu :) Suponho que saibas q a banca em Portugal está informatizada ao nível de mainframes desde 1960...

Tipo... eu trabalho na Banca em integrações com mainframes... e pronto... se quiseres considerar um COBOL como linguagem de programação (que até o é... mas não passa de um nicho) tens razão. Tenho componentes da "minha" infra-estrutura desenvolvidas em COBOL por um 'puto' espanhol de 20 e poucos anos, que veio cá de propósito pensar numa solução para uma arquitectura de mainframe e fazer o seu desenvolvimento (qualquer um pega naquilo, não é preciso uma pessoa com +40 anos, mas quem é o recém-licenciado que pensa em COBOL como LP para trabalhar?). Daí que não possas olhar para COBOL como o futuro das LPs... nem usá-lo como referência. Quando digo COBOL digo Basics e afins...

Já em Java, a única pessoa que conheci com mais de 40 anos a programar... foi provavelmente a melhor...

Já agora aproveito para dizer que os programadores +40 a pegar em COBOL são praticamente todos brasileiros. Portugueses... só putos novos em consultoria (basicamente na filosofia do "ou fazes isto ou arranjamos outro para te substituir").
 
Eu codei Cobol em tempos no curso profissional e foi giro, já no ano 1999, estive para ir para inglaterra ganhar 3000libras mês durante 3 meses no sector da banca, pois tinham muito medo do tão temido bug do y2k, infelizmente um sacana "roubou-me" o lugar.

Bastard :D

Na altura era mesmo muito bom, cerca de 4500€, e tinha despesas pagas.

Mas pronto cá em portugal não se arranjam valores destes.
 
Mas pronto cá em portugal não se arranjam valores destes.
Arranjar, se calhar até se arranjam. A dificuldade está em encontrar clientes com projectos que justifiquem salários desses. Uma empresa que tenha um programador a ganhar 4.500 EUR/Mês tem de ter uma carteira de clientes bem 'recheada'. Por outro lado, como freelancer (não era assalariado) já ganhei bem mais que isso.
 
sempre achei que ser licenciado em informatica nao seria para mim, e que com conhecimentos de 12 e a minha experienc ia chegava a algum lado... ora no pais onde estou, se nao tiver um papel a dizer que sei(vulgo univ ou parecido) nao me serve de nada.. solucao. aproveitei o seguro de trabalho e em maio comeco a tirar o curso que sempre quis. sistemas, misturado com redes. sao 3 anos. com alguns certificados pelo meio.

agora tou a fazer a melhoria a matematica e ingles requerida pela escola em questao.. ordenado como objectivo---> $3500-$4000 por mes para comecar, num mercado que ainda nao se vira muito a serio para as redes a nivel profissional(ou a gestao(seguranca incluida) delas em larga escala)
 
Última edição:
tipos "como tu" há à biqueirada, mas daquelas em que tropeças numa pedra e, lá de baixo, sai-te um técnico informático.

LOOOOOL. Curti o comentário, acho que nada espelha melhor a nossa realidade a nível da oferta de "informáticos" (ou pelo menos que se dizem tal).

eu nem vou falar em concreto no meu curso tecnológico de Informática que o antecedeu, em que, em 28 no 10ºano, no 12º se se formaram 3 e já foi com muita sorte e muito chumbo pelo caminho.

Mau! Tu és de onde? Porto? Hum... por momentos pensei que estavas a falar da minha turma na altura do meu curso tecnológico de informática, mas eu sou daqui de Leiria, portanto altamente improvavel :P

Pa.... :wow:

Nem sei que dizer.... trabalho nisto deste os 17 e tenho 32 anos. Brinco desde os 12....

De qq forma ja trabalhei em muito sitio e sempre como linux/unix hakz0r... e não me posso queixar:

Tou acima dos 3000 euros por mês + ajudas (leia-se kms) a contrato sem termo...

Mas sou de unix e cada vez a procura em unix é maior e cada vez menos gente quer ir para isto...

Eram outras alturas! Tambem conheço gajos bastante bem colocados que estão sobretudo na área da banca, e ganham MUITO dinheiro! (e nem licenciados são...).

Tens que perceber que actualmente as PME's querem é uns Windowzs Servus com um AD a bombar pros funcionários poderem partilhar os seus pr0ns, e colocarem as estações de trabalho a sacar da mula durante o dia. Depois, também querem é pseudo-admins que lá vão formatar as máquinas, e dizer que fazem alguma coisa, isto tudo para de 6 em 6 meses mandarem-lhe um chuto no cú, e irem buscar outro ao centro de emprego (paga o estado uma boa parte do ordenado). >(

Eu acho que depende sempre da mesma coisa: paixão pelo que faz.
Se fizer por que gosta e tiver paixão pelo que faz vai lá.

Não vai não, estás um bocadinho distante da realidade actual ;)
 
LOOOOOL. Curti o comentário, acho que nada espelha melhor a nossa realidade a nível da oferta de "informáticos" (ou pelo menos que se dizem tal).



Mau! Tu és de onde? Porto? Hum... por momentos pensei que estavas a falar da minha turma na altura do meu curso tecnológico de informática, mas eu sou daqui de Leiria, portanto altamente improvavel :P



Eram outras alturas! Tambem conheço gajos bastante bem colocados que estão sobretudo na área da banca, e ganham MUITO dinheiro! (e nem licenciados são...).

Tens que perceber que actualmente as PME's querem é uns Windowzs Servus com um AD a bombar pros funcionários poderem partilhar os seus pr0ns, e colocarem as estações de trabalho a sacar da mula durante o dia. Depois, também querem é pseudo-admins que lá vão formatar as máquinas, e dizer que fazem alguma coisa, isto tudo para de 6 em 6 meses mandarem-lhe um chuto no cú, e irem buscar outro ao centro de emprego (paga o estado uma boa parte do ordenado). >(



Não vai não, estás um bocadinho distante da realidade actual ;)

A meu ver é posicionares-te num mercado que sejas mais apetecível que um simples informatico como o descreves...
Se ganhares especialização dentro da especialização vais lá.

A prova disso é que tenho colegas meus que embora outrsourcing estao no primeiro emprego out-of-college a ganhar mais de 1000 aerios liquidos.

E continuo a dizer... windows não é especialização....
 
Dentro do meu curso de Informátoca de Gestão, a parte onde tenho melhor média é na parte de Web Design (19 valores de média). Mas vós que sois mais experiente pelo que percebi, como anda o mercado nessa área?
Para web design n precisas de nenhum curso, ***** pessoa com jeito para artes graficas e k saiba trabalhar c/ photoshop serve...por isso vais ter mt concorrencia nesse sector k funciona mais por free lancing. claro k ter conhecimentos de html+css ajuda bastante caso os programadores n tenham mt jeito para encaixar as imagens em divs/tabelas :P
 
A meu ver é posicionares-te num mercado que sejas mais apetecível que um simples informatico como o descreves...
Se ganhares especialização dentro da especialização vais lá.

A prova disso é que tenho colegas meus que embora outrsourcing estao no primeiro emprego out-of-college a ganhar mais de 1000 aerios liquidos.

E continuo a dizer... windows não é especialização....

Windows não é especialização... Discordo completamente. É tanto como outro OS

Programadores com mais de 35+ são bla bla bla... tmb discordo completamente. Venham lá os geeks todos que vc's conhecem com menos de 35 a trabalhar na area desenvolver coisas que eu não consiga ou muitos colegas meus da mesma geração e area ...
eck .. python, Ruby, perl, c, c++ , java, c# , vignette, tcl, tk , cobol, ada, bla bla bla... e ?? Por isso é que sou eng informatico, estudei e estudo para isso, não me pagaram o curso, estudei numa epoca de mt mais difcil acesso ao ensino superior e não vinha para foruns para me fazerem os trabalhos, nem para colocar perguntas que pessoal da minha geração com um 48k sabia resolver no 7 ano de escolaridade.

não enverdei por esta profissão pq é giro e engraçado. Não sei mudar um tonner numa printer, mas sei ler e tenho 100% de certeza que mudo um, tmb não trabalho no IKEA mas ainda bem que sei ler e já montei muitos moveis... tmb não sou constructor civil mas sei rebocar casas e arear paredes.

Os tecnicos de informatica são profissionais da area e recorro a eles para efectuar tarefas que lhes estão destinadas, muito do que fazem fazem-no melhor que eu simplesmente pq é o trabalho deles e fazem-no diariamente. Fazem parte de uma organização e são indespensaveis para o bom funcionamento das coisas.

Quanto aos seus salarios e os restantes ....

Os Admins ganham mais que os outros. Discordo completamente. Há DBA'S e programadores que ganham mais do que aquilo que tu sonhas. Exemplo para implementar o rfc do giF 89, 89a e uma alternativa ao Huffman "adulterada" mais uns protocolos de streaming para uma multinacional em 5 dias ganhei 6.000 euros.

Se bem me lembro no arranque da operadora brasileira OI, pagaram a um meco 15mil euros para desenvolver uma solução à medida num solaris que levou tmb 2 dias.

tmb conheço DBA's que ganham mais de 10.000 euros mês cá em pt.
tmb conheço pessoal de infraestruturas (pt) e afins que ganham salarios quase nessa ordem.
tmb conheço admins nessas situações.
tmb conheço 1 técnico com mts anos de trabalho que ganham 3.000 euros /Mês

e só refiro aqui pessoas que trabalham tm PT, já não faço referencias a pessoas no estrangeiro, mas todos eles têm uma coisa em comum... trabalham mesmo MUITO, se quiser falar com algum deles num domingo qq basta ligar-me à net que quase de certeza estão no local de trabalho a resolver qq m****.

a maior parte destas pessoas são Eng Informaticos e trabalham em areas distintas...outros como eu trabalham / trabalharam em varias areas .
mas não se iludam. todos eles arranharam mt para chegar a esses salarios.
tmb começaram por salarios baixos. eu comecei com um curso de engenharia a ganhar 80 cts/Mês á muitos anos, o meu 1º carro custou 200 contops e fiz um emprestimo para paga-lo.

Há uns anos deixei uma multinacional onde trabalhava 12h a 15h /dia , a ganhar salarios de 3.500 euros /Mês + regalias. ganho bastante menos do que ganhava, mas trabalho 8h/dia e tenho uma qualidade de vida razoavel .

Isto não é mais do que a minha visão/experiencia das coisas.

Fiquem bem.
 
Última edição pelo moderador:
Há uns anos deixei uma multinacional onde trabalhava 12h a 15h /dia , a ganhar salarios de 3.500 euros /Mês + regalias. ganho bastante menos do que ganhava, mas trabalho 8h/dia e tenho uma qualidade de vida razoavel .

Isto não é mais do que a minha visão/experiencia das coisas.

Fiquem bem.

E' isso que me assusta. Querer um dia ganhar alguma coisa de jeito e, com a coisa, esquecer a qualidade de vida que gostaria de ter. So' agora vejo que a informatica e' um ramo ingrato.
 
E' isso que me assusta. Querer um dia ganhar alguma coisa de jeito e, com a coisa, esquecer a qualidade de vida que gostaria de ter. So' agora vejo que a informatica e' um ramo ingrato.

Não tens que te assustar... é assim com qualquer profissão. Se queres ganhar dinheiro de forma justa e honesta (jogar não conta) tens que abdicar de certas coisas da vida. O dinheiro vem com trabalho e isso não é só na área da informática...
 
Tema interessante este! Começo desde ja por me identificar, sou INGINHEIRO tambem, não na area de informatica mas em mecânica. Na minha opiniao e embora nao perceba muito de informatica ha uma coisa a reter, nem tudo deve ser metido no mesmo saco! Um engenheiro infelizmente ou não durante a sua estadia na universidade pouco ou nada aprende no aspecto pratico. Ha uns bons anos atras existiam escolas profissionais que estas sim formavam tecnicos em diversas areas, mas sao raras as que ainda existem...e tambem porque afinal todos querem ter o canudo! Eu sou eng mecanico e claro...nao me peçam para reparar uma caixa de velocidades! Cada macaco no seu galho, eu posso entender e perceber a forma como uma caixa de velocidades funciona...mas nao sei como a desmonto, para isso existem os mecanicos! Se por acaso tiver de trabsformar uma relaçao de transmissao (calculos etc,)...tb nao o vou pedir ao mecanico que o faça, porque certamente nao o sabe fazer! Na minha opiniao existe é falta de humildade nos engenheiros que nao reconhecem o trabalho dos tecnicos, e estes INVEJAM a "boa vida" dos engenheiros...mas a vida é assim, todos e cada um com as suas responsavbilidades e preocupaçoes, e o RESPEITO recomenda-se. Afinal de contas se todos fossemos iguais ou se soubessemos fazer todos a mesma coisa esta M**** nao tinha graça nenhuma!

PS: licenciados escreve-se assim e nao "licensiados"
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo