Xbox 360 Tales of Vesperia (Bandai Namco)

Também não estou a gostar muito da OST, especialmente a música de Dahngrest.

Eu nunca gostei da OSTs de Tales, com excepção do Legendia que não joguei: cheguei a ouvir umas músicas no youtube e gostei, mas também o compositor não foi o Sakuraba.

O problema é que o Sakuraba quando faz OSTs dos Tales parece que está desinspirado ou então a Namco deve-lhe pôr imensas restrições. E neste geração só prova o que disse: gostei imenso da bandas sonoras de Eternal Sonata, Infinite Undiscovery, Star Ocean IV e Dark Souls, mas depois as bandas sonoras do Vesperia e do Graces... são simplesmente razoáveis na minha opinião.
 
Última edição:
Eu nunca gostei da OSTs de Tales, com excepção do Legendia que não joguei: cheguei a ouvir umas músicas no youtube e gostei, mas também o compositor não foi o Sakuraba.
Grande OST do Go Shiina, sim.
O problema é que o Sakuraba quando faz OSTs dos Tales parece que está desinspirado ou então a Namco deve-lhe pôr imensas restrições. E neste geração só prova o que disse: gostei imenso da bandas sonoras de Eternal Sonata, Infinite Undiscovery, Star Ocean IV e Dark Souls, mas depois as bandas sonoras do Vesperia e do Graces... são simplesmente razoáveis na minha opinião.
Não lhe metem restrições nenhumas além de lhe pedirem para não encher demasiado o espaço de som (como ele também é dado a rockalhadas), mas acho que também não são suficientemente criticos e não o envolvem no projecto.

Por acaso no Iwata Asks do Xenoblade mete luz nisso, o Takahashi rejeitou tudo o que foi oferecido pelos compositores para o jogo, as peças preliminares, e era tão abrupto na critica que passava o rascunho a membros da equipa para tornarem a coisa mais suave. E isso levou-os a esforçarem-se mais. Também no The Last Story o Sakaguchi rejeitou a primeira peça proposta do Oematsu e saiu uma boa theme track por isso.

Dizer não faz parte, com Tales of não creio que tal suceda.


Não sei se já ouviste o Sakuraba no Baten Kaitos e Baten Kaitos Origins (o Star Ocean 4 tem umas musicas parecidas, mas muito mais desinspiradas) mas isso surgiu primeiro porque nós já sabemos que se não fosse optimo era rejeitado (e se calhar foi) e segundo consta que o envolveram no projecto (o gajo até meteu a mulher a escrever lyrics e a filha a cantar no ali del principio).

Se calhar com outros a serem mais exigentes e a rejeitarem peças, muitas dessas acabam nos Tales, nunca se sabe.


Mas há boas musicas em Tales, é só ter paciencia para os jogar todos. Os da Team Destiny costumavam ter mais sorte; bom... e Tales não é só Sakuraba de certo modo; a theme song é sempre jpop/rock e costuma ter remixes sem vocals ao longo do jogo. Isso por um lado já salvou OST's de Tales of de serem mediocres e por outro lado deve complicar a forma como um compositor cria uma identidade ali.
Para mim é só dos melhores jRPG's da X360. Está ao lado do Blue Dragon, são 2 jogos que para mim marcaram a consola.
O Blue Dragon vem a seguir a este.

O jogo melhorou muito a seguir ao periodo em que bateu no fundo. No entanto a forma como bateu no fundo não deixa de ter um sabor amargo, foi mesmo muito má. Este jogo durante estes anos todos foi-me dito ter uma plot mais séria logo melhor que a maior parte dos Tales e simplesmente não é o caso, com as incongruencias todas é sem dúvida das piores. As skits e as personagens continuam desinteressantes... O Raven por exemplo é suposto ser o gajo do flirt e não flirta nada; está tudo demasiado preso. As Skits no ToS e no Tales of the Abyss, não obstante não serem faladas (nas versões inglesas) eram muito mais inspiradas, e perante o patamar baixo destas, até agora não pode ser a minha memória a pregar partidas.
 
Última edição:
I_Eat_All, não tendo nada a ver com o tópico em si, mas se puder .. Qual é o teu RPG favorito desta consola ? Ou o que te deu mais prazer jogar ?
 
I_Eat_All, não tendo nada a ver com o tópico em si, mas se puder .. Qual é o teu RPG favorito desta consola ? Ou o que te deu mais prazer jogar ?
É demasiado cedo para te dizer.

A minha 360 tecnicamente foi comprada pelo Tales of Vesperia; comprei a versão USA de lata no lançamento e mais tarde a 360; sabia haver region lock mas que alguns jogos escapavam; não era o caso (ironicamente o DVD era reconhecido e aparecia a opção de jogar, só quando se carregava e depois de ele pensar um pouco é que me mandava à fava) e a versão PAL já estava a balúrdios nessa altura. Nisto emprestei a 360 quando um amigo teve RROD's e demorei uns 2 anos a vê-la de volta; um simultâneo de eu não tendo a consola em casa não comprava jogos para ela e o facto de esse meu amigo como tinha uma consola em casa não se chegava à frente para mandar a dele para a garantia ou comprar outra, ou seja, eu queria-a de volta mas não tinha utilidade preparada para ela (jogos à espera) isso impedia-me de a ir buscar por necessidade.

Nisto tudo só a tive de volta domingo passado, faz hoje uma semana. Tales of Vesperia é o primeiro jogo que estou a jogar nela. Não para dizer que não toquei ou vi serem jogadas outras coisas ao longo dos anos, mas as minhas expectativas estavam/estão neste, no Lost Odyssey, no Blue Dragon e no Ressonance of Fate; também tenho curiosidade perante o Nier e talvez o The Last Remnant. O resto de JRPG's também irá ser adquirido e se não for muito mau... jogado, mas a expectativa será comparativamente baixa.

Pergunta-me daqui a uns tempos. ;)
 
Não sei se já ouviste o Sakuraba no Baten Kaitos e Baten Kaitos Origins (o Star Ocean 4 tem umas musicas parecidas, mas muito mais desinspiradas) mas isso surgiu primeiro porque nós já sabemos que se não fosse optimo era rejeitado (e se calhar foi) e segundo consta que o envolveram no projecto (o gajo até meteu a mulher a escrever lyrics e a filha a cantar no ali del principio).

Apesar de nunca ter jogado nenhum Baten Kaitos, já conhecia algumas músicas, principalmente essa que até acho que foi aqui na zwame no tópico do jogo que conheci essa música. Eu quando falei nos outros exemplos, estava-me a referir a jogos desta geração.

Mas há boas musicas em Tales, é só ter paciencia para os jogar todos. Os da Team Destiny costumavam ter mais sorte; bom... e Tales não é só Sakuraba de certo modo; a theme song é sempre jpop/rock e costuma ter remixes sem vocals ao longo do jogo. Isso por um lado já salvou OST's de Tales of de serem mediocres e por outro lado deve complicar a forma como um compositor cria uma identidade ali.O Blue Dragon vem a seguir a este.

Por acaso nunca tinha ouvido nenhuma música do Destiny 1 nem do Destiny 2, mas essa música que escolheste está excelente. Obrigado. Vou ouvir mais umas músicas.

Nisto tudo só a tive de volta domingo passado, faz hoje uma semana. Tales of Vesperia é o primeiro jogo que estou a jogar nela. Não para dizer que não toquei ou vi serem jogadas outras coisas ao longo dos anos, mas as minhas expectativas estavam/estão neste, no Lost Odyssey, no Blue Dragon e no Ressonance of Fate; também tenho curiosidade perante o Nier e talvez o The Last Remnant. O resto de JRPG's também irá ser adquirido e se não for muito mau... jogado, mas a expectativa será comparativamente baixa.

Nier... provavelmente o jogo mais underrated desta geração. É uma pena as vendas e as notas que o jogo recebeu. Merecia mais.
 
Última edição:
Apesar de nunca ter jogado nenhum Baten Kaitos, já conhecia algumas músicas, principalmente essa que até acho que foi aqui na zwame no tópico do jogo que conheci essa música. Eu quando falei nos outros exemplos, estava-me a referir a jogos desta geração.
Pois essa música é muito arremessada, mas é que de certa maneira é a epitome do que se pode tirar do Sakuraba. O BKO também vale a pena enquanto jogo, que jogão.


Ainda falando de Tales, dizia que os Tales não são só Sakuraba, e vou dar uns exemplos; o Tales of Phantasia na PSone quando o acabas és brindado com isto e no Tales of Innocence esta.

Os gajos são uns grandes trogloditas no que toca a exigência e utilização de música ingame, também é pena passado estes anos todos não investirem mais em selecionar o que foi feito de bom para a saga e apostarem no bom, memorável, retrabalhado (como Zelda e Final Fantasy fazem, em Tales isso está praticamente reduzido à Fighting of the Spirit, é triste), mas estranhamente às vezes acertam. Pena que fora do japão se as coisas saírem (o Phantasia PSX e o Innocence não saíram) as substituem por outra música qualquer. No Phantasia substituiram a música do opening pela do overworld map. (mas a melhor desse continua a ser traduzirem Ragnarok como Kanguru)


Noutra nota este jogo soa confuso, tem umas musicas do nada que parece que fui parar ao Baten Kaitos (menos inspiradas, mas o tipo agora adora reaproveitar esse estilo, descaracterizando as outras OST's) outras soam a sakuraba genérico da geração das 128 bits e outras soam mais a Golden Sun (16/32 bits). E pelo meio há coisas estranhas tipo Dahngrest.

E a utilização de musica a subir quando as personagens estão a falar também quebra imenso o flow neste jogo, é muito bimba, basicamente... quebra a ilusão de normalidade e está a dar demasiado enfase a cenas banais onde se fala à vez para dar one liners a toda a gente (com uma música nada memorável e super genérica), às vezes silencio musical é mais imersivo, ou incomoda menos, do que andar a meter músicas que nem sei descrever.
Por acaso nunca tinha ouvido nenhuma música do Destiny 1 nem do Destiny 2, mas essa música que escolheste está excelente. Obrigado. Vou ouvir mais umas músicas.
São bem mais inspirados que os jogos da Team Symphonia, não só em música; direcção artistica e sistema de combate estão muito lá (bom, não vais ver isso no Tales of Destiny da PSone, apesar de eu gostar muito dessa versão também; mas refiro-me ao remake+director's cut e destiny 2 na PS2). Também no Tales of Graces que é o primeiro jogo 3D da Team Destiny (e pelo aspecto das coisas, o último) falam muito bem do sistema de combate.
 
Última edição:
Matem-me agora, credo.

Tinha visto umas muito más, mas acho que essa leva o bolo.

Por isso é que sugeri a versão International. Não recomendo a ninguém ver as custcenes do SO4 (cutscenes essas que são....bizarras de tão mal construídas) em inglês. O voice acting inglês não é mau. É péssimo.

Também não estou a gostar muito da OST, especialmente a música de Dahngrest.

Fiz um playtrough e meio no Vesperia. Por alto, devo ter perto de 100 horas de jogo no total. Não houve nenhuma música em particular que tenha desgostado. No entanto, devo dizer que a OST deste jogo me é indiferente. É que não é marcante nem pela positiva, nem pela negativa.

Nisto tudo só a tive de volta domingo passado, faz hoje uma semana. Tales of Vesperia é o primeiro jogo que estou a jogar nela. Não para dizer que não toquei ou vi serem jogadas outras coisas ao longo dos anos, mas as minhas expectativas estavam/estão neste, no Lost Odyssey, no Blue Dragon e no Ressonance of Fate; também tenho curiosidade perante o Nier e talvez o The Last Remnant. O resto de JRPG's também irá ser adquirido e se não for muito mau... jogado, mas a expectativa será comparativamente baixa.

Tenho um grave problema para com o Lost Odyssey. Não gosto da artwork geral do jogo. É isto que me tem impedido de pegar a sério no jogo. Pode ser que lá mais para a frente a coisa melhore, mas o design dos inimigos, dos cenários, dos locais e até de algumas personagens, parece-me algo desinspirado.
 
E... Voltei.

Tenho andado a jogar isto, e... Se é verdade que o jogo estava num all time low quando me queixei (e por mau, refiro-me a péssimo) e daí só podia melhorar... continua sériamente desconjuntado em todos os parametros possiveis e imaginários, continua a saber-me ao pior Tales of desde o Tales of the Tempest; é sériamente mau. O mais frustrante é que com o Tempest nada prestava, no caso do Vesperia eles têm a engine a estrutura e as peças para fazerem algo de jeito, mas falta alma, coêrencia, qualidade de execução e o pacing é do piorio... É trágico.

Falha nas coisas que Tales fazia bem, como as skits não serem tão focadas em história e serem mais silly season; podia debitar exemplos mas não faz sentido mas essencialmente e não obstante de o character design ser capaz as personalidades deixam muito a desejar; o "old man" não obstante de ser implied ser o tarado... de tarado não tem nada (ao lado de coisas como o Klarth ou o Zelos). O Chibi Lloyd Karol passa o jogo num registo chato e com demasiada proeminencia que por sua vez, ao se tratar da personagem mais infantil do jogo torna o jogo algo infantil, irónico quando a inclusão do Yuri e algumas coisas que gostei menos na plot estão lá precisamente porque eles queriam fazer um jogo mais sério para as lides fora do japão (claramente); a Estelle não é aproveitada, na sua natureza clueless; não se cansam de repetir outras coisas (guild guild guild, brave vesperia *puke*) mas não aproveitam os tratos interessantes que introduziram cedo e usaram 2 vezes no jogo. Similarmente, a Judith é muito mal aproveitada. E o Flynn... o Flynn é um Guy (tales of the abyss) versão aborrecida.

E a plot não os ajuda (não há um diálogo bom, integrante na plot), a forma como as personagens se encaixam nela, os twists e falta de consequência adjacentes destroem o jogo; é que nem os elemental spirits nos seus monólogos em diferido se safam. (apanhei 5 minutos disso, depois de ir dormir a um inn, nem percebi o nexo)


Mas eu sempre digo que Tales não se jogam pela história e é aí que entram outras considerações. Perante a música sou indiferente (e isso é, obviamente mau). Perante as personagens também (e isso costuma ser o que salva os Tales) o sistema de AI é fácilmente dos piores da série, nem sei como tal é possivel, mas facto é que mando uma gaja keep distance e heal, watch HP nos itens... ora, portanto tem o TP cheio e é-lhe dito para fazer heal até depletar tudo a fazer heal artes à distancia e no entanto, às tantas está a gaja com low health a dar porrada ao boss. Depois morre. AI kamikase do catano, já por várias vezes tive de andar a jogar em modalidade ping pong em vez de me concentrar na minha personagem. E o sistema de regulação de AI em vários presets funciona mal, o "leave it to me!" aliás não surte efeito algum, está o inimigo em overdrive e estou a tentar que mantenham a distancia... não, desatam a atacar.


O sistema de batalha melhora para quem o sabe usar e com os skills certos, no entanto continua sériamente quebrado e injusto com 70 horas de jogo ainda não consigo dar tareia a gajos no chão. Liguei agora a PS2 com o Tales of the Abyss e tive a jogar 5 minutos para verificar umas coisas, e facto é... o stalling a seguir aos ataques é menor (mas isso já eu sabia) não obstante o Luke não ser rápido ou uma máquina de spam, e depois verifiquei os skills, e não há combo plus'es por aí além ligados (no Vesperia tenho Combo Plus 1, 2 e 3), nem tão pouco há algum skill ligado para efectivamente os meus ataques horizontais aleijarem gajos no chão que era o que eu ia procurar... se algo me estava a escapar. No vesperia é óbvio que lhes toco mas não estou a depletar, é muito chato porque a fazer pummel os inimigos ficam down e aí estão isentos? Isto é a ponta do iceberg.


Bom, e estou a escrever isto agora porque farto do jogo e pronto a meter-lhe um ponto final, não matei o boss final na sua segunda forma por uns 5.000 HP (foi por um cabelo), Ok, se insistir consigo mas não me apetece... vou dar uma volta, nessa volta acabei de apanhar uns quest items... Volto ao boss final e estou em nivel 65 (praí) estou ao mesmo nível da segunda fase. Mato-o nas calmas e eis que os items que apanhei pelos vistos desbloqueiam mais uma fase. Nada de errado nisto, não fosse o facto de a terceira forma estar em nível 82. Que porra é esta?


O jogo não tem sitios bons para grinding já, esventrei-o todo e o colliseum só tem inimigos fáceis; agora tenho de ir ganhar 10/15 níveis para passar uma terceira forma "opcional" de um boss que o google me diz nem dar um final diferente? Este jogo é penosamente péssimo. É que ninguém chega aqui em nível 80, o jogo não se empresta a isso; além disso: primeira forma nível 60, segunda forma nível 65, terceira forma nível 80. Nível 70 era o pico do aceitável com o escalonamento que estava a suceder.

Que difficulty spike mais estúpido, deliberado e mal engendrado, numa fase onde já só queria ver o jogo pelas costas, tudo porque me empenhei demais (e o demais nem foi muito, foi ir dar uma volta e apanhar 7 items, parte integrante de uma subplot aparentemente sem valor... quase sem querer), empenho-me e o jogo castiga-me a perder mais tempo nele a fazer grinding estúpido de 10/15 níveis a seco para no fim obter os mesmos resultados (e final) que se não me tivesse dado ao trabalho. Não há palavras.


EDIT: Google search: *melhor sítio para grinding* "ah e tal EX Dungeon... que só está disponível no segundo playthrough; tirando isso... onde estás" (fazer grinding para nível 80 onde os inimigos são nível 57-61)... brilhante. E a sidequest que me deu este prémio só tem um boss... em nível 59. (abaixo do nível da primeira fase do boss final); ninguém chega a isto e se livra do spike dos 15 níveis de diferença e no entanto esse spike é game breaker.

Isto é para além de mau, estou com vontade de atirar o jogo pela janela.
 
Última edição:
@IEA

Tive de ir ao jogo ver umas coisas, pois já não me lembrava nada. Por curiosidade, o meu save mais recente data de 27/07/2011.

Anyway, a terceira forma pode ser um grande turn off, especialmente quando se é apanhado de surpresa. Salvo erro, a terceira forma aparece quando tens as Fell Arms. No entanto, não precisas de ter o mesmo nível dele. Eu passei as três formas em lvl 71.

Em relação ao grind, usa os bosses opcionais para subir de lvl. Dado o teu lvl, usa o boss chamado Brutal, que se encontra perto de Deidon Hold. Ele não dá assim tanta EXP (se bem me lembro, cerca de 10 000 EXP). No entanto, o objectivo é fazer spam de skills e assim, ganhares bastante bonus EXP. Tens de controlar a Rita e fazer spam de Tidal Wave e Violent Pain. Quanto mais fracas são as armas que usas, menos tiras mas mais ganhas como bónus EXP. Com isto, é possível ganhar mais de 150.000EXP.

EDIT: A estratégia é algo deste género.
 
Última edição:
Atira-o, mas primeiro deixa-me ir para debaixo dela ;)
hehe.
Tive de ir ao jogo ver umas coisas, pois já não me lembrava nada.
Desculpa dar trabalho.
Anyway, a terceira forma pode ser um grande turn off, especialmente quando se é apanhado de surpresa. Salvo erro, a terceira forma aparece quando tens as Fell Arms. No entanto, não precisas de ter o mesmo nível dele. Eu passei as três formas em lvl 71.
Sim, opa todos os Tales têm super bosses mas como super bosses que são... são opcionais. Neste caso parece que o super boss do Vesperia é esta terceira forma; e nada a sinaliza como sendo o frete que é. Eu apanhei as 7 armas tipo "ok, isto devem ser as 7 melhores armas do jogo, que seja" e a fazer grind porque sim. Porque quase limpei as duas formas à primeira, voltar e deparar-me com isto é uma piada de muito mau gosto; se fosse possivel mandar as ditas cujas para o lixo eu mandava, de nada me serve o grind adicional.

E aparentemente ao estar integrada no final nem o altera em nada... é literalmente castigar o gajo que não fez o jogo em linha recta. E pior que isso tudo é que eu já estava desagradado com muita coisa antes. Isto é mesmo para um gajo ir à store e comprar 10 níveis com 500 microsoft points, que eles vendem-nos nesse esquema. Se houvessem quests e sitios novos para isto ser transparente era uma coisa "oh, desbloqueei mais jogo" outra coisa é estar em nível ~65 num sitio endgame com gajos nível 61 com sorte e ter de ganhar 10 níveis.

Reiterando, para a realidade dos RPG's desta geração e do que oiço falar e até tenho medo, se calhar este Tales of não é péssimo, mas é seriamente o pior Tales of que joguei; e dado que esperei anos para o jogar, e tenho a edição de colecionador americana, até doi.

Noutra nota, peguei na tincase no outro dia e isto está a enferrujar, vou ter de perder tempo com isto (falam em esfregar ad nauseum com papel de aluminio, começo a ver que tin cases são uma grande porcaria.

Vou é pegar em todas as que tenho e meter em sacos com vacuo; esta é a pior porque tem a lata à mostra mas já vi que as outras não estão isentas também.
Em relação ao grind, usa os bosses opcionais para subir de lvl. Dado o teu lvl, usa o boss chamado Brutal, que se encontra perto de Deidon Hold. Ele não dá assim tanta EXP (se bem me lembro, cerca de 10 000 EXP). No entanto, o objectivo é fazer spam de skills e assim, ganhares bastante bonus EXP. Tens de controlar a Rita e fazer spam de Tidal Wave e Violent Pain. Quanto mais fracas são as armas que usas, menos tiras mas mais ganhas como bónus EXP. Com isto, é possível ganhar mais de 150.000EXP.
Daimon, eu limpei o jogo, varri o chão com esse e todos os bosses opcionais.

Artes e Skills embutidos nas armas idem, está quase tudo limpo; daí a frustração. O jogo acaba em nível 65 o resto é grind chato, mas ao fazer uma sidequestzita integrante na plot que parecia menor (e era menor; era basicamente fazer backtracking para os sitios que requeriam sorcerer ring level 4/5 que haviamos visto desde o inicio do jogo) desbloqueei um super boss em nível 80; isto não cabe na cabeça de ninguém, nem tão pouco eu estava a gostar o suficiente do jogo para me apetecer atirar-me a super bosses não assinalados.


O irónico disto tudo é que peguei no Tales of the Abyss ontem e no meio dos gráficos e framerate de rir estava-me a dar vontade de jogar. Este não.


Vai ser a primeira vez que meto um Tales em easy nas opções, mas eles merecem; são reles na estrutura também tenho o direito de ser reles na abordagem. (nota: o meu problema não é batalhas difíceis mas sim balanceamento péssimo)
 
Última edição:
Daimon, eu limpei o jogo, varri o chão com esse e todos os bosses opcionais.

Artes e Skills embutidos nas armas idem, está quase tudo limpo; daí a frustração. O jogo acaba em nível 65 o resto é grind chato, mas ao fazer uma sidequestzita integrante na plot que parecia menor (e era menor; era basicamente fazer backtracking para os sitios que requeriam sorcerer ring level 4/5 que haviamos visto desde o inicio do jogo) desbloqueei um super boss em nível 80; isto não cabe na cabeça de ninguém, nem tão pouco eu estava a gostar o suficiente do jogo para me apetecer atirar-me a super bosses não assinalados.

Não percebeste o que quis dizer. Deves mesmo lutar contra o boss que referi com as tuas piores armas enquanto fazes spam de skills com a Rita.

Será que não entraste com pé errado no jogo? É que daquilo que me lembro do jogo, não o achei tão mau quanto o que tu descreves. Ou então, se calhar, a minha tolerância a este tipo de coisas é maior do que a tua, porque deparei-me com algo bastante pior chamado FFXIII. Aqui, numa mesma área, és capaz de ter inimigos fracos misturados com inimigos que te matam com um golpe. Ou então, matas um boss a muito custo, para dar três passos e ser morto por outro.

Mas tenho de concordar que o aumento de dificuldade no ToV não é equilibrado.
 
Não percebeste o que quis dizer. Deves mesmo lutar contra o boss que referi com as tuas piores armas enquanto fazes spam de skills com a Rita.
Pois, mas esse boss já foi, ou faz respawn?
Será que não entraste com pé errado no jogo? É que daquilo que me lembro do jogo, não o achei tão mau quanto o que tu descreves. Ou então, se calhar, a minha tolerância a este tipo de coisas é maior do que a tua, porque deparei-me com algo bastante pior chamado FFXIII. Aqui, numa mesma área, és capaz de ter inimigos fracos misturados com inimigos que te matam com um golpe. Ou então, matas um boss a muito custo, para dar três passos e ser morto por outro.

Mas tenho de concordar que o aumento de dificuldade no ToV não é equilibrado.
Não tenho a distancia para o julgar dessa forma, acho que se não fosse o Gatusso e esta coisa agora não seria tão critico perante o pacing do jogo, no entanto como fã de Tales of que sou isto tem um sabor muito amargo.

Entende que quando isto saiu mo venderam como sendo o melhor Tales of de sempre "muito adulto" e essas coisas, assumi que estava a perder algo de espectacular... E não é isso que vi ao pegar no jogo, todas as expectativas saíram defraldadas. Como disse, é uma pena porque a engine e parte gráfica são boas, e a estrutura para desenvolverem um bom jogo está lá. É com muita pena minha que constato não ser um bom jogo.

Mas aí é como disse e tu disseste agora, há muito pior, este jogo peca por chegares às 70 horas e se a tua party morresse atirada de um precipicio tu não te importarias, não tem personalidade, a plot é péssima e ainda por cima castiga-te; as partes em que te sentes a lutar contra o jogo são as partes em que sais da ilusão de te estares a entreter e te apercebes ainda mais de estares a fazer um frete, e nisso as cutscenes não terem skip, estes dificulty spikes e algumas porções da plot serem tão mal feitas têm todas responsabilidade. Acumula e transborda.


E claro, perguntei-me se sempre foi assim e estou velho para isto ou se é este jogo, mas ontem pegar no Tales of the Abyss deu-me a minha resposta.
 
Pois, mas esse boss já foi, ou faz respawn?

Faz respawn. Se não aparecer, entras em Deidon Hold, avanças dois screens e voltas para trás. É repetir o processo até aparecer. Annoying, mas ao menos não precisas de o fazer muitas vezes.

Não tenho a distancia para o julgar dessa forma, acho que se não fosse o Gatusso e esta coisa agora não seria tão critico perante o pacing do jogo, no entanto como fã de Tales of que sou isto tem um sabor muito amargo.

Entende que quando isto saiu mo venderam como sendo o melhor Tales of de sempre "muito adulto" e essas coisas, assumi que estava a perder algo de espectacular... E não é isso que vi ao pegar no jogo, todas as expectativas saíram defraldadas. Como disse, é uma pena porque a engine e parte gráfica são boas, e a estrutura para desenvolverem um bom jogo está lá. É com muita pena minha que constato não ser um bom jogo.

Mas aí é como disse e tu disseste agora, há muito pior, este jogo peca por chegares às 70 horas e se a tua party morresse atirada de um precipicio tu não te importarias, não tem personalidade, a plot é péssima e ainda por cima castiga-te; as partes em que te sentes a lutar contra o jogo são as partes em que sais da ilusão de te estares a entreter e te apercebes ainda mais de estares a fazer um frete, e nisso as cutscenes não terem skip, estes dificulty spikes e algumas porções da plot serem tão mal feitas têm todas responsabilidade. Acumula e transborda.


E claro, perguntei-me se sempre foi assim e estou velho para isto ou se é este jogo, mas ontem pegar no Tales of the Abyss deu-me a minha resposta.

Eu não sou assim tão fã da série Tales of. Juntando isto ao facto de ter jogado outro jogo muito pior neste aspecto depois de ter jogado o ToV, e talvez seja esta a razão por não ser tão crítico com os dificulty spikes. Mas percebo o teu ponto de vista, e até é muito semelhante ao ponto de vista que tenho do FFXIII (a sério, fiquei traumatizado com o raio do jogo).

No fundo, esperavas uma evolução ou pelo menos uma certa continuidade, e na realidade, é um passo atrás em certos aspectos.
 
Sinceramente foi o melhor RPG desta geração, adorei o jogo!!!
A historia é boa ao bom estilo Niponico, as musicas são boas, e o mundo é enorme.
Para quem gostar de RPGs e quiser jogar algo desta geração, que jogue este é simplesmente brutal, o melhor Tales desta geração :D.

Só tenho pena de não ter o jogo, mas com sorte ainda o compro a alguem daqui do forum :)
 
Eu também o comprei, novo e por grande preço na altura e adoro-o. Comecei a jogar a segunda vez, mas parei. Quero ver se faço as conquistas todas e ainda tenho a guia de estratégia!
 
Faz respawn. Se não aparecer, entras em Deidon Hold, avanças dois screens e voltas para trás. É repetir o processo até aparecer. Annoying, mas ao menos não precisas de o fazer muitas vezes.
Pensava ser como os outros; sendo assim hei de lá voltar e spammar o dito cujo.
Eu não sou assim tão fã da série Tales of. Juntando isto ao facto de ter jogado outro jogo muito pior neste aspecto depois de ter jogado o ToV, e talvez seja esta a razão por não ser tão crítico com os dificulty spikes. Mas percebo o teu ponto de vista, e até é muito semelhante ao ponto de vista que tenho do FFXIII (a sério, fiquei traumatizado com o raio do jogo).
Ainda vou ter de arranjar tempo para essa experiencia traumática, o pouco que joguei em casa de amigos não me chegou. Mas provavelmente só o irei fazer numa PS3, do mal o menos mal, por assim dizer.
No fundo, esperavas uma evolução ou pelo menos uma certa continuidade, e na realidade, é um passo atrás em certos aspectos.
Demasiados aspectos :(
I_Eat_All, visto que odiaste e que eu procuro há algum tempo, posso-to comprar a preço de amigo :D
Não os irei vender por fazer colecção de Tales of's e estes daqui a uns anos serem raros.

Mas é só por isso.
o melhor Tales desta geração :D.
Só peguei um pouco no import japonês do Graces para a Wii e não tenho PS3 ainda, mas parece-me uma afirmação algo forte de ser feita.

O Graces é famoso por ter o melhor sistema de batalha "Tales of" 3D; isto antes do Xillia ter saído (e com ele cá fora não sei); e em termos de plots não sei de nada. Para o Vesperia ser o melhor desta geração ficava ainda com mais medo dos subsequentes (que acredita, fiquei).


Bom, hoje chegaram outros jogos e vou-me dedicar a eles. Respirar um bocado que já estava a precisar, depois volto ou talvez o consiga encaixar nos intervalos. Não perder muitas horas seguidas nele deve-me acalmar o stress referente a ele.
 
Última edição:
Back
Topo