O jogo até estava muito "tight" até chegar ao fim do primeiro arco em Heliord (a cidade a ser construida por não-nobres para nobres) quando está na altura das despedidas; mas caiu de joelhos quando dude-soldado mais velho com a missão de levar a gaja de volta acede a "ai tu que és ex-soldado wannabe do meu pelotão mas não me lembro de ti estás com ela? então suponho que pode andar a soltar a franga mais uns tempos, kthnxbye". whaaaaaat?
A partir daí a qualidade e coerência é tipo o gráfico de vendas da Kodak depois do ano 2000.
Percebo o que queres dizer. A história em certas partes arrasta-se para situações secantes e pouco inspiradas, para depois avançar graças a situações....caricatas. Mas no último terço, quando existir um objectivo claro, a coisa melhora mas até lá, tens que aguentar com a inconsistência.
Estou a passar por outro difficulty spike, por acaso. Eu estou provavelmente underleveled, não tenho andado a fazer grind. Mas o problema é como o sistema me está a castigar e como controlar a AI estava a ser impossivel até agora... Estive literalmente a lutar contra o sistema (agora lá descobri que dá para afinar mais a fundo, como andava a procurar desde os 5 minutos de jogo e vou mexer-lhe; deverá safar-me)O problema não é o sistema em si, estou habituadissimo a ele, é as alterações. Depois do Tales of the Abyss esperava algo melhor... Raios o Dawn of the New World não é grande espeto, mas o sistema é muito melhor, e isso choca-me um bocado
Eu apanhei uma grande lição com o Rogue Galaxy, nomeadamente com os difficulty spikes. Desde então, perco sempre algum tempo e fazer grind. Manias.
Mas se queres mesmo difficulty spikes, joga FFXIII. É tão mau.
As últimas duas ou três áreas no Vesperia vão ser bastante difíceis se estiveres underleveled. Digo isto, não só pela quantidade de high level enemies, como também pela dimensão das dungeons.
Especificamente à comparação com os anteriores Tales, não o consigo fazer, pois o último Tales que joguei antes do Vesperia, foi à 9 anos. Já pouco me lembro dos anteriores. Aliás, já do Vesperia pouco me lembro.
O Star Ocean 4 presta? Joguei o Star Ocean 3 na PS2 e era do género cruzes credo, matem-me agora; pelo que vi do Star Ocean 4 e suas cutscenes com estalos parecia o da PS2 ao cubo. É uma pena o Star Ocean 2 foi muito bom e o 1 na SNES era e é muito impressionante.
Adorei o Star Ocean 3, mais até do que do Star Ocean 2. É variado, gráficos e artwork engraçados, fast paced battles com diferentes personagens à escolha, e mesmo no que toca à história, é bastante apelativo. No entanto, ainda hoje não entendo a razão que levou à forma escolhida para se ganhar as ultimate weapons.
Dito isto, Star Ocean 4 está uns quantos furos abaixo do Star Ocean 3. Apesar de serem personagens diferentes, o universo é o mesmo dos outros Star Ocean, sendo que a história foi concluída no SO3. Não sei se jogaste o jogo até ao fim, mas lá para o final, tem um belo plot twist.
O SO4 é uma prequela do primeiro Star Ocean, que acaba por não trazer nada de novo ou interessante. Além disso, e apesar de estar habituado a clichés, não me consigo habituar a certo tipos de personagens, nomeadamente crianças. Alias, mesmo no geral, as personagens do SO4 não são propriamente marcantes. Os próprios locais que visitamos ao longo da história, parecem mais do mesmo de tão parecidos com o que se viu no SO3.
Planeta subdesenvolvido -> viagem pelo espaço -> local misterioso high tech -> viagem pelo espaço -> planeta subdesenvolvido -> viagem pelo espaço -> local misterioso high tech -> final dungeon.
Ah...é verdade....sendo um JRPG clássico, tem difficulty spikes (.
Se queres mesmo experimentar o SO4, fá-lo pela jogabilidade, porque de resto não é assim tão bom. A International version (a versão PS3) é tolerável graças à possibilidade de usar um design dos menus estilo anime (clássico da série) e porque tem voice acting japones, que penso que não seja necessário dizer que neste jogo em particular, é de longe melhor que as vozes inglesas.