PC Supreme Commander (Gas Powered Games, THQ)

Sinceramente, como grande agarrado do TA, experimentei este novo biscoito. Tirando a performance, que já esperava que fosse fraquita no meu PC, o jogo é simplesmente mau aos meus olhos. A jogabilidade é fraca, os gráficos são... enfim, gráficos de marketing, são muita giros e tal, mas sou do tempo em que havia coisas mais importantes que um tanque com 10.000.000 de poligonos.

Não que eu esperasse algo diferente, tendo em conta a porcaria que sai ultimamente em termos de real time strategy, mas enfim, como os tipos até tinham feito uma coisa gira em 1997... decidi experimentar. Ah pois... foi em 1997. Nessa altura a malta fazia uns jogos a sério. Starcraft, HL, etc.

Agora nem tanto. Viva o pixel trê dê e coiso e tal. :)
 
Jogabilidade, acessibilidade, gráficos que permitem facilmente identificar as diferentes unidades, gráficos que quando se baixam não fica o jogo a parecer uma treta digna de spectrum 128, 2D (o que é logo um plus daqueles mega hyper grandes pa catano).

Assim de repente... não me lembro de mais nada :D
 
Bom, eu joguei bastante TA e em termos de jogabilidade e acessibilidade acho o SC anos luz à frente. Em grande parte pelo user interface, mas também pela AI das unidades individuais (em oposição à AI do commander inimigo que nao me parece assim por aí além). A nível de gráficos se preferes o TA não sei o que te diga.

Quanto a outros RTS's se queres experimentar alguma coisa melhor que o starcraft, tenta o Company of Heroes ou o Warhammer 40k - Dawn of War.
 
Quanto à AI, epah pois... contudo, a AI tem melhorado muito pouco nesse tipo de jogos com o passar dos anos...

A nível de gráficos, eu não prefiro o TA. O que eu quero dizer é que para mim não faz sentido o 3D puro e duro em jogos de estratégia. É tudo muito giro o poderes rodar 360 graus e não sei quê, mas só fazemos isso da primeira vez por curiosidade. Tanto o TA como o SC são 2D, e funcionam perfeitamente. Aliás, se não mudares o POV num jogo de estratégia, tudo o que te aparece em 3D pode ser emulado em 2D. Ah, e tal, mas depois seria muito mais leve e era chato... Mas ok, 3D é o que está a dar, tudo bem, porreiro e tal, mas façam um motor decente como tem o Warcraft 3, porra. Isto é a onda do Mark Rein, a Epic e o sindroma do "look at the grass", é tipo vamos pôr muita eye candy porque isso é que vende o motor gráfico e coiso, que se lixe o resto.

Para ver como a camada de verniz é bem fininha... experimenta baixar os gráficos do SP e depois vês a bosta que aquilo fica a parecer. Eu acho o motor gráfico deste jogo simplesmente decepcionante, para não dizer mesmo uma merd*... olha, afinal disse...

Confesso que nunca testei esses jogos, mas fiquei curioso tendo em conta que ainda tenho o SC lá no topo :)
 
MWAHAHAHAHAAHAHAHAHAH

:002: Já tenho o jogo, vou instala-lo. Se o jogo não funcionar, ainda tenho um ataque... :lol: Já digo qualquer coisa...

E já agora aproveito para pedir que parassem de comparar Company of Heroes com o Supreme Commander, são muito diferentes. É como estar a comparar Total War com Hearths of Iron (sp?). Mesmo género mas estilos muito diferentes!
 
Última edição:
Jogabilidade, acessibilidade, gráficos que permitem facilmente identificar as diferentes unidades, gráficos que quando se baixam não fica o jogo a parecer uma treta digna de spectrum 128, 2D (o que é logo um plus daqueles mega hyper grandes pa catano).

Assim de repente... não me lembro de mais nada :D

Quando saiu o TA, este era demasiado pesado para a maquina-padrão da altura... Este também fica ao nível :002:
 
Para mim para o SC ser perfeito em termos estratégicos faltam 2 coisas:

- Linha de fogo ser bloqueada por friendly units.
- dano diferenciado por frente / flanco / retaguarda

Enquanto isso não for implementado em jogos de estratégia a táctica do tudo ao molho e fé em deus é tão válida como uma manobra eficaz de flanqueamento.
 
O Starcraft é um RTS de micro gestão, foca-se demasiado nas unidades individuais e não no todo, coisa que não gosto, o Total Annihilation conseguiu revolucionar esse conceito e se este Supreme Commander for tão bom nesse aspecto como o TA eu fico satisfeito.
 
Para mim para o SC ser perfeito em termos estratégicos faltam 2 coisas:

- Linha de fogo ser bloqueada por friendly units.
- dano diferenciado por frente / flanco / retaguarda

Enquanto isso não for implementado em jogos de estratégia a táctica do tudo ao molho e fé em deus é tão válida como uma manobra eficaz de flanqueamento.

Já vi isso não só nos jogos Total War, como também no Codename Panzers. Penso que o Company of Heroes também tivesse isso. De qualquer das formas duvido que tal seja possível no Supreme Commander... *hardcoded*
 
Já vi isso não só nos jogos Total War, como também no Codename Panzers. Penso que o Company of Heroes também tivesse isso. De qualquer das formas duvido que tal seja possível no Supreme Commander... *hardcoded*
O Company Of Heroes tem? O Company Of Heroes é o supra-sumo do dano localizado! :x2:
Há quem goste deste tipo de jogos. Mas eu não consigo fazer uma missão de seguida. Só para a construção inicial da base são 10 minutos, mais o tempo que levo a expandir... e depois é só chegar ao inimigo e rebentar o commander dele. Puff, jogo acabado.
Estava à espera de algo melhor :sad:
 
O Company Of Heroes tem? O Company Of Heroes é o supra-sumo do dano localizado! :x2:
Há quem goste deste tipo de jogos. Mas eu não consigo fazer uma missão de seguida. Só para a construção inicial da base são 10 minutos, mais o tempo que levo a expandir... e depois é só chegar ao inimigo e rebentar o commander dele. Puff, jogo acabado.
Estava à espera de algo melhor :sad:

Isso do commander né bem assim, podes escolher modo de jogar Supramacy ou Anhilation e a destruição do commander não ganha o jogo! Se souberes fazer rush, o jogo não demora assim tanto. Tipo metes várias factories com ajuda de engenheiros a construir tankes non stop... kd tiveres mais duma centena... charge :002: barato rapido e eficaz
 
Até ao momento não tenho "des"gostado do jogo. Francamente o CoH, na minha opinião, está um step ahead mas aborda um conceito ligeiramente diferente.

Tenho gostado particularmente da vertente on-line do SC, que de facto é um mimo, já a vertente contra o IA do jogo... pelo menos até ao hard não deu pica, mas como o tempo é pouco :)
 
E verdade k o computador n e grande coisa a atacar, mas tb ja vi k certas pexoas andam a jogar em normal, o k e extremamente mau, mas por ixo mesmo tem mais niveis de dificuldade!! Joguem em Horde e vejam o computador a invadir a vossa base. Deixem-lhe fazer as unidades e vao ver. Ja joguei nexe nivel de dificuldade e simplesmente fiquei cercado de todos os lados do mapa, o computador simplesmente fez estruturas defensivas cada vez mais avançadas no mapa que era impossivel eu sair da minha base com os meus exercitos.

O k voces kerem e jogar de maneira a fazerem 500 unidades de artilharia a proteger a base e depois sim atacar, com o computador em Normel claro k da pa fazer ixo, agora em Horde, experimentem a ver se conseguem fzer ixo... A melhor defesa e o melhor ataque.
 
Ontem experimentei a demo uns 15 minutos e não fiquei assim muito convencido (não, não espero gostar dum jogo em 15 minutos mas existem primeiras impressões que marcam logo)

Primeiro o jogo é demasiado pesado. Com o meu PC aquilo corre a 1024*768 em medium (num 225BW não fica bonito) e não me parece lá muito fluído. O meu PC não é o supra sumo da batata mas penso que deveria dar para um pouco mais (ou resolução ou qualidade).
Em low é mau demais, simplesmente não jogo em low. Os mapas podem ter 10 billiões de km^2 mas acho o jogo simplesmente mal optimizado ou então demasiado ambicioso.

Não fui à bola com o sistema zoom do mapa. Em zoom out para ter visão global parece que estou a olhar para um jogo de estratégia do spectrum, em zoom in para tentar apreciar a coisa perde-se totalmente perspectiva e mesmo assim praticamente não consigo perceber as unidades mais pequenas.

Depois quando estava a fazer a primeira missão e mandaram fazer uns caças para massar uns gajos, bem quando olhei para o tempo que demorava a fazer a porcaria dum caça ia-me passando. Simplesmente não estou habituado aos RTS dos 15 minutos a juntar tralha para mandar contra o inimigo.

Mas vou experimentar mais para tentar apreciar agluma subtileza que o jogo tenha.
 
Em médio jogo eu no meu computador ainda que com frame rates baixos...

Quanto à velocidade de construção estás a fazer uma coisa muito mal. Constroi vários engenheiros, selecciona-os e depois faz right click numa factory (ou então carrega no butão amarelo "Assist" e depois na factory com o botão direito), e os engenheiros irão assistir a construção da factory, a construção da unidade que está a fabricar ou o upgrade da fábrica, isto funciona também para upgrades do ACU (comandante) ou Mass Extractors, por exemplo, que com muitos engenheiros torna-se muito rápido. Claro está, mais engenheiros a trabalhar significa mais resources a serem gastas. Exprimenta! É outro jogo!
 
Ontem experimentei a demo uns 15 minutos e não fiquei assim muito convencido (não, não espero gostar dum jogo em 15 minutos mas existem primeiras impressões que marcam logo)

Primeiro o jogo é demasiado pesado. Com o meu PC aquilo corre a 1024*768 em medium (num 225BW não fica bonito) e não me parece lá muito fluído. O meu PC não é o supra sumo da batata mas penso que deveria dar para um pouco mais (ou resolução ou qualidade).
Em low é mau demais, simplesmente não jogo em low. Os mapas podem ter 10 billiões de km^2 mas acho o jogo simplesmente mal optimizado ou então demasiado ambicioso.

Não fui à bola com o sistema zoom do mapa. Em zoom out para ter visão global parece que estou a olhar para um jogo de estratégia do spectrum, em zoom in para tentar apreciar a coisa perde-se totalmente perspectiva e mesmo assim praticamente não consigo perceber as unidades mais pequenas.

Depois quando estava a fazer a primeira missão e mandaram fazer uns caças para massar uns gajos, bem quando olhei para o tempo que demorava a fazer a porcaria dum caça ia-me passando. Simplesmente não estou habituado aos RTS dos 15 minutos a juntar tralha para mandar contra o inimigo.

Mas vou experimentar mais para tentar apreciar agluma subtileza que o jogo tenha.

timber, ve isso pq deves ter alguma coisa a correr por tras a pesar no sistema. Eu no meu sistema (praticamente igual ao teu, tu tens mais 1 Gb de ram mas eu tenho o cpu @2.6GHz[partindo do principio que ñ tens OC]) e corro o jogo @1680x1050 com tudo no maximo fluidamente, apenas começa a pesar mais quando ataco o inimigo (centenas de unidades).
Antes tb corria mt lentamente, fui ao task manager e vi o que estava a pesar, fiz "Snooze" ao boinc e fechei meia duzia de coisas e correu que foi uma maravilha.

Quanto ao jogo em si, o mapa sendo tão grande, mts das vezes vejo-me obrigado a jogar quase com o zoom no minimo para ver as unidades todas, podiam ter melhorado esta parte. É um RTS a ter em conta mas podia ser melhor.

Fikem bem!
 
O jogo não me cativa minimamente, simplesmente não me dá pica nenhuma.

Acabei por instalar o COH para relembrar o jogo e aí sim este é mais o meu tipo de jogo, o palco da segunda guerra é sempre para mim mais interessante, mas não sendo esse um factor de avaliação, no COH temos estratégia, organizar tropas, meter um sniper mais distante a assegurar um grupo de tropas, colocar as tropas em locais mais protegidos, é sem duvida um jogo estratégico onde a inteligência pode ser factor decisivo. Com facilidade fico 1 ou 2 horas a jogar COH e nem dou por isso, isto é um jogo. O SC está mt fraco nestes aspectos que falei. Não me dá gozo nenhum criar 100 ou 300 tropas e envia-las a monte para a base inimiga ou para outro ataque qualquer em que aquilo anda lá tudo ao monte, as tantas já nem sei quais são os meus 8| . Meus ricos ataques calculados ao milimetro do COH.

Mas isto tb passa um bocado por o gosto de cada um penso eu e assim é que tem que ser.
 
Back
Topo