SSDs - suporte e dúvidas

Bom dia malta!

Tenho um portátil de 2018 com um SSD Western Digital WD Green SN350 240GB.

Quero um de 1TB que vou dividir em 2 partições, 1 para Windows e outra para linux.

Que recomendam? Compra em loja nacional ou amazon, sendo que vou ter que pedir para instalarem(não sei como fazer).

O de 240 devo aproveitar para fazer de disco externo, alguma caixa que recomendem também?

Obrigado!

Sim, são compatíveis. São ambos M.2 2280. O SN570 é melhor (3D-NAND TLC 600TB) que o P3.

Como referido, é preferível o SN570. Se ainda quiseres maior durabilidade (pelo menos em teoria), vê o Team Group MP34 por mais ~3€.
A instalação, geralmente fazem na loja, mas já que abriste o portátil, podes muito bem fazê-la. Repara que tens duas ranhuras M.2, portanto podes até nem ter de retirar o WD Green para utilizar o novo, a menos que o queiras utilizar como pen.
Nesse caso, uma caixa de 10 Gbps (1250 MB/s) deve servir bem; algo assim ou assim fica-te a ~10€-15€. Algo de 20 Gbps (~35€-40€) fará sentido se tiveres algum PC com entradas USB capazes disso. Vê uma com avaliações positivas, em particular sobre testes de escrita e leitura.

SN570 é o WD Blue, certo?

Quando perguntei queria dizer o 770.

Desculpem, agora fiquei confuso.

https://comparador.zwame.pt/produto/88274199/wd-blue-sn570-ssd-1tb-m2-nvme

https://comparador.zwame.pt/produto/32232508/wd-black-sn770-1tb-nvme-ssd

Qual dos dois acima? A diferença de preço não é relevante.
 
Ambos são superiores ao P3, e o SN770 é superior ao SN570.
É provável que o teu portátil não aproveite as maiores taxas de escrita e leitura do SN770, pelo que se não prevês colocá-lo num sistema que as aproveite num futuro próximo, podes ficar-te pelo SN570/TG MP34.
 
Abri a tampa do portátil e deparei-me com isto:



Dos que recomendam por aqui, WD SN5570 ou crucial p3 seriam compatíveis?

Obrigado!

Já coloquei o disco na outra slot disponível mas este não é reconhecido no Windows. Alguém sabe o que tenho que fazer? Não me aparece a outra drive.
 
Última edição pelo moderador:
Viva,

Dentro disto:

SSD 2,5" Samsung 870 Qvo SATA 4TB​


Há alguma coisa melhor a considerar?

Este disco é para armazenar com consulta limitada (basicamente um backup (a caixa é uma nr2 e já não cabe lá mais nada, este é para trocar 1 de 512gb))
 
Olá,

Vi uns dissipadores de cobre/grafeno(?) para SSDs m.2 da marca(?) JEYI.

A minha questão é, estes dissipadores têm alguma utilidade prática (a espessura é mínima, inferior a 0.3mm), são essencialmente decoração ou funcionam como substitutos de almofada térmica (thermal pad) e, como tal, precisam de ser emparelhados com um dissipador metálico (cobre/alumínio)?
 
Última edição:
Back
Topo