Sony CyberShot W55

Diz-me uma coisa, porque é que quem compra uma máquina de gama alta pretende excelência no desempenho, e quem compra uma compacta não há de saber distinguir fotos de máquinas mais fracas?

Respondendo, como disse, a maioria das pessoas que compra compactas, não tem um olho apurado para a fotografia, apenas quer tirar umas fotos "boazitas" dos amigos, família, festas e viagens. Depois há quem goste de fotografia, perceba (muitas vezes tenha uma máquina de gama alta ou pretenda ter) e compre uma compacta por isso mesmo, por ser compacta, tendo uma maior exigência. Julgo que concordam comigo que o segundo grupo é uma minoria.

E passando a ideia de que a estética também é um factor de escolha, com mais ou menos peso, dependendo da pessoa, parece-me que as pessoas que "não ligam rigorosamente nada à estética" são também uma minoria.

As pessoas vêm para aqui perguntar quais as máquinas boas, porque a apreciação estética eles fazem-na de imediato (mesmo sendo um factor de pouco peso), depois qual é a importância de ter um sensor grande, ou de poder ter tempos de exposição longos, etc... Perguntam...
 
Por essa ordem de ideias deixa-se de recomendar o que é melhor (porque não faz sentido) e as pessoas ficam sem resposta e compram às escuras a máquina mais bonita. Esta já é velha, mas eu pensei que as pessoas quisessem olhar para as fotografias e não para a máquina.

E quando digo que não faz sentido, é porque não faz sentido mesmo. A que propósito é que eu ou mais alguém aqui iríamos recomendar uma máquina que sabemos que é miserável, quando por mais um bocado a pessoa pode ter algo que mesmo sem perceber de fotografia lhe vai dar melhor qualidade de imagem quanto mais não seja por causa da lente? E que lhe abre outras possibilidades de explorar e num futuro a pessoa já ter máquina para isso e não se arrepender de ter comprado aquela valente m***a muito lindinha na altura e agora vai ter de vender e perder dinheiro para comprar uma máquina melhor? Epá, tudo isto são factores que são considerados quando se recomenda X ou Y.
 
Eu acho bem que recomendem as máquinas com melhor qualidade, como entendidos que são na matéria. O fórum valoriza muito a vossa disponibilidade para ajudar. Só acho que por vezes são demasiado "radicais", do tipo "isso não vale nada". Mas não me vou alongar mais, já expusemos os nossos pontos de vista, o objectivo era construtivo e não destrutivo.
 
ng aqui diz que máquina X n vale nd só pq sim.
fazemos comparações dos pontos fortes e pontos fracos de cada máquina.
A tem lente melhor que B, mas B tem sensor melhor que A. relação qualidade preço A é melhor.
como disse, se alguem se preocupasse com a estética n vinha para um forum/subforum de fotografia perguntar que máquina era melhor. comprava a deco ou a T3 e iam pelo marketing que eles achavam ser a melhor

é um facto que recomendamos sempre aquilo que achamos melhor. por vezes a pessoa até pode n precisar de tt.
mas tb n dizemos compra esta pq o resto é mrd. da minha parte faço comparações entre máquinas e dou a minha opinião dentro do pouco que sei.
só segue quem quer.

e diga-se em abono da vdd que a sony tb n é assim tão bonita qt isso. as panasonic, leicas e casios são bem mais estéticas
 
Mas a lentes fracas, com os sensores pequenos (and so on) = fotos médias. Médias boas, médias más, médias médias. Trata-se de uma generalização para máquinas compactas até 150€.

Eu também sei comparar especificações e ler reviews. As diferenças não são significativas na maioria dos casos (agora poderia acrescente "mete isso na cabeça", para dramatizar:D)
 
Respondendo, como disse, a maioria das pessoas que compra compactas, não tem um olho apurado para a fotografia, apenas quer tirar umas fotos "boazitas" dos amigos, família, festas e viagens. Depois há quem goste de fotografia, perceba (muitas vezes tenha uma máquina de gama alta ou pretenda ter) e compre uma compacta por isso mesmo, por ser compacta, tendo uma maior exigência. Julgo que concordam comigo que o segundo grupo é uma minoria.
Ainda não percebi qual é a tua ideia ao dizer "compre uma compacta por isso mesmo, por ser compacta". Ao menos sabes que uma das melhores máquinas do mercado, sem ser SLR, é uma compacta? E que a qualidade de imagem até consegue ser melhor que a das lentes dos kits das SLR?
A maioria das pessoas que compra uma máquina, seja ela compacta, bridge ou reflex, procura uma máquina boa, com qualidade de imagem. A forma como elas escolhem é que varia. Uns pensam que quanto mais cara, melhor. Outros que quanto maior, melhor. Outros vão simplesmente pela marca e modelo. E por fim, outros perguntam a pessoas com mais experiência.

E passando a ideia de que a estética também é um factor de escolha, com mais ou menos peso, dependendo da pessoa, parece-me que as pessoas que "não ligam rigorosamente nada à estética" são também uma minoria.
Não são uma minoria, mas também não são uma maioria. Acredita que muita gente, mesmo ligando à estética, se tiver que comprar uma máquina um pouco mais feia, compra.
E isso vê-se nas pessoas, tanto aqui, como nas lojas. Se nós, ou o vendedor, dissermos "máquina X é melhor que Y", a pessoa acaba por comprar a máquina X, mesmo que seja mais feia, e mesmo que a estética até seja um factor de escolha.
Isto porque as pessoas preocupam-se em ter coisas boas, mesmo que não saibam distinguir o bom do menos bom.

As pessoas vêm para aqui perguntar quais as máquinas boas, porque a apreciação estética eles fazem-na de imediato (mesmo sendo um factor de pouco peso), depois qual é a importância de ter um sensor grande, ou de poder ter tempos de exposição longos, etc... Perguntam...
Se fores ler os tópicos que há por aí a perguntar isso, vais reparar que quase ninguém faz qualquer tipo de selecção estética. A maioria só diz até quanto quer gastar, e se se importa que a máquina seja grande ou não (estando isto relacionado com questões práticas, e não estéticas).

Mas a lentes fracas, com os sensores pequenos (and so on) = fotos médias. Médias boas, médias más, médias médias. Trata-se de uma generalização para máquinas compactas até 150€.

Eu também sei comparar especificações e ler reviews. As diferenças não são significativas na maioria dos casos (agora poderia acrescente "mete isso na cabeça", para dramatizar:D)
Até 150€ tens uma ou duas compactas que se destacam das outras (e por isso é que são sempre as mesmas a ser recomendadas). Se esticares um pouco o orçamento, até aos 175-200€, já começas a encontrar máquinas notoriamente melhores que as restantes. E se as diferenças são ou não significativas, também vai depender muito das condições em que fotografas. Se fotografares nas condições ideais, quase todas as máquinas conseguem tirar uma foto relativamente boa, mas se passares para condições mais difíceis, já podes ter diferenças enormes na qualidade das fotos.
 
Última edição:
Ainda não percebi qual é a tua ideia ao dizer "compre uma compacta por isso mesmo, por ser compacta". Ao menos sabes que uma das melhores máquinas do mercado, sem ser SLR, é uma compacta? E que a qualidade de imagem até consegue ser melhor que a das lentes dos kits das SLR?


Quero dizer que também eu quero qualquer dia comprar uma bridge ou pelo menos uma super-zoom, para conseguir obter mais controlo sobre as fotos que tiro e melhor qualidade, tentando não pagar o que se paga por uma g9 (não sei como é a G9 a nivel de controlos manuais), provavelmente com ganho a nível de zoom, entre outros. Mas para o dia a dia quero ter uma compacta, para andar no bolso, para as "fotos do momento".

Estás a referir-te à G9?
 
Quero dizer que também eu quero qualquer dia comprar uma bridge ou pelo menos uma super-zoom, para conseguir obter mais controlo sobre as fotos que tiro e melhor qualidade, tentando não pagar o que se paga por uma g9 (não sei como é a G9 a nivel de controlos manuais), provavelmente com ganho a nível de zoom, entre outros. Mas para o dia a dia quero ter uma compacta, para andar no bolso, para as "fotos do momento".

Estás a referir-te à G9?
Sim, estou-me a referir à G9. E olha que não pagando o que se paga por uma G9, não arranjas mesmo nada ao nível dela. Ou pagas +- o mesmo por uma FZ50, ou então largas o dobro do dinheiro numa reflex com um kit de lentes comparável.

Não precisas comprar uma bridge ou superzoom, para conseguires mais controlo sobre as fotos, nem melhor qualidade. Aliás, como já foi dito várias vezes neste fórum, por norma mais zoom, implica menos qualidade.

A G9 é apenas um exemplo de uma compacta que te oferece tanto, ou mais, controlo que uma Bridge. Desde o tão famoso formato RAW, a ajustes de cor por canais RGB separados, ajuste de contraste e sharpness, redução de olhos vermelhos manual por software(1), tudo na própria máquina.
Tens também histograma no painel de info(2) e histograma "live"(3) (histograma enquanto tiras fotos), AE Lock, face detection, botão de função configurável.
Isto além dos "clássicos" modos manuais, prioridade à abertura, prioridade à velocidade e manual, focagem manual(3) e um sistema de metering bastante completo(4).
1-
redeye.jpg
2-
pb1.jpg

3-
rec-MF.jpg
4-
canon_g9__rec4.jpg


Mesmo vindo para máquinas mais baratas, por +-200€ já compras uma A720IS, que obviamente não é tão boa como a G9, mas que te oferece uma boa lente, com todos os controlos manuais que precisas, incluindo os modos manuais, focagem manual, ajustes de cor por canal RGB (separados), ajuste de contraste e sharpness, histograma em viewmode, etc.
 
Última edição:
tenho uma w55

e algumas fotos veem com interferencia de fotos q já nem estão no cartao

por exemplo... uma foto tirada hj, fikou cortada e a outra metade da foto é de uma que já nem está no cartao..

... já aconteceu isto a alguem?
 
Já experimentas-te formatar o cartão de memória?

cumps,
Carlos


formatei várias vezes o cartão na própria máquina, o que não deu resultado e continuou na mesma... posteriormente formatei o cartão no PC mudando o sistema de ficheiros de FAT para FAT32.... parece ter resultado!! ainda não tirei muitas fotos com ela depois disso, mas fiz um teste e pareceu-me bem :)

obrigado :P

formatei várias vezes o cartão na própria máquina, o que não deu resultado e continuou na mesma... posteriormente formatei o cartão no PC mudando o sistema de ficheiros de FAT para FAT32.... parece ter resultado!! ainda não tirei muitas fotos com ela depois disso, mas fiz um teste e pareceu-me bem :)

obrigado :P


nop.. o problema persiste..
 
Última edição pelo moderador:
LCD Sony DSC-W55

Olá a todos!

Deixei cair a minha máquina e parti o LCD agora preciso de o substituir :005:.

Alguém conhece alguma loja onde possa encontrar LCDs a venda para esta máquina?

Desde já muito obrigado
 
pois, mas alem de duvidar que haja alguma sitio a vender lcd's tu saberias mudar isso? ou riais recorrer a outra loja?
é que sinceramente no que gastar a arranjar isso seja onde for compras uma m+aquina melhor
 
Boas!
Tenho quem me faça a mudança do LCD só preciso mesmo é de o comprar o pior é que só encontro no EBAY e a vir dos USA. Estava a ver se encontrava qualquer coisa aqui na Europa mas estou a ver que está difícil..
 
Back
Topo