Siri (em Português de Portugal)

A mim também me chateia esta omissão. O que faço é utilizar em PT-BR mas falo naturalmente em PT-PT. Funciona bem para comandos simples, ditos com o menos palavras possível:

  • ”Temporizador 5 minutos”
  • “Adicionar alho á lista de compras”
  • “activar meio gás“ (nome de uma cena que tenho no HomeKit)
  • ”ligar ao pai”

Eu não uso por uma razão muito simples, se todos usássemos a versão PT-BR não vejo razão para a Apple perder tempo e dinheiro a desenvolver uma versão PT-PT.
Enquanto não houver PT-PT uso em inglês.
 
Eu não uso por uma razão muito simples, se todos usássemos a versão PT-BR não vejo razão para a Apple perder tempo e dinheiro a desenvolver uma versão PT-PT.
Enquanto não houver PT-PT uso em inglês.
O que também não é solução, já que se usarmos todos em inglês, a apple não sentirá necessidade de fazer PT-PT.
 
hugoabreu

Não vejas as coisas assim, que a Apple não vai sequer se chatear com isso, levas com o PT-BR e já é muito bom, somos um mercado pequeno, são poucas as empresas que ainda inserem o idioma PT-PT, as restantes ficam-se logo pelo PT-BR porque é um mercado muito maior que o nosso, sendo Português partem do principio que é tudo igual, o que na realidade não é, e é dinheiro que poupam, isto já é algo que anda a ser debatido há muito tempo.

 
hugoabreu

Não vejas as coisas assim, que a Apple não vai sequer se chatear com isso, levas com o PT-BR e já é muito bom, somos um mercado pequeno, são poucas as empresas que ainda inserem o idioma PT-PT, as restantes ficam-se logo pelo PT-BR porque é um mercado muito maior que o nosso, sendo Português partem do principio que é tudo igual, o que na realidade não é, e é dinheiro que poupam, isto já é algo que anda a ser debatido há muito tempo.


Se fosse assim tão linear também não tinhas o iOS em PT-PT.
A verdade é que não gosto que me responda em PT-BR, nada contra o sotaque mas prefiro que me responda no meu.
 
Se fosse assim tão linear também não tinhas o iOS em PT-PT.
A verdade é que não gosto que me responda em PT-BR, nada contra o sotaque mas prefiro que me responda no meu.
Com o sotaque posso eu bem, mas efetivamente existem milhares de exemplos de expressões muito diversas para as mesmas situações que diferenciam o PT-BR do PT-PT e que na prática fazem muita diferença. E na verdade se se dão ao trabalho de ter um iOS/Apps em PT-PT não se percebe porque a Siri não tem PT-PT. Se bem que a google assistant também não.
 
Olá!
Eu utilizei a Siri em Inglês mas ela não reconhece os nomes das pessoas dos meus contactos.... Por isso passei para o PT-BR!
Mas é uma coisa que não me agrada nada! 😢
 
Olá!
Eu utilizei a Siri em Inglês mas ela não reconhece os nomes das pessoas dos meus contactos.... Por isso passei para o PT-BR!
Mas é uma coisa que não me agrada nada! 😢
Pois essa é precisamente a minha maior dificuldade. Para ligar não tenho problemas porque o sistema do carro está em pt-pt e funciona muito bem, mas para mensagens é que se torna complicado.
 
Era porreiro eles lançarem a Siri em PT-PT, nem que seja só para disponibilizarem os Homepods em PT.

Sei que há maneira de comprar fora e é o que vou fazer mais tarde ou mais cedo, mas facilitava as coisas em termos de garantias e assim.
 
Era porreiro eles lançarem a Siri em PT-PT, nem que seja só para disponibilizarem os Homepods em PT.

Sei que há maneira de comprar fora e é o que vou fazer mais tarde ou mais cedo, mas facilitava as coisas em termos de garantias e assim.
Eu acabei por comprar o homepod fora e, por começar a usar muito a siri em casa (em inglês), acabei por mudar iphone e ipad também para inglês. A Siri é 30x melhor em inglês do que em "brasileiro". Mudei só o nome dos dispositivos homekit para inglês, para ela perceber.
 
Pode não significar absolutamente nada, mas na pesquisa de empregos na Apple, vi pela primeira vez uma vaga relacionada com machine learning e AI em Português de Portugal.

Uma das Key qualifications diz: "Demonstrates attention to detail and critical thinking skills in evaluation of Siri’s language usage and dialect"

Não quer isto dizer que a Apple esteja a trabalhar na Siri em Portugês, mas foi a primeira vez que vejo uma referência especifica para Português de Portugal.... vamos lá ver.

https://jobs.apple.com/en-us/detail...analyst-portugal-portugueselanguage?team=MLAI
 
A Google e a MS suportam PTPT. Não vejo razão para an Apple não suportar a não ser falta de cultura geral.

Em todo caso o AI da Apple em comparação sempre esteve aquém.
 
Última edição:
A Google e a MS suportam PTPT. Não vejo razão para an Apple não suportar a não ser falta de cultura geral.

Em todo caso o Aí da em comparação sempre este aquém.
Acho que é mais um problema da Siri não ser uma prioridade para an Apple como já foi. É uma AI menos desenvolvida que a Alexa ou Google Assistant e um pouco melhor que a Bixby.

se fosse um foco já teríamos, como temos ptpt em macs e iphones
 
Pois na altura que andavam a puxar pelos assistentes e smart home ainda havia uns upgrades da Siri e não era a pior. Atualmente está fraquinha e eu só a uso para ligar e desligar as luzes e fazer-me uns temporizadores ou alarmes.
O Google Assitant em qualquer ponto é 15-0 à Siri.
 
A funcionalidade “Fala em tempo real” tem 3 vozes em português de portugal (Catarina, Joana e Joaquim). Era muito difícil utiliza-las para a Siri?
 
Back
Topo