Siri (em Português de Portugal)

CS-TUI

Power Member
Boa tarde, sabem se há alguma previsão de termos a Siri em PT-PT?!
Recentemente, li uma notícia do site macrumours a dizer que a Apple estava a recrutar pessoal para a posição de "Siri Annotation Analysts".

Alguém acha que teremos uma luz ao fundo do túnel?!
 
Há um anúncio para portugueses (no MacRumors não pesquisaram bem):

Annotation Analyst - Portuguese Language

Data de 18 de setembro. A diferença é que esta posição é em Austin, Texas e as outras são todas em Cork, Irlanda. Na verdade inicialmente também havia uma posição para língua portuguesa na Irlanda mas entretanto desapareceu e ficou apenas a que eu citei.
 
Não acredito que venha a sair em PT-PT. Poucas são as grandes multinacionais que se dão ao trabalho de fazer conteúdo específico PT-PT hoje em dia. É um mercado demasiado pequeno e com muito pouco retorno para o investimento.

Alias, muitas multinacionais estrangeiras ignoram por completo Portugal. Dão-se ao luxo de nem filial terem totalmente portuguesa. Criam uma filial Ibéria e tudo é gerido desde Espanha, para eles a península é só um país.
 
O "engraçado" é outras línguas terem Siri nas suas diversas variantes, como francês de França, Québec, Suíça, etc.; inglês dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, etc.; espanhol de Espanha, México, Chile etc., e até, atente-se no pormenor, holandês (flamengo) da Flandres tem! Por aqui se vê a insignificância de Portugal. Faz-me lembrar há uns anos quando o site dos aeroportos de Paris tinham a língua portuguesa sinalizada com uma bandeira do Brasil (e eu fiz uma reclamação, ao qual eles responderam que assim era porque passavam mais brasileiros pelos aeroportos CDG/ORY do que portugueses). Agora já têm as duas bandeiras (devem ter tido mais reclamações/protestos ou ganharam bom senso).
 
Olá amigos,
Não sei se já foi referido aqui e se é considerado um pouco "off-topic", mas estou a ter um "problema" com a siri.
Anda a acontecer várias vezes esta se ativar sem que seja chamada. Já retirei e voltei a definir o "Ativir com Hey Siri" mas o problema persiste.
Só acontece no Iphone 11, no Mac nunca aconteceu.
Alguém poderá ter alguma ideia?
 
Caros:
Há muito tempo leitor deste fórum. Parabéns aos criadores e aos participantes.

Este assunto interessa-me de sobremaneira. Siri em Português de Portugal. Todos os argumentos acima são válidos. No entanto há localização de línguas com menos falantes. Pode ser uma questão económica, claro.
No entanto também nos cabe a nós fazer algo.
Sugiro que numa acção concertada com os participantes, criadores do fórum e outros elementos que possam ajudar, nomeadamente os sites específicos da Apple em português (e os outros de uma forma geral ligados à informática/economia/informação) para que se questione a Apple sobre a Siri em PT-PT.

Há alguns anos, para os mais velhos ligados ao Mac havia uma mailing list com o Pedro Aniceto que muito fez pela divulgação e resolução de problemas que afectavam a comunidade Macintosh. Será de organizar algo em torno deste tema.

Nesta comunidade haverá ideias e pessoas que podem ajudar e sugerir algo ?
 
Olá amigos,
Não sei se já foi referido aqui e se é considerado um pouco "off-topic", mas estou a ter um "problema" com a siri.
Anda a acontecer várias vezes esta se ativar sem que seja chamada. Já retirei e voltei a definir o "Ativir com Hey Siri" mas o problema persiste.
Só acontece no Iphone 11, no Mac nunca aconteceu.
Alguém poderá ter alguma ideia?
A si, a Siri ativa-se sem ser chamada. A mim, eu chamo por ela e ela não me responde. A mal educada :D:D
 
Última edição:
Dúvido muito que sequer se deem ao trabalho de.... Como já disseram, são poucas as empresas que se dão ao trabalho de fazer produtos específicos para nós. Acho que Siri em PT-PT é uma coisa para se esquecer.
 
Eu prefiro falar com ela em Inglês se falo em Português ela traduz muita coisa mal para o Português - Brazil, é como se precisasse que eu fale com sotaque, o que não deixa de ser estranho.
 
O "engraçado" é outras línguas terem Siri nas suas diversas variantes, como francês de França, Québec, Suíça, etc.; inglês dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, etc.; espanhol de Espanha, México, Chile etc., e até, atente-se no pormenor, holandês (flamengo) da Flandres tem! Por aqui se vê a insignificância de Portugal. Faz-me lembrar há uns anos quando o site dos aeroportos de Paris tinham a língua portuguesa sinalizada com uma bandeira do Brasil (e eu fiz uma reclamação, ao qual eles responderam que assim era porque passavam mais brasileiros pelos aeroportos CDG/ORY do que portugueses). Agora já têm as duas bandeiras (devem ter tido mais reclamações/protestos ou ganharam bom senso).

Parece-me que a questão se pode prender com a nossa cultura. Nós abraçamos muito mais o inglês que outros paises europeus. Em muitos produtos tecnologicos que tenho, mesmo estando disponível a lingua PT eu prefiro manter em ingles, como por exemplo a Alexa.
Parece-me muito mais provavel encontrar PT-BR do que PT-PT por esse mesmo motivo.. a procura não deve justificar a especialização.
 
Há quem já tenha, está a decorrer testes em alguns utilizadores pré escolhidos, mais mês menos mês é publico.

A Apple tendo um userbase maior em Portugal, vai ser a única sem PT-PT.

Certo, mas em testes eu e a esmagadora maioria das pessoas não temos acesso.
Eu não me fiava nesse mais mês menos mês. A Google já tem o assistente em PT-PT nos telemóveis há bastante tempo e quando saiu também se especulava que mais mês menos mês ficasse disponível no Home, continuo à espera…
 
A mim também me chateia esta omissão. O que faço é utilizar em PT-BR mas falo naturalmente em PT-PT. Funciona bem para comandos simples, ditos com o menos palavras possível:

  • ”Temporizador 5 minutos”
  • “Adicionar alho á lista de compras”
  • “activar meio gás“ (nome de uma cena que tenho no HomeKit)
  • ”ligar ao pai”
 
Back
Topo