SAPO e TELEPAC ADSL 24M a 5-Nov-06

Alguém leu por aí acerca de um estudo que foi realizado sobre a taxa de penetração da internet em Portugal? Não? Os resultados podem ser indicadores do porquê de não se investir MUITO mais seja no que for...
 
Há que investir, mas também não se pode esbanjar. Investimento na minha opinião já está a ser feito. FTTH concordo, mas só na rede de cabo, e não foi a esse rede que me referi. Cobrir tudo o que são aldeias com fibra óptica como acontece com o cobre das centrais até casa dos clientes, está fora de questão por uma boa razão: não compensa o investimento. Se compensasse já havia cabo em muitos mais sítios, acredita no que te digo.


mas o direito nao é o mesmo? so porque alguem mora numa cidade tem direito a 100mbit e quem morar na aldeia fica com 1 *****? assim voltamos À velha questao, quem morar ao lado da central tem os 24mbit e os outros tem 1mbit... alem disso, mesmo na aldeia tambem se pagam os 15euros, e se ha menos gente, tambem ha menos fibra para gastar :-D

o futuro nao é certamente a tecnologia adsl, mas se toda a gente tivesse mais opçoes os isp's viam-se obrigados a investir, o problema é que o q se investe é em grandes centros pq ha mais competiçao, esta competiçao devia ser alastrada ao país todo...
 
isto é uma questão ridícula... vês algum continente na merdaleja de baixo???

Muito já fez a PT ao desenvolver através da PT Inovação os microDSLAMs e os PicoDSLAMs que permite que o pessoal da merdaleja de baixo tenha 1 mbps, porque lá fora nem existem PicoDSLAMs e não há empresa nenhuma que racionalmente monte um DSLAM só porque um cliente da rua castanha da down-under merdaleja wants a blody fast internet access... sejam realistas e não peçam das empresas o impossível...


--- RANT e macrescento depois de ter lido toda a thread---

Eh pah... vocês são todos muita bons e os otários das tv cabos e telepacas e pts são muita estúpidos e burros pois toda a gente vê que fibra é muito mais barato e melhor...

que drogas é que vocês tomam????

A malta que trabalha nessas empresas são pessoas como nós... são clientes... também pagam pelos acessos deles... acham que se fosse assim como vocês dizem eles não quereriam as mesmas coisas para eles??? deixem de cair no ridículo... estas threads deveriam ser emolduradas para a posteridade... equações matemáticas? Julgas que a PT por muito grande que seja tem poder de mercado para comprar equipamentos à cisco ao mesmo preço que uma France Telecom??? a PT diz "olha que eu não te compro o router se não baixares o preço e a cisco diz... está bem!!!. Nós infelizmente somos em número de clientes úteis de novas tecnologias (seja a que preço for) da dimensão de uma cidade fracesa, só que espalhados por um país inteiro... deixem de caír no ridículo e exigir 20 mbps em todo o lado...

O cobre é todo da PT (a PT -empresa privada como a CLIX- comprou ao estado e pagou-o a preço de mercado tendo-se abandonado o modelo de concessão) e mesmo assim a PT instala um cobre numa casa remota no meio da serra da estrela em menos de 2 meses pelos falados 86€... a EDP é mesmo pública, mas pede 5.000 cts ao dono da casa (caso real de um primo meu) para ter electricidade pública... e com o menor nível de serviço (com cortes e flutuações máximas)...
Os outros operadores alugam o cobre à PT e a PT é obrigada a dar o cobre em condições... senão paga multa aos clix deste mundo... ou julgam que a clix é burra??? também é um negócio... atira-vos areia para os olhos... isso sim... desculpa-se com os outros pois quando entrou no mercado cagou para o investimento...

Fibra optica é o futuro dizem voces, e eu concordo... mas mesmo para a PT a FO é cara (leia-se outros equipamentos)... exige uma rede toda de princípio... e quem vai investir na empresa? sao outros empresários que querem receber dinheiro... claro por vocês a malta da pt virava-se e dizia...... ó zé Esperito santo...investe aí uma batelada de dinheiro para trocarmos tudo por fibra optica e esquece estaa rede que ainda está a funcionar... Isso é o mesmo que o vosso irmão mais novo se virar para voces e dizer... sairam umas novas placas de video xpto que fazem sli2... troca aí o teu computador todo para eu ter mais de 200 fps quando o monitor não dá mais que 100)

Caiam na real... Portugal é um país pequeno, as empresas são criadas para dar dinheiro a quem nelas investe (ou julgam que os lucros anuais da PT são metidos num banco?? quem emprestou dinheiro à pt quando comprou as suas acções... espera que lhe paguem "juros" anuais e bem altos por este empréstimo... se as acções não sobem no mínimo quer dividendos e estes lucros são redistribuídos pelos acionistas...senão tiram de lá o dinheiro vendendo todos ao mesmo tempo e fecha.se o estaminé...

Oferecer Prémios aos clientes pelo DD é uma prática comum (A EDP faz isto no empresarial, todas as empresas fazem isto entre elas... assegura um prazo de pagamento certo... quando te atrasas porque esqueces de ir ao multibanco pagar a tua conta também não reclamas e as empresas nao te cobram juros pelo dinheiro que te estão a emprestar...

irra...isto é conversa surreal de quem não paga, e reclama por coisas que lhe dão... infelizmente é o Portugal que temos... dass
 
Última edição:
re:

Concordo contigo que a restruturação não passa so pela PT, mas tambem pelo governo muito a semelhança do que aconteceu em certos paises.
Por isso andar apontar sempre o dedo a eles não é a melhor solução.

Enfim já disseram aqui que eu não percebo nada de gerencia ( não percebo nem falei em gerir ) e que o investimento "surreal" é dificil de concretizar.

Eu não discordo com os preços elevados no investimentos e que não se deva encontrar soluções comercialmente viaveis como o adsl2+ e o vdsl2.

Apenas acho que já de deveria começar a pensar em estudos e aos poucos e poucos ir investindo... porque isto não é uma coisa que se faça em 3 ou 4 anos.

Já agora para aqueles que eu sou digo besteiras aqui tem um estudo comercial de FTTH para a Australia:

Aqui poderão ver uma analise economica, desde investimento até impactos a todos os niveis economicos.

*NOta: isto foi para a austrália feito pela ericsson.

http://www.ftthcouncil.org/documents/254037.pdf
 
Última edição:
Tomek... nunca respeites estudos de investimento numa tecnologia realizados por uma das empresas que fabrica a mesma tecnologia...usam normalmente preços de custo próprio (antes de aplicar as suas margens) e desconhecem de todo a topologia das redes instaladas...

Instalar uma rede de fibra optica até casa do cliente não é só trocar o cabo... exige um repensar de tudo, já que os proprios comutadores digitais (que têm menos de 3 anos em toda a rede) teriam que começar a ser substituídos por routers avançados que permitissem prioritização de pacotes iP para conseguires ter milhares de pessoas a falar para destinos diferentes em simultãneo sem os cortes habituais do streaming de video...

O exemplo do skype é um excelente exemplo e segue os ideiais dos Bit torrents que é a computação/routeamento distribuído... todos os clientes são routers... só que qual será a empresa de comunicações que vai apostar em algo semelhante, quando esta ideia implica que não haverá informação centralizada do trafego... pois... é que em algum sítio ter-se-à de contabilizar os bits e os bytes para se poder facturar... e agora?

Caminha-se a passos largos é para que os proprios routers (suportados em equipamentos de comutaçãoao nível optico, enão electronico/sinal electrico) contenham essa capacidade e essa inteligência... mas sabes o que isso implica? que todos eles usem o mesmo software, ou então que optes por um único fornecedor... que se falir...te deixa na mão!!!!

(A British TElecom tem o projecto mais avançado neste domínio, nas chamadas redes de proxima geração... é tão avançado que está à mais de 10 anos em projecto, e não passa dessa fase...todos os anos é adiado por mais um anito... é assim tipo duke nukem forever...)
 
[PT]latrine;1172085 disse:
irra...isto é conversa surreal de quem não paga, e reclama por coisas que lhe dão... infelizmente é o Portugal que temos... dass

Eu só acho é que deverias ter mais calma a falar, porque de certeza não estás a falar com familiares ou amigos teus. Mas é só a minha opinião, vale tanto como a tua.

Mas continuando, fora de rants e flames, lá fora as pessoas, na sua maioria, obtêm aquilo que estão a pagar, em velocidades e tráfego, não existe um mercado capado (sim, capado) como existe em Portugal, monopólios protegidos não são tantos assim e a concorrência que se amanhe, invista se quer andar para a frente. A concorrência não investe, nisso tens toda a razão. Mas todos os dias vemos as politicas menos recomendáveis da Portugal Telecom, e também de todos os outros ISP's, não compreendo o teu "biasing" a favor da Portugal Telecom... e se eles investiram nos MicroDslam's foi porque lhes deu dinheiro, não fizeram favor nenhum a ninguém.

Quanto a merdaleja de baixo... enfim, são formas de falar!

a concorrência não investe, nisso tens toda a razão.
 
Última edição:
e se eles investiram nos MicroDslam's foi porque lhes deu dinheiro, não fizeram favor nenhum a ninguém.
err... nem por isso... e "a dar dinheiro", vai ser daqui a muito muito tempo, pq não se trata só de custo de aquisição e instalação, mas também do R&D.

e nem biased nem não biased... a pt tinha um objectivo: cobertura total, e investiu nisso. agora não me venham com a treta do bicho mau e q a pt é má em tudo. foi uma coisa boa e há q reconhecer isso.

e "lá fora", como referes, existe muito bom país com adsl a 10 e a 15 eur mas que não tem a nossa cobertura de ADSL. e para quem mora na "merdaleja de baixo" isso é q importa.
 
Se vão usar ADSL2+ aproveito para informar que os 24Mbits é a quem está a menos de 200m (ou menos) da central.. Eu tou a 330m de cabo do DSLAM na central até ao meu modem e só consigo 22Mbits com um bom modem e uma boa linha por isso... (trabalho na Novis, fiz testes práticos, não é teoria nenhuma)

Cumps


Vivo a mais de 200 metros da central e a minha linha da na boa os 24megas! (Testado por um amigo pessoal que trabalha na PT na area de linhas de alto debito!)

Mudança de 8MB logo para 24MB? Esquisito.

Eu moro a uns 3KM da central, e ando na casa dos 460KB/s, nem sequer chega aos 4MB e tenho contratado 8MB!

Aumentam velocidades, aumentam tráfego, fazem promoções para se ter ainda mais tráfego, lançam novos tarifários, mas mexer nas linhas é que não.

Eu supostamente sou cliente de 4mbs e só tenho 2mbs, quanto mais os 24....


Desculpa que vos diga mas sao parvos... se tem X megas contratado e n chegam a metade pq a vossa linha não dá ja pensaram em colocar o tarifario de Inferior e poupar alguns euros ao fim do mês???


entre ter 4mb e ter largura real de 3.5mb, e ter os 8mb e so dar 7mb reais, sem agravamentos de custos como vai ser, chulem-me à vontade.

CHULEEEM-ME.

país de mal agradecidos, é tão deprimente sempre que há upgrades gratuitos nos serviços, toda a gente criticar. FFS.
Amei este post... CHULEM-ME A MIM TAMBEM!!! lol

e sim... os upgrades tem sido de graça... senao vejamos o meu caso no inicio da sapo era cliente pro, ou seja tinha o ilimitado nacional com 1mega.. depois passaram para os 2 megas se n tou em erro, depois 4... depois aderi ao DE e FE (e não... nunca tive problemas com nenhum destas situações, a factura em papel iria para o lixo mais cedo ou mais tarde por isso mais 1mega menos mega a ocupar espaço no mail n e por isso que alguem morre) ora nesta altura fiquei a pagar menos 10€ ou seja.. pago 35€ tenho ilimitado nacional, 8+35 Internacional, e uma ligação de 4 megas.... hum... sera que devo ficar preocupado por me actualizarem de graça sim pq caso ainda n tenham reparado isto n vai ter custos ao cliente final, para 8 megas devo ficar preocupado??

Engraçado este forum... ha pessoas que se keixam por termos a net mais lenta da europa, e neste topico vejo pessoal chateado por a telepac/sapo/pt/chamem_o_que_lhe_kiserem kerer actualizar as linhas para 24megas... consigam-no ou não tou-me literalmente a lixar por agora... mas ao menos fica la o esforço deles (€€€).
 
err... nem por isso... e "a dar dinheiro", vai ser daqui a muito muito tempo, pq não se trata só de custo de aquisição e instalação, mas também do R&D.

e nem biased nem não biased... a pt tinha um objectivo: cobertura total, e investiu nisso. agora não me venham com a treta do bicho mau e q a pt é má em tudo. foi uma coisa boa e há q reconhecer isso.

e "lá fora", como referes, existe muito bom país com adsl a 10 e a 15 eur mas que não tem a nossa cobertura de ADSL. e para quem mora na "merdaleja de baixo" isso é q importa.

Se, sinceramente, acreditas que a PT instalou DSLAM's por caridade e não pensou no retorno a curto prazo, é a tua opinião.

Amei este post... CHULEM-ME A MIM TAMBEM!!! lol

Acho que já ficou mais do que explicito de que os upgrades NÃO FORAM DE GRAÇA. Desse ponto de vista, até posso admitir que o sejam, mas a matemática não falha. Por muito abstracta que seja! ;)

Latrine, se eu fosse gestor da PT nem sequer estaria aqui a deixar as minhas postas! O meu ponto de vista é unicamente de consumidor! E temos sido todos roubados a toda a força! Quanto á inovação... penso que não tenham investido tanto como se fala, mas quanto a isso não me posso pronunciar, não tenho conhecimentos para tal! Mas de certeza que obtêm retorno rápido ou nem sequer investiam, não era? Quanto a isso, estamos em concordância, ou não? Claro que o obejectivo de uma empresa, seja em que área for, é obter lucro! Em Portugal não é diferente! (Até é diferente, pois os consumidores admitem, e alguns ADORAM certo tipo de abusos, mas isso são causas da péssima formação académica e pessoal de grande maioria dos portugueses, discussões para outros sitios.)

Agora, a PT passa a ser a maior, a benfeitora, como se vê em muitos textos (propaganda), que até investigação faz e tal (num outro fórum um membro da PTi até deu como exemplo a Portugal Telecom ter como parceiro a Microsoft, isto é, no minimo, um ridiculo exemplo) é de loucos! Inovam para ganhar mais, mais nada! ;) Não é para poder dar ADSL a quem vive fora de centros urbanos, é apenas para poderem juntar mais uns trocos no final das contas!

E sim, a concorrência não investe um tusto, quanto a isso tens toda a razão. Culpa de quem? Mais conversa para outros locais.
 
Última edição:
Uma coisa é instalar os microdslams para conseguir "roubar" o dinheiro aos clientes das pequenas vilas onde de outra forma não conseguiam "impingir" os seus serviços... outra coisa é pagar a uma equipa de engenheiros durante um ano ou mais dedicados ao desenvolvimento de uma tecnologia nova apostando na miniaturização que dificilmente será recompensada pelos parcos roubos conseguidos por cada microdslam instalado em cada vila ou aldeia... mas sim... acho que tens razão... eu sou totalmente PT biaised...

A PT é uma empresa... se não pensasse no retorno não estava lá (não me lembro de ver a concorrência a vender adsl nestes sítios... ahp... têm que investir pois é...)... mas uma coisa é retorno de serviço, que todos nós achamos que é um roubo, blah, blah, incompetência, blah blah, mentirosos que nem os 2 megas consigo blah blah... outra coisa é patrocinar engenheiros portugueses para cumprir o objectivo de desenvolver um meio para levar banda larga às localizações mais remotas, colocando a empresa na ponta do desenvolvimento tecnológico... e olha que os outros países são tão desenvolvidos e têm acessos tão rápidos que esta tecnologia não deve interessar a mais ninguém...

Lighten up... e pensem no que fariam no lugar de um gestor de uma empresa que tem que dar lucro... tal como todas as outras... (ao contrário dos concorrentes que dão buraco todos os anos e mesmo assim sobrevivem... sem pagar impostos nem nada)
 
Aumentar a velocidade de 8 para 24 e de 4 para 8 ???
isto é tudo muito bonito>( a minha assinatura é de 4 mb/s mas a só consigo velocidades de 1,7 no maximo.... aumentar a velocidade tudo bem, mas não se esqueçam de modernizar as linhas para todos podermos ter estas velocidades, o sol quando nasce é pra todos...ou deveria ser.:004:
 
Se, sinceramente, acreditas que a PT instalou DSLAM's por caridade e não pensou no retorno a curto prazo, é a tua opinião.
a curto prazo garanto que não vai haver retorno. a médio/longo prazo sim. houve microDSLAM's que encheram logo, é verdade, mas houve outros que ficaram às moscas...
 
a curto prazo garanto que não vai haver retorno. a médio/longo prazo sim. houve microDSLAM's que encheram logo, é verdade, mas houve outros que ficaram às moscas...


Mas isso acontece em todas as áreas de actividade humana, o risco é inerente a tudo. Quem não arrisca não petisca. Por muitos estudos de mercado que se possam fazer, a margem para o risco está sempre presente.
 
re:

Sabendo que somo um dos paises mais ruralizados de portugal, penso que o desenvolvimento de microSlam's é um passo natural no mercado português.

Já agora este paço demonstra a capacidade de uma organização se adequar às suas necessidades e as necessidades do mercado, e não se limita simplesmente a copiar uma tech e inseri-la à parva.

Nesse aspecto os micro's é sempre algo bem vindo.
 
A Soanecom dá lucro, a PT instalou os DSlams nas abrunheiras porque fazia parte do plano de banda larga do Governo.

1 tiro 2 melros.
 
Sabendo que somo um dos paises mais ruralizados de portugal, penso que o desenvolvimento de microSlam's é um passo natural no mercado português.

Já agora este paço demonstra a capacidade de uma organização se adequar às suas necessidades e as necessidades do mercado, e não se limita simplesmente a copiar uma tech e inseri-la à parva.

Nesse aspecto os micro's é sempre algo bem vindo.

País mais ruralizado de Portugal? :-D (eu sei que foi sem querer) :) Eu percebi o que querias dizer.
Além de tentar obter retorno uma Empresa deve de se saber adaptar ás necessidades do mercado e investir em R&D.
Mas mesmo assim a França tem um meio rural muito grande também e não sei se andarão para lá com microSlams :)
 
lideram a mudança. qual mudança?
limites de trafego mais alargados? certamente estão na cauda e a reboque.
estratégias não beligerantes entre tvcabo e sapos/telepacs continuam apesar do grupo pt afirmar que são cousas distintas.

e o telefone da tvcabo?
e o iptv da sapo/telepac?

e a liderança nos preços?!

Se partem do Zero claro que tem MAIS mudança que a concorrencia .., mesmo que nem cheguem perto. ;)

tlf na tvcabo => netcabo messenger com voip.
iptv ... vem ai segundo dizem ... daqui por 2 meses.

Se estamos a falar em apostas triple play podemos dizer que o grupo PTM tem os piores pacotes do mercado.

Tenta bater o pacote "basico" da TVCabo ... apresenta alternativas melhores e mais baratas.

Isto porque quem tem Netcabo/tvcabo é obrigado a installar mais uma tomada de telefone 86€ ( caso nao adira a promoçoes maravilha da pt ), mais pagar o aluguer de uma linha 15€.

TVCabo+net speed use/Zzt + telefone.voip = x€ por mês.
Quem tiver TVCabo e fôr INSTALAR um telefoen fixo é BURRO e mais o que se lhe quiser chamar.

Para quem tem telepac/sapo terá que aderir a uma tv que se for do grupo pt, será a netcabo. Mais uma instalação e adesão a um serviço de 22,50 ( 40 canais ), que basicamente é dos mais, se não o mais caro do mercado.

Quem tiver ADSL pode escolher entre todos (ou quase todos) os serviços de TV disponiveis sejam eles dados pela PT ou não ... e digo "quase" todos porque há 1 que te obriga a ter NET para teres a hipotese de escolah de instalar telefone ou tv. sabes qual é ?

Ok... antingir a barreira dos 24Mbits, depois disso acho que é melhor começarem a pensar em VDSL ( restruturar toda a rede nacional ), ou então investir decentemente em fibra para o FTTH.

Sim ... eles "depois disso" vão começar a "pensar" em serviços que até nem já anunciaram nem nada que viriam ai nos proximos tempos.

Já agora os limites melhoraram na netcabo e na telepac, mas a latência da rede no modo geral continua má. No caso da telepac não terá muita culpa estamos a falar de ADSL, agora na netcabo chama-se a isso fraco investimento na qualidade.

Nisto só te digo 1 coisa ... a pagina da Techzone NESTE SERVIDOR ACTUAL por estas alturas do ano passado demorava-me uns 10 minutos a abrir ... e muitas das que eu costumo ver diariamente nem abriam ao fim de 30 minutos ... claro que eu estava no UK (mais propriamente nas bandas da Apple Store de Londres) ... mas isso não quer dizer nada ... as paginas inglesas por exemplo abriam todas num piscar de olhos ... e até tinha excelentes pings pros sitios do costume ... tão bons como os que q.q. sapinho tem por cá.
Por exemplo costumo ver umas paginas asiaticas e sul americanas cá que no UK nem abriam ...

:lol: :004: :lol: :lol: :lol: :lol:

É engraçado como cascam sempre nos mesmos pontos em relação á PT sem fazerem q.q. tipo de comparação nem ligarem as letrinhas miudas.

offtopic:

Ena pá finalmente a PT se decidiu a disponibilizar a velocidade REAL da ADSL(*) ao consumidor final ... lá vão os 99% dos clientes do telefone fixo poder beneficiar FINALMENTE de ligações minimamente decentes ... e a seguir que venha a iptv com mpeg4
 
mas o direito nao é o mesmo? so porque alguem mora numa cidade tem direito a 100mbit e quem morar na aldeia fica com 1 *****? assim voltamos À velha questao, quem morar ao lado da central tem os 24mbit e os outros tem 1mbit... alem disso, mesmo na aldeia tambem se pagam os 15euros, e se ha menos gente, tambem ha menos fibra para gastar :-D

o futuro nao é certamente a tecnologia adsl, mas se toda a gente tivesse mais opçoes os isp's viam-se obrigados a investir, o problema é que o q se investe é em grandes centros pq ha mais competiçao, esta competiçao devia ser alastrada ao país todo...

Quem mora num predio de 20 andares com 4 ou 5 apartamentos minusculos por andar ao lado da central tambem teria que ter direito aos 10 hectares de relvinha , á piscina e á garagem pra 5 carros a que muito boa gente tem direito por morar lá na parvonia (*) ...


Dou-te ali um exemplo do algarve aonde tens nem meia duzia de localidades que tem TVCabo + Cabovisão ... e depois o interior nem uma nem outra ... mas a população lá é quase toda do interior ...
 
re:

[PT]latrine não é que discorde com o facto o investimento necessário ser muito alto.

Alias, não sei se leste o PDF e olhas-te para os numeros apresentados por eles...


Sotavento, penso que estejas a falar do serviço clássico de TV: 22,50€ 40 canais.

-Cabovisao Light 40 canais: 17,29€

Internet:

- Netcabo 8megas = 45,85€
- Cabovisao 8megas = 30€


Telefone da pt, assinatura mensal de 15 euros e qualquer coisa.

Se escolheres TV+telefone, tv+net ou tv+telefone+net na cabovisao, deixas de pagar assinatura.

E não sei se existe outras operadoras de cabo a fazerem por menos.
 
Back
Topo