Sabayon Linux

O sabayon 3.4f foi a UNICA distro que consegui colocar no portatil (T7500 disco sata com achi) todas as outras embarravam com os drivers sata suponho..
 
Depois de formatar o disco todo do meu portátil e ter mandado à vida Debian e Win, optei por instalar o Sabayon mini 3.4, enquanto espero pela nova fornada de distros (Ubuntu, Mandriva, OpenSuse), o primeiro motivo porque escolhi é porque é das poucas que me faltavam testar a sério e depois porque ando sem tempo nenhum para andar a configurar distros, queria portanto uma distro com as coisas a funcionar out of the box.

A primeira impressão foi bastante positiva, o hardware foi todo detectado, Compiz Fusion a funcionar muito bem e em ATI, o software incluido é também bastante porreiro, sem o exagero da versão normal, fiquei extremamente contente por incluirem o SMPlayer, o gestor de pacotes é também muito porreiro e a compilação não é tão lenta quanto pensava, o problema é mesmo o WM padrão ser o KDE, ando a tentar ambientar-me, pois o KDE 4 promete, mas continuo sem atinar muito com aquilo, resultado maior parte das vezes uso fluxbox...

Resumindo, apesar de não ir durar muito tempo como SO principal no meu portatil, essa posição vai ser certamente ocupada pelo por uma das 3 que referi acima, vai ser daquelas distros que vou testar sempre que sair uma nova versão.
 
eh pá,

experimentem o Sabayon que é bom.
Enche o olho e é excelente para mostrar aos amigos.

É isto que queremos que o Linux seja.
Quanto aos 8.5 gigas, nao sao obrigados a instalar tudo.
E nas distros mais recentes isso já nao acontece.

Além disso, os efeitos sao muito bonitos e teem um bom sistema operativo.
Ainda ontem convenci 2 pessoas a usar, apenas por mostrá-lo.
Convençam-se que o VISTA é caro, o OFFICE é caro, e TUDO O RESTO É CARO.
No linux, vem tudo ou quase, gratuitamente e com melhor QUALIDADE.

se nao gostam do sabayon, teem mais distros, mas nao teem NENHUMA tão bonita
a arrancar logo do DVD.
 
eh pá,

experimentem o Sabayon que é bom.
Enche o olho e é excelente para mostrar aos amigos.

É isto que queremos que o Linux seja.

Tu podes querer isso, já a maioria de utilizadores de linux não me parece que seja isso que quer.

se nao gostam do sabayon, teem mais distros, mas nao teem NENHUMA tão bonita
a arrancar logo do DVD.

Qualquer distro pode ser configurada para ter o mesmo aspecto que o Sabayon.
 
É curioso que o Sabayon está para o Gentoo como o Ubuntu está para Debian... Mas enquanto que gosto muito de Ubuntu (é a minha distro :)) e também de Debian e de Gentoo, não gostei nada de Sabayon, deve ser de embirrar profundamente com o KDE.

É legitimo gostar, é uma ideia tentadora (eu ao principio também experimentei, e estava entusiasmado): ter um Gentoo já configurado em que depois é só meter coisas com o portage... Mas depois deixei-me disso.

Enfim, não me convence.

EDIT:
Qualquer distro pode ser configurada para ter o mesmo aspecto que o Sabayon.
ou melhor :P
 
boas.
sabem m dizer quais é o software que o sabayon traz?
tipo: openoffice, leitores de mp3, etc, etc, etc.......
e q ja tou farto de procurar e nada encontro...
cumps
 
boas.
sabem m dizer quais é o software que o sabayon traz?
tipo: openoffice, leitores de mp3, etc, etc, etc.......
e q ja tou farto de procurar e nada encontro...
cumps

Tens muitos programas, mas mesmo muitos para quase tudo. É provavelmente o live cd (DVD) mais completo que existe a este nível.
 
boas pessoal!
experimentei ontem o sabayon... e nah gostei!
tinha uma grande expectativa em relação a esta distro e desiludiu me bastante. Basicamente so tem ambiente grafico! e toneladas e toneladas de software...
aconselho a experimentar... mas nah é grande cena!
cumps
 
Bem, eu nem sequer do ambiente gráfico gosto.

A distro é muito pesada, vem com muito lixo, e não a acho nada bonita, mas isto sou eu.
 
Eu já usei.. É realmente bonito, fica td pronto dps de instalar e reconheceu o hardware mais importante do meu portatil (lg s1 pro). Mas n consigo de maneira nenhuma ligar à rede eduroam na faculdade. E com ubuntu é logo... Por isso acho q vou é mudar pra ubuntu, embora tenha gostado da ideia de ter um Gentoo fácil de configurar e usar.
 
e foi lançada mais uma versão estável.
Fabio Erculiani has announced the final release of Sabayon Linux 3.5:

"Sabayon Linux x86/x86-64 3.5 stable release. Distribution features, updates, changes since 3.4: Linux kernel 2.6.25.9 with extended wireless, laptop (UMPC, like Eee PC), file system (Unionfs, Aufs, Squashfs, ext4, NTFS-3G) support; really fast boot time; out-of-the-box hardware detection, input devices, GPUs, wireless networks; easy-to-setup 3D desktop and gaming support, thanks to Compiz Fusion 0.7.6 and a set of free top-tier games; AMD/ATI Catalyst 8.6 and NVIDIA 173.14.05; X.Org server 1.4.2 (7.3), automatic input devices configuration through HAL; a set of ready-to-use applications and desktop environments - KDE 3.5.9, GNOME 2.22.2, Xfce 4.4.2, OpenOffice.org 2.4, Firefox 3.0, Google Earth 4.2 and Picasa 2.7, Flash 9, Java 1.6 (IcedTea), Innotek VirtualBox 1.5; Entropy, a fast, user-oriented, Sabayon Linux package manager...."
 
Não gostei. É verdade que tem tudo e mais alguma coisa...mas acho muito pesada, possivelmente a distro mais pesada que ja experimentei, e não sei porque sinto mas sinto falta de versatilidade...
 
minha opinião (2 cents :P):

- e um bocado maravilhoso e pesado. ya, se quiser coisas bonitas, maravilhosas, pesadas e que funcionem (ok, barely) out-of-the-box instalo o vista rc1 e espero um bocado pelos programas de temas..

- n é suposto um dos trunfos de usar linux ter-se um sistema altamente configurável sobre o qual temos controlo? então porque raio é que esta trampa me vai ocupar 8.5GiB no disco a instalar software que não quero, e a por-me configs da maneira que não gosto?

- é feio, desculpem lá, tenho o meu sistema em casa também com beryl/nvidia aiglx e tá mais bonito/usável, não ocupa tanto, e tá ao meu gosto..

- ok, tá bem que nem toda a gente tem todo o tempo do mundo para configurar uma distribuição de raiz (eu demorei alguns meses), mas para além de "showroom", não vejo qualquer utilidade para esta distribuição..

- gentoo based, boa.. no entanto está tudo compilado para i686.. optimizações que o pessoal de gentoo gosta tanto pelo cano abaixo.. bem, ao menos ficaram os scripts e a portage, mas para o que está, bem que se podiam basear em debian ou em redhat..

- pa, n gosto, e estas distros manhosas já morriam...
em tempos experimentei.. e tudo o k disseste aplica-se na perfeição..
:x2:
 
Quanta Briga nesse Forum.

Opinião de usuário experiente de Sabayon e também de Gentoo. Uso as duas, meu comp. tem triplo boot, Sabayon, Gentoo e Vista.

1)
Sabayon é um Gentoo típico, só que sofisticado, mas é um Gentoo. Primeiro erro: os Gentoo users puros dizem que o Sabayon usa binários e não compila. Não é verdade, as versões novas, usam binários, na atualização se vc usar Entropy, nas versões antigas, não, e em todas as versões, todos os instaladores de Sabayon, usam repositorios Gentoo e tudo é compilado, só que automatico. instalar Sabayon pode demorar horas, vcs sabem... binraios não levam horas!
Sabayon não é um Ubuntu, um debian, ele é instalado pra sua maquina, só que é automatico.
2)
Sabayon e gentoo são ótimos!!! o gentoo é enxuto, vc instala o que quer, sabayon instala tudo, é uma questão de gosto, eu gosto os dois!
3)
Instalador gráfico do gentoo é bugado,só os antigos.... o Novo Gentoo, 2008, não é, eu usei!
4) fácil ou difícil? Olha dizem Sabayon é fácil, Gentoo é difícil. Olha Gentoo é difícil mesmo,pq usa Portage, emerge etc... Sabayon é fácil? Não, é é tão difícil quanto o gentoo, cheio de pacotes bloqueados e mascarados... linux de compilação são todos dificeis...., mas são fantásticos.
O usuario só de sabayon, diz que não consegue usar Gentoo.... Experimenta, pq consegue sim, é igualzinho!
Se vc só usar Debian ou Ubuntu, de inicio,não usará sabayon e nem gentoo! Precisa prática, é pra quem pode e naõ prá quem quer...
5)
comando emerge world e comandos profundos deep.... Emerge world dá problema....? Em sabayon dá!!!! em gentoo não!!!! Pq? Por causa do número de pacotes instalados. uma coisa é 40 pacotes em Gentoo,outra é 1000 pacotes em sabayon! Vc terá dezenas de pacotes quebrados os mascarados e demorará dias compilando, se der emerge world em Sabayon!
6)
é uma questão de gosto e necessidade. Se quiser uma distro minimilista, muito rápida, e instalar só o que quer usar, use Gentoo.
Se quiser ter tudo a mão, instalado, rodando e gosta de Distros grandes, maximizadas e com muitos ambientes gráficos, Use Sabayon.
Minha opinião é que, no mundo, não há linux como sabayon e Gentoo. São os dois melhores.
Gosto também de Arch, Mandriva, OpenSUSE, fedora, mas menos... VidaLinux? é Gentoo também.
Ubuntu?, Olha, bonito, fácil, mas é pesado e lento...
 
Back
Topo