Sabayon Linux

Autentica mentira!!! Desculpa k te diga mas fazer emerge world NÃO tem problema absolutamente nenhum!!!!!
Por isso é k os Developers do gentoo.... (incluindo eu) andamos um pco xateados com o lx_nay (criador do Sabayon).
O "emerge world" a unica coisa k faz é ir ver se em todo o universo de aplicações k tens instaladas, há alguma mais recente k possas instalar. Por exemplo, tens o firefox 2.0, mas entretanto saiu o 2.0.1, fixe, o emerge world detecta isso e actualiza-te o firefox. nada mais!!!!!
uma coisa pode dar problemas, k é fazeres um "emerge -e world". este é k nao convem fazer...... alias... só akele "-e" é k é mau em termos de "User experience" pk pode dar umas complicaçõezitas....
mas sinceramente.... sabayon nao passa dum Gentoo com um installer grafico (k o gentoo tb já tem) para ajudar na instalação, de resto é tudo Gentoo.... sem tirar nem por.

edit:
so pa provar k nao faz mesmo mal nenhum
Código:
morpheus ~ # emerge world
Calculating world dependencies      ... done!        
>>> Auto-cleaning packages...

>>> No outdated packages were found on your system.
 * GNU info directory index is up-to-date.
morpheus ~ #


Tal como disse, não percebo lá muito de Emerge :) Mas ainda bem que estava errado. Gostava de actulizar o sistema todo mas tinha meto de dar cabo dele por isso ia actualizando apenas uma ou outra aplicação. Sendo assim amanhã faço o update com o emerge world. Thanks.

Por curiosidade, o que faz o "-e"?
 
Expliquem qual a piada ter um gentoo "a la Ubuntu"?

Eu gostava de experimentar Gentoo mas achas que algum dia um n00b que só usou Ubuntus, Fedora e Suse iria conseguir instalar Gentoo? E depois disso?... Como é que algum dia iria conseguir ter KDE + Gnome + apps + codecs + drives + beryl a funcionar out of the box?

Sabayon facilita grande parte do trabalho. Com pouco esforço estou a usar uma excelente distro sem precisar de tocar na linha de comandos e com um visual excelente.

Além disso, tem sempre tem aquele ar de "distro elitista" por ser baseada em gentoo :-D
 
Amigo, é tdo 1 questão de paciência...
eu comecei ubuntu (nem umas semanas) > kubuntu (alguns meses) > Gentoo (té a board pifar :( ). Gentoo tem n documentação, e qualquer duvida quase certamente encontras no forum oficial.
Basta teres outro pc ao lado, paciencia e alguma habilidade. Mas que ficas com outro tipo de conhecimento ficas.
 
Corri agora o Kuroo e aquilo tem mais de 400 aplicações para actualizar. Algo me diz que é melhor não dar uso ao emerge worl lol
 
Eu gostava de experimentar Gentoo mas achas que algum dia um n00b que só usou Ubuntus, Fedora e Suse iria conseguir instalar Gentoo? E depois disso?... Como é que algum dia iria conseguir ter KDE + Gnome + apps + codecs + drives + beryl a funcionar out of the box?

Sabayon facilita grande parte do trabalho. Com pouco esforço estou a usar uma excelente distro sem precisar de tocar na linha de comandos e com um visual excelente.

Além disso, tem sempre tem aquele ar de "distro elitista" por ser baseada em gentoo :-D

Mas a piada do Gentoo é mesmo essa. Poderes ser tu a escolher o que a distro tem, compilar os módulos que queres, optimizar para a tua própria máquina etc, etc. Para isso mais vale um Debian que te permite personalização fácil sem a trabalheira do Gentoo.

PS: para uma "distro elitista" podiam ter evitado um nome de sobremesa :007:
 
Mas a piada do Gentoo é mesmo essa. Poderes ser tu a escolher o que a distro tem, compilar os módulos que queres, optimizar para a tua própria máquina etc, etc. Para isso mais vale um Debian que te permite personalização fácil sem a trabalheira do Gentoo.

PS: para uma "distro elitista" podiam ter evitado um nome de sobremesa :007:


Provavelmente se todos soubessemos instalar e configurar Gentoo provavelmente estarias todos a usa-lo neste momento.

O problema é que para conseguir isso teria que passar por um longo processo de aprendizagem e para isso é preciso tempo. E para quem anda no 11º ano e tem exames nacionais daqui a 2 meses, tempo não é algo que abunde.

De qualquer maneira, Sabayon é 100% compativél com Gentoo. Por isso não deve ser dificil passar de Sabayon para Gentoo (no fundo até estou a usar Gentoo mas com um visual diferente, centenas de programas pré instalados e uma overlayer no emerge (nem faço ideia do que isso seja lol)).

Quanto ao nome, eu até gosto. É um nome com estilo e soua muito melhor que Gentoo :-D (e como não sou Italiano essa questão da sobremesa fica de lado :007:)
 
Provavelmente se todos soubessemos instalar e configurar Gentoo provavelmente estarias todos a usa-lo neste momento.

Não, porque para mim e para muitos não compensa compilar, já o tive e após algum tempo preferi mudar para Debian que não requeria tanto tempo para actualizar.

O problema é que para conseguir isso teria que passar por um longo processo de aprendizagem e para isso é preciso tempo. E para quem anda no 11º ano e tem exames nacionais daqui a 2 meses, tempo não é algo que abunde.

Nesse caso Gentoo não é para ti. Existem montes de distros. Cada uma se adapta as condições do seu user alvo.
De qualquer maneira, Sabayon é 100% compativél com Gentoo. Por isso não deve ser dificil passar de Sabayon para Gentoo (no fundo até estou a usar Gentoo mas com um visual diferente, centenas de programas pré instalados e uma overlayer no emerge (nem faço ideia do que isso seja lol)).

Não estás a usar Gentoo. Seria o mesmo que dizer que ao usar Ubuntu estava a usar Kurumin ou Debian. Estás a usar uma distro que se baseia o que a nível de experiência pode ser diferente tanto a nível de estabilidade, rapidez etc...

Quanto ao nome, eu até gosto. É um nome com estilo e soua muito melhor que Gentoo :-D (e como não sou Italiano essa questão da sobremesa fica de lado :007:)
Soa melhor :O nem sem sei como se pronuncia Sabayon...
 
Última edição:
Provavelmente se todos soubessemos instalar e configurar Gentoo provavelmente estarias todos a usa-lo neste momento.

O problema é que para conseguir isso teria que passar por um longo processo de aprendizagem e para isso é preciso tempo. E para quem anda no 11º ano e tem exames nacionais daqui a 2 meses, tempo não é algo que abunde.

O que eu ando a perder nesta thread :D

Jovem, não seja por isso...aprendi Gentoo enquanto andava na faculdade e há tempo para tudo. A sério que não perdes nada em ler e instalar Gentoo de raiz, arranja um dia ou dois para te dedicares isso e não precisas de mais, a menos que faças mesmo muita borrada (i.e: não leias a documentação) :P

Gentoo com pacotes pré-instalados e uma overlay por defeito...omg...isso é quase sacrilégio. E só não levas na cabeça por dizer que "emerge world não se deve fazer" porque já te corrigiram :)

Já agora, para satisfazer a tua curiosidade, a opção "-e" (empty tree) num emerge world reinstala-te todos os packages e suas dependências de acordo com as USE flags.

E quando tens uma overlay significa que tens um conjunto de ebuilds na tua tree de pacotes que não fazem parte da tree oficial. Ou seja, imagina que eu tenho um programa qualquer feito por mim que não seja suportado oficialmente, posso escrever eu mesmo uma ebuild, que não é mais do que um ficheiro de texto que gere um pacote e suas dependências/flags/arquitecturas e adicionar á árvore oficial sem ter que a modificar ;)

Agora desinstala-me isso que isso faz mal e mete Gentoo a sério sff :D
 
s
O que eu ando a perder nesta thread :D

Jovem, não seja por isso...aprendi Gentoo enquanto andava na faculdade e há tempo para tudo. A sério que não perdes nada em ler e instalar Gentoo de raiz, arranja um dia ou dois para te dedicares isso e não precisas de mais, a menos que faças mesmo muita borrada (i.e: não leias a documentação) :P

Gentoo com pacotes pré-instalados e uma overlay por defeito...omg...isso é quase sacrilégio. E só não levas na cabeça por dizer que "emerge world não se deve fazer" porque já te corrigiram :)

Já agora, para satisfazer a tua curiosidade, a opção "-e" (empty tree) num emerge world reinstala-te todos os packages e suas dependências de acordo com as USE flags.

E quando tens uma overlay significa que tens um conjunto de ebuilds na tua tree de pacotes que não fazem parte da tree oficial. Ou seja, imagina que eu tenho um programa qualquer feito por mim que não seja suportado oficialmente, posso escrever eu mesmo uma ebuild, que não é mais do que um ficheiro de texto que gere um pacote e suas dependências/flags/arquitecturas e adicionar á árvore oficial sem ter que a modificar ;)

Agora desinstala-me isso que isso faz mal e mete Gentoo a sério sff :D


Mesmo assim, tão cedo não me meto em Gentoo lol

Sobre o emerge world, pelo que percebi Sabayon traz as versões bastante recentes de quase todos os programas contudo está configurado para actualizar para a versão mais recente sempre que disponível o que significa que todos os dias tem sempre algo mais recente para compilar.

Logo, se fosse fazer emerge world sempre que houvesse alguma coisa disponível acabaria por ter que compilar todos os dias coisas novas o que não dá lol. Há alguma maneira evitar isto? É que ter +400 updates para instalar demorará mesmo muito tempo e gostaria de ter a máquina actualizada.

Pelo que li no forum deles, Sabayon é 100% compatível com Gentoo e qualquer wiki/how-to Gentoo funciona em Sabayon.

Eu ainda estou a pensar em meter Ubuntu Feist mas não tenho nenhum motivo à execpção do aptitude para o fazer e Sabayon está a comportar-se lindamente.
 
Última edição:
s


Mesmo assim, tão cedo não me meto em Gentoo lol

Sobre o emerge world, pelo que percebi Sabayon traz as versões bastante recentes de quase todos os programas contudo está configurado para actualizar para a versão mais recente sempre que disponível o que significa que todos os dias tem sempre algo mais recente para compilar.

Logo, se fosse fazer emerge world sempre que houvesse alguma coisa disponível acabaria por ter que compilar todos os dias coisas novas o que não dá lol. Há alguma maneira evitar isto? É que ter +400 updates para instalar demorará mesmo muito tempo e gostaria de ter a máquina actualizada.

Pelo que li no forum deles, Sabayon é 100% compatível com Gentoo e qualquer wiki/how-to Gentoo funciona em Sabayon.

Eu ainda estou a pensar em meter Ubuntu Feist mas não tenho nenhum motivo à execpção do aptitude para o fazer e Sabayon está a comportar-se lindamente.
so tens 400 pacotes pa instalar um dia! nao viste o meu post? tnh 0 ;) fizeres emerge --sync e emerge -uvD world todos os dias, actualizas no maximo 10 pakotes por dia..... isto num dia k tnh havido muita actualização do k tens instalado. como o sabayon ja traz muito lixo instalado, pior pa vcs, têm k actualizar muita coisa todos os dias...... é simples perceber, kt mais coisas tao instaladas, mais ha para actualizar.
ja agora, para kem nao sabe, as actualizações OFICIAIS dos pacotes do gentoo (e como é logico, do sabayon visto tb usar a tree oficial) pode ser visto em packages.gentoo.org. Ha muita actualização por dia.... mas nem 1/10 "serve" ao utilizador comum.
 
so tens 400 pacotes pa instalar um dia! nao viste o meu post? tnh 0 ;) fizeres emerge --sync e emerge -uvD world todos os dias, actualizas no maximo 10 pakotes por dia..... isto num dia k tnh havido muita actualização do k tens instalado. como o sabayon ja traz muito lixo instalado, pior pa vcs, têm k actualizar muita coisa todos os dias...... é simples perceber, kt mais coisas tao instaladas, mais ha para actualizar.
ja agora, para kem nao sabe, as actualizações OFICIAIS dos pacotes do gentoo (e como é logico, do sabayon visto tb usar a tree oficial) pode ser visto em packages.gentoo.org. Ha muita actualização por dia.... mas nem 1/10 "serve" ao utilizador comum.

Sábado de manhã então tento fazer isso. E tento andar sempre up-to-date.

Para muitos ter esta quantidade de programas pode ser um exagero mas, e apesar de só ter um disco de 80 GB onde apenas 30GB são para Sabayon, prefiro assim. Caso alguma coisa der erro tenho sempre outro programa à mão e gosto de ter variedade de escolher para todo o que tenha que fazer.
 
Sábado de manhã então tento fazer isso. E tento andar sempre up-to-date.

Para muitos ter esta quantidade de programas pode ser um exagero mas, e apesar de só ter um disco de 80 GB onde apenas 30GB são para Sabayon, prefiro assim. Caso alguma coisa der erro tenho sempre outro programa à mão e gosto de ter variedade de escolher para todo o que tenha que fazer.

nao deixavas de ter as mesmas opções se nao os tivesses todos instalados, apenas tinhas k os instalar. e digo-te k ha coisas instaladas k realmente fazem o sistema pesar. mas faz isso, k so faz é bem e dp notas a diferença. ja agora, podes postar o resultado de "emerge -upvD world" ???
 
nao deixavas de ter as mesmas opções se nao os tivesses todos instalados, apenas tinhas k os instalar. e digo-te k ha coisas instaladas k realmente fazem o sistema pesar. mas faz isso, k so faz é bem e dp notas a diferença. ja agora, podes postar o resultado de "emerge -upvD world" ???


O que faz esse comando? :)
 
O que faz esse comando? :)

-upvD <=> --update --pretend --verbose --deep. update actualiza-te os pacotes, pretend é para manda-lo "simular" em vez de instalar mesmo as coisas, verbose manda-o imprimir a lista de pacotes a tirar bem como as USE flags de cada um e deep manda-o actualizar também as dependências de toda a árvore de pacotes presentes no "world".

Faz man emerge, é mais rápido que o fórum :)
 
emerge -upvD world

These are the packages that would be merged, in order:

Calculating world dependencies |
!!! All ebuilds that could satisfy "=media-libs/portaudio-19*" have been masked.
!!! One of the following masked packages is required to complete your request:
- media-libs/portaudio-19_pre061121 (masked by: package.mask)
# Alexis Ballier <[email protected]> (30 Mar 2007)
# Portaudio v19 : api changes

- media-libs/portaudio-19_pre20060914 (masked by: package.mask)

For more information, see MASKED PACKAGES section in the emerge man page or
refer to the Gentoo Handbook.
(dependency required by "net-im/wengophone-2.0-r1" [ebuild])



!!! Problem resolving dependencies for net-im/wengophone
!!! Depgraph creation failed.

Eu antes de fazer isto tinha o Kuroo aberto a actualizar alguns programas. Abortei a instalação e passado meti o comando na consola.

Não devia mais alguma coisa no output? :-D
 
olha, sinceramente, eskeçe..... ja tou a ver o tipo de problemas k isso vai dar. assim é normal k um simples emerge workd dê problemas.... :S xissa, esses gajos conseguem complicar algo k é tao simples.... olha, se gostares mm da cena do emerge, instala gentoo..... nao aconselho ng ao Sabayon... mas isso sou eu.
ja agora, k resultado da o "emerge -upv world" (sem o 'D')?
 
Formatei e voltei a instalar o Sabayon mas está a dar alguns problemas com o portage... Enfim... Vou voltar para Ubuntu.

Feist Fawn coming!
 
Sabayon - Instalação (HELP)

Viva pessoal,

Não consigo instalar o LiveDVD Sabayon 3.4 F.

Quando o PC arranca pelo DVD, tudo parece funcionar bem. Ao aparecer o primeiro menu, escolho a primeira opção (instalação) e aparece-me "Loading Kernel" e nunca mais sai dali. Em versões anteriores, nem o símbolo da Sabayon aparecia... distorcia-se o ecran todo.

Se correr o LiveDVD sobre o Windows, funciona tudo bem, mas também não consigo instalar, pois não me são detectados Hard Drives.

Tenho um Pentium 4, 3.2 GHz, 1 Gb Ram, 2 discos Sata e 1 disco IDE, Gráfica ATI Radeon X600.

Alguém tem ideias?

Cumps.
 
não estou ao pé do pc com o sabayon mas, se bem me lembro, só o podes instalar depois de teres feito o arranque com o live cd, escolhido a língua e a resolução. no "ambiente de trabalho" vai aparecer o ícone para procederes à instalação.....
 
Back
Topo