[Release] Layout Teclado PT para WinMacBook

Apple laptops don’t have a dedicated forward delete key. To forward delete on PowerBooks, iBooks, MacBook or MacBook Pros, simply hold down the fn key (function key) and press delete. The cursor will gobble up the words in from of it. On MacBooks, MacBook Pros, PowerBooks, and iBooks, the fn key is located on lower left corner of the keyboard, under the shift key.

É mesmo isso.
fonte: http://blog.smalldog.com/article/658/how-to-forward-delete-on-a-mac
 
Por isso é que acho o Parallels superior (pelo menos tem mais vantagens que desvantagens) ao BootCamp.
Para além de dar para usar o fn+Backspace para fazer Del, posso fazer capturas de ecran com o OSX, com todas as vantagens que daí advém.
 
o suposto é usares mesmo os 2, o parallels para qualquer aplicação ou coisinha que precises do windows, e o boot camp quando fores jogar..
 
O meu macbook tem a tecla "§" ao lado do "1" , será que o meu macbook não veio com teclado português? ou a versão beta1.1 afinal não repara erra "bug" ?

com este layout estão a sair "<" no botão "§" que está ao lado do "1" :(
 
Última edição:
Pergunta meio offtopic..

Podem-me dizer se o teclado dos macbooks pro é universal? Isto é, o teclado de um macbook pro vendido no Reino Unido é igual a um vendido em Portugal ou na Alemanha?
 
Teclado Aplle em Windows

Segui todos os passos, mas dá-me um erro ao ler o ficheiro MB-PT-KB.

Obrigado

Boa tarde,

Um dos pequenos "problemas" de instalar o Windows num MacBook era não ter um layout de teclado compatível com as teclas do MacBook português. Por exemplo, para colocar um acento circunflexo (^) sobre um (ê) era preciso fazer SHIFT+\, entre outros casos.

Podia viver-se com isso... mas era pouco prático, principalmente para quem programa e tem necessidade de utilizar muitos caracteres especiais.

De modo a corrigir este problema, mapeei o teclado PT do MacBook por forma a criar um layout para o Windows. Assim, todas as teclas colocam no ecran o caracter impresso na tecla... tal como se fosse um teclado perfeitamente reconhecido pelo Windows.

Portanto, quem quiser instalar o Windows no MacBook e não quiser andar a decorar qual a tecla que deve primir para obter um acento ou um caracter especial, deverá fazer download do Layout PT para Windows em MacBook. (MB-PT-KB.zip (macbook-portuguese-keyboard - 14kb).


INSTALAÇÃO:
Decompactar o ficheiro .zip mantendo a estrutura dos directórios. Executar o ficheiro MB-PT-KB.msi. A instalação é totalmente automática.

Após concluída, deverão ir às Opções Regionais e de Linguagem no Painel de Controlo, escolher o separador Linguagens, menu Detalhes, Adicionar, Linguagem de Input: Português (Portugal), Layout do Teclado/IME: Portuguese (MacBook).

Não se esqueçam que deverão seleccionar o teclado Portuguese (MacBook) na barra de linguagem ou então removerem todos os outros layouts que tenham configurados.

Testem no notepad ou noutra aplicação à escolha... et voilá! :D


INSTRUÇÕES:
Para as teclas que têm 3 caracteres, (exemplo: 2/"/@, 3/#/€,...) a introdução do caracter em cima/direita é obtido quando se pressiona CTRL+ALT+TECLA (equivalente ao ALT GR em Windows).

Ainda que as teclas do MacBook não tenham os caracteres {, }, [, ], estes poderão ser facilmente obtidos pelas seguintes combinações de teclas:
{ = CTRL+ALT+7
} = CTRL+ALT+0
[ = CTRL+ALT+8
] = CTRL+ALT+9

Eventualmente e se houverem interessados, poderei substituir a tecla § ao lado do 1 (que me parece inútil), pelas teclas «/».


DESINSTALAÇÃO:
Se não quiserem o layout (o que duvido), podem desinstalar facilmente no Adicionar/Remover Programas. Ter em atenção que, antes de desinstalar deverão remover o Layout do Teclado no Painel de Controlo. (processo inverso ao descrito em INSTALAÇÃO - em vez de adicionar, deverão remover)


NOTAS IMPORTANTES:
O Layout Teclado PT para WinMacBook é distribuído sem qualquer garantia. Todos os danos ou prejuízos que advenham da sua utilização não são da minha responsabilidade.

No futuro este layout será desnecessário pois o BootCamp oferecerá melhor suporte para teclados internacionais.

Qualquer dúvida, problema ou questão poderá ser deixada neste tópico.
 
Já andava aqui a fazer contas à vida qd me decidi ler melhor o tutorial e alterar o teclado depois de instalar o programa.
A funcionar a 100% por aqui :)
 
Erro(s) encontrado(s):
- A tecla "<" trocada com "§"

O erro já foi corrigido e já está disponivel para download no site: http://www.pedm.net/PT/Downloads.htm
Versão Beta 1.1

Para quem já instalou a versão Beta 1.0, recomendo que desinstalem a versão anterior antes de correr o ficheiro setup.exe

Os meus cumprimentos,
Pedro

Ao Pedro o meu muito obrigado.
Utilizei no Win XP em Paralells e desenrascou-me a mim no MacBook Pro e à minha filha num iMac.
 
Agora fiquei na dúvida.
Eu instalei o ficheiro que está no primeiro post mas este aplicativo do PedM é outro.

Se for melhor o idela era mudarmos o primeiro post.

Não sei se este ficheiro já dá para mapear o teclado novo da apple que vem com os iMac.
Assim tinhamos o melhor de dois mundos. Qd se estivesse a usar um teclado externo (o meu caso a maior parte do tempo) podiamos ter acesso ao teclado numérico. Isto para o teclado com fios. O wireless não tem teclado numérico.
 
Agora fiquei na dúvida.
Eu instalei o ficheiro que está no primeiro post mas este aplicativo do PedM é outro.

Se for melhor o idela era mudarmos o primeiro post.

Não sei se este ficheiro já dá para mapear o teclado novo da apple que vem com os iMac.
Assim tinhamos o melhor de dois mundos. Qd se estivesse a usar um teclado externo (o meu caso a maior parte do tempo) podiamos ter acesso ao teclado numérico. Isto para o teclado com fios. O wireless não tem teclado numérico.

Vou falar com ele a ver se ele não se quer disponibilizar a criar uma versão híbrida, para os teclados dos Macbooks (Pro) e dos iMacs.
 
Viva, após ter instalado o Layout PT v1.1, continuo com as teclas <> e §± trocadas. Possuo um macbook pro dos novos.

Vi num post que a versão 1.1 corrigia estas 2 teclas trocadas, mas se calhar apenas nos teclados antigos.

Não sei qual é a disponibilidade do autor do Layout para uma eventual correcção, mas de qualquer forma consigo viver com esse pequeno problema.

O meu muito obrigado ao autor do layout PT MacBook.
 
Uso sempre o parallels sem ser em fullscreen.

Embora o quisesse, não o uso em fullscreen, porque quando estou no word, e digito na tecla d, o sistema minimiza-me o Word.

A alguém mais acontece isto?

O teclado no parallels está definido assim:

keyboardzy6.png



Gostava de resolver este bug.

Alguma sugestão?
 
Back
Topo