Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Boa noite,

Li praticamente as 23 páginas da discussão e sou mais um com interesse em mudar de área, pois estou completamente saturado na minha área.
Já alguém ouviu falar do curso da codemaster? Permite frequentar o curso de forma remota e em pós laboral...e custa 1/3 do curso da academia do código por exemplo.
Este e o da Eddisrupt, paracem-me ser os mais exequíveis para quem procura em pós laboral.
Se conseguirem dar umas luzes deste curso, era top ;-)
Abraço a todos
Da Edisrupt, tinha uma entrevista online marcada com eles, para dia 21 de Julho, para o frontend e sem qualquer razão desmarcaram e não voltaram a dizer mais nada...
Foi um bocado estranha a situação.
 
Boas pessoal, espero que estejam todos bem.
Aqui vai a minha questão, duvida, receio o que quiserem chamar-lhe….
Tenho 37 anos e em Dezembro vou começar um curso de fullstack de 7 meses, não conto com o facto de acabar o curso e me intitular de programador, mas tenciono acabar e no final poder e conseguir integrar-me na área da programação ( mudar de área), e conseguir um trabalho, sei e tenho consciência que para chegar ao ponto de ser um programador ainda tenho um longo percurso por caminhar mas “ o sonho comanda a vida”, e vou até onde não poder ir mais.
Eis a minha questão com a idade que tenho e analisando o mercado de trabalho, acham que no final consigo ter o meu oneshoot e entrar no final do curso no mercado de trabalho???
Até começar o curso tenho andado pela Udemy a ver e “tirar” os curso de lá ( thanks little bro 😄 ).
Gostava que me dessem a vossa opinião, concelho o que quiserem e puderem, nem que seja um “ esquece nem vai valer a pena”.
Obrigado.
 
Viva.

Antes de mais parabéns pela coragem de mudar. Parece simples e fácil, mas nunca é.

Relativamente à tua questão, mesmo não sabendo a stack em que o curso se vai focar, diria que o mercado de trabalho nesta área continua a precisar de bastante mão-de-obra e no geral a idade não costuma ser fator dissuasor. Por isso acredito que vais conseguir arranjar trabalho. Facilitava por exemplo a escola/entidade formadora ter protocolos com empresas para acomodar os recém-formados ou conheceres alguém que já trabalhe na área e te possa referenciar. Ter perfil no LinkedIn atualizado também acho importante.

O conselho que te posso dar é, se realmente gostas desta área, desfruta do curso, aprende o máximo que conseguires, que o resto virá com naturalidade.
 
Viva.

Antes de mais parabéns pela coragem de mudar. Parece simples e fácil, mas nunca é.

Relativamente à tua questão, mesmo não sabendo a stack em que o curso se vai focar, diria que o mercado de trabalho nesta área continua a precisar de bastante mão-de-obra e no geral a idade não costuma ser fator dissuasor. Por isso acredito que vais conseguir arranjar trabalho. Facilitava por exemplo a escola/entidade formadora ter protocolos com empresas para acomodar os recém-formados ou conheceres alguém que já trabalhe na área e te possa referenciar. Ter perfil no LinkedIn atualizado também acho importante.

O conselho que te posso dar é, se realmente gostas desta área, desfruta do curso, aprende o máximo que conseguires, que o resto virá com naturalidade.
Boas e obrigado pela tua motivação e disponibilidade em me responder desde já o meu muito obrigado.
O será front e back , como disse anteriormente sei que com 7 meses não vou aprender tudo na ponta dos dedos, a prática dá conhecimento, o conhecimento é sabedoria… e até la chegar ainda vou ter um longo caminho, mas espero com o que vou aprender, ver e praticar consiga entrar no mercado de trabalho, sei também que não vai ser fácil pois trabalho 8h por dia 5 dias por semana “mero mortal” e a noite das 21h às 23h, 5 dias por semana é o curso 😵‍💫😵‍💫, mas mais fácil é mesmo desistir e eu não quero isso, prefiro morrer mas saber que tentei e não consegui, que morrer a pensar que podia ter dado, mas nem tentei..
Tenho andado nos cursos da udemy e tenho o meu irmão que já está na área a já alguns anos ( meu mentor ), mesmo antes do curso se quer ter começado já ando a ver e praticar algumas coisas, mas nada me sai ainda por naturalidade, ou seja ainda não tenho reação para a execução. Mas quero e desejo mesmo muito que dê certo e que consiga vencer este “obstáculo “ e consiga fazer as coisas darem certo.
 
Boas e obrigado pela tua motivação e disponibilidade em me responder desde já o meu muito obrigado.
O será front e back , como disse anteriormente sei que com 7 meses não vou aprender tudo na ponta dos dedos, a prática dá conhecimento, o conhecimento é sabedoria… e até la chegar ainda vou ter um longo caminho, mas espero com o que vou aprender, ver e praticar consiga entrar no mercado de trabalho, sei também que não vai ser fácil pois trabalho 8h por dia 5 dias por semana “mero mortal” e a noite das 21h às 23h, 5 dias por semana é o curso 😵‍💫😵‍💫, mas mais fácil é mesmo desistir e eu não quero isso, prefiro morrer mas saber que tentei e não consegui, que morrer a pensar que podia ter dado, mas nem tentei..
Tenho andado nos cursos da udemy e tenho o meu irmão que já está na área a já alguns anos ( meu mentor ), mesmo antes do curso se quer ter começado já ando a ver e praticar algumas coisas, mas nada me sai ainda por naturalidade, ou seja ainda não tenho reação para a execução. Mas quero e desejo mesmo muito que dê certo e que consiga vencer este “obstáculo “ e consiga fazer as coisas darem certo.
Podes partilhar onde é o curso? Esse horário é interessante.
 
É online, de segunda a sexta das 21h até as 23h durante 7meses 😵‍💫 ( may the force be with me ), dado pela codemaster. Sei que vai ser puxado, ao fim de 8 horas de trabalho chegar a casa preparar as coisas para o dia a seguir, estar com a família e a partir das 21h bater tecla durante 7 meses, mas… “ no way back”. E ainda fazer contas a ficar até a 1hora da manhã a praticar. Vai ser duro, mas espero que venha a compensar.
 
Para além do Linkedin, recomendam algum site em particular para a procura de emprego, que no meu caso terá que ser em remoto, por viver no interior do país.
 
Eu estive numa situação semelhante que a tua, não podia entrar numa empresa como estagiário e demorei 6 meses a encontrar trabalho, quando o mercado estava em alta. Não podes desistir, estamos atravessar uma altura em que para juniores sem experiencia é mais dificil, as empresas não estão a contratar tanto e existem mais seniores no mercado devido aos layoffs, mas acredito que melhores dias virão. Continuas a estudar? A fazer projetos para falar deles nas entrevistas?
 
Eu estive numa situação semelhante que a tua, não podia entrar numa empresa como estagiário e demorei 6 meses a encontrar trabalho, quando o mercado estava em alta. Não podes desistir, estamos atravessar uma altura em que para juniores sem experiencia é mais dificil, as empresas não estão a contratar tanto e existem mais seniores no mercado devido aos layoffs, mas acredito que melhores dias virão. Continuas a estudar? A fazer projetos para falar deles nas entrevistas?
Sim, neste momento estou a fazer um curso de Python na Udemy e já tenho outro na calha de SQL. No final de cada um, tenciono fazer um projeto.
 
Última edição:
Sim, neste momento estou a fazer um curso de Python na Udemy e já tenho outro na calha de PHP. No final de cada um, tenciono fazer um projeto.
Eu aconselhava te a escolheres uma delas, visto que são de backend, estudares um pouco base de dados sql noSql um bocado de frontend (JavaScript e depois um framework) e fazeres um projeto com essa stack.

Muito importante, tenta colocar on-line esse projeto, estuda por exemplo nginx, compra um domínio e tanta meter esse projeto com https, numa entrevista mostras logo coisas que muitos devs não sabem, alguns elementos da minha equipa não fazem ideia de como meter um site on-line.
 
Eu aconselhava te a escolheres uma delas, visto que são de backend, estudares um pouco base de dados sql noSql um bocado de frontend (JavaScript e depois um framework) e fazeres um projeto com essa stack.

Muito importante, tenta colocar on-line esse projeto, estuda por exemplo nginx, compra um domínio e tanta meter esse projeto com https, numa entrevista mostras logo coisas que muitos devs não sabem, alguns elementos da minha equipa não fazem ideia de como meter um site on-line.
Ontem já estava com sono e disse PHP mas na verdade era SQL que queria dizer, JavaScript é onde me sinto mais à vontade, porque todo o bootcamp foi em torno dele.

Obrigado pelas sugestões ;)
 
Após ter terminado o bootcamp e quase 5 meses de procura de emprego sem resposta por parte das empresas, diria que fiz mais de 100 candidaturas e apenas fiz 2 entrevistas, decidi que vou tirar Engenharia Informática, entrando através do concurso M23 que tem um exame de acesso de programação web.
Acham que é uma boa decisão? Estou com receio devido às matemáticas, uma vez que tive muitos problemas para concluir o secundário há 15 anos atrás.
 
Back
Topo