Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Eu não tenho licenciatura, tirei um CET em Programação de Sistemas de Informação. O curso iniciou em 2019 tinha eu 38 anos e terminou no início de 2021 estando eu praticamente com 40 anos. Não tive qualquer dificuldade em arranjar empresa para estagiar e no fim do estágio também arranjei logo empresa para trabalhar.

Claro que um CET, por ser um curso mais tradicional, provavelmente não se adequará a todos, principalmente se já tiverem responsabilidades financeiras e familiares.
Mas isto não quer dizer que é uma regra certo?
 
Quando iniciei o curso eramos 20. Terminámos 16. Dos 16, apenas uma pessoa não arranjou trabalho após o estágio e tanto quanto sei foi porque tinha uma vida pessoal complicada. Portanto, acho que é mais regra que exceção.
 
Quando iniciei o curso eramos 20. Terminámos 16. Dos 16, apenas uma pessoa não arranjou trabalho após o estágio e tanto quanto sei foi porque tinha uma vida pessoal complicada. Portanto, acho que é mais regra que exceção.
Mas o CeT que falas é aqueles que tem ufcds para fazer ou é algo mais completo ?!?
Tive a olhar na net e vi que era online🤷🏻
 
Sim, são várias UFCDs que correspondem a disciplinas num total de 1375h já com 400h de estágio. No fim ficas com um certificado que equivale ao nível 5 do CNQ (Catálogo Nacional de Qualificações). Tens info aqui.

Quando comecei era totalmente presencial (Cascais). Depois passou a remoto em 2020 por causa da pandemia. Agora acho que voltou a presencial. Mas o melhor é confirmares no site ou entrando em contacto com eles.
 
Eu vou começar o bootcamp da Ironhack dia 8 de Maio, espero que venha a ser uma mais valia e que realmente consiga emprego na área. Ainda é um custo bastante elevado para não ter qualquer retorno.
 
Eu vou começar o bootcamp da Ironhack dia 8 de Maio, espero que venha a ser uma mais valia e que realmente consiga emprego na área. Ainda é um custo bastante elevado para não ter qualquer retorno.
Uma coisa é certa, não vais sair daí completamente preparado para o mercado, isso só ganhas a partir do momento em que te integras nele enquanto isso o que o curso te dá são as ferramentas para tu continuares quando acabares o Bootcamp. Boa sorte e para te deixar algum alento eu trabalho com uma pessoa que fez o bootcamp da Ironhack e trabalhei com um que veio da Academia de código.
 
Uma coisa é certa, não vais sair daí completamente preparado para o mercado, isso só ganhas a partir do momento em que te integras nele enquanto isso o que o curso te dá são as ferramentas para tu continuares quando acabares o Bootcamp. Boa sorte e para te deixar algum alento eu trabalho com uma pessoa que fez o bootcamp da Ironhack e trabalhei com um que veio da Academia de código.
E já é um bom alento, saber que há pessoas que fizeram o mesmo bootcamp e estão integrados.
Eu sei que é impossível em 2 meses sair completamente preparado, mas desde que me dê as bases e me abra alguma porta, já fico contente.
 
Boa Pessoal.
Uma vez que, já há muito tempo que não me sinto realizado profissionalmente, também eu estou a pensar em enveredar pela área da programação pois sempre foi uma area que me despertou curiosidade.
Contudo os valores pedidos para frequentar a grande parte dos bootcamps e formações disponíveis são algo proibitivos para mim.
Assim, por esse motivo tenho procurado outras opções, nomeadamente através de formações financiadas ou outras com custos substancialmente mais baixos, mas a oferta é muito escassa e quando existem, costumam ser sempre concentradas em Lisboa e arredores.
Por esse motivo, também ando a pensar em tentar aprender por mim próprio algumas linguagens mais importantes, através de cursos gratis do Youtube e em alguns sites focados nessas temáticas, mas receio que, mais tarde, a falta de certificação me impeça de mais tarde de aceder aos empregos disponíveis...
Em tempos, cheguei a falar com uma pessoa que era funcionário de uma empresa que "vendia" um curso online bastante completo e essa pessoa chegou-me a dizer que alguns dos formandos eram absorvidos por empresas da área tecnológica mesmo antes de completarem o curso, mas tenho algumas dúvidas que isso não fosse apenas uma estratégia para me convencer a comprar o curso.

E vocês, acham que nesse mercado de trabalho o Know-How é valorizado sem a certificação ou vou andar a perder tempo para nada??
 
Portugal continua a ter o mesmo pensamento retrograda em que ter "papel" conta mais que ter "conhecimento". Porque uma coisa não invalida a outra.

Vais ter dificuldade para entrar no mundo do trabalho principalmente em Portugal, mas não é impossível. Vais ter que trabalhar muito e mostrar projetos teus com alguma complexidade, mas nada de outro mundo. Mas se tudo fosse fácil achas terias o mesmo gosto?
Tens muita coisa no youtube, udemy etc.
Não sei a tua idade nem o tempo que tens para investir. Mas se tiveres tempo. Vai vendo cursos no youtube, udemy e não fiques só pelos cursos. Faz projetos teus, clones simples de apps, sites. Vais aprender muito mais do que o "copy-paste" dos cursos.

Acredita. Muitos, se perdem com a ideia de que ah, não vou fazer um "projeto" pq não sei. Mas o problema é que no mundo do trabalho vais passar por isso. Nunca vais saber tudo e fazer qualquer projeto com a perna as costas.

ps: tens exemplo neste forum de colegas que não têm curso superior ou até esses bootcamps de 7k ou mais, e trabalham na área.

Força nisso.
 
Não sei se será de grande mais-valia ou nao, mas para quem está "a zeros" ou perto disso, experimenta ver cursos de UFCDs no Cecoa.

Eu inscrevi-me agora para um que vai iniciar no dia 18, de Criação de sites Web. Basicamente é HTML.
O curso é de 50 horas, gratuito, em horário pós laboral e com direito a certificado no fim, em caso de aprovação.
Volto a dizer, não sei se será uma mais-valia por aí além, mas também não perco grande coisa além do tempo, mas lá está, querendo aprender não há outra hipótese.

Entretanto já tenho também pré inscrição feita para outro nos mesmos moldes, embora seja 25 horas, de Construção de Páginas Web. Onde já apanha CSS.

Se quiseres espreitar, na página da Cecoa ainda aparecem os cursos, pode ser que ainda dê para inscrever...
 
UFCDs no Cecoa
Agradeço a informação, mas ao que parece, esses cursos só são lecionados em Lisboa, Porto ou Coimbra e eu sou de Braga.
Ademais, entretanto inscrevi-me num curso de C e C++ que será lecionado num centro de formações no concelho onde resido e que se iniciará para a semana.
Preferia que fosse uma formação de HTML, CSS ou Javascript pois parecem-me ser as linguagem mais usada em Web Development, mas para já vou ter de me contentar com o que há.
 
Os cursos são online
Obrigado pela chamada de atenção, pois não me tinha apercebido disso. :facepalm:

De facto, adorava inscrever-me, mas infelizmente algumas pelo menos 5 das 17 aulas coincidem com as aulas da formação de C e C++ na qual já estou inscrito.

Se fosse uma ou duas aulas as tantas até conseguia conciliar, mas 5 aulas é quase 1/3 da formação e nem sei se será permitido falhar tantas aulas sem chumbar por faltas.
 
Estive a consultar as condições de participação e teria de ter uma assiduidade de pelo menos 90%, por isso, com muita pena minha, não me é possivel acumular as duas formações. 😢
 
Estive a consultar as condições de participação e teria de ter uma assiduidade de pelo menos 90%, por isso, com muita pena minha, não me é possivel acumular as duas formações. 😢
É ir ficando atento...eu já reparei que noutras áreas eles repetem o curso. Pode ser que façam o mesmo mais tarde.
 
Irei ficar atento, pois tenho bastante interesse em encontrar um curso que leccione HTML e CSS.

Já agora, não conheces mais nenhumas entidades formadoras ou cursos com certificação que sejam ministrados online??

Abraço
 
Irei ficar atento, pois tenho bastante interesse em encontrar um curso que leccione HTML e CSS.

Já agora, não conheces mais nenhumas entidades formadoras ou cursos com certificação que sejam ministrados online??

Abraço
Que eu conheça, não...
Mas há grupos no FB que divulgam vários cursos gratuitos, foi assim que cheguei a estes.
É mesmo uma questão de ir procurando.

Entretanto se souber de alguma coisa, aviso.
 
Conhecem a EISNT?
Há uns dias apareceu no instagram um anuncio a formações em Python dadas por eles, financiadas (subsídio de alimentação), online e em regime pós-laboral.
 
Conhecem a EISNT?
Há uns dias apareceu no instagram um anuncio a formações em Python dadas por eles, financiadas (subsídio de alimentação), online e em regime pós-laboral.
Tentei aceder ao site, não consegui.
Na página do Facebook deles, aparecem lá os cursos, mas quando carrego no link para me direccionar para o curso, a página não abre.

No mínimo é estranho...
 
Back
Topo