Raspberry Pi 4

Raspberry Pi Camera Module 3 review – HDR, autofocus, wide angle, and NoIR camera​


A few days before launching the Raspberry Pi Camera Module 3 with HDR and autofocus, Raspberry Pi Trading asked me whether I would be interested in reviewing the new modules, and sent me three samples: the standard module, the Raspberry Pi Camera Module 3 Wide, as well as the NoIR version that lacks an IR filter and is better suited for night shots.

It took a full week for DHL to send the package to my house, but I’ve now had time to review the new Raspberry Pi Camera Module 3, mostly with libcamera, but also Picamera2, focusing on the new features such as HDR, autofocus, and wide angle. I also had a quick try at the Raspberry Pi Camera Module 3 NoIR but without IR lights.
Raspberry-Pi-Camera-Modules-3-Wide-Noir-720x480.jpg

Raspberry-Pi-Camera-Module-3-review-720x480.jpg

The first time I used the camera I had some unnecessary problems because a web search sent me to outdated documentation on Raspberry Pi dot org where you are told to enable the camera in the settings and raspi-config. The place where you need to go to for the latest documentation is Raspberry Pi dot com. I still had issues because I downloaded Raspberry Pi OS last month, and when I used libcamera-hello application to check whether the camera was detected it would just report “no camera is available”. I just had to update my image with apt, and all good.
https://www.cnx-software.com/2023/0...iew-hdr-autofocus-wide-angle-and-noir-camera/

Inclui vídeos.
 
Sim, pelos comentários vi isso, mas continuo a achar que o timing é para 2023.
O próprio Eben Upton disse que só iriam começar a desenvolver o RPi5 no segundo semestre de 2023. Mesmo que saía em 2023, será perto do fim do ano e mesmo isso, ele dá ideia que não é o que irá acontecer.
Eben Upton says work on a Raspberry Pi 5 won’t start until the second half of the year, meaning delivery is a way off yet.
“Don't expect a Pi 5 next year,” Upton said, explaining that the Pi team sees 2023 as a year to spend “recovering from what just happened to all of us.”

And while he feels the Pi team could conceivably crank out a Pi 5 in 2023, he thinks it’s a bad idea to try.

“You know what would really be a disaster? If we tried to introduce some sort of Raspberry Pi 5 product and couldn't ramp [production] properly because of constraint.”
Já agora, ele tem uma outra frase interessante na entrevista.
He said it’s fair to assume that the Raspberry Pi 5 would be built on a CPU that uses a process node previously unused in the single board machines
Penso que isto significa que o SOC será <12 nm.
Earlier in the interview, Upton pointed out that Pi eaters have only ever had to wait around three years for a new Pi recipe. But he added that in recent years Raspberry Pi Trading, the entity that makes Pis, has delivered worthy upgrades to existing models. The Raspberry Pi 400, for example, baked a model 4 Pi into a keyboard not long after the bare board debuted, while the Raspberry Pi 4 was updated with double the RAM less than a year after launch. Upton also reminded viewers of myriad software updates that make the Pi more appetising, such as the improved 3D support that landed in August 2022.
https://www.theregister.com/2022/12/21/no_rpi_5_2023/

Pelo histórico, eu também pensava que o RPi5 estaria para breve, mas tudo indica que só em 2024.
 
:D
S3Mms3W.png


Ln86JCq.png


RPi4:
IaUMwTw.png


O formato da Board é o do Rpi, mas há muitas SBCs que usam o formato da Board do RPi. Já os diversos componentes parecem-me estar exactamente nos mesmos sítios do RPi4 B. Se não for o RPi4 B, é algo mesmo muito parecido. :)
 
Última edição:
É acho que o meu veterano RPI 2 morreu.

Alguém sabe como está a situação de stocks e disponibilidade? Por um lado mesmo la no EUA um kit é demasiado caro e sai mais em conta comprar no ebay mini PCs com intels de 35w...
 
973fff6a66b3aa41cdb17532b3efb17e.png


Por acaso no outro dia mandaram-me isso de um conhecido no telegram e fiquei tentado. Mas como o meu odroid ainda vai dando para as curvas deixei passar a oportunidade.
 
Alguém sabe como está a situação de stocks e disponibilidade? Por um lado mesmo la no EUA um kit é demasiado caro e sai mais em conta comprar no ebay mini PCs com intels de 35w...
Do que tenho visto na diagonal, a nível de disponíbilidade, está melhor. A nível de preços, nem por isso.....

Se um Mini PC empresarial recondicionado servir, há imensa oferta, porque grande parte das grandes empresas, hoje em dia, faz contratos de leasing a nível de desktops e portáteis e ao fim de X anos, voltam para trás.


Entretanto, o pessoal do PiKVM lançou a V4 com o Compute Module, em vez do Model B.
itpklsT.png


osBXe7Z.png


https://pikvm.org

A versão Mini passou a ser Fanless e a versão Plus agora tem suporte para Storage USB interna e suporte para LTE/5G.

Este artigo com a nova versão do "Compute Blade", também está bem interessante:
aN0Fje3.jpg


2YT4nvz.jpg


47aqVIe.jpg



https://www.jeffgeerling.com/blog/2023/hyperscale-your-homelab-compute-blade-arrives

Para um pequeno Lab, está bastante engraçado. :)
 
Se um Mini PC empresarial recondicionado servir, há imensa oferta, porque grande parte das grandes empresas, hoje em dia, faz contratos de leasing a nível de desktops e portáteis e ao fim de X anos, voltam para trás.

Do que tenho visto, com os preços actuais do pi (e similares) compensa largamente comprar os mini PCs recondicionados. Tenho um mini server em casa com um i5 7th gen e custou uns 100€.
 
Esses mini PCs têm vantagens e desvantagens. Consomem muito mais energia que um RPi, normalmente fazem mais barulho e requerem mais manutenção, para limpar o pó do interior. Mas permitem melhores specs, discos internos, entre outras coisas.
Onde costumam comprar esses mini PCs recondicionados, já agora?
 
eBay geralmente, mas há umas lojas de recondicionados em PT que também devem vender disto.

O consumo não é relevante de maior parte do tempo estiver em idle.
 
Esses mini PCs têm vantagens e desvantagens. Consomem muito mais energia que um RPi, normalmente fazem mais barulho e requerem mais manutenção, para limpar o pó do interior. Mas permitem melhores specs, discos internos, entre outras coisas.
Onde costumam comprar esses mini PCs recondicionados, já agora?

Na questão do pó não é certamente pior que o meu HC4 onde tenho os meus 2 discos cá fora. Agora nos consumos um mini-pc desse género sim, deve mamar bastante mais visto que é para estar ligado 24/7.
 
Na questão do pó não é certamente pior que o meu HC4 onde tenho os meus 2 discos cá fora. Agora nos consumos um mini-pc desse género sim, deve mamar bastante mais visto que é para estar ligado 24/7.
Os meus 2 RPi 4B também estão ligados 24h por dia, ambos com bastantes containers. Um é media center e o outro tem ferramentas de management, monitorização e development.
Ambos são DNS servers (gostava de comprar 2 Rpi Zero 2W para passar para lá os DNS servers e a monitorização).

Mas mesmo com tudo isto sempre a funcionar 24/7, nunca notei diferenças nas faturas da eletricidade (só pelos aumentos que todos temos visto). Por isso é que tento evitar olhar para alternativas, preferia algo deste género.
Acho que vou mesmo ter que esperar...
 
Back
Topo