[QUESTÕES] Instalar o OS X Lion (Clean Install)

Ao fazeres o update, o ficheiro de instalação foi apagado. Portanto podes esquecer o DMG.
De qualquer forma podes reiniciar e premir a tecla ALT, aí escolhes a partição Recovery HD. Através dessa partição podes apagar o Macintosh HD e fazer Clean Install.

PS: a partição Recovery HD existe mesmo apesar de não aparecer no Utilitário de Discos.
 
Última edição pelo moderador:
Eu clico no ALT logo depois de ligar o MAC e ele abre na mesma o OXS...
Como faço é para deixar o dedo ou ir clicando varias vezes?
É que aqui acho que nem uma nem outra funcionam lol
 
Deixa lá o dedo até aparecer o menu de selecção. Se quiseres em vez do Alt fica a pressionar a tecla 'C' para arrancar do disco.
 
Ao fazeres o update, o ficheiro de instalação foi apagado. Portanto podes esquecer o DMG.
De qualquer forma podes reiniciar e premir a tecla ALT, aí escolhes a partição Recovery HD. Através dessa partição podes apagar o Macintosh HD e fazer Clean Install.

PS: a partição Recovery HD existe mesmo apesar de não aparecer no Utilitário de Discos.

Ao utilizar este método para fazer um clean install ele vai fazer novamente o download do Lion e depois instalar certo? O que vai demorar umas 3-4 horas...
Também fiz update do Snow Leopard e agora queria fazer uma clean install do Lion...é esta maneira indicada acima a melhor?
Cumps
 
Ao utilizar este método para fazer um clean install ele vai fazer novamente o download do Lion e depois instalar certo? O que vai demorar umas 3-4 horas...
É provável. Não reparei bem, mas penso que a partição Recovery HD tem apenas 1 giga ou pouco mais. Portanto deve fazer download.
Também fiz update do Snow Leopard e agora queria fazer uma clean install do Lion...é esta maneira indicada acima a melhor?
Cumps
É a forma pensada pela Apple e é a única disponível, a não ser que tenhas guardado o DMG.
 
Ao utilizar este método para fazer um clean install ele vai fazer novamente o download do Lion e depois instalar certo? O que vai demorar umas 3-4 horas...
Também fiz update do Snow Leopard e agora queria fazer uma clean install do Lion...é esta maneira indicada acima a melhor?
Cumps

Eu fiz o update..depois, tentei fazer uma clean com o DVD, não consegui..não sei já o disse aqui milhentas vezes a progressão na barra da status aumentava o tempo em vez de diminuir e cancelei..pelo recovery, não sei mas gostava de saber como é...temos de formatar o disco e tudo o resto..agora se vai fazer o download , não sei.
 
Estou desesperado com o mau funcionamento do Lion... iniciado o computador não vejo os símbolos wi-fi, bluetooth, monitor etc.. nem me consigo ligar por cabo de rede à net. Sem disco para repor o sistema isto parece desesperado, até porque não queria formatar o disco e perder a informação. Neste momento estou a desejar ardentemente encontrar uma forma de voltar ao Snow Leopard.
A minha questão, se alguém fizer o favor de dar uma ajuda, é: se introduzir o disco do Snow Leopard e executar a instalação elimino o Lion?
 
Já encontrei solução :)) Já agora deixo aqui um post com isto para quem precisa mais também.


Para as pessoas que fizeram o update de Snow para o Lion e agora querem fazer uma clean installation só para o Lion. Deverão fazer o seguinte:

(É necessário estar connectado á Internet)

1 - Reiniciar o Mac .

2 - Carregar Alt. ( logo após o sinal de inicio do mac )

3 - Escolher a repartição: Revovery HD

4 - Continuar ( No inicio do Lion )

5 - No menu que vos irá aparecer com 4 opções, escolhem: Disk Utilitys

6 - Apagar

7 - Apagar Macintosh HD

8 - Depois de formatado o disco, fecham a janela, irá aparecer-vos novamente o menu com as 4 opções de escolha.

9 - Escolhem a que diz: Instalar Mac OS X Lion

10 - Login com ID Apple

Utilizei este método com um pouco de receio e correu maravilhosamente bem! O único senão é que ele faz mesmo o download de novo do Lion, o que me demorou na totalidade (download e instalação) cerca de 4 horas. No entanto e apesar de estar um pouco céptico em relação é diferença de performance update vs clean install, o certo é que o Lion agora está a correr melhor e mais rápido, muito por ao fazer este clean install me tenha tirado muita lixeira que devia aqui ter sem saber lol.
Não sei se o Lion tem alguma incompatibilidade com o Flash da Adobe, mas após este clean install decidi não instalar flash e noto o macbook bem mais fresco ao navegar no safari.
Deixo aqui o meu parecer a quem está na dúvida em utilizar este método, façam sem problemas, mas tenham em atenção que ele vai fazer o download do Lion completamente durante o processo de instalação. Eu fiquei muito satisfeito!
Cumps
 
E pronto lá correu isto bem com o método da recovery...agora tenho uma clean.

Nunca cheguei a perceber que fiz de mal por na altura não ter conseguido com o DVD
 
Utilizei este método com um pouco de receio e correu maravilhosamente bem! O único senão é que ele faz mesmo o download de novo do Lion, o que me demorou na totalidade (download e instalação) cerca de 4 horas. No entanto e apesar de estar um pouco céptico em relação é diferença de performance update vs clean install, o certo é que o Lion agora está a correr melhor e mais rápido, muito por ao fazer este clean install me tenha tirado muita lixeira que devia aqui ter sem saber lol.
Não sei se o Lion tem alguma incompatibilidade com o Flash da Adobe, mas após este clean install decidi não instalar flash e noto o macbook bem mais fresco ao navegar no safari.
Deixo aqui o meu parecer a quem está na dúvida em utilizar este método, façam sem problemas, mas tenham em atenção que ele vai fazer o download do Lion completamente durante o processo de instalação. Eu fiquei muito satisfeito!
Cumps
Como vesvideos no youtube ou usas sites que "necessitam" do flash player.
Tipo VIMEO, Soundcloud e coisas assim.
Cumprimentos
 
Estou a fazer um clean install, num MacBook Core 2 Duo, à boa moda antiga:
DVD no driver
carregar no C
apagar o disco
instalar o Bicho

No inicio pediu-me para ter acesso à rede dei-lhe o acesso, começou a instalar e depois removi-o da rede :D, está a instalar sem espinhas.
 
É de mim ou depois de instalat o LION...shares...NAS e afins vai tudo ao ar. O lema destes tipos continua a ser ...orgulhosamente sós. Têm tanto de bom como de esquisitices que só atrapalham.
 
Sou capaz de comprar um iMac usado este hoje ou amanha.
Sou bem capaz de sacar o Lion depois.
Como ele já está com o leoapard, e eu quero formata-lo, o que recomendam?
actualizo bem o leopard e dps faço update para lion? ou parto logo para o lion?
 
Com o Leopard não podes actualizar para o Lion. Tens de actualizar primeiro para o Snow Leopard e depois para o Lion.
Mas o iMac tem processador com suporte a 64bits? Se não tiver não corre o Lion.
 
Viva pessoal!
Queria comprar o MacOS X Lion para o meu macbook, mas não tenho cartões de crédito nem nada disso.. Só há hipotese de o comprar online, não está à venda em nenhuma loja em formato DVD? :S
Obrigado
 
Se acharem importante aqui coloco um tutorial de como instalar o lion para uma pen USB bootable.

Itens a ter:
Pen com 4 Gb
O DMG do lion, se o compraram e guardaram antes da instalacao serve esse DMG, caso tenham instalado e perdido o DMG mas o compraram é apenas fazer novamente o download no apple store. Esse DMG nao esta acessivel directamente com clique direito no icon Install Mac OS X lion escolher show package contents -> contents -> SharedSupport -> InstallESD.dmg (este sim é o DMG pretendido)
Caso nao o tenham comprado, nem guardado nem nada.... Bem como nao sei se posso dizer mandem MP que informo como obter o DMG.

Depois:
1. Abrir o Disk Utility (na barra de busca escrever Disk Utility)
2. Clicar na raiz da Pen nao na particao
3. Clicar no separador Partition
4. Onde diz partition Layout escolher 1 Partition
5. Clicar em Options...
6. Escolher GUID Partition Table
7. Na parte onde pede o nome da particao deixar o defeito
8. Na parte onde diz format escolher Mac OS Extended (Journaled)
9. Apply e dizer que sim que se quer alterar e formatar a PEN

Quanto a se ter uma Pen preparada para arranque ja esta. Mas agora queremos converte-la num Lion Bootable Cd
Para isso ainda com o Disk Utility aberto fazer os seguintes passos:

1. File -> Open Disk Image
2. Escolher o DMG do Lion
3. Clicar na raiz da Pen, clicar no separador restore
4. Onde diz source (nao arrastar a imagem do Lion mas a sub raiz com o nome Mac OS Install ESD com o rato da barra lateral para o sitio onde pede o nome do source e o programa configura-se sozinho) (nao clicar em image e escolher senao escolhe a raiz do instalador e nao funciona.)
5. Onde diz Destination, a mesma coisa arrastar ai sim a raiz da Pen nao a sub raiz para o sitio onde se escreve a destination.
6. Clicar em Restore e escolher Erase
7. Caso peca coloquem as vossas credenciais caso nao... Voila ja esta

(caso de busy para algum dos source ou destination... Apenas fazer unmount nao eject tanto ao Mac OS Install ESD e a PEN e voltar a carregalas.)

Depois apenas arrancar com o C ou o que mais gosto usar a tecla Option... E escolher a drive Mac Os Install da PEN.

Espero ter ajudado... Isto apica-se a qualquer dmg que queiram usar na pen directamente como CD.

Abrc...
 
Última edição:
Olá,

Por acaso eu não tenho pen com o lion mas ainda assim consigo fazer uma instalação de raiz. Tão simples quanto isto:

- Fazer novamente download do dito cujo

- No ecrã de instalação ir ao disk utility e apagar o MACHD

- Depois é só instalar o LION

No meu caso resultou. Talvez não tenha descoberto a pólvora...mas prontes...é mais uma forma de matar a galinha.
 
boa noite a todos,
Sou um utilizador Mac recente.
Desculpem a minha ignorância, mas qual a diferença ou vantagem entre a instalação clean e fazer apenas a actualização para o OS X Lion?

Abraço
 
Back
Topo