Queda de poste partilhado (VDF/NOS/MEO)

Crolo

Membro
Boa noite, no passado dia 7/12/23 caiu um poste de madeira na minha zona de residência devido ao mau tempo, este poste era partilhado entre três operadoras, nomeadamente NOS, Vodafone e Altice/MEO.

Agora começa esta fantástica "epopeia épica" de acontecimentos:
(07/12/23):
1º - O poste cai, o meu serviço que é NOS mantém-se funcional;
2º - Entre autoridades locais / operadoras é chamado um piquete para vir ao local, pois haviam cabos cruzados numa estrada;
3º - Chega uma carrinha com o logotipo da MEO, procede ao corte de todos os cabos que atravessavam a via, fico sem serviço, (eu e mais umas dezenas de clientes) pelas 21:20H;
4º - 21:30H faço o primeiro "report" junto da operadora, iriam analizar o que se passava, pois ainda ninguém se tinha queixado.

(08/12/23):
Feriado, zero feito.

(09/12/23):
5º - Volto a ligar, ninguém sabe de nada, "aparentemente um poste que caiu", até aqui nada novo;

(10/12/23 / domingo):
6º - Ligo novamente, e enfoco que, estou sem qualquer tipo de serviço, e que a partir de 2ª feira preciso de internet, uma vez que trabalho em regime de teletrabalho, dizem estar tudo igual, aguardam mais informação;

(12/12/23):
7º - Reparo que a Altice colocou um poste novo, precisamente no mesmo local, e restabelecem o seu serviço junto dos clientes, eu continuo sem o meu;

(19/12/23):
8º - Deixei passar alguns dias, para ver se a situação evoluía, uma vez que consegui "serviços mínimos" com um hotspot 4G cedido por parte da empresa, e volto a ligar junto da NOS, dizem-me que têm previsão da resolução do problema para dia 5 de Janeiro de 2024, como é que é possível isto? Estar três semanas completamente off, e darem uma previsão de dia 5?

Reparem, eu sei que no fundo a NOS não tem culpa do sucedido, mas no restabelecimento da ligação já têm, estou privado do serviço há pelo menos três semanas, e pelos vistos a ter de esperar mais.

Já alguém passou pelo mesmo cenário?
Peço rescisão?

Cumps.
 
Se a Altice pagou e montou o seu novo poste e passou cabo, penso que a autorização dos novos postes não é automática e é dependente de ORAC/ORAP (alguém que confirme). Talvez por isso a resolução estar para até 5 de janeiro de 2024, porque papeladas, mete-se o Natal, o Ano Novo, o fim de semana e o entrecosto...
 
Se a Altice pagou e montou o seu novo poste e passou cabo, penso que a autorização dos novos postes não é automática e é dependente de ORAC/ORAP (alguém que confirme). Talvez por isso a resolução estar para até 5 de janeiro de 2024, porque papeladas, mete-se o Natal, o Ano Novo, o fim de semana e o entrecosto...
Mas o posto não é uma nova instalação, mas sim a substituição de um ja existente. Se for necessário mais autorizações é so parvo...
 
É provável que seja mesmo isso.
A questão dos postes em Portugal é ridícula. Não têm noção da quantidade de problemas que existem numa nova instalação por causa de falta de licenciamento e coisas dessas.

Um simples passar de cabo é preciso 20 autorizações para o fazerem.
E pior, a MEO é dona de quase todos os postes de madeira que se vê por aí (herdados da antiga PT). Se não me engano podem demorar até 30 dias para permitir que alguém lá meta alguma coisa.

Estou a falar no geral e não no caso em específico que é aqui relatado.
 
Boa noite, no passado dia 7/12/23 caiu um poste de madeira na minha zona de residência devido ao mau tempo, este poste era partilhado entre três operadoras, nomeadamente NOS, Vodafone e Altice/MEO.

Agora começa esta fantástica "epopeia épica" de acontecimentos:
(07/12/23):
1º - O poste cai, o meu serviço que é NOS mantém-se funcional;
2º - Entre autoridades locais / operadoras é chamado um piquete para vir ao local, pois haviam cabos cruzados numa estrada;
3º - Chega uma carrinha com o logotipo da MEO, procede ao corte de todos os cabos que atravessavam a via, fico sem serviço, (eu e mais umas dezenas de clientes) pelas 21:20H;
4º - 21:30H faço o primeiro "report" junto da operadora, iriam analizar o que se passava, pois ainda ninguém se tinha queixado.

(08/12/23):
Feriado, zero feito.

(09/12/23):
5º - Volto a ligar, ninguém sabe de nada, "aparentemente um poste que caiu", até aqui nada novo;

(10/12/23 / domingo):
6º - Ligo novamente, e enfoco que, estou sem qualquer tipo de serviço, e que a partir de 2ª feira preciso de internet, uma vez que trabalho em regime de teletrabalho, dizem estar tudo igual, aguardam mais informação;

(12/12/23):
7º - Reparo que a Altice colocou um poste novo, precisamente no mesmo local, e restabelecem o seu serviço junto dos clientes, eu continuo sem o meu;

(19/12/23):
8º - Deixei passar alguns dias, para ver se a situação evoluía, uma vez que consegui "serviços mínimos" com um hotspot 4G cedido por parte da empresa, e volto a ligar junto da NOS, dizem-me que têm previsão da resolução do problema para dia 5 de Janeiro de 2024, como é que é possível isto? Estar três semanas completamente off, e darem uma previsão de dia 5?

Reparem, eu sei que no fundo a NOS não tem culpa do sucedido, mas no restabelecimento da ligação já têm, estou privado do serviço há pelo menos três semanas, e pelos vistos a ter de esperar mais.

Já alguém passou pelo mesmo cenário?
Peço rescisão?

Cumps.

Estou numa situação semelhante, com a diferença de ser em condutas.

A Digi a passar a fibra deles deu cabo da fibra partilhada da Nos e Vodafone.
A Nos entende que precisa de policiamento, para abrir condutas numa rua sem saida !
Precisa de policiamento :facepalm::facepalm::facepalm::facepalm:.

Alegadamente tem havido sucessivos adiamentos, isto já desde do dia 27 de Novembro...
Entretanto equanto escrevo este post, estão técnicos da meo a abrir a conduta afectada para montar os nódulos de fibra.
E isto sem qualquer tipo de policia, sem estarem a obstruir a via nem sequer a perturbar o trânsito.
Que é praticamente inexistente, porque a rua não tem saída !
Só a Nos é que está com este "capricho" de precisar de policiamento.
A mesma Nos que não requereu policiamento quando andou a passar os seus cabos de fibra utilizando as mesmas condutas.

Tens direito a rescindir se a avaria se prolongar, creio que por 15 dias.
Contacta a Provedoria da Nos.
A mim, descontaram-me a factura de Novembro, Dezembro e metade da de Janeiro.
Assim como me retiraram a fidelização que era até 2025.
Só não mudei que operador, porque a vodafone também está afectada com esta avaria.
A Nowo penso que não haja por aqui, e a Meo ainda está a montar a sua infra-estrutura.
 
Estou numa situação semelhante, com a diferença de ser em condutas.

A Digi a passar a fibra deles deu cabo da fibra partilhada da Nos e Vodafone.
A Nos entende que precisa de policiamento, para abrir condutas numa rua sem saida !
Precisa de policiamento :facepalm::facepalm::facepalm::facepalm:.

Alegadamente tem havido sucessivos adiamentos, isto já desde do dia 27 de Novembro...
Entretanto equanto escrevo este post, estão técnicos da meo a abrir a conduta afectada para montar os nódulos de fibra.
E isto sem qualquer tipo de policia, sem estarem a obstruir a via nem sequer a perturbar o trânsito.
Que é praticamente inexistente, porque a rua não tem saída !
Só a Nos é que está com este "capricho" de precisar de policiamento.
A mesma Nos que não requereu policiamento quando andou a passar os seus cabos de fibra utilizando as mesmas condutas.

Tens direito a rescindir se a avaria se prolongar, creio que por 15 dias.
Contacta a Provedoria da Nos.
A mim, descontaram-me a factura de Novembro, Dezembro e metade da de Janeiro.
Assim como me retiraram a fidelização que era até 2025.
Só não mudei que operador, porque a vodafone também está afectada com esta avaria.
A Nowo penso que não haja por aqui, e a Meo ainda está a montar a sua infra-estrutura.
Não é a NOS que requer policiamento. É a gestora do espaço público, isto é, a junta de freguesia ou a câmara municipal. Pela NOS era tudo reposto e para ontem que nem os clientes gostam de não ter serviço, nem nenhum operador quer ter de pagar compensações pelos dias sem ele.

Serão 14 dias (pelas condições contratuais) e salvo erro eram 72h após incidência de ordem técnica pela ANACOM, mas não sei se isso já mudou.
 
Não é a NOS que requer policiamento. É a gestora do espaço público, isto é, a junta de freguesia ou a câmara municipal. Pela NOS era tudo reposto e para ontem que nem os clientes gostam de não ter serviço, nem nenhum operador quer ter de pagar compensações pelos dias sem ele.

Serão 14 dias (pelas condições contratuais) e salvo erro eram 72h após incidência de ordem técnica pela ANACOM, mas não sei se isso já mudou.

Para reparar avarias é preciso policiamento, para passar fbra já não é ?
Quando as condutas são exactamente as mesmas ?
Isso não está bem explicado...

Além disso, estão a ocorrer intervenções posteriores a esta avaria onde a policia sempre esteve.
Na minha rua que é dois minutos a pé destes locais já não há policia ?
Se é que é preciso, pois a mesma não tem saida, e o trânsito é praticamente nulo.
Como disse onte estiveram os da MEO a fazer os nodulos de abastecimento, nem extorvaram o trânsito pedonal nem rodoviário.
Porque lá está o mesmo é praticamente nulo.
Alguém está a agir de má fé nesta situação.
 
@Rubenzito se a câmara em regulamento especificar que intervenções na via pública carecem de policiamento, é irrelevante se é com saída, sem saída com muito ou pouco trânsito.

Umas empresas facilitam (e arriscam ser multadas) outras não.
 
@Rubenzito se a câmara em regulamento especificar que intervenções na via pública carecem de policiamento, é irrelevante se é com saída, sem saída com muito ou pouco trânsito.

Umas empresas facilitam (e arriscam ser multadas) outras não.

E os clientes e o municipes que se lixem ( para não dizer outra coisa).
Não é a Anacom que decide nestas intervenções tecnicas ?
Além disso como é que a mesma empresa para um procedimento ( o de passar fibra) não pede policiamento.
E para uma reparação já pede.
Esta dualidade de critérios leva-me a crer que estão de má fé e a insultar a inteligência das pessoas.
 
E os clientes e o municipes que se lixem ( para não dizer outra coisa).
Não é a Anacom que decide nestas intervenções tecnicas ?
Além disso como é que a mesma empresa para um procedimento ( o de passar fibra) não pede policiamento.
E para uma reparação já pede.
Esta dualidade de critérios leva-me a crer que estão de má fé e a insultar a inteligência das pessoas.
Simples, pegas no telefone, ligas para a câmara municipal e questionas se é exigido ou não policiamento.

A empresa a passar fibra podia ser uma e a empresa que faz a reparação ser outra...
 
Exatamente. Também tinha essa ideia.
Ainda pra mais o policiamento deve ter custos, que com certeza as operadoras não acham piada. ;)
Segundo sei, pode atingir 500€ por cada intervenção... mais os materiais e a mão de obra que é precisa ali... não fica lá muito em conta falhar. 😅

@Rubenzito se a câmara em regulamento especificar que intervenções na via pública carecem de policiamento, é irrelevante se é com saída, sem saída com muito ou pouco trânsito.

Umas empresas facilitam (e arriscam ser multadas) outras não.
Isto mesmo.
 
Não é a NOS que requer policiamento. É a gestora do espaço público, isto é, a junta de freguesia ou a câmara municipal. Pela NOS era tudo reposto e para ontem que nem os clientes gostam de não ter serviço, nem nenhum operador quer ter de pagar compensações pelos dias sem ele.

Serão 14 dias (pelas condições contratuais) e salvo erro eram 72h após incidência de ordem técnica pela ANACOM, mas não sei se isso já mudou.
Errado. Quem pede o policiamento é a empresa que vai realizar a obra, a camara ou junta nada tem haver com esse pedido. O policiamento é obrigatório desde que a obra a realizar seja na via pública. Não interessa se tem muito, pouco ou nenhum trânsito. O que acontece é que muitas arriscam fazer as coisas sem o policiamento.
A única coisa que não requer pedido antecipado de policiamento são reparações de bens essenciais, gás, luz etc.
 
Errado. Quem pede o policiamento é a empresa que vai realizar a obra
O @elchicharro está certo na mesma. O que ele quis dizer é que não é a NOS que decide que quer policiamento, mas sim a "lei" imposta. Ou seja, é a NOS que faz o pedido mas é a câmara (ou entidade responsável pela via pública) que exige que esse seja feito.
 
A câmara não exige o policiamento. A câmara exige um plano de sinalizacao de obras na via publica, porque isso é obrigatorio pelo codigo da estrada. E as empresas tipo NOS Vodafone etc não querem essa responsabilidade e trabalho, então trocam esse plano pelo policiamento passando a responsabilidade de qualquer problema (acidentes por exemplo) para as autoridades, em vez de estarem a pôr semáforos por exemplo (sim, nao basta por um triangulo e está feito). Infelizmente ou felizmente o código não faz diferença entre estradas muito movimentadas ou pouco, e muitas vezes esse policiamento ou sinalizacao seriam desnecessários quer pelo espaço que ocupam quer pelo tempo que demoram. Muitas vezes, nas ligações a uma casa, as empresas têm de pedir policiamento simplesmente porque têm de por uma escada para subir a um poste que demora cinco minutos e que esta no passeio. Por algum motivo eles dizem que uma nova instalação custa 300€.
 
Back
Topo