Wii Pro Evolution Soccer 2008

esperar para ver..

A ideia é interessante e é bom ver que a konami começa a tentar fazer algo novo no PES. Vamos é ver se resulta na pratica, é que a cena das setas parece-me algo confusa, especialmente se tivermos a jogar multiplayer. Imagem lá o que é jogar a 4 jogadores com setas por todo o lado!
 
Eu estou sempre disposto a aceitar inovações a nível de jogabilidade e interface. Mas vamos ser realistas, há coisas que por vezes não colam e então nos jogos de futebol, o pessoal é um bocado resistente à adaptação. Mas não quero ser velho do Restelo, vou esperar para ver (e jogar).
Pois, quanto a isso (preferências pessoais dos veteranos) não argumento; mas também considero (e não digo isto como uma critica) que qualquer alteração de fundo a nivel de controlos (para a Wii ou para outro sistema) não seria recebida por agrado por vocês, não só numa lógica de "velho do restelo" mas por habituação e por uma noção de "se está bom não mexe", inclusive não é raro ver jogadores de PES a dizerem que não o querem jogar com um comando de X360.

Não era decerto assim que eu imaginava uma control scheme para um PES na Wii... Mas na minha opinião eles estão a ter muito mais trabalho ao ir por esta via que teriam com outras... Alguma coisa devem querer atingir por esta via, e acredito que eles saibam o que estão a fazer... não me parece mal, não sei se poderá ser chamado uma melhoria... mas seria bom que a linha base fosse "tão bom, como...".


EDIT: Impressões do IGN:
Pro Evolution Soccer 2008 First Look
Konami takes the highly-acclaimed series in a radical - and altogether fantastic - direction.

Although the existence of Pro Evolution Soccer 2008 on Wii has been widely known for some time, hard facts about the game have been few and far between until now. At a press event in Seville in Spain, Konami lifted the lid on its next-gen Nintendo title, revealing a game that appears to take the series in a dramatic new direction. Indeed, while the PlayStation 3 and Xbox 360 versions of Pro Evolution Soccer 2008 offer up much the same experience as the PlayStation 2 games of yore, albeit with sharper graphics, the Wii incarnation looks set to push the boundaries of the series.

That's not to say Konami has opted to dumb down Pro Evo by making it more accessible to the Wiimote-waving masses. On the contrary, PES2008 on Wii looks every bit as realistic as its hi-def cousins and, if initial thoughts prove right, it could well offer a greater level of control and freedom in terms of gameplay.

The reason for this is that Konami has cleverly used the Nunchuk and Wiimote to enhanced the gameplay experience rather than bolt on some motion-sensing gimmick. Here, the Nunchuk stick is used to move the player around screen and the B button is used to pass. No big deal you may think, but what's interesting is that the Wiimote appears as a point on the screen, affecting the gameplay in a couple of ways. Firstly, it's an alternative way of moving your player around the screen - drag the cursor around while holding A and your player will follow the on-screen target. Secondly, the cursor is used to accurately pass the ball, so if you want to thread a looping through ball to a winger (rather than the obvious guy standing nearby) simply move the target over the runner's head and press pass.

That's not all. Using the same method, you're free to pass into space and, from the video we've seen), the AI is smart enough to know what you're doing and latch onto the pass, within reason of course.

The Wiimote comes in really useful during setpieces too because you can 'order' off-the-ball players to make runs. Again, simply click the cursor over their heads and then drag in the direction you want them to run. They'll then scuttle off, leaving you to knock in a well-weighted ball they can latch on to. There's no limit to the number of players you can move around either, so there's no reason why a skilled player couldn't send one player off on a dummy run while crossing the ball into the path of a player they've sent in another direction.

Admittedly we've yet to go hands-on with the Wii version of PES 2008 but in theory - and judging by the video - it's looks very promising indeed. We'll have to wait and see just how complicated the controls are, especially in the middle of a frantic midfield tussle, but Konami has at least distilled the authentic essence of PES in its Wii game rather than opting for the obvious - and already tiresome - gimmicks we've seen of late.
Fonte: http://wii.ign.com/articles/826/826603p1.html

O sentimento geral da critica parece ser que a Konami não escolheu o caminho fácil, e de que está bastante bom... Gosto disso, é de certa forma animador.
 
O sentimento geral da critica parece ser que a Konami não escolheu o caminho fácil, e de que está bastante bom... Gosto disso, é de certa forma animador.

Se a Konami segui-se o caminho metia 1 port da PS2 e tinha o jogo já pronto.
Resultado eram comidos pela malta do FIFA e no natal do próximo ano colhiam do que semearam.
 
Estou apreensivo com aquelas setas todas :(, mas vou esperar para ver...

Uma coisa que ainda ninguém realçou...graficamente esta versão da Wii não é só um bocadinho superior á PS2, o que é muito bom...finalmente começam a aproveitar melhor o raio do hardware da Wii.
 
Se a Konami segui-se o caminho metia 1 port da PS2 e tinha o jogo já pronto.
Resultado eram comidos pela malta do FIFA e no natal do próximo ano colhiam do que semearam.
Relativo... Acho que PES e FIFA na Wii estão a seguir caminhos bem distintos... o PES ao ver o que o FIFA fez podia ir atrás mas optou por uma abordagem completamente diferente.

Para todos os efeitos o FIFA está aí para o Natal 2008, enquanto que o PES que efectivamente (e como dizes) facilmente podia estar pronto com uma adaptação mais simplista de remapeamento dos controlos não está. Não sei, se com essa abordagem não igualavam o FIFA, não para dizer que a abordagem do FIFA é má... mas parece-me que a Konami está a fazer uns quantos Kilómetros extra.
 
Uma coisa que ainda ninguém realçou...graficamente esta versão da Wii não é só um bocadinho superior á PS2, o que é muito bom...finalmente começam a aproveitar melhor o raio do hardware da Wii.

nem tem que ser realçado... não há comparação possível. Se ela existe é porque algo não está bem.
 
Depois de ler isto tenho que dar os parabéns à Konami.

Era exactamente isto que eu esperava num jogo de futebol para a wii. Vamos esquecer os controlos da ps2, esses são para um comando muito diferente da wii. A wii tem botões diferentes e formas diferentes de input, vamos usar isso para fazer um jogo de futebol.

E a Konami fez isso, parabéns pela coragem, pode ser que me convençam a mim, que nem os jogos da super liga tenho paciencia pra ver.

Quero ver mais jogos e companhias entrar por este caminho.
 
O PES 2008 para a Wii parece cheio de novidades em relação as outras versões do jogo, mas nao sera um bocado confuso todas aquelas setas?
Mas sabendo o que sei dos jogos de futebol da konami, vai ser um jogo em grande.:009::009:
 
Muito bom mesmo. O PES parece-me irritantemente simplista (estará relacionado com o facto de perder sempre :D), nomeadamente na parte dos remates, em que o melhor rematador é quem consegue carregar o tempo certo no botão.

Este parece-me ser um jogo que dê mais mérito a quem saibe realmente de futebol, e onde eu levaria uma coça de todo o tamanho, mas ao menos não perderia porque carreguei um milisegundo a mais no rematar...

O FIFA tá bom, mas o PES parece recusar-se a abdicar da coroa :D
 
Se aquela mira poderá estár sempre presente no jogo? Tou a imaginar um jogo a 2 (offline) com duas miras a andar ah volta no ecrã.. nao me cheira =/

Talvez essas miras/setas funcionem apenas nos lançes de bolas paradas, para nós pudermos movimentar os jogadores para a posicao desejada, nao vejo mais nenhuma explicação..
 
Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2008 - Wii VIDEO



Clique na imagem para ver o vídeo.

Muito Bom! :wow: Graficamente pode melhorar, mas a jogabilidade está excelente!
 
Última edição:
Graficamente é muito superior ao Fifa, e em jogablidade parece estar um must. Parece que isto vai revolucionar completamente a forma de jogar futebol virtual.
 
Última edição:
Parece-me que a forma de jogar este PES é a mais próxima possível do adepto de futebol: um misto de jogador e treinador de bancada.
A possibilidade de poder criar lances estudados e materializá-los em tempo real num jogo de futebol, para além do habitual papel de passar, fintar e rematar à baliza torna este PES num jogo obrigatório de experimentar.
Isto é quase como jogar contra o cpu vs contra outros adversários... preparem-se para jogadas e movimentações muito mais realistas/pragmáticas e para jogos muito mais tácticos.

Não faço ideia como vai ficar, mas que tem muito potencial para ser um grande jogo, isso tem.
 
Muito bom. Só espero que as setas sejam apenas para demonstraçao e não estejam presentes durante as partidas.

Vamos esperar para ver como o jogo depois corresponde a nivel de jogabilidade. Para já é de tirar o chapeu à Konami por fazer aquilo que todos esperavamos: além do controlo do nosso jogador, o controlo tactico da nossa equipa.

Só duas coisas não me convenceram: passe longo e curto num só botão a variar conforme a distancia. E se eu quiser fazer um cruzamento rasteiro? por exemplo. A segunda é rematar ao tremer o numshock, quero ver como isso vai funcionar a nivel practido de remate.
 
Muito bom. Só espero que as setas sejam apenas para demonstraçao e não estejam presentes durante as partidas.

Vamos esperar para ver como o jogo depois corresponde a nivel de jogabilidade. Para já é de tirar o chapeu à Konami por fazer aquilo que todos esperavamos: além do controlo do nosso jogador, o controlo tactico da nossa equipa.

Só duas coisas não me convenceram: passe longo e curto num só botão a variar conforme a distancia. E se eu quiser fazer um cruzamento rasteiro? por exemplo. A segunda é rematar ao tremer o numshock, quero ver como isso vai funcionar a nivel practido de remate.

As setas estão presentes durante a partida como pudeste ver..

Quanto à questão dos passes/remates, é uma boa pergunta! Nao vai existir remates fortes/fracos/altos/rasteiros? Já que basta abanar o nunchuk.. Acho que não dá para medir a intensidade do abananço lol

Quanto ao controlo de toda a equipa, é de louvar! Vejo milhentas novas jogadas a inventar!
 
MUITO BOM! Fantástico :P

Mas estou retissente quanto a estes pontos:

-Multiplayer será previsivel já que o adversario prevê e acompanha as nossas jogadas!
-Remates, passes (força, altura...) e isso como já referiram...

Mas gostei bastante.
 
Back
Topo