PC/Linux [Portátil] Steam Deck (Valve)

Eu sou-te sincero.

Vendi a RTX3090 há umas 3 semanas e desde que recebi a Deck nunca mais senti necessidade de comprar uma gráfica para o Desktop. Aliás, nem nunca mais o liguei.

Mas isso parece-me ser uma solução extremamente interessante para jogos mais pesadões.
 
Eu sou-te sincero.

Vendi a RTX3090 há umas 3 semanas e desde que recebi a Deck nunca mais senti necessidade de comprar uma gráfica para o Desktop. Aliás, nem nunca mais o liguei.

Mas isso parece-me ser uma solução extremamente interessante para jogos mais pesadões.
Sim, eu acho que para a esmagadora maioria dos jogos não é necessário, a performance nativa da Deck é mais que satisfatória. Mesmo o Last of Us que eu tenho estado a jogar, acho que não se perde muito com a versão nativa vs pc.

Só mesmo alguns jogos mais pesados que não corram muito bem na Deck é que o stream é uma grande mais valia, como o Alan Wake 2 por exemplo.
 
Eu sou-te sincero.

Vendi a RTX3090 há umas 3 semanas e desde que recebi a Deck nunca mais senti necessidade de comprar uma gráfica para o Desktop. Aliás, nem nunca mais o liguei.

Mas isso parece-me ser uma solução extremamente interessante para jogos mais pesadões.
Eu diria que 80% do tempo que uso a minha SD é jogando Xbox por streaming e a experiência é incrível...
Neste momento estou a jogar o Alan wake 2 e funciona que é um espetáculo 👌
 
Depende, eu jogar abaixo de 60fps é arrumar o jogo para o lado.

A Deck é interessante para um backlog de muitos jogos antigos que tenho e que nunca joguei. Por exemplo nunca tinha jogado o Tomb Raider (2013) e passei-o agora na Deck, deitadinho na cama ou no sofá (impec!). Correu satisfatoriamente bem, entre os 50-60Fps. Há também outras pérolas que gostava de revisitar como por exemplo o Warcraft 3 e para isso não preciso de um desktop todo XPTO. A Deck serve perfeitamente.

No entanto, a jogar o Rise of Tomb Raider a Deck já se borra toda e os 60fps é para esquecer. 30Fps para mim mais vale nem jogar... ando ali nos 40-60, ou seja, a experiência não é de todo muito boa pois tem bastante flutuação. O jogo na verdade avisa que não é completamente suportado em Linux pelo que me parece que muita da falta da performance também vem deste pormenor. Ao contrário do Tomb Raider de 2013, o open world parece-me muito maior e há muito mais para renderizar pelo que não me admira que corra bastante pior mesmo que fosse totalmente suportado. Se lockasse aos 30FPS já dava para jogar bem (mesmo maxed), mas mais uma vez, jogar a 30FPS perde-se 70% da experiênca (IMHO).

Quem joga nas consolas com frequência está mais habituado aos 30FPS que eu, que sempre fui um PC player com felizmente sempre bons sistemas.
 
Última edição:
Eu normalmente também prefiro os 60 fps, mas na deck com o ecrã mais pequeno, não me faz muita diferença os 30, especialmente com o novo ecrã a 90hz, que tem muito menos latencia. O mais importante é a estabilidade da frame rate. Prefiro 30 fps locked (com uma linha estavel de frametimes) do que 60 fps instável e cheio de quebras.
 
Fazer faz sempre ehehe... os 30FPS são sempre 30FPS. Parece que o jogo corre em slow motion, para mim é horrivel.

Na Deck já estou mentalizado para não esperar o melhor do melhor, mas mesmo assim custa-me bastante jogar a 30Fps. Como até estou a gostar bastante do Tomb Raider, talvez faça o esforço de o lockar a 30FPS para não ter grandes flutuações.
 
Ontem instalei o moonlight e estive a jogar o Last of Us por streaming do meu PC. Pus o stream em 720p, 25mbps, 90fps, e o jogo estava a correr em 1440p no pc. O pc ligado por ethernet, e a deck ligada à banda 5ghz do router.

Parecia que estava a jogar nativo na Deck. Input lag praticamente imperceptível, sem compressão, sem cortes, e uma qualidade gráfica espetacular. Mesmo no meu quarto, a uma distância de 3 divisões do meu router, corria perfeito.

E a bateria estava-me a dar uma autonomia de mais de 10 horas!!!
Tens gamepass? Eventualmente irei jogar um joguinho ou outro mais simples do gamepass por Cloud. Mas a experiência deve ser basicamente a mesma.
 
Estou “chateado” com a valve/steam.
Não me resolvem a situação. A minha encomenda perdeu se durante o caminho, as lcd 512gb usados acabaram, estão fora de stock e ainda nao me enviaram uma nova ( apesar de aparecer “embalado”).
Pedi reembolso e não me respondem.
Estou a ponderar comprar a oled ( pelo feedback positivo que li por aqui ), mas para isso precisava que me reembolsassem.
 
Estou “chateado” com a valve/steam.
Não me resolvem a situação. A minha encomenda perdeu se durante o caminho, as lcd 512gb usados acabaram, estão fora de stock e ainda nao me enviaram uma nova ( apesar de aparecer “embalado”).
Pedi reembolso e não me respondem.
Estou a ponderar comprar a oled ( pelo feedback positivo que li por aqui ), mas para isso precisava que me reembolsassem.
Manda email a dizer que queres o reembolso para comprar a oled, o apoio deles é bom não te preocupes muito com isso que não vais ficar a arder.
 
Manda email a dizer que queres o reembolso para comprar a oled, o apoio deles é bom não te preocupes muito com isso que não vais ficar a arder.
Estou a falar com eles no apoio, mas não está fácil.
Vou tentar por email. Obrigado
Vale a pena o upgrade para a oled para quem nunca teve a básica com lcd ?
 
Estou a falar com eles no apoio, mas não está fácil.
Vou tentar por email. Obrigado
Vale a pena o upgrade para a oled para quem nunca teve a básica com lcd ?
Ainda estou á espera da minha, já tive a lcd, só depois posso dar Feedback mas acho que vale sim, nem que seja pela questão da bateria, e efetivamente o ecrã oled, mais os 90hz para jogos como rogue like
 
6YExWF7.jpg


NoLVfR9.jpg


CkepmF7.jpg


i8LIYfd.jpg


BszKEPF.jpg


LIed4Be.jpg


qJS3scq.jpg


Não que a OLED seja barulhenta, mas grande diferença.

A capa de silicone custou MUITO a furar. Mas muito.

Resultados: 55cº a jogar Rise of the Tomb Raider com a ventoinha completamente em silêncio e ar morno a sair. Tenho ali o Thermal Pad mas nem me vou chatear a trocar.
 
6YExWF7.jpg


NoLVfR9.jpg


CkepmF7.jpg


i8LIYfd.jpg


BszKEPF.jpg


LIed4Be.jpg


qJS3scq.jpg


Não que a OLED seja barulhenta, mas grande diferença.

A capa de silicone custou MUITO a furar. Mas muito.

Resultados: 55cº a jogar Rise of the Tomb Raider com a ventoinha completamente em silêncio e ar morno a sair. Tenho ali o Thermal Pad mas nem me vou chatear a trocar.
Porreiro. Mandaste vir de onde?
 
China.

Essa back cover custou tipo 6€. E a diferença que faz mais do que justifica. Então para quem tem as LCD... Eu originalmente comprei isto para a LCD mas como entretanto a vendi e fui buscar a OLED... why not.

Às vezes a engenharia destas coisas deixa-me meio "coiso". É óbvio que a ventoinha com aqueles furinhos todos puxa muito melhor o ar frio de fora. Metendo lá a mão sente-se a gaja a puxar o ar de fora. É como se abrirem a tampa do vosso PC, regra geral vai correr sempre muito mais fresco.

E metendo a mão em toda a parte de trás está muito mais fresco.
 
Última edição:
A questão é que deixa de passar tanto ar nos outros componentes. A longo termo confio mais no desenho térmico da Valve.
Pois a questão é essa, acho que até existe um video qualquer do Gamers Nexus em que diziam isso mesmo, que alguns componentes ficavam mais quentes com estas backcovers com aberturas extra. Mas a arquitetura interna da OLED é diferente, e para alem de ter temperaturas mais baixas no geral, acho que não depende tanto da dissipação de calor da placa interna pelo ar.
 
Penso que quer a revisão interna do LCD quer a OLED inverteram a direcção da ventoinha, ou seja, em vez de o ar sair junto à ventoinha passou a entrar por aí. Resumindo, mudou o sentido do ar.

Se assim for, parece-me que a abertura junto à ventoinha reduz a temperatura em todos os componentes, incluindo os VRM's.

Certo é que na minha OLED, com a backplate da Jsaux que tem aberturas na ventoinha, tenho temperaturas máximas de 60 graus no CPU e GPU e a ventoinha anda entre os 2600 e os 3400 RPM's, isto a jogar Final Fantasy 7 Remaster com limitador a 40 FPS. Para já não fiz undervolt, mas quando fizer deve baixar um pouco mais.

Claro que o frio do inverno também ajuda um pouco e espero resultados um pouco piores no verão... Ainda assim recomendo para quem valoriza silêncio como eu.
 
Boa noite pessoal,

Não estou a conseguir fazer o pagamento, seja por mb ou visa..

Alguém já teve este problema?
(primeira compra na steam)

Obrigado
 
Mas faz algum sentido? É que não estou mesmo a perceber.
Queria mesmo ter esse brinquedo antes do fim de semana....

Anyway já enviei mensagem ao suporte.

Não existe mais casa nenhuma onde possa comprar essa versão não é?
 
Back
Topo