Porquê Mac?

I_Eat_All disse:
coolings extremos? se fosse um amd com coolings extremos batias palmas... pá são 2,7 GHz não são? e são 2! quanto dão os AMD actualmente? e o recurso ao argumento "dual cpu" pá tens sistemas dual mac à anos e anos, queixas-te? eu não, nem me queixaria se este pc tivesse 2 cpu's.


Olha que não são assim à tantos anos:
1996 - PowerMac 9500/180 MP -> PPC 604 a 180Mhz -> O uso do 2º CPU só era feita pelo PhotoShop ou programas desenhados para tal.
1997 - PowerMac 9600/200 MP -> PPC 604e a 200Mhz -> idem ao 9500. O Mac OS 7/8/9 só usa 1 CPU.
2000 - PowerMac G4 Dual 450 e 500 -> PPC 7400 -> o mesmo que o 9500 e 9600 (ainda não havia X)
2001 - PowerMac G4 Dual 533 -> PPC 7410 -> Os 1ºs modelos sairam apenas com o OS 9. Os ultimos sairam com o 10.0.3 + OS 9
And so on...

Que me lembre havia servidores 486 com multiplos processadores...

A não ser que consideres os Macs da transição 68K->PPC como multi-processadores...
Temos o Quadra 950 de 1992 com um Motorola 68040 a 33Mhz (segundo parece funcionava a 66Mhz) e que podia levar um "ugrade" para PPC601 a 66Mhz...
Mas no entanto não sei se o Quadra 900 de 1991 podia levar tal upgrade...
 
Freeza disse:
:) pá eu n tava "todo lixado" nem nada quando escrevi o post, não me ofendeste nem nada, mas conheço pessoas que teriam ficado muito ofendidas, interpretei na pior das hipóteses o que poderias tar a dizer/pensar, sei que a tua intenção não era ofender ninguém nem vir para aqui picar a malta.

quanto aos PC's, não sou nenhum noob, o meu pc foi montado por mim e tem mods feitos de soldador em punho, uso windows, tenho uma maquina bastante rapida ainda, e estou satisfeito. não tou a comparar um pc de maravilha a um mac, tenho 1 PC bom que me deixa jogar qualquer jogo do mercado com settings médios e correr qualquer programa, e é rapido, e mesmo assim para mim, os macs trabalham melhor. não vou deixar de ter 1 pc bom, quando este tiver quaquetico vai pá reforma e monto um novo, tenho gosto em ter peças boas nele, mas no entanto, à coisas que o mac faz melhor, simplesmente isso.

Mas não comprei o pc para fazer o que faço melhor num mac, nem compraria um mac para fazer o que faço melhor num pc.

comprar 1 mac pelo design... sim aconteçe, mas isso não é necessáriamente mau, porque enquanto 1 noob lixa o primeiro pc k tem praticamente todos os dias santos (porra esta semana fui arranjar 2 vezes o pc do mesmo gajo e já me quer arrastar pa lá outra vez na 4ª pk fez m*rda) com 1 mac não aconteçia porque o sistema é simples e não dá problemas, poupava-me trabalho.

já ouvi profissionais da industria a dizerem isso de que os macs e pcs são a mm coisa, mas... e esta conversa teve lugar: (olho para 1 emac a trabalhar com 256 MB de RAM) e pergunto: não é pouco? e eles dizem-me que chega e sobra... pá... o que é irreal é como é que trabalho com aquilo no dia a dia com 1a aplicação a correr de cada vez e aquilo porta-se bem dentro dos possiveis, faz o meu trabalho, sem problemas, é isso que eu quero, e lembro que até à pouco tempo todos os modelos de base vinham com 256 MB de RAM que exigiam um update na data da compra para tirar uma boa performance, portanto é perfeitamente plausivel que gente da area k não saiba de hardware pegue e trabalhe com memória insuficiente e diga k é insuficiente e lento, a culpa é da apple.

Isso de eles às vezes serem pouco funcionais concordo, não gosto dos ratos de 1 botão deles, nem gosto muito dos teclados, acima de tudo não gosto dos ecrãs LCD (de casa) deles, nada bate um CRT em cores, na minha opinião, e para design isso é essencial, nem sequer gosto muito dos ipods, não tenho vontade de ter um simplesmente. mas onde a apple para mim não falhou é no computador, na maquina, na funcionalidade, ok nem sempre é perfeito, mas trabalha sempre bem.

Eu gosto do Ilustrator, não desgosto do corel nem nada, mas caiu um pouco em desuso nos ultimos 2/3 anos, antes era muito falado desde a versão 8, agora ouve-se que muitas empresas tão a deixar de usar e e tal... até ao 10 foi muito falado, do 11 já mal ouvi falar e do 12 só soube que já existia quando passei plo site da corel outro dia... não acho que ninguém com os parafusos todos te vá dizer aqui que odeia corel draw, mas podem-te falar das exigencias do mercado, que hoje em dia te pode valorizar saberes trabalhar e dominares o freehand mais do que valoriza corel draw.

Por fim quanto a custos, como sempre disse... mac é um luxo com vantagens, para mim compensa, nem acho assim tão cáro, é o tal valor de que fala o kidloco, mas claro que tamos a pagar uma marca, e os x86 são mais baratos (especialmente com software pirateado)

agora é lógico que eu com um mac, não tenho dinheiro para comprar o ilustrator, o quark x-press, o photoshop e o maya, custam o mesmo que os do pc, que eu arranjo facilmente pirateados >_<

timber disse:
Claro que o sistema corre OK. Praticamente qualquer coisa corre só qq SO ok. Estou a usar agora um portátil antigo com um P4m 1.6 com 512 Mb. É arqueológico. É uma trampa comparado com todo o que se vende no mercado. Vou comprar outro? Claro que não. Em termos práticos faz mais ou menos tudo o que os novos fazem menos jogar. Mais depressa ou mais devagar mas faz. Para as tarefas correntes definitivamente não devagar o suficiente para ter vontade de comprar outro.
Agora isso é uma coisa outra é a máquina que é o pináculo da tecnologia portátil da Apple estar tão fraquinha em termos de potência de cálculo. Em algumas funções do OS X lá vem a coisinha a girar, ampulheta versão Mac OS X. A culpa nem é da Apple. Tenho a certeza que por eles já lá tinham enfiado algo melhor. E o iMovie em si nem é muito lento. Chatissíma é aquela parte em que aquilo está a codificar o DVD (que é chata em qq computador mas naquele caso é especialmente chata). Já agora o que usei é bastante recente mas penso que ainda é um de 1.5
Consegue-se perceber o meu ponto de vista?
epa... tás a presisar duma lavagem cerebral :D
Encarnado disse:
Olha que não são assim à tantos anos:
1996 - PowerMac 9500/180 MP -> PPC 604 a 180Mhz -> O uso do 2º CPU só era feita pelo PhotoShop ou programas desenhados para tal.
1997 - PowerMac 9600/200 MP -> PPC 604e a 200Mhz -> idem ao 9500. O Mac OS 7/8/9 só usa 1 CPU.
2000 - PowerMac G4 Dual 450 e 500 -> PPC 7400 -> o mesmo que o 9500 e 9600 (ainda não havia X)
2001 - PowerMac G4 Dual 533 -> PPC 7410 -> Os 1ºs modelos sairam apenas com o OS 9. Os ultimos sairam com o 10.0.3 + OS 9
And so on...

Que me lembre havia servidores 486 com multiplos processadores...

A não ser que consideres os Macs da transição 68K->PPC como multi-processadores...
Temos o Quadra 950 de 1992 com um Motorola 68040 a 33Mhz (segundo parece funcionava a 66Mhz) e que podia levar um "ugrade" para PPC601 a 66Mhz...
Mas no entanto não sei se o Quadra 900 de 1991 podia levar tal upgrade...
de 1996 para agora são muitos anos para mim, sou mais novo na area do que isso. mas a apple trouxe estes sistemas dual processor para a produção em serie para PC's caseiros, como aposta topo de gama, não temos nos PC's topo de gama com 2 cpus (ok agora temos os dual cores) mas o dual G5 para mim é mais proximo de um dual opteron que de um AMD 64.

se agora lançarem uma versão com 2 cpus com dual core então... tou no paraiso.

claro que os PC's têm mais escalabilidade e podem ter tipo 8 opterons num rack, mas isso não é para o user comum, não posso comprar 1 para ter em casa, nem tenho grandes vantagens nisso.
 
Última edição:
Eu pergunto-me é o que acontecerá aos Macs e Linux quando o grande SO que faz as pessoas comprarem Gráficas (Windows - Porque Macs é um nicho do mercado) passar a suportar só DirectX (Microsoft) com drivers feitos pela Microsoft como é prometido para o Vista... Suporte OpenGL -> Kaput? Mac -> Placas diferentes... dedicadas? :|

E cada um trabalha naquele que se sente melhor, windows, mac ou linux, o que importa é onde se produz mais! Mais nada!
 
parkpre disse:
Depois ainda tive acesso a um (mesmo) velho Mac G3 de 266Mhz. E não é que aquilo também corria bem o Photoshop 5? Para mim, isto bastou-me para abrir os olhos e ver que os Mac's são realmente melhores máquinas.

Eu começei a trabalhar num PC 486DX4 a 100 e depois foi feito um upgrade para Pentium 200 MMX. Depois compraram um 9500/180MP e fiquei com um 7500/100 só para mim. E aí começei a mudar-me para o computador da maçã...

timber disse:
O portátil topo de gama da Apple tem um processador que hoje em dia mal se aguenta nas pernas porque é lento e está ultrapassado. Gasta pouco? Ao menos isso. E sim o Mac OS X é lento num PB17 acabado de sair da loja. Até tinha um extra de RAM. Pelo menos eu achei. Mete aquilo a fazer um DVD no iMovie (maravilha de programa já agora, o FinalCut para mim é demasiado à frente) e faz uma sesta.

O X até consegue ser lento num G5 :) quanto mais num G4 :)


Evangelion-01 conheço quem jogue Woeld of Warcraft num PowerBook!

Freeza disse:
Queria muito testar o OSX no pc por acaso, a ver se ha muita diferença com o mac "de verdade"

Dizem que é bem rapido e que bate aos pontos o G5 2.7Ghz... maldita a hora em que a Apple apostou no PPC970...

I_Eat_All disse:
já ouvi profissionais da industria a dizerem isso de que os macs e pcs são a mm coisa, mas... e esta conversa teve lugar: (olho para 1 emac a trabalhar com 256 MB de RAM) e pergunto: não é pouco? e eles dizem-me que chega e sobra... pá... o que é irreal é como é que trabalho com aquilo no dia a dia com 1a aplicação a correr de cada vez e aquilo porta-se bem dentro dos possiveis, faz o meu trabalho, sem problemas, é isso que eu quero, e lembro que até à pouco tempo todos os modelos de base vinham com 256 MB de RAM que exigiam um update na data da compra para tirar uma boa performance, portanto é perfeitamente plausivel que gente da area k não saiba de hardware pegue e trabalhe com memória insuficiente e diga k é insuficiente e lento, a culpa é da apple.

Epá 1 GB de RAM nao me chega... mas isto sou eu que puxo isto ao maximo só a abrir programas que vêem com o X e algum freeware. O X come muita RAM.

I_Eat_All disse:
Isso de eles às vezes serem pouco funcionais concordo, não gosto dos ratos de 1 botão deles, nem gosto muito dos teclados, acima de tudo não gosto dos ecrãs LCD (de casa) deles, nada bate um CRT em cores, na minha opinião, e para design isso é essencial, nem sequer gosto muito dos ipods, não tenho vontade de ter um simplesmente. mas onde a apple para mim não falhou é no computador, na maquina, na funcionalidade, ok nem sempre é perfeito, mas trabalha sempre bem.

O rato de 1 botão é maravilhoso e tá para fazer tudo o que faço, o teclado actual branco é horrivel, preferia o teclado com as teclas pretas, gosto do TFT do iMac mas correcção de cores só mesmo em CRT.

I_Eat_All disse:
Eu gosto do Ilustrator, não desgosto do corel nem nada, mas caiu um pouco em desuso nos ultimos 2/3 anos, antes era muito falado desde a versão 8, agora ouve-se que muitas empresas tão a deixar de usar e e tal... até ao 10 foi muito falado, do 11 já mal ouvi falar e do 12 só soube que já existia quando passei plo site da corel outro dia... não acho que ninguém com os parafusos todos te vá dizer aqui que odeia corel draw, mas podem-te falar das exigencias do mercado, que hoje em dia te pode valorizar saberes trabalhar e dominares o freehand mais do que valoriza corel draw.

Trata de achar os meus parafusos porque eu... ODEIO corel draw. E não gosto de Illustrator e gosto de FreeHand. Programas para putos nas artes gráficas não obrigado e o tamanho de ficheiros que o corel draw gera (alguns com 500MB) ... é de brandar aos ceus (identico em Illustrator/FreeHand ficaria com metade do tamanho (com as imagens "externas" e sem estarem embebidas no documento)).
E olha que começei nas artes graficas com corel draw (que na altura eu dizia maravilhas) e depois de começar a usar Apple é que "vi a luz" e foi PC e corel draw à vida.

I_Eat_All disse:
Por fim quanto a custos, como sempre disse... mac é um luxo com vantagens, para mim compensa, nem acho assim tão cáro, é o tal valor de que fala o kidloco, mas claro que tamos a pagar uma marca, e os x86 são mais baratos (especialmente com software pirateado)

Custos? Nã.
P4/3600 e mais uma catrefada de componentes = 1800 euros
iMac G5/1800 = 2000 euros + 1 GB de RAM

Carga "de trabalho" num mês qualquer:
-Imac G5 = 98%
-P4/3600 = 2% (só está lá devido a agencias que usam corel draw senão não estava)

O iMac ficou pago no 1º mês de trabalho, o PC não sei qtos meses levou.
 
Encarnado disse:
O rato de 1 botão é maravilhoso e tá para fazer tudo o que faço, o teclado actual branco é horrivel, preferia o teclado com as teclas pretas, gosto do TFT do iMac mas correcção de cores só mesmo em CRT.
O rato de 1 butão... para mim é pouco ergonomico e enquanto que o segundo butão não me faz falta e gosto da solução de usar a tecla "Ctrl", mas o scroll faz-me uma falta imensa, se tou com um rato desses tou sempre a esfregar o sitio onde ele estaria até que me apercebo que não faz nada, faz-me imensa falta, e não gosto/não é entuitivo para mim, usar as teclas direcionais no teclado para esse fim.

Encarnado disse:
Trata de achar os meus parafusos porque eu... ODEIO corel draw. E não gosto de Illustrator e gosto de FreeHand. Programas para putos nas artes gráficas não obrigado e o tamanho de ficheiros que o corel draw gera (alguns com 500MB) ... é de brandar aos ceus (identico em Illustrator/FreeHand ficaria com metade do tamanho (com as imagens "externas" e sem estarem embebidas no documento)).
E olha que começei nas artes graficas com corel draw (que na altura eu dizia maravilhas) e depois de começar a usar Apple é que "vi a luz" e foi PC e corel draw à vida.
desculpa ;) já eu sempre ouvi falar muito mal de corel draw, das paletes de cores, do espaço dos ficheiros que referiste, etc...
mas pelo que trabalhei nele não gostei nem detestei, não gostei da forma como era pesado e exigia tantos MB em disco, mas se fôr presiso usar por exigencia de outros, não terei qualquer problema, mas eu não tenho um centésimo da tua experiencia na area, por isso ainda não tenho aversão a nada em particular. mas instalar nas minhas maquinas de casa? só se presisar mesmo mas admito que o ultimo corel draw que tive instalado foi o 9... (original).

Encarnado disse:
Custos? Nã.
P4/3600 e mais uma catrefada de componentes = 1800 euros
iMac G5/1800 = 2000 euros + 1 GB de RAM

Carga "de trabalho" num mês qualquer:
-Imac G5 = 98%
-P4/3600 = 2% (só está lá devido a agencias que usam corel draw senão não estava)

O iMac ficou pago no 1º mês de trabalho, o PC não sei qtos meses levou.
sim, mas por exemplo para pc tenho facilidade em arranjar software pirateado para usar em casa (não o posso pagar), para mac, não tenho, e não posso dar-me ao luxo de comprar as aplicações que quero para usar por casa, era mais nesse sentido que eu estava a falar.
 
greven disse:
Eu pergunto-me é o que acontecerá aos Macs e Linux quando o grande SO que faz as pessoas comprarem Gráficas (Windows - Porque Macs é um nicho do mercado) passar a suportar só DirectX (Microsoft) com drivers feitos pela Microsoft como é prometido para o Vista... Suporte OpenGL -> Kaput? Mac -> Placas diferentes... dedicadas? :|

E cada um trabalha naquele que se sente melhor, windows, mac ou linux, o que importa é onde se produz mais! Mais nada!

Tocaste num assunto interessante. Penso que os drivers para o MAC OSX são desenvolvidos em parceria. A Apple desenvolve-os com ajuda dos fabricantes e/ou vice-versa. Obviamente que um fabricante poderia desenvolver drivers apenas para o DirectX mas penso que não o fará. Os problemas que tal decisão provocaria são desnecessários. É mais fácil contratar meia duzia de gajos para desenvolver drivers para OSX ou Linux porque pagam-se a sí mesmos. Só o facto da Nvidia suportar melhor o Linux do que a ATi permite-lhe ganhar uma fatia do mercado que pode não ser desprezável.

Sobre o resto que está em discussão, acho que se fala demasiado em hardware quando o que os Macs tem de bom é o software. É óbvio que parte do sucesso dos Mac's está na plataforma fechada. Tem as suas vantagens mas também tem as suas desvantagens. Há estudos que parecem indicar que os utilizadores de Mac's são muito mais produtivos por diversas razões. Talvez fosse melhor que pensassem nisso e descobrir quais as razões.
 
greven disse:
Eu pergunto-me é o que acontecerá aos Macs e Linux quando o grande SO que faz as pessoas comprarem Gráficas (Windows - Porque Macs é um nicho do mercado) passar a suportar só DirectX (Microsoft) com drivers feitos pela Microsoft como é prometido para o Vista... Suporte OpenGL -> Kaput? Mac -> Placas diferentes... dedicadas? :|

E cada um trabalha naquele que se sente melhor, windows, mac ou linux, o que importa é onde se produz mais! Mais nada!

Tocaste num assunto interessante. Penso que os drivers para o MAC OSX são desenvolvidos em parceria. A Apple desenvolve-os com ajuda dos fabricantes e/ou vice-versa. Obviamente que um fabricante poderia desenvolver drivers apenas para o DirectX mas penso que não o fará. Os problemas que tal decisão provocaria são desnecessários. É mais fácil contratar meia duzia de gajos para desenvolver drivers para OSX ou Linux porque pagam-se a sí mesmos. Só o facto da Nvidia suportar melhor o Linux do que a ATi permite-lhe ganhar uma fatia do mercado que pode não ser desprezável.

Sobre o resto que está em discussão, acho que se fala demasiado em hardware quando o que os Macs tem de bom é o software. É óbvio que parte do sucesso dos Mac's está na plataforma fechada. Tem as suas vantagens mas também tem as suas desvantagens. Há estudos que parecem indicar que os utilizadores de Mac's são muito mais produtivos por diversas razões. Talvez fosse melhor que pensassem nisso e descobrir quais as razões.
 
só dizer pouca coisa. o draw é mt bom se souberes mexer com ele, assim como em qqer outro programa, eu por exemplo uso 3, o FH, o Draw e o Ill, e o fh é o que menos gosto por algumas centenas de razões... mas é mais gosto pessoal que outra coisa. E o rato tive de levar um de casa para a empresa pq akela forma é tudo menos aconselhada para trabalhar. que dores na mão!
 
Freeza disse:
só dizer pouca coisa. o draw é mt bom se souberes mexer com ele, assim como em qqer outro programa, eu por exemplo uso 3, o FH, o Draw e o Ill, e o fh é o que menos gosto por algumas centenas de razões... mas é mais gosto pessoal que outra coisa. E o rato tive de levar um de casa para a empresa pq akela forma é tudo menos aconselhada para trabalhar. que dores na mão!
E a rodinha/scroll vertical não faz uma falta do diabo? pá é que nem é a segunda tecla, essa vivo bem sem ela, gosto bastante da solução do botão Ctrl, mas o scroll esse...
 
I_Eat_All disse:
O rato de 1 butão... para mim é pouco ergonomico e enquanto que o segundo butão não me faz falta e gosto da solução de usar a tecla "Ctrl", mas o scroll faz-me uma falta imensa, se tou com um rato desses tou sempre a esfregar o sitio onde ele estaria até que me apercebo que não faz nada, faz-me imensa falta, e não gosto/não é entuitivo para mim, usar as teclas direcionais no teclado para esse fim.

Já viste a nova ratazana Apple? Acho que vou trazer um do UK pra mim...

I_Eat_All disse:
desculpa ;) já eu sempre ouvi falar muito mal de corel draw, das paletes de cores, do espaço dos ficheiros que referiste, etc...
mas pelo que trabalhei nele não gostei nem detestei, não gostei da forma como era pesado e exigia tantos MB em disco, mas se fôr presiso usar por exigencia de outros, não terei qualquer problema, mas eu não tenho um centésimo da tua experiencia na area, por isso ainda não tenho aversão a nada em particular. mas instalar nas minhas maquinas de casa? só se presisar mesmo mas admito que o ultimo corel draw que tive instalado foi o 9... (original).

Em casa o ultimo que tive instalado foi o 7 (que quando instalei o XP foi à vida).
No trabalho tenho q trabalhar com ele mas deixa tar que não perdeste nada porque para mim o corel draw desde a versão 7 não evoluiu nada.

I_Eat_All disse:
sim, mas por exemplo para pc tenho facilidade em arranjar software pirateado para usar em casa (não o posso pagar), para mac, não tenho, e não posso dar-me ao luxo de comprar as aplicações que quero para usar por casa, era mais nesse sentido que eu estava a falar.

Para Mac sempre se pode usar o emule ou BT, basta é procurar... também existem uns canais de IRC (dos quais não me lembro agora porque não os uso à + de 1 ano) em servidores internacionais com bots por XDCC...

[TI disse:
]Sobre o resto que está em discussão, acho que se fala demasiado em hardware quando o que os Macs tem de bom é o software. É óbvio que parte do sucesso dos Mac's está na plataforma fechada. Tem as suas vantagens mas também tem as suas desvantagens. Há estudos que parecem indicar que os utilizadores de Mac's são muito mais produtivos por diversas razões. Talvez fosse melhor que pensassem nisso e descobrir quais as razões.

A vantagem é de teres a certeza de que aquilo funciona de certeza ao sair da caixa e que não precisas de ir à procura de drivers ou updates para meteres isto ou aquilo a funcionar.

Freeza disse:
só dizer pouca coisa. o draw é mt bom se souberes mexer com ele, assim como em qqer outro programa, eu por exemplo uso 3, o FH, o Draw e o Ill, e o fh é o que menos gosto por algumas centenas de razões... mas é mais gosto pessoal que outra coisa. E o rato tive de levar um de casa para a empresa pq akela forma é tudo menos aconselhada para trabalhar. que dores na mão!

A piada está aí, eu sei mexer no corel draw (cdr) e é por saber como aquilo funciona que não gosto dele. O illustrator (AI) é meio esquesito, tem lá umas funções (parece que o CS2 está melhor) que eu não consigo com que faça o que eu quero. O FreeHand (FH) é aquela base... simples (mas também tem os seus problemas)!
Eu digo que despacho mais depressa um trabalho de FH que um de AI e um de cdr é para desesperar (um gajo NUNCA sabe o que vem lá dentro, pode vir bem feito e pode vir uma total desgraça e fora os que às vezes têm de ser refeitos porque não dá para fazer no cdr, mas dá para fazer no FH ou AI).

greven disse:
Eu pergunto-me é o que acontecerá aos Macs e Linux quando o grande SO que faz as pessoas comprarem Gráficas (Windows - Porque Macs é um nicho do mercado) passar a suportar só DirectX (Microsoft) com drivers feitos pela Microsoft como é prometido para o Vista... Suporte OpenGL -> Kaput? Mac -> Placas diferentes... dedicadas? :|

E cada um trabalha naquele que se sente melhor, windows, mac ou linux, o que importa é onde se produz mais! Mais nada!

Creio que há uma placa da ATI que dá para instalar tanto em "PC" como em Mac.
Eu produzo MUITO mais em Mac que em PC (tanto que não começo trabalho algum em PC à varios anos).

I_Eat_All disse:
de 1996 para agora são muitos anos para mim, sou mais novo na area do que isso. mas a apple trouxe estes sistemas dual processor para a produção em serie para PC's caseiros, como aposta topo de gama, não temos nos PC's topo de gama com 2 cpus (ok agora temos os dual cores) mas o dual G5 para mim é mais proximo de um dual opteron que de um AMD 64.

Errado. Na altura dos PowerMac PPC60x, os Dual eram para o mercado profissional. Aliás, todos os topos de gama (PowerMac) são para o mercado profissional. Computadores Apple para o mercado domestico eram os iMac, eMac e iBook (agora mais o Mini e actualmente pode-se dizer que os PowerBook também).

PS: puff puff tou a ficar cansado
 
I_Eat_All disse:
E a rodinha/scroll vertical não faz uma falta do diabo? pá é que nem é a segunda tecla, essa vivo bem sem ela, gosto bastante da solução do botão Ctrl, mas o scroll esse...


Em Mac não acho falta do scroll... talvez porque me habituei a não ter scroll no Mac (assim como a ter só 1 botão no rato). É o que dá usar Mac à quase 10 anos...
Como escrevi ali em cima, acho que vou trazer uma ratazana das novas (Mighty Mouse) do UK.
 
Evangelion-01 disse:
Não. A pergunta é "Porquê Mac?". Ora Mac = Macintosh + Mac OSX. Por enquanto é assim, o futuro poderá (esperemos) ser diferente.

Vê-se que nunca lestes Nietzsche ... ou o Darwinismo aplicado ás teorias do pensamento ... ou ... ou ...

Uma verdadeira falácia. Só temos 4 versões de Mac OS X, ao contrário do Windows, o Mac OS X foi desenvolvido de raiz. O Windows é sempre feito em cima da versão anterior. Uma desgraça. Esperemos que tenham a coragem e habilidade para fazer algo de verdadeiramente novo.

??? Falacia ????

"APPLE OS" vai no 10 (os.x) e o MS OS vai no 5.1 (winxp) ...

engraçado ... eu saltei DOS -> DOS + win 16bits (win 3x) -> dos + win 32bits (win95) -> win32bits (win2k) ... e não me recordo de ver lá o win anterior por baixo ... :D

Como queiras... É curioso como não gostas de algo que desconheces aparentemente.

Desconheço ? o Apple Os nas suas várias formas ? muito pelo contrário ... para tarefas especificas é altamente recomendado ... artes graficas principalmente ... no resto é que nem é opção.

Ainda bem. Não devemos subvalorizar a multidisciplinaridade... De qualquer forma não percebo que tem essas duas obras tem a ver com o que se fala aqui. A beleza da filosofia é a mesma da matemática, a universalidade de aplicações.

Nietzsche é de aplicação universal ? hummm .... LOL ?

Prefiro discutir sobre as implicações da "spice" na evolução da humanidade ou falr sobre as aquinas no universo de Frank Herbert uma vez que tem mais a ver com a realidade do que os devaneios de Nietzsche. ;)

Se calhar porque é verdade...

completamente fora do contexto se se ler o quote em cima ...

Não uso nem quero o Macintosh para jogar e duvido muito que quem os adquira os queira para servir primariamente a essa função. Jogos são apenas entretenimento. Há plataformas mais adequadas para esse efeito, relativamente ao PC e ao Mac.

Não é isso que está em causa mas sim o "conceito" de se falar de promenores e extrapolá-los ... como por exemplo o "rip off" dos menus bonitinhos e coisa e tal ... esquecendo os outros detalhes que não ajudam á causa ... qual era mesmo o browser do Mac Os antes do safary ???

O contexto não é bem esse; ainda assim, não é o que parece em certas discussões aqui no fórum...

hummm ... "parece" que em certas discussões o ppl tem ideias exactamente opostas.


EDIT: isto dos Mac parece-se com uma coisa que anda por ai a circular na net que fala do Office 12 vir a ser cancelado pk 99% das Features que o ppl pediu que lá metessem ... já vem incluidas desde o office 10. :D
 
Última edição:
Freeza disse:
Queria muito testar o OSX no pc por acaso, a ver se ha muita diferença com o mac "de verdade"

Nop ... tirando um ou outro promenor ... a ver vamos ...

[ircês]
/me sonha com a DELL a meter pentium-m com OS.X86 á venda
[/ircês]
 
O scroll da Apple é algo de diferente. Se nunca experimentaram deviam fazê-lo.

Não dou um ano para a Logitech/Microsoft o imitarem, e para daqui a 4 anos alguns de vocês continuarem a dizer que a Apple não inova...
 
Talvez eu não me tenha explicado, mas para situarem o contexto, tirei o curso superior de design industrial numa faculdade reconhecida, onde também existe o curso de design de comunicação/gráfico, entre outros.
Posso dizer-vos que muitos dos meus amigos de comunicação referem a lentidão, a falta de flexibilidade (opções de expansão, como memórias, placas, cpu's, e muitos outros) como os principais defeitos dos mac's.
Isto quer dizer que não os usam naquilo que lhes faz falta ?
De modo nenhum, continuam a usar, sobretudo para aplicações da Adobe e da Macromedia (agora até são a mesma empresa), algumas aplicações ligadas a terceiros, como as da Quark, etc.
No meu caso, onde trabalhamos sobretudo com aplicações 3D pesadas (embora as 2D também sejam necessárias e muitas existam para pc), trabalhar com mac's não faz qualquer sentido, é um peso morto.

Por último, resta-me referir que conheço casos de pessoas que andam a usar mac's alheios à pelo menos 10 anos e só se decidiram a comprar um... para o ano, quando a arquitectura PC permitir que um Mac também corra o Windows.
Um dos últimos obstáculos do Mac foi removido e eles não podiam estar mais contentes, era a única opção lógica.

Dizer que o Mac é melhor porque é mais bonito (há PC's bem bonitos, se procurarem bem), ou porque não tem problemas com vírus fica bem como forma de bashing, mas a verdade é que este é o maior salto de sempre da história da Apple, a altura em que deixou de ser empertigada e adoptou a flexibilidade dos pc's (que é o que passarão a ser), com um SO alternativo e usado em aplicações próprias, mas que não te prende a nada, podes instalar o XP nativamente se quiseres.

No mundo x86, só estás preso à arquitectura da intel, o software fica a teu cargo, tanto podes ter OSX, como XP/Vista, FreeBSD, Solaris, Linux's variadíssimos. A falta de flexibilidade e a prisão do software/plataforma de hardware era um dos aspectos que eu mais criticava nos mac's, mas ao removerem essa falha, só tornam os seus pc's mais aliciantes e aumentam os potenciais clientes.
 
kidloco disse:
O scroll da Apple é algo de diferente. Se nunca experimentaram deviam fazê-lo.

Não dou um ano para a Logitech/Microsoft o imitarem, e para daqui a 4 anos alguns de vocês continuarem a dizer que a Apple não inova...
tás a falar do scroll dos touchpads dos portáteis não é? é que se é outro... desconheço :X esse realmente tá bem enjarcado... mas não me deixa de fazer falta a rodinha no rato optico.

o mighty mouse pareçe-me bastante bom, mas é cáro, para mim, compensa muito mais 1 daqueles ratos opticos microsoft de 20 euritos, mas também ainda não vi bem o que ele faz, vi lá 1 pontito no meio, não me pareçeu uma roda... aquilo dá scroll pa todas as direcções?
 
sotavento disse:
Vê-se que nunca lestes Nietzsche ... ou o Darwinismo aplicado ás teorias do pensamento ... ou ... ou ...



??? Falacia ????

"APPLE OS" vai no 10 (os.x) e o MS OS vai no 5.1 (winxp) ...

engraçado ... eu saltei DOS -> DOS + win 16bits (win 3x) -> dos + win 32bits (win95) -> win32bits (win2k) ... e não me recordo de ver lá o win anterior por baixo ... :D



Desconheço ? o Apple Os nas suas várias formas ? muito pelo contrário ... para tarefas especificas é altamente recomendado ... artes graficas principalmente ... no resto é que nem é opção.



Nietzsche é de aplicação universal ? hummm .... LOL ?

Prefiro discutir sobre as implicações da "spice" na evolução da humanidade ou falr sobre as aquinas no universo de Frank Herbert uma vez que tem mais a ver com a realidade do que os devaneios de Nietzsche. ;)



completamente fora do contexto se se ler o quote em cima ...



Não é isso que está em causa mas sim o "conceito" de se falar de promenores e extrapolá-los ... como por exemplo o "rip off" dos menus bonitinhos e coisa e tal ... esquecendo os outros detalhes que não ajudam á causa ... qual era mesmo o browser do Mac Os antes do safary ???



hummm ... "parece" que em certas discussões o ppl tem ideias exactamente opostas.


EDIT: isto dos Mac parece-se com uma coisa que anda por ai a circular na net que fala do Office 12 vir a ser cancelado pk 99% das Features que o ppl pediu que lá metessem ... já vem incluidas desde o office 10. :D

Pelo menos li o suficiente para saber escrever com um mínimo de decência.

Quanto ao resto nem vale a pena dizer nada...
 
Última edição:
I_Eat_All disse:
tás a falar do scroll dos touchpads dos portáteis não é? é que se é outro... desconheço :X esse realmente tá bem enjarcado... mas não me deixa de fazer falta a rodinha no rato optico.

o mighty mouse pareçe-me bastante bom, mas é cáro, para mim, compensa muito mais 1 daqueles ratos opticos microsoft de 20 euritos, mas também ainda não vi bem o que ele faz, vi lá 1 pontito no meio, não me pareçeu uma roda... aquilo dá scroll pa todas as direcções?

Sim esse pontinho funciona da mesma forma que o scroll dos touchpads (powerbook/ibook). Já me vejo a nem usar a Hand (space) do photoshop/freehand/whatever porque não faz falta :)
 
sotavento disse:
"APPLE OS" vai no 10 (os.x) e o MS OS vai no 5.1 (winxp) ...

engraçado ... eu saltei DOS -> DOS + win 16bits (win 3x) -> dos + win 32bits (win95) -> win32bits (win2k) ... e não me recordo de ver lá o win anterior por baixo ... :D

Vais levar na tola :D

Ainda andava a MS a vender DOSes e já a Apple andava no GUI.
Começa a contar: MS-DOS 1.0... MS-DOS 2.0...

Microsoft:
MS-DOS 1.0 (1981)
MS-DOS 2.0 (1983)
MS-DOS 3.0 (1984)
Win 1.0 (1985)
MS-DOS 3.3 (1987)
Win 2.0 (1987)
MS-DOS 4.0 (1988)
Win 30 (1990)
MS-DOS 5.0 (1991)
Win 31 (1992)
MS-DOS 6.0 (1993)
Win NT (1993)
Win NT 3.5 (1994)
MS-DOS 7.0 + Win 95 (1995)
Win 95 OS2 (1996)
Win NT 4.0 (1996)
Win 98 (1998)
Win 98 SE (1999)
Win ME (2000)
Win 2k (2000) -> NT 5.0
Win XP (2001)
Win 2K3 (2003) -> NT 5.2
Win XP SP2 (2004)

Agora Apple:
System 1.0, Finder 1.0 (January 1984)
System 1.1, Finder 1.1g (May 1984)
System 2.0, Finder 4.1 (April 1985)
System 3.0, Finder 5.1 (January 1986)
System 4.0, Finder 5.4 (January 1987)
System Software 5.0
System Software 6.0
System 7.0 (1990)
System 7.1
System 7.5 (por volta de 1995)
Mac OS 7.6 (1997)
Mac OS 8.0 (1997)
Mac OS 8.5 (1998)
Mac OS 9.0 (1999)
Mac OS X Public Beta (2000)
Mac OS X.0 (2001)+ Mac OS 9.2 (para garantir total compatibilidade com o ambiente Classico do X)
Mac OS X.1 (2001)
Mac OS X.2 (2002)
Mac OS X.3 (2003)
Mac OS X.4 (2004)

Eu "acho" a lista da Microsoft muuuuuito mais extensa... (não estavamos só a falar de OS com GUI não é? É que o Win 3.1 não é um OS... OS Win só mm o 95)
 
I_Eat_All disse:
o mighty mouse pareçe-me bastante bom, mas é cáro, para mim, compensa muito mais 1 daqueles ratos opticos microsoft de 20 euritos, mas também ainda não vi bem o que ele faz, vi lá 1 pontito no meio, não me pareçeu uma roda... aquilo dá scroll pa todas as direcções?

Se esses ratos MS forem tao bons quantos os meus que já deixaram de ser reconhecidos por USB (mas que funcionam perfeitamente com o adaptador PS2)... tás bem servido.
Ainda não vi um rato optico Apple a deixar de ser reconhecido...
Uma das vantagens dos teclados Apple é terem um HUB USB de baixa velocidade...
 
Back
Topo