Pentax K2000 / K-m

lol, ela nao mostra o ponto que ta a focar???
isso e muito estranho... nao tinhas a maquina em modo automatico de selecçao de ponto de focagem?
 
Ahhh lol, mas pronto, quem se enganou fui eu.

A luz de AF que falava era quando focas no viewfinder o ponto de foco que a máquina escolheu focar nao fica vermelho na k-m.

Eu não conheço a máquina mas pelo que tenho lido isso só acontece quando tens o multi ponto activo, se escolheres o ponto central ele acende e depois é só compor a fotografia tal como fazes nas P&S.
 
as canons teem isso tudo a MUITO tempo.

Mas não tem spot meetering por exemplo, será que alguém se lembrou que isso era só para os prós?....

O que eu quero dizer é que não há milagres, para ser mais barato tem que cortar em alguma coisa a minha k200d tb tem isso tudo, todas as outras Pentax tb tem isso faz muito tempo...
mas experimenta comprar uma 1000d na worten para ver quanto custa? neste caso esta(va) a 400€ numa loja fisica são 20% menos que a 1000d custa na Worten/Vobis.
 
a 1000D esta a 450€ na showroom da *****, e uma loja fisica, comprei la a minha makina...

axo k akeles features k sao mencionados acima sao mais uteis/usados por um amador do k o spot metering, e se ja existiam modelos desse segmento c esse features n percebo pq cortaram...

anyway concordo ctg, eles teem de cortar em algum lado, convem e cortar em coisas k nao facam tanto sentido para um uso amador.
 
a 1000D esta a 450€ na showroom da *****, e uma loja fisica, comprei la a minha makina...

axo k akeles features k sao mencionados acima sao mais uteis/usados por um amador do k o spot metering, e se ja existiam modelos desse segmento c esse features n percebo pq cortaram...

anyway concordo ctg, eles teem de cortar em algum lado, convem e cortar em coisas k nao facam tanto sentido para um uso amador.

Sim, mas repara qe a 1000D alem de ser 50euros mais cara, nao tem um grip sequer perto do da k -m, o viewfinder é pior, e o continuous shooting - por favor, não me digam que não é pior.

Acham qe a pentax lança a K300 ou K30 nesta PMA?
 
Sim, mas repara qe a 1000D alem de ser 50euros mais cara, nao tem um grip sequer perto do da k -m, o viewfinder é pior, e o continuous shooting - por favor, não me digam que não é pior.

Acham qe a pentax lança a K300 ou K30 nesta PMA?
em continous shooting nao e preciso mt para chegar a conclusao a k-m é mesmo pior:
dps do buffer cheio em raw a 1000D faz 1.2 fps e a k2000 0.8fps (ambas c cartao SanDisk III), por isso acaba por ser mais lenta.

em jpg e a mm coisa, a 1000D faz menos (3fps) mas constantes, a k2000 faz mais (3.3fps) so nas 6 primeiras fotos, a partir dai faz apenas 1.6fps
a k-m e mais rapida nos 2 primeiros segundos, a partir dai perde pra 1000D, e um facto. o viewfinder da k-m e maior (0.81x vs 0.85x), mas se a luz do AF nao acende n digo k seja melhor... e o lcd e maior tb (2.5" vs 2.7") e em relacao a ergonomia, apesar de ser algo k varia de pessoa para pessoa certamente agrada a mais gente a k-m, justificando assim os quase 100gr k tem a mais.
 
em continous shooting nao e preciso mt para chegar a conclusao a k-m é mesmo pior:
a k-m e mais rapida nos 2 primeiros segundos, a partir dai perde pra 1000D, e um facto. o viewfinder da k-m e maior (0.81x vs 0.85x), mas se a luz do AF nao acende n digo k seja melhor... e o lcd e maior tb (2.5" vs 2.7") e em relacao a ergonomia, apesar de ser algo k varia de pessoa para pessoa certamente agrada a mais gente a k-m, justificando assim os quase 100gr k tem a mais.

Mas o que interessa, pelo menos para mim, é o RAW. porque vou tirar em RAW. e a diferença de 1 frame por segundo para 3 frames por segundo compensa os frames que vais tirar depois.

Repara que nao vais passar 5 minutos a fazer bursts. Customa ser para espaços de segundos mesmo, e nisso a pentax tem clara vantagem.

Claro, quando falei do viewfinder falava do espaço.
Tal como o da K200 é superior ao da canon.

Os 100gramas pode ser porque usa pilhas.
 
e fazeres as contas, a k-m so faz 3.5fps nos 2 primeiros segundos, a partir dai nem 1fps faz, a 1000D faz ligeiramente mais k a k-m. se so fazes burst dessa duracao (por exemplo bracketing para HDR) entao sem duvida k a k-m e melhor, caso contrario, em burst mais prolongados a situacao inverte-se, apesar da 1000D ser mais lenta consegue manter uma velocidade mais rapida acabando por tirar mais fotos num dado intervalo de tempo.

e caso precises mesmo de um burst longo, tendo de sacrificar o raw e usar jpg, entao ai a 1000D e mesmo melhor, 3fps vs 1.6fps da k-m.

td se resume a forma k a vais usar, mas ja dissemos, metralhadoras so nas gamas acima :P
 
Última edição:
e fazeres as contas, a k-m so faz 3.5fps nos 2 primeiros segundos, a partir dai nem 1fps faz, a 1000D faz ligeiramente mais k a k-m. se so fazes burst dessa duracao (por exemplo bracketing para HDR) entao sem duvida k a k-m e melhor, caso contrario, em burst mais prolongados a situacao inverte-se, apesar da 1000D ser mais lenta consegue manter uma velocidade mais rapida acabando por tirar mais fotos num dado intervalo de tempo.

e caso precises mesmo de um burst longo, tendo de sacrificar o raw e usar jpg, entao ai a 1000D e mesmo melhor, 3fps vs 1.6fps da k-m.

td se resume a forma k a vais usar, mas ja dissemos, metralhadoras so nas gamas acima :P


Tens toda a razão.
Mas a pentax tem também um modo burst (low)

Neste modo a máquina tira fotos a 1-1.5 fps e não tem limite de fotos.
É uma maneira de usar o buffer de forma controlad sem nunca o encher.

Ou seja, na soma de tudo, na minha opinião o continous shooting da k-m é melhor qe o da 1000D.
 
Última edição:
olha andre diz-me 1 cena, vais utilizar a maquina para desporto? se sim manda-te para a E520 se nao usares "c*ga" la pro buffer que ele nao te vai servir de nada.
btw, tas tao focado na K-M pk?
 
a 1000D esta a 450€ na showroom da *****, e uma loja fisica, comprei la a minha makina...

axo k akeles features k sao mencionados acima sao mais uteis/usados por um amador do k o spot metering, e se ja existiam modelos desse segmento c esse features n percebo pq cortaram...

anyway concordo ctg, eles teem de cortar em algum lado, convem e cortar em coisas k nao facam tanto sentido para um uso amador.

Eu tb já comprei varias máquinas na ***** e pelo que sei não é uma bem uma loja fisica, mas mais um um ponto de recolha com alguns produtos em stock, se tiveres uma avaria tens que enviar para a casa mãe, pode entretanto ter mudado a politica mas era assim que funcionava. A pix e outras têm bons preços mas temos que ter consciencia que a compra numa Box/*****/worten/vobis/***** em caso de problemas é muito melhor.

Volto a referir que a K-m está muito virada para novos users vindos de P&S, que querem uma máquina simples com melhor imagem que uma bridge/P&S e publico feminino(sem querer ofender as meninas/senhoras). Para um utilizador vindo de uma P&S umas luzinhas a piscar em sitios diferentes deve ser uma complicação :), de qualquer forma fora do modo verde e com o ponto de foco central é só apontar a zona a focar e depois compor, não é nada demais fiz isto durante anos em P&S, é basico e menos hightech mas não deixa de ser eficiente.
Confesso até, que para mim é muito mais pratico na maior parte das vezes, usar o ponto de foco central do que carregar no botão, a máquina escolher um e depois eu ter que mudar para o que eu quero.

Pessoalmente acho que estando a preços equivalentes dentro da Pentax a k200 é mais máquina mesmo sendo mais antiga.

Já agora queria referir que apesar da K-m ter ISO 3200 pelo que li a 1600 o iso da k200 tem menos ruido.
 
nao me parece k as pessoas ficassem baralhadas com a luz sobre o ponto de foco, as P&S fazem isso mesmo.

eu geralmente uso o modo de ponto de foco automatico (como funcionam as P&S), mas e importante saber kal deles a makina usou como foco (as P&S mostram o rectangulo escolhido), de forma a passar para modo manual caso o ponto escolhido automaticamente nao seja o ideal. uso o ponto central mais em modo macro.

e se achas k iam ficar baralhadas com as luzes entao achas k iam usar o spot metering? ate para um entusiasta e preciso ter bons conhecimentos de como funciona, e geralmente e preciso compensar sempre, por isso para um amador (n00b), eskece la isso.
 
nao me parece k as pessoas ficassem baralhadas com a luz sobre o ponto de foco, as P&S fazem isso mesmo.

eu geralmente uso o modo de ponto de foco automatico (como funcionam as P&S), mas e importante saber kal deles a makina usou como foco (as P&S mostram o rectangulo escolhido), de forma a passar para modo manual caso o ponto escolhido automaticamente nao seja o ideal. uso o ponto central mais em modo macro.

e se achas k iam ficar baralhadas com as luzes entao achas k iam usar o spot metering? ate para um entusiasta e preciso ter bons conhecimentos de como funciona, e geralmente e preciso compensar sempre, por isso para um amador (n00b), eskece la isso.

Nem todas as P&S mostram o ponto escolhido até porque com as aberturas das P&S a maior parte das vezes daqui até paris fica tudo focado.
Eu ironizei com o spot meetering apenas para mostrar que as marcas tem que cortar nalguma coisa para apresentar produtos mais baratos, podemos gostar ou não, pode fazer falta a uns e não servir para nada a outros, a verdade é que não existem milagres e para reduzir custos alguma coisa tem que ficar para trás. Eu sou um dos noobs que nunca usou o spot meetering, mas sei que em determinadas condições pode ser a diferença entre acertar ou errar na exposição e está lá para quando quiser usar(ou souber usar lol).
Quando escolhes o foco pelo ponto central ele acende, obviamente se os pontos não acendem eu nunca usaria o modo de multiplos pontos, mas como gosto do ponto central não era daquelas funcionalidades que me fazia falta, como disse eu gosto de apontar onde quero focar e depois compor(manias das P&S), mas para mim é muito mais facil/rápido do que estar a alternar entre os pontos.
 
ok, falo das p&s k tive e das emprestadas k usei, tds elas assinalavam rectangulos nas zonas onde obteram foco, deduzi k tds funcionavam dessa maneira, mas na realidade nao conheco o modo de funcionamento de mts modelos/marcas.

usar apenas o ponto central e bastante limitativo a nivel de composicao e criatividade, claro k e sempre possivel usar o ponto central para obter foco e depois mudar a composicao, mas arriscas-te a falhar o foco caso estejas muito proximo do objecto ou estejas a usar uma abertura mt grande. e k ao menos deviam deixar a pessoa poder escolher o ponto, mas nao, ou e automatico e nao sabes qual esta activo, ou e manual e tem de ser o central :( imagina a tirares um retrato a f/1.4, onde keres os olhos perfeitamente focados, vai ser complicado, vais ter de usar o ponto central para focar nos olhos e depois recompor a imagem, podes acidentaklmente afastar/recuar uns mm, o suficiente para o foco ficar na ponta do nariz :P

IMO era preferivel terem menos pontos de focagem mas deixarem o user escolher qual deles.
 
olha andre diz-me 1 cena, vais utilizar a maquina para desporto? se sim manda-te para a E520 se nao usares "c*ga" la pro buffer que ele nao te vai servir de nada.
btw, tas tao focado na K-M pk?

Pois eu comprava a E-520 se tivesse tivesse ao preço da km.

Bem, de qualquer forma, estava "focado" nesta maquina porque estava a um preço espectacular de 400€ por kit.

Acerca das luzinhas do foco, não vi nenhuma máquina qe nao o fizesse... mas é qe se fosse só isso que a pentax tinha cortado...
Posso preferir por usar o ponto central, mas nao deixa de ser um defeito da máquina...
 
pa, a k200 ta 50€ mais cara que a K-M e ainda te dao um grip e uma mochila...
na minha opiniao a K200 para alem de melhor ficavas mais bem servido com ela.
 
Back
Topo