Particionamento correcto em Linux

Boas,

Tenho uma pequena dúvida.
Quero instalar o ubuntu num disco de 120GB, porem tenho o disco com 2 partições, numa delas a que está destinada para o linux tenho 60GB de espaço livre gostava que me dissessem como particionavam esta partição:
Tava a pensar em 20 GB -- / root
28 GB -- Home
2 GB -- Swap
Acham que fica bem assim? Tenho o vista noutra partição com um espaço de 50GB.
Com 60 GB acham que fico já com um espaço razoável para "brincar" :P ?

Não precisas de 20Gb para /, 10 é mais que suficiente;).
E 2Gb para swap também me parece exagerado, acho que 1 é suficiente:).

Cumprimentos.
 
Ajuda para criar Partições

Ola pessoal,


Vou ter um novo disco para o portátil.

A Nivel de partições estava a pensar no seguinte

40g --- Windows
100g -- NTFS
20 gb -- kubunto
6g -- swap
150 -- Ext2

O que é que vos parece este esquema de partições?

Utilizo o portátil principalmente para programar.
 
Boas,
Assim de repente penso logo o que queres fazer com tanta swap...lol

Mas agora a sério, quanta RAM tens? e quanta normalmente tens em uso (RAM e SWAP)? não posso aconselhar um valor pois como deves saber este depende do uso que lhe das e da quantidade que tens no sistema, mas posso afirmar com bastante certeza que não precisas nem de metade disso...

20GB para kubuntu? sinceramente aconselhava a teres uma partição separada para pores a /home, isto se tu gostas de manter configs e outras coisas se quiseres experimentar outra distro ou instalares uma nova versão...

Só mais uma pergunta: Porque queres 150GB em Ext2?

Cumps
 
Boas,
Assim de repente penso logo o que queres fazer com tanta swap...lol

Mas agora a sério, quanta RAM tens? e quanta normalmente tens em uso (RAM e SWAP)? não posso aconselhar um valor pois como deves saber este depende do uso que lhe das e da quantidade que tens no sistema, mas posso afirmar com bastante certeza que não precisas nem de metade disso...

20GB para kubuntu? sinceramente aconselhava a teres uma partição separada para pores a /home, isto se tu gostas de manter configs e outras coisas se quiseres experimentar outra distro ou instalares uma nova versão...

Só mais uma pergunta: Porque queres 150GB em Ext2?

Cumps

6 Gigas de swap porque se deve ter o dobro da RAM em swap, certo?


20 Gb para kubunto porque vai ser o meu primeiro linux à seria.

Para a escola devo ter que instalar um programa chamado Nagios e depois para o estágio devo trabalhar a nivel do kernel... portanto deve ser como tu dizes se calhar vou ter que ter outra distro para trabalhar no kernel.

As partições muito grandes Ext2 é para eu meter lá as minhas musicas e filmes e para caso a coisa corra mal converter em NTFS e usar no windows.
 
6 Gigas de swap porque se deve ter o dobro da RAM em swap, certo?


20 Gb para kubunto porque vai ser o meu primeiro linux à seria.

Para a escola devo ter que instalar um programa chamado Nagios e depois para o estágio devo trabalhar a nivel do kernel... portanto deve ser como tu dizes se calhar vou ter que ter outra distro para trabalhar no kernel.

As partições muito grandes Ext2 é para eu meter lá as minhas musicas e filmes e para caso a coisa corra mal converter em NTFS e usar no windows.

Bem, pelo menos nota-se que pesquisas-te( o que cada vez acontece menos por estas bandas infelizmente...)


Usava-se o dobro da RAM para swap há uns anos quando a RAM era pouca e cara...Portanto nos dias que correm não é necessário tanto( a não ser que usem aplicações que realmente necessitem de uma quantidade enorme de memória e não tenham), mas como não me parece esse o teu caso, pois se tens 3GB, se a tua partição de swap tiver 1GB daqui a algum tempo vais achar que é muito( mas como tens um disco grande não ha problema), pois se fores ver a quantidade de RAM que o linux usa depois do arranque, ronda os 200~400MB, e com algumas aplicações que usem um bocado, podes ter um consumo de 1, 2GB, mas dificilmente verás 1/4 da swap em uso...

O que eu falei, não foi sobre ter 2 distros ao mesmo tempo, para isso precisas de outra partição para instalar o sistema, e a partição de que falei é para ter a /home, que é onde estão guardadas as configurações e outros ficheiros pessoais dos utilizadores, e se por algum motivo tiveres que mudar de sistema não precisas estar a configurar tudo de novo...

Quanto à partição Ext2, o que aconselhava era pores em NTFS, porque além de evitar redundância de informação no mesmo disco( consideranndo que se tens as musicas na partição em ext2, também as vais ter na NTFS), ganhas mais espaço para ser utilizado pelo windows caso necessário, pois ler/escrever em ntfs é problema que o linux não tem graças ao ntfs-3g, dificilmente terás problemas com isso...

Já agora aconselhava-te a ler, e talvez pedir para unirem este teu tópico a este: Particionamento correcto em Linux

Cumps
 
Hoje deu-me para experimentar o live cd, e não é que adorei!!!! Agora queria instalar, mas preciso de uma dica, (já pesquisei, mas não tenho a certeza o que é melhor) tenho o pc dividido em 2 partições, uma com o xp e outra onde armazeno os documentos(armazem)... Instalo atraves do live cd, mas instalo em que partição? Na partição do xp, ou o cd instala na outra partição sem perder os dados que lá tenho? Eu queria que ao ligar me deixasse escolher em que sistema quero entrar...E já agora, 5 gb chegam? Obrigado
 
Experimenta criar uma 3ª partição roubando espaço a uma das outras, podes usar o gparted que está no próprio livecd.
à partida o grub confugura logo o ecran de dual boot, no arranque pedira sempre que escolhas o sistema operativo dando-te uns segundos para decidir.
Se lhe puderes dar mais do que 5 GB não perdes nada, embora também não precises de dar muito, eu tenho o mint no desktop e tenho o sistema com tudo o que quero e já tendo algumas coisitas como filmes e musicas...estou com 7 gigas ocupados, nunca o meu disco de 40 GB me pareceu tão vasto lol. Se tiveres a oportunidade de dar 10 GB deve ser suficiente.

Se quiseres primeiro testar pelo wubi, à parte de ser um pouco mais lento, é só instalar e desinstalar e ficas com uma ideia de como funciona a coisa e de quanto espaço vais querer dar uma vez que no wubi defines logo espaço que é uma pasta virtual.

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=342493
 
Última edição pelo moderador:
Experimenta criar uma 3ª partição roubando espaço a uma das outras, podes usar o gparted que está no próprio livecd.
à partida o grub confugura logo o ecran de dual boot, no arranque pedira sempre que escolhas o sistema operativo dando-te uns segundos para decidir.
Se lhe puderes dar mais do que 5 GB não perdes nada, embora também não precises de dar muito, eu tenho o mint no desktop e tenho o sistema com tudo o que quero e já tendo algumas coisitas como filmes e musicas...estou com 7 gigas ocupados, nunca o meu disco de 40 GB me pareceu tão vasto lol. Se tiveres a oportunidade de dar 10 GB deve ser suficiente.

Se quiseres primeiro testar pelo wubi, à parte de ser um pouco mais lento, é só instalar e desinstalar e ficas com uma ideia de como funciona a coisa e de quanto espaço vais querer dar uma vez que no wubi defines logo espaço que é uma pasta virtual.

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=342493
Não entendo uma coisa, então eu depois não tenho acesso à partição Armazem, onde tenho as musicas, filmes, etc? Eu vou fazer como tu dizes, roubo 10gb à partição Armazem para instalar o ubuntu... Primeiro utilizo o gparted para isso, e depois instalo lá o ubuntu... Não perco os documentos que tenho nessa partição ao lhe retirar 10gb? Desculpem mas sou verde ainda nisto:)
 
Dual Boot Kubuntu 8.04.1 + Vista em discos separados!

Boas!

Acabei abocadinho de instalar o Kubuntu 8.04.1, e tenho de momento 4 situações para resolver:

1º - Dar prioridade ao Vista quando o sistema arranca
2º - Não tenho som (placa Audigy 2zs platinum pro)
3º - Parece que há qualquer coisa com a gráfica (primeiro tive que fazer "Enable", mas continua a dizer "not in use" ou algo do género)
4º - Tinha Mp3´s numa partição no disco em que instalei o Linux, mas quando a instalação escolhi a opção "swap" para essa partição, e agora não a vejo nem quando entro com o Linux, nem quando entro com o Vista.

Alguém me pode ajudar?

Cumps
 
Em relação ao 1º ponto - se dá para escolher e arrancar sem problemas quer o Windows quer o Kubuntu a partir do menu do Grub, é uma questão simples de editar o /boot/grub/menu.lst e alterar o default

Em relação ao 4º ponto - se designaste uma determinada partição para ser usada como swap, é porque não precisavas dos dados que essa partição continha anteriormente. Essa partição não se destina a armazenamento persistente de dados, o Linux usa as partições swap como memória virtual.
 
Em relação ao 1º ponto - se dá para escolher e arrancar sem problemas quer o Windows quer o Kubuntu a partir do menu do Grub, é uma questão simples de editar o /boot/grub/menu.lst e alterar o default

Em relação ao 4º ponto - se designaste uma determinada partição para ser usada como swap, é porque não precisavas dos dados que essa partição continha anteriormente. Essa partição não se destina a armazenamento persistente de dados, o Linux usa as partições swap como memória virtual.

Obrigado pela ajuda :) Vá lá que tinha feito Backup dos Mp3´s já por precaução. Então mas agora como posso voltar a ter essa partição? É que uma partição de 180GB para memória virtual, num disco de 250GB.. é um bocado..

Mas então é obrigatório/necessário ter uma partição para "swap"? :s

Como posso alterar o default do Grub?
 
Não é obrigatório usar swap. Mas é aconselhável. Por isso os instaladores das distros aconselham de início a designar uma partição swap. Refira-se que o Linux pode usar como swap partições ou ficheiros, mas é mais eficiente usar partições (pelo menos até há um tempo atrás era)

Para voltar a ter essa partição, usas um editor de partições para alterar o partition type de swap para o que pretenderes (FAT32, Linux native, etc) e é só formatar com o sistema de ficheiros que pretenderes.

Em relação a editar o menu.lst, vê por exemplo aqui
 
Não é obrigatório usar swap. Mas é aconselhável. Por isso os instaladores das distros aconselham de início a designar uma partição swap. Refira-se que o Linux pode usar como swap partições ou ficheiros, mas é mais eficiente usar partições (pelo menos até há um tempo atrás era)

Para voltar a ter essa partição, usas um editor de partições para alterar o partition type de swap para o que pretenderes (FAT32, Linux native, etc) e é só formatar com o sistema de ficheiros que pretenderes.

Em relação a editar o menu.lst, vê por exemplo aqui

Tem de ser um editor de partições que funcione no Linux certo? Depois convem voltar a fazer uma partição mais pequena para o swap ou já não vai dar?
 
Pode ser um editor de partições qualquer (Partition Magic por exemplo também dá).

Para o swap podes fazer por exemplo uma partição de 1 GB (aqui as opiniões variam).
 
Pode ser um editor de partições qualquer (Partition Magic por exemplo também dá).

Para o swap podes fazer por exemplo uma partição de 1 GB (aqui as opiniões variam).

Mas a edição das partições tem de ser feita dentro do Linux certo? Ou posso fazer pelo Vista? É que no vista já tenho um programa. No Linux ainda não tenho nada e só pretendo instalar freeware.

No Swap vou meter 5GB para acabar com as dúvidas, lol.

Obrigado mais uma vez!

Cumps
 
Fazes a edição das partições onde quiseres e onde tenhas um programa para isso. Até pode ser num LiveCD. No Linux tens um programa muito bom que é o GParted, que é software livre. Atenção que software livre não é o mesmo que freeware (é melhor ;) )
 
Fazes a edição das partições onde quiseres e onde tenhas um programa para isso. Até pode ser num LiveCD. No Linux tens um programa muito bom que é o GParted, que é software livre. Atenção que software livre não é o mesmo que freeware (é melhor ;) )

Estamos sempre a aprender :) Só conhecia Freeware e Shareware. Qual a diferença concreta entre software livre e software gratuíto?

Já fiz download do Gparted (0.4.2), mas parece que só dá mesmo para instalar no Linux, é isso? É que o ficheiro Install não aparenta ter qualquer terminação (.exe) como é costume.
 
Em relação a editar o menu.lst, vê por exemplo aqui

Não estou a conseguir fazer isto...

Consegui fazer o primeiro comando no Terminal para fazer o backup (mas não sei para onde vai esse backup)...

Mas não consigo perceber a fase seguinte que diz para "Abrir num Editor de Texto" ??!

Pensei que fosse tudo feito por comandos no Terminal. Estou um bocado confuso...

Também já tentei instalar programas, mas não percebo como fazer! Tenho de usar sempre esse tal Synaptic?

Isto é mais confuso do que pensei, lol.
 
Back
Topo