Particionamento correcto em Linux

Vou agora instalar o Ubuntu 8.04.1. Vou utilizar em dual-boot com o Win XP.

O que é que se aconselha para uma utilização quotidiana (um pouco de tudo)? Usar apenas o / e o /swap? Ou já agora devo usar também o /boot e o /home?

Eu com o Ubuntu 7.10 formatei na altura apenas com / e /Swap, mas reparei que depois no arranque do PC, para escolher entre o Windows e o Linux, tinha 3 opções diferentes do Ubuntu (normal, memorytest e outra que não me recordo). Se criar uma partição /boot será que as duas restantes desaparecem? É que preferia ficar apenas com a opção normal do linux para escolha durante o arranque.

Isso das opcoes nao tem nada a ver podes configurar isso tudo no file /boot/grub/menu.lst

Ai podes por as opcoes que queres no menu a sua ordem a opcao default o tempo para arrancar por pre definicao etc
 
Eu só tenho uma partição para a raiz / e outra swap (1Gb), backups vão para um disco externo.

Já agora uma questão em relação à partição /home, até que ponto não há problema em manter esta partição com distros diferentes? Basta definir o mesmo nome do user e fica tudo direito ou existe a possibilidade de ocorrer problemas?
 
Eu só tenho uma partição para a raiz / e outra swap (1Gb), backups vão para um disco externo.

Já agora uma questão em relação à partição /home, até que ponto não há problema em manter esta partição com distros diferentes? Basta definir o mesmo nome do user e fica tudo direito ou existe a possibilidade de ocorrer problemas?

Podem ocorrer problemas...mas nada que te impeça de iniciar a distro...

Tu tens todas as configurações no home, e se houver algum parâmetro incompatível numa das configs da outra distro, pode dar barraca e não iniciar, ou iniciar mal...
 
Não há problema nenhum aquando da instalação duma distro nova que vai usar a /home da distro velha; se houver basta apagar as configs (dotfiles) da /home/username/.

Agora partilhar a home entre distros... se as versões de software instalado for semelhante não deverá haver crise. Caso haja problema basta apagar as dotfiles.

Btw, tipicamente quando se cria um utilizador o conteúdo de /etc/skell/ é copiado para a home do utilizador.
 
Podem-me dizer para que serve a partição /boot ?

Eu estou a pensar fazer assim com 30 gb:

/ - 6gb - ext3
/home -15gb - ext3
swap -512mb

Acham que está bem ?
 
Só mais uma pergunta,as partições têm que ser primary,logical ou extended ?

Será assim ?

/dev/sda1 - ntfs - primaria (está é a do windows não é ?)
/dev/sda2 ---> / ---> ext3 - extended
/dev/sda5 ----> /home ----> ext3 - logical
/dev/sda6---> swap ---> logical
 
segundo me lembro, tens de usar partições logicas após excederes o limite de 4 partições fisicas. As extended são as partições que ficam sob um partição lógica.

exemplo

Partição 1 NTFS - Primary
Partição 2 HFS - Primary
Partição 3 FAT32 - Primary
Partição 4 EXT3 - Primary
e agora queres criar uma 5ª partição

já não podes criar mais nenhuma partição primária
por isso podes fazer isto:


Partição 1 NTFS - Primary
Partição 2 HFS - Primary
Partição 2 FAT32 - Primary
Partição 5 Logical
- Partição 5.1 EXT3 - Extended
- Partição 5.2 EXT3 - Extended
- Partição 5.3 EXT3 - Extended


:)
 
Então acho que poderei fazer assim:

primary ---> /dev/sda1 ---> ntfs

extended ---> /dev/sda2 ---> ext3

-logical ---> /dev/sda5 ---> ext3 ---> /
-logical ---> /dev/sda6 ---> ext3 ---> /home
-logical ---> /dev/sda7 ---> ext3 ---> /usr
-logical ---> /dev/sda8 ---> swap

o /usr é o que permite instalar programas ???

Desculpem estar a ser chato mas quero ver se consigo fazer isto sem asneiras.
 
ja agora aproveito.. andre, diz me, é melhor uma partição maior para o / ou para o /home?
eu tava a pensar que por exemplo, dava uns 10Gb para o / para programas e afins (ficam aqui certo?)
e o resto para o /home para imagens, musicas, documentos, ficheiros e afins..
 
Isso é ao gosto do freguês.
Eu dantes usava tipo
Código:
/  - 10gb
/home  - 30gb
swap 1gb
Depois mudei agora para
Código:
/ - 100gb
/home - 10gb
swap 1gb
E apenas fico no /home com o essencial, por ex, Downloads e outros ficheiros não essenciais deixei 1 link simbólico para /opt/Downloads por ex. (tb tenho mais 1 partição, para storage de musicas / iso's e afins, esta em xfs)
Tudo depende de como queres manter o sistema. Eu optei assim, instalo jogos e afins, só salvaguardando os docs.

ruben8324, porque acrescentaste o /usr ? :S
 
Eu só queria perguntar para que serve o /usr mesmo assim obrigado pela ajuda.

É preciso criar a partição /boot ?

Posso escolher o SO que quiser depois de instalar o Fedora ?
 
mas o / serve genericamente para o sistema e que mais?
é que para o sistema e programas, acho que posso usar menos

É como o AndreAPL diz, depende dos gostos. No meu caso tenho:
Código:
/           - 7GB
/home       - 10GB
/media/data - 200GB (NTFS)
Teria os 200GB na /home se não usasse Windows para jogos de vez em quando, assim mantenho essa partição em NTFS. Uso a / apenas para os programas instalados. Já noutro PC a fazer de servidor apenas com Linux uso:
Código:
/           - 5GB
/home       - 25GB
/home/share - 120GB
Deste modo, nunca tenho problemas de maior quando faço asneiras. :P
 
Back
Topo