Panasonic FZ8

e para um utilizador amador - festas, dia-a-dia, vale a pena investir?

Pois...Depende da qualidade que esperas das fotos!

Alem disso a portatibilidade da G9 pode ser importante!
Se dispensas a portatibilidade (a diferença nao é assim tao grande), com a FZ8 ficas servida!
 
Eu comprei a minha na semana passada na ***** a 204€, mais os portes.
E foram rápidos na entrega.

Não consegues por umas fotos dela por aqui..(no topico "as minhas aquisições" ou assim) é que eu estou cada vez mais interessado na máquina, mas nunca a vi ao vivo..

Já vi muitas fotos na net, mas não se consegue ter uma ideia do tamanho e de certas coisas da máquina..
 
e para um utilizador amador - festas, dia-a-dia, vale a pena investir?

Para o efeito que é, qualquer máquina acima dos 200€ é um desperdício. Essas máquinas já oferecem muitas funções que só interessam a utilizadores mais avançados. E dentro desses valores, tens a A720IS, que já tem qualidade para dar e vender.
Aliás, apesar de a G9 ser muito melhor que a A720IS, a grande maioria das pessoas nem repara na diferença a menos que percebam alguma coisa disto.

Digo-te isto porque sei de quem tenha comprado uma LX2 (estilo G9 mas é da Panasonic) e teriam ficado muito melhor servidos com uma máquina de 150€. Não só por causa de gastarem menos dinheiro, mas porque só sabem usar o modo automático. A maioria das funções da máquina, nem fazem a mais pequena ideia do que seja ou para que serve.
 
Última edição:
percebo alguma coisa dos controlos manuais e de como tirar algum partido dela. por isso a minha duvida entre G9 e Z8, pq ambas ja permitem uma boa utilizaçao dessas funçoes, e se a qualidade da G9 justificasse entao eu investia. agora se for mt pouca a diferença entao fico-me pela Z8.
 
eu diria que esta câmara nao é para "festas, dia a dia" é mais uma daquelas que te possibilitam uma daquelas fotografias que mais tarde recordas.. ja tentei tirar dentro de casa a pessoas em movimento e 85% delas ficaram desfocadas.. mas cheguei a conclusão q há pouco a fazer..
Para alem de tudo, esta nao é a maquina para por no bolso da camisa, por isso para o "festas e afins" nao faz muito sentido na minha opinião.

cUMPS;)
 
A diferença não é pouca. A G9 é a melhor máquina do mercado das não-SLR. Tanto em qualidade de imagem, como construção, etc... Para mim vale cada cêntimo (e arranjas perto dos 380€ comprando pela net). Depois tens funções que muitas vezes só encontras em SLRs.

Mas agora tu é que tens que ver. Se queres a melhor qualidade possível e dás uso às funções avançadas (controlos manuais, RAW, etc) vai para a G9. Se queres as funções avançadas, em algo mais barato mas com uma qualidade boa, tens a FZ8 e a A720IS.
A FZ8 tem uma lente boa e funções como o RAW, mas tem problemas com ISOs mais altos e é maior. A A720IS tem uma lente quase tão boa, é compacta, é mais barata e também tem controlos manuais e algumas funções avançadas, mas não há RAW nativo, nem faz bursts tão rápidos.
 
A diferença não é pouca. A G9 é a melhor máquina do mercado das não-SLR. Tanto em qualidade de imagem, como construção, etc... Para mim vale cada cêntimo (e arranjas perto dos 380€ comprando pela net). Depois tens funções que muitas vezes só encontras em SLRs.

Mas agora tu é que tens que ver. Se queres a melhor qualidade possível e dás uso às funções avançadas (controlos manuais, RAW, etc) vai para a G9. Se queres as funções avançadas, em algo mais barato mas com uma qualidade boa, tens a FZ8 e a A720IS.
A FZ8 tem uma lente boa e funções como o RAW, mas tem problemas com ISOs mais altos e é maior. A A720IS tem uma lente quase tão boa, é compacta, é mais barata e também tem controlos manuais e algumas funções avançadas, mas não há RAW nativo, nem faz bursts tão rápidos.

obrigada pela explicação.
realmente nao é facil escolher:confused:
 
Não consegues por umas fotos dela por aqui..(no topico "as minhas aquisições" ou assim) é que eu estou cada vez mais interessado na máquina, mas nunca a vi ao vivo..


Podes ver a minha galeria na Flickr, e estas fotos foram todas tiradas em automático e no tamanho pequeno.

http://www.flickr.com/photos/24607563@N05/

O que achas? São as minhas primeiras fotos.

Acho que estão muito bem, gosto particularmente da laranja..

Tens que começar a brincar com os modos manuais:P..

Mas eu queria fotos da máquina, tu tens fotos com a máquina, mas obrigado na mesma..;)
 
Panasonic DMC FZ8

Comprei esta maquina ontem e ja andei a tirar umas fotos com ela. Não percebo nada de fotografia, só sei que uma abertura maior da mais luz e menor menos luz, que o ISO é a sensibilidade à luz da máquina e pouco mais.

Acontece que ontem tive com amigos e nao consegui tirar fotos como gostava! Saiam desfocadas nos modos manuais ou de prioridade... É claro que no auto saia tudo impecavel, mas o meu objectivo com esta máquina é aprender tudo o que conseguir e aprender a controlar a luz e os efeitos nas fotos para que mais tarde compre e aproveite uma SLR. Alguém tem umas dicas de focagem? O "exposure" da máquina já percebi o que faz, quanto mais alto mais clara sai a foto... O ISO ainda nao mexi muito visto que antes de la chegar me deparei com este problema de focagem... A máquina tem 3 modos: AF, AF macro e MF... Não sei as diferenças entre eles e no manual nao explica muito bem!

Agradeço qualquer ajuda malta, um abraço
 
não sou nenhum expert nem conheço a máquina em questão, mas deduzo que:

AF - vem de Auto-Focus, ou seja focagem automática
AF Macro - Será Auto-Focus modo macro(?) focagem automática para macro
MF - Manual Focus, focagem manual...

Se te familiarizares com os termos da fotografia, quer seja pela internet quer em livros dedicados à aprendizagem da fotografia, estes termos e outros são explicadinhos e outros apanham-se...

Aconselho a pesquisar bem estes termos todos, e vais ver (daqui a umas leituras) que estas dúvidas são das mais simples...
 
Quanto a focagem já foi dito de que se trata. MF nessa máquina é muito complicado, é só mesmo para brincar com objectos estáticos.

Para retratos, experimenta fazer o seguinte:
1) Modo AV (Prioridade-Abertura) e usa um f2.8~f3.5 se der (o mínimo valor f que conseguires)
2) Focagem no olhar e certifica-te que não falhas o foco
3) Usar zoom até 35mm~50mm
4) Certifica-te que a velocidade de obturador não é inferior a 1/60, o ideal seria 1/125 ou perto disso.
5) Se por acaso estiveres em locais de pouca luz, e não conseguires usar velocidades superiores a 1/60, das duas uma, ou aumentas o valor ISO (até 400) ou recorres ao flash

Depois é ir brincando com os parâmetros, e com os Ev's por exemplo.
 
Back
Topo