Overclock Q6600

pelo preço de um kit desses da TT comprei um bem melhor em 2º mao (impecavel)
os rads nao me pareceram muito bons, tem tubos de cobre em vez de alhetas(sao mais finas e aumentam a area de transferencia) para fazer a passagem do liquido
a bomba tb n sei se é muito boa
mas no geral nao acredito que tenha uma performance muito má,


no meu caso noto que basta,por exemplo, aumentar ligeiramente a velocidade das ventoinhas do radiador para o sistema aguentar muito mais carga

tb depende de onde tenhas os radiadores, dentro ou fora da caixa
 
Os meus rads tao dentro da caixa... Tipo eu acho que tambem basta aumentar um bocado a rotaçao da ventoinha e ele aguenta mais...defacto ja notei isso, mas isto qd s passa pai de 50% meu deus so com fones e musica alta ou assim....deve fazer 30 e muitos db's

EDIT: Os meus rads tem tubos d cobre e alhetas...
 
Última edição:
eu tava-me a referir aos canais por onde passa o liquido, há rads onde sao tubos, outros é um canal muito estreito tipo uma alheta, nao sei o nome deles

alhetas eles tem todos
 
Pois bem me parecia xD Ya alhetas tem todos...epa n sei os meus tem tubos d cobre...Ja venho postar resultados do VCore.
 
Bem ja ta a 1.45...Temps em idle 28~33....
Agora vamos ver se vai abaixo em load...4 orthos coming out.
(Mems 5-5-5-15 704 Mhz [FSB=352])
EDIT: Ta a 100%....a temp maxima ate agr é 58 com a ventoinha ja ligeiramente ruidosa...inda n crashou... :\
 
Última edição:
Precisas de 4 Orthos? Acho que cada Orthos serve para 2 Cores, portanto 2 deviam servir. Têm é que estar em pastas separadas, pelo que tenho lido.

Ou então 4x Prime95?
 
Quanto tempo deixariam o orthos a benchar? Epa apenas dois dos cores foram aos 58, os outros dois tao entre 52~55...e os 2 que tao a 58 baixam pa 57...e dp 58...que acham das temps ? :\
 
Crashou..... mesmo com o vcore a 1.45 e mems a 1:1 ...aguentou mais isso e certo...tava nos 59 graus... parece que quanto entrou nos 60 reiniciou o que é estanho...nao o vi chegar aos 60...
Grande galo...
 
Mas noticias, eu pensei que era apartir dos 350 para cima que dava stress mas afinal nos 350 tambem crashou....baixei para 340 que penso que foi onde estava ontem a noite quando corri prime 10 horas sem erros...Que azar...


Temps com 4 Primes a correr: (voltagens e info das mems tb...)
pcxm7.jpg
 
Última edição:
Boas
Depois de ler todo o topico, e como tenho alguma expriencia em OCS e neste momento estou precisamente com o mesmo CPU, apesar de uzar uma configuraçao totalmente diferente da tua e por isso o nao conhecer muito bem a tua Board, apesar de ser baseada no P35, vou tentar ajudar...
Mas primeiro as perguntas:
1. Qual a versao da bios que esta a usar? (nem sempre as mais recentes sao as mais estaveis, mas podes ir tentando des as 804 penso eu de que...)
2. Qual a marca da ram, timings e voltagens suportadas?
3. Tens forma de ver a temperaturas do NB e do SB?

Agora as observaçoes:
1. Certifica-te de que o bloco (cooler) esta bem em contacto com o CPU, que a pasta termica foi o suficiente (nem mt nem pouca) e se possivel retirar o cooler e roda-lo 180º e coloca-lo novamente (as vezes funciona nao é mt logico mas ja me aconteceu mera sorte se calhar)
2. Quanto ao Orthos podes abrir apenas dois e ate é melhor pois cada um tem instacia para 2 cpus logo podes num das instancias defini-la so para o cpu 2 e 3 (deixando o outro em 0,1,2 e 3) e podes verificar que a utilizaçao do cpu vai a 100%
3. Para verificares as temperaturas do CPU tenta o coretemp para ver se tem alguma diferença.

Agora as tentativas:
Como nao conheço mt a bios dessa mesma board gostaria que escrevesses ai todas as opçoes que estao nas voltagens e quanto mais info melhor.
Tenta entao:
AI OVER --- Manual
CPU Ratio --- Manual
Ratio --- 8
FSB --- 400
PCIE Frequency --- 100
DDR2 --- 800 (400)
CAS --- 5
RAS --- 5
RasP --- 5
RasA --- 12
Transaction Booster --- disable
Clock over-charging --- disable
CPU Spred --- disable
PCIE Spred --- disable
CPU volt --- 1.45 (falta as restantes tipo SB, NB... quais as opçoes que tens)
Nos timings da ram podes tb tentar auto so para ver.
 
50ld5.jpg


Como ves com 2 orthos 50% do cpu usado...e tipo ai ta nos cores 1 e 2 mas tb experimentei 2 e 3 e deu igual...Se calhar a versao e diferente :S
 
Ja ta a trabalhar assim...Com essa config, mas com um detalhe...
"Clock over-charging --- disable" Nao existe tal opçao, apenas auto, 700W, 800W ou 900W penso eu :S lol

E quanto a outras voltagens tenho:
CPU Voltage Reference:Auto
CPU Voltage Damper:Auto
CPU PLL Voltage:Auto
DRAM Voltage: 2.00V
FSB Termination Voltage:Auto
NorthBridge (NB) Voltage:Auto
NB Voltage Reference:Auto

Vo fazer stress testing a ver s da o peido de novo...

As mems sao umas TeamElite PC6400, diz me que informaçao precisas mais q eu arranjo.
Cumps
 
Bem crashou de novo...E qd crashou (restart) tava a 56 graus, por isso n é disso q ele ja teve a fazer stress testing a 63 sem reboots... Sera alguma voltagem?
 
Quanto ao orthos nao sei como estas a fazer mas da so com os 2. Mas tb isso nao importa o que importa é que faças o stress a 100%.
Agora quando estavas no orthos ja estavas com as configs? é que ele apresenta o multiplicador a 11.5!!! mas faz assim colocas as mesmas configs mas:
Clock over-charging --- auto
Tenta as memorias em auto!

E agora queria entao que me dissesses que timings é que as memorias têm de fabrica tal como as voltagens que suportam e ainda que ranges (valores de opçao) que tens dentro das opçoes:
CPU voltage damper
CPU PLL Voltage
FSB Termination Voltage
NorthBridge (NB) Voltage

Entao ai vamos la ver que mais podemos fazer... falta ainda dizeres-me qual a versao da bios.
E tb nao querendo pedir mt sempre que estiveres a fazer testes abre o CPUZ para se ver a que voltagem fica sff.
 
Última edição:
Vo criar so este post com imagens e com os dados que pediste, vai vendo que eu vo editando...
CPU-Z:


O CPU-Z tava me a detectar o cpu a 3600 e como sendo um QX -.- Abri e fexei ficou bom...

(É normal o sistema enganar-se quando mudamos o multiplicador? E que quando clico nas propriedades do "Meu computador" detecta me tb 3.6...mas CPU-Z = 3.2 -.-


As mems tao em auto e os timmings sao:
5-5-5-16

CPU-Z (uma das slots):


Ranges:
CPU Voltage Damper: Disable\Enable (Afinal n sao voltagens)
CPU PLL Voltage: 1.5\1.7
FSB Termination Voltage: 1.2\1.3\1.4\1.5V
NB Voltage: 1.25\1.40\1.55\1.70V

Algo mais?

Cumps e obrigado pelo vosso esforço :D

Crashou mm cas mems em auto...aguentou 8 mins d orthos pai...e dp zum...e nem nos 60 graus tava... Nao sei o que fazer...





O facto de usar o firefox enquanto stresso o cpu n pode ser a causa dos reboots pois n?
Tentei co orthos e co prime e reboot nas 2 tentativas :\





The first thing we did was to increase the FSB Strap from “Auto” to 333MHz, since we were going to be going beyond a 333MHz front side bus. This loosens the chipset timings and can reduce memory performance a little bit but the additional megahertz achieved should make up for the loss in memory bandwidth – memory bandwidth has a very finite effect on performance with Intel’s Core 2-based processors anyway.

We adjusted the CPU voltage to 1.4625V, which gave us an actual voltage (at least, according to the Asus hardware monitor in the board’s BIOS) of between 1.408V and 1.413V – there were slight fluctuations, but certainly nothing to really worry about. This wasn’t quite enough to get the board stable up at 3.35GHz though as we needed to increase the CPU PLL voltage from 1.50V to 1.70V along with both FSB Termination Voltage and North Bridge Voltage from 1.20V and 1.25V to 1.40V and 1.55V respectively.

Provavelmente o meu problema sao essas voltagens ai referidas...
 
Última edição:
Aposto que ja sei o que se passa...ou a minha fonte nao aguenta ou assim...epa o vcore qd começo a testar ta a 1.4 e desce ate 1.29! Deve ir abaixo por falta d power...ne?


Conforme subi um bcd o VCore, ele ja nao baixa ate 1.29...mas 1.32...enfim to bem lixado...


Cumps
 
Última edição:
Vou primeiro tentar responder a tudo e depois vamos as tentativas outra vez.
Ao mudarmos o multiplicador sim o sistema pode-se enganar mas o CUPZ em principio nao se engana.
Se pode ser do firefox os crashs duvido...
Quanto ah fonte se é a que tens no sistema uma nox pulsar 750W nao é esse o problema pois sao boas (so se tiver algum defeito mas acho que nao lol). So para teres uma ideia ja pus um sistema com essa fonte e um quad q6600 a 3400 a ar. (neste momento o meu max a ar é 3600 com esse cpu apesar de ja o ter colocado a 4000 mas nao fica estavel ja o vi a 80º:rolleyes:)
Agora a questao do Vdrop, realmente a tua boas descmt o vcore quando em load, mas vamos tentar minimizar isso.

Agora as tentativas:
os timings das memorias coloca manualmente os timings de fabrica.
A voltagem do CPU coloca a 1.5
CPU Voltage damper --- disable
CPU PLL vol. --- 1.5 (depois tenta subir mais um neste mantendo os outros)
FSB voltage --- 1.4
NB --- 1.4

Tenta assim e depois diz o que aconteceu, da-me screens com o CPUZ e sff manda uma com as temps do coretemp. Tens de ir tendo paciencia e ir mexendo nestes campos... isto sem tem a board ah frente é mais dificil mas podemos chegar la.
AHHH diz-me qual a bios que estas a uzar!!!
 
Última edição:
Hoje de tarde tive algum tempinho e entao andei ah procura de uma bios parecida com a tua porque isto de ver é bem melhor mas mesmo assim nao sei se é igual pois era uma com o chip P35 por isso deve ser parecida.

Entao uma coisa que tens de mudar nas configs anteriores que te dei é CPU voltage damper para Enable.

Depois queria que me visses se tens ou nao nas voltagens a Opçao da South Bridge

E ainda estas opçoes que devem estar desable:
C1E Support
Max CPUID
Vanderpool tech
CPU TM Function
Intel SpeedStep
 
Back
Topo