Orçamentos em Design

é impossivel responder.te sem saber que tipo de site é, qual a tua experiência, se vais fazer tudo sozinha, etc etc

cada pessoa tem o seu preço mediante uma serie de factores
 
É um site para uma empresa com serviços de limpeza. Vai ser o meu 1º trabalho, por isso é que estou assim um bocado á "nora". Pois não tenho nenhuma experiência, por isso é que estou a pedir umas dicas de quem é mais experiente.

Não sou nenhuma profissional, sou caseira, e irei fazer isto tudo sozinha! Espero conseguir :)
 
saliento que o tipo de empresa tambem importa, pois se for uma impresa mais pequena nao podes pedir o memso que a uma grande, tambem depende dos prazs que eles pedem, se pedem um ou mais logotipos, quantos cartaos querem ...
 
No mundo do negócio uma coisa que deves fazer quando és freelancer, a meu ver, é ouvir primeiro um valor.
Acho que é do teu interesse ouvir primeiro o quanto estão eles disponíveis para desembolsar e o prazo que te dão.
Acredito que com isto ganhas muito poder de negócio e torna-se mais lucrativo. E se confias no teu trabalho, não receies em dizer não a um orçamento ridículo.
Qualquer coisa como 100€ é uma parvoíce e tenho a ideia que é um número que vai na cabeça deles.
Contudo, não te esqueças que o trabalho de um webdesigner/development/graphicdesigner é muito² desvalorizado, então em Portugal nem falemos.
 
Isso de perguntar qual o budget do cliente é sempre má ideia, vão sempre dizer um valor bastante baixo e depois torna-se difícil negociar.
Dar um orçamento é sempre o passo inicial, depois o cliente logo o aceita ou não, caso não o aceite ou tenta negociar ou procura outra pessoa.

Esse tipo de trabalho, quando pedido a um estúdio de design, geralmente vai sempre para os milhares de euros, é um pacote que contém toda a identidade de uma empresa e isso fica sempre caro mas dado que é o teu primeiro trabalho, que não tens experiência, que a empresa é pequena e que provavelmente nem tens grande portofólio eu não arriscava num valor muito alto mas nunca iria para algo abaixo dos 500€ (que já é muito pouco).
 
cintiasofia, recomendo que penses seriamente em todo o material, tempo, recursos e disposição que irás gastar com esse trabalho, e então depois apresenta um orçamento sem medo de levar um não como resposta.

Vou-te dar um exemplo que não é dos melhores mas encaixa na situação.
Eu sou produtor multimédia, e ainda durante o meu curso fui obrigado a desenvolver orçamentos exactos para determinados trabalhos, muitos deles semelhantes ao teu.
Aquilo que pretendes fazer é colossal dentro dos parâmetros empresariais, pois além de estares a desenvolver praticamente toda a linha gráfica da empresa, ainda ficas encarregue do webdesign e produção física, como é o caso dos cartões de visita, panfletos, etc.

Esse tipo de produção fica cara, e deves remeter imediatamente isso à empresa em questão. Ninguém trabalha de graça, e mesmo que em Portugal o design seja pouco valorizado, a ideia de que fazer o que te pediram subsiste em meia dúzia de desenhos e sarrabiscos é pura ficção. O único conselho que te posso dar é de que faças um trabalha o mais profissional possível, a fim de justificares o valor do orçamento.

Para te indicar um numero muito rapidamente, 500€ pode ser exagerado dependendo da quantidade de trabalho. É verdade que a maioria das pessoas sobrevalorizam as suas criações, mas tudo isso vai depender da carga a que te submetem. Não te esqueças que as brochuras e os cartões vão partilhar o mesmo logótipo, e que o website pode ser de baixa expectativa ou meramente informativo sem grande trabalho de programação. Se pudesses dar detalhes era espectacular, até porque poderíamos ajudar-te mais.
Não te esqueças que todo ou qualquer material que desenvolvas terá de ser 100% original, pois a empresa irá divulgar esses conteúdos possivelmente registados em contexto comercial. O plágio surge de onde menos se espera quando nos descuidamos a fazer as coisas.

Se quiseres um género de formulário com tudo que deves introduzir no orçamento, eu tenho alguns aqui no computador em PDF, mas vou ter que os procurar.
 
500€ é o preço praticado por um biscateiro. Não sabemos o teu nível de aptidões, criatividade e conhecimentos, e também faltam muitos detalhes em relação ao projecto. O orçamento deve ser sempre apresentado em função do número de horas dispendido para cada peça (depois de fixares o valor que consideras justo em função das tuas competências). Acho que nos devemos comparar sempre com os melhores exemplos que conhecemos e nunca com os piores.

A título de referência (sem querer ser crucificado) posso garantir-te que uma agência de topo não cobra valores inferiores a 100€ / hora.
 
A título de referência (sem querer ser crucificado) posso garantir-te que uma agência de topo não cobra valores inferiores a 100€ / hora.

Estamos a falar de uma agência de topo e de uma Designer que está agora a começar :D

Não acho que 500€, tendo em conta o cliente que é e o orçamento deles que seja de um "biscateiro"
 
Estamos a falar de uma agência de topo e de uma Designer que está agora a começar :D

Não acho que 500€, tendo em conta o cliente que é e o orçamento deles que seja de um "biscateiro"

Só dei o caso de uma agência a título de curiosidade, porque acredites ou não, há muita gente que não faz a menor ideia dos preços praticados.

Cada pessoa tem o seu valor, e lá por ser uma empresa de limpezas não quer dizer que tenha pouco dinheiro. Pelo que vejo uma empregada de limpeza ganha mais que muitos designers recém licenciados, e muito mais que aqueles que aceitam trabalhar de borla.
 
Broculo,
compreendo a tua opinião, mas infelizmente deves também compreender que actualmente, ninguém por esse mundo fora (digamos mais de metado do globo) faz a mínima ideia de quanto ganhará um designer, produtor multimédia, web developer, etc. Até os fotografos, que são os profissonais que se vêm com maior regularidade na area gráfica, são muitas vezes caracterizados por serem "careiros" só porque levaram 500€ por cobrir um casamento durante X horas. É triste, mas a realidade actual é de que um produtor na area audiovisual, não ganhará mais que 200€ por um trabalho em qualquer contexto. Esta é a mentalidade actual e isso só muda, quando os trabalhos finais são apresentados com qualidade profissional garantida.

Eu já senti na pele a pressão de te dizerem que o teu trabalho é "fazer sarrabiscos" e gravar meia duzia de segundos com uma camara amadora, para isso muitas pessoas até dizem que têm telemóveis que tiram fotos e gravam vídeo. Não me vou aprofundar muito mais na matéria. Há bandas musicais por esse país fora, que consideram a cobertura de um concerto durante (digamos) duas noites de fim de semana, muito caras quando lhes respondemos 600€. E atenção que o trabalho não é só gravar, mas sim montar, editar, fazer menus, gráficos estáticos e animados, introduções, créditos, capas e muito mais, fora deslocações, tempo perdido e as condições de trabalho, bem como o uso do material.

Eu tenho desgosto muito sinceramente de ter enveredado numa área à cuja se dá tão pouco crédito profissional. Só as grandes empresas sabem reconhecer o trabalho, mas para elas existem grupos especializados que desenvolvem produtos bem acima dos individuais. Toda a gente alheia, tem a ideia de que para ser profissional, é preciso ter equipamento profissional, mas eu com uma câmara de 300€, faço trabalhos que os meus clientes adoram, até porque o que conta para fazer trabalhos nesta área é a vocação e conhecimentos, aliás conheço designer que trabalham em PC's de 2004 e safam-se lindamente.
 
Broculo,
compreendo a tua opinião, mas infelizmente deves também compreender que actualmente, ninguém por esse mundo fora (digamos mais de metado do globo) faz a mínima ideia de quanto ganhará um designer, produtor multimédia, web developer, etc. Até os fotografos, que são os profissonais que se vêm com maior regularidade na area gráfica, são muitas vezes caracterizados por serem "careiros" só porque levaram 500€ por cobrir um casamento durante X horas. É triste, mas a realidade actual é de que um produtor na area audiovisual, não ganhará mais que 200€ por um trabalho em qualquer contexto. Esta é a mentalidade actual e isso só muda, quando os trabalhos finais são apresentados com qualidade profissional garantida.

Eu já senti na pele a pressão de te dizerem que o teu trabalho é "fazer sarrabiscos" e gravar meia duzia de segundos com uma camara amadora, para isso muitas pessoas até dizem que têm telemóveis que tiram fotos e gravam vídeo. Não me vou aprofundar muito mais na matéria. Há bandas musicais por esse país fora, que consideram a cobertura de um concerto durante (digamos) duas noites de fim de semana, muito caras quando lhes respondemos 600€. E atenção que o trabalho não é só gravar, mas sim montar, editar, fazer menus, gráficos estáticos e animados, introduções, créditos, capas e muito mais, fora deslocações, tempo perdido e as condições de trabalho, bem como o uso do material.

Eu tenho desgosto muito sinceramente de ter enveredado numa área à cuja se dá tão pouco crédito profissional. Só as grandes empresas sabem reconhecer o trabalho, mas para elas existem grupos especializados que desenvolvem produtos bem acima dos individuais. Toda a gente alheia, tem a ideia de que para ser profissional, é preciso ter equipamento profissional, mas eu com uma câmara de 300€, faço trabalhos que os meus clientes adoram, até porque o que conta para fazer trabalhos nesta área é a vocação e conhecimentos, aliás conheço designer que trabalham em PC's de 2004 e safam-se lindamente.


Mais importante que o equipamento que se usa é o que se consegue fazer com ele. Não é preciso uma super-máquina para fazer um bom trabalho.

Acho que grande parte dessa pressão nos preços parte da falta de informação e cultura criativa das empresas. Porém também já vi muita gente a desvalorizar o próprio trabalho com argumentos "Isto é simples, faz-se em 5 minutos". Acabam por perder 1 hora ou mais e depois nem sequer conseguem cobra-la porque era só 5 minutos e ninguém cobra 5 minutos de trabalho.

Há tanta coisa má para se discutir e este não é certamente o tópico correcto. Quanto ao tema orçamento, vale sempre a pena perder tempo a fazer um bom orçamento com uma introdução ao projecto, ao processo criativo inerente ao projecto, assim como contabilização e apresentação de todos os passos e respectivo tempo dispendido.
Só assim o cliente consegue perceber onde vai gastar os euros.
 
Só as grandes empresas sabem reconhecer o trabalho
Nem essas reconhecem o trabalho e lhe dão o devido valor, já tive várias propostas para fazer trabalhos para a Optimus, por exemplo, que foram recusadas porque eu tenho a coragem de atribuir os valores correctos ao meu trabalho, o sujeito xpto que se vende por 500€ acaba sempre por ganhar o trabalho e o resultado são os posters banais que se vêm por aí na rua.
 
Bom dia

De facto parabens pelos esclarecimentos. Sou licenciada em Design e estou em estagio profissional. Para além disso faço alguns projectos a freelancer e acreditem ou não, já passei horas nas internet á procura de dicas sobre orçamentação. Estes foram sem duvida os melhores esclarecimentos que encontrei.

De facto trabalho de freelancer não é fácil e a parte do orçamento, na minha opinião é das piores.
Em primerioro lugar, relativamente ao preço por hora, esse é um aspecto mt relativo pois por vezes é complicado calcular corretamente o numero de horas. por norma cobro entre 15 e 20euros. Como ja foi dito aqui é necessario avaliar também o tipo de cliente. Mas também, atenção, ninguém trabalha de borla e a minha opinião é que devemos ser nos a mudar essa mentalidade ou o nosso trabalho nunca será aceite pelos valores justos. ok, sabe fazer igual?mais rapido?mais "barato"? então faça!!!!

Um aspecto mt importante que também já foi referido é a necessidade de definir TUDO no inicio, isto é, colocar no papel tudo o que vai ser desenvolvido, datas de entrega, formatos, etc. Essa é a nossa segurança.

Mas o que me trouxe até este forum foi a seguinte questão. Encomendaram-me um trabalho que consiste na criação de um catalogo digital ai com umas 10 paginas. e não sei quais são os valores que se praticam...

Quanto aos conteúdos, textos e imagens, parto do principio que o cliente fornece...mas depois temos todo o resto! A partida estava a pensar em desenvolver em flash, pois parece-me o mais adequado tanto em termos gráficos como pelas animações...mas se alguém tiver sugestões!!!

Quanto ao valor estava a evitar ir para o calculo por hora...porque sinceramente n faço ideia de quantas horas me pode levar...Alguém me pode ajudar??

Obigada ^^
 
Olá Karolani

O catálogo que mencionaste pelo que percebi é em formato digital. Deves questionar qual o público-alvo e as suas possíveis limitações tecnológicas. Flash poderá não ser a tecnologia adequada como poderá ser a tecnologia ideal. Outra questão é o meio que irá ser utilizado para passar o suporte. Internet? Computador com projector video? Onde? Com boa iluminação? Má? Isso define muita coisa em termos de tamanhos de letra a usar e cores por causa de garantia de contraste. Só para dar alguns exemplos. Mas estou certo que esta parte tu saberás fazer e questionar.

"Partir do principio que" é sempre um mau principio...deves esclarecer mesmo MUITO BEM em que condições te vão chegar os conteúdos do suporte senão podes até correr o risco de o cliente querer que digitalizes fotos a partir de revistas por exemplo, o que como deves calcular terá de ter outros custos que se as mesmas forem cedidas em formato digital. Apenas para dar um exemplo.

Novamente, também aqui não há fórmulas mágicas. Atribuir valor a um trabalho depende de factores já referenciados. É impossivel dar um orçamento sem saber, por exemplo, quantos produtos são, como vão ser apresentados, se têm layouts diferenciados, se vais ter que criar algum tipo de branding para as categorias.

Enfim, há demasiadas questões para se ter em conta. O conselho que dou é que nunca façam as coisas ao quilo. A parte do briefing é fundamental e a recolha de boas informações base na fase de levantamento de necessidades é tão importante como o suporte a desenvolver em si pois é isso que nos garante uma excelente qualidade no output final e que garante que conseguimos envolver o cliente ao ponto de ele realmente saber o que esperar e ficar plenamente satisfeito, ajustando se necessário pontos no decorrer do projecto e não no final depois de supostamente já estar formatado para entrega.

Se quiseres fazer esse levantamento e dar mais alguns requisitos do projecto terei todo o gosto em te ajudar a atribuir um valor ao mesmo.

Michael
 
Última edição:
orçamentos

Boas, queria que me ajudassem um pouco com orçamentos,

antes de mais, sou designer mas com grande parte da minha experiência baseada em webdesign. Trabalho desde Março 2010 e a partir de Fevereiro de 2012 fiquei desempregado. Tirei a licenciatura de 4 anos em Comunicação e design multimédia, já agora o meu portfolio está aqui. Enquanto procuro um novo lugar para trabalhar tenho me envolvido em projectos freelance, o último um site que fiz com um colega programador. Acontece que agora, outro colega também programador passou-me dois projectos e pediu me orçamentos. Não tenho grandes problemas em orçamentar um site, já peças de print é outra história, já as fiz mas nunca tive que as orçamentar pois trabalhava para a empresa.

Projecto 1 - produtos de artesanato
- Layout website de uma loja online com 2/3 páginas sobre a empresa
- logotipo para a empresa

Projecto 2 - imobiliaria
- Layout website com conteudos semelhantes a remax
- Criação de um logótipo e consequente identidade da marca;
- Criação de Flyers;
- Criação de Brochuras;
- Criação de Outdoors;

Ora se para os sites tenho uma idea +/- formada, para o restante nem por isso. Ainda coloquei umas perguntas ao meu colega sobre as empresas em questão, a complexidade, a exigencia, etc. Pois só estes dados é muito difícil fazer um orçamento preciso. São dados que ainda estou à espera.
Para os sites estou a pensar pedir qualquer coisa como 400-500€. Para os logotipos algo como 300-500€. Já para as peças de print não faço a mínima... 100€ por peça?
Atenção que estamos a falar em design apenas, toda a parte restante será feita e orçamentada à parte.

Desde já obrigado.
 
Olá Sparr,

Como é que habitualmente fazes as contas para a parte de webdesign?
Viva, é assim, habitualmente depende do site que se quer, das tecnologias usadas, da exigência, etc. O último que fiz cobrei 500€ e o meu programador cobrou outros 500€ e fizemo-lo por 1000€ por ser um site que além das páginas de informação da empresa tem uma área onde a cliente consegue postar sempre conteúdo e valorizámos esta capacidade de o site ser dinâmico ao ponto de ela alterar e adicionar conteúdo quando ela pretender. Estes por serem também dinâmicos e ser loja online acredito que o programador vá "carregar" bem no orçamento e não sei que margem é que isso me dá. Mas presumo que o mínimo necessário será uma homepage, pagina estática e página de montra online.
Depois de pesquisar um pouco li que muitos aplicam a preciosa formula das horas de trabalho. Eu bem tento formular na minha cabeça o que eu demoraria mas é dificil lol Aplicando 15€ à hora (não sei se deva aplicar mais ou menos) diria uns 400€ o que dá qualquer coisa como dois dias para as páginas que falei para o site. Eu sei que vou gastar sempre mais mas enfim...
 
Os únicos culpados do mercado de Design / Multimédia estar nas lonas...é dos próprios Designers e técnicos de multimédia que não sabem valorizar o seu trabalho.
exemplos: uma pequena empresa pede um trabalho; se cobrarem pouco é natural que quem contrata não valorize o trabalho pois este está a ser vendido a um preço baixo; pelo contrário se cobrarem muito podem a) não ganhar o cliente ou b) é bom que façam um excelente trabalho pois o cliente pagou muito acima do que era justo (quantos trabalhos de Multimédia já vi que estavam sobrevalorizados e depois de os clientes descobrirem a porcaria que pagaram "queimaram" o designer/agência) e muitas vezes o trabalho que é executado é pobre e de fraca qualidade. O ideal é acordar um preço justo pelo trabalho (e não pensar em baixar o preço devido ás dimensões da empresa, isso é desvalorizarem-se), tendo em conta sempre a excelência e a qualidade. Quantos sites eu já vi que a) estavam mal programados e eram susceptíveis de ataques b) mal desenhados e comunicavam uma imagem errada c) ambos os casos. E em todos os casos quem tinha feito o site era um "amigo do filho da empregada da limpeza da empresa que até mexia em computadores...". Responsabilidade pelos prazos, projectos e manter a qualidade são valores que pagam-se; o problema é quando têm que competir com um miúdo que faz o mesmo trabalho que o vosso por uma ninharia, isso destrói o mercado.

outro exemplo: se uma empresa pede um trabalho e logo à partida está a desvalorizar o vosso trabalho dizendo que o projecto é "simples", "fácil" e afins, das duas uma: ou "educam" quem pediu o trabalho no primeiro briefing ou nem sequer percam tempo porque normalmente isso vem de pessoas que querem champanhe a preço de cerveja; nunca vão conseguir satisfazer esse cliente e vão acabar por ficar "queimados".

ainda outro exemplo: tenho visto várias pessoas que não sabem programar nem saber desenhar nem sabem o que é uma querie de SQL fazer sites com CMS (joomla, drupal ou outros), com código e SQL que é de fugir e com um template roubado de um torrent, vendendo como um design "original", cobrar valores completamente díspares e muitas vezes ridículos; a essas pessoas eu digo GTFO desta área de negócio! Faz sentido eu, que não percebo nada de mecânica automóvel, ir reparar um carro tendo como base manuais de reparação / serviço, não ligar minimamente aos materiais usados (usando o mais barato possível para ter o máximo lucro, ignorando a segurança e as recomendações do fabricante), não tendo nenhuma formação na área e depois vender o meu serviço a um preço baixo, não me responsabilizando quando o carro avariar? Isto além de irresponsável é estúpido, mas é esta a realidade na área de Design.

edit: isto já para não falar de casos curiosos de empresas de multimédia não perceberem um boi de DNS records (MX, WWW) ou de criarem scripts que deixam o servidor do cliente nas lonas e não conseguirem fazer troubleshooting de um problema que o seu cliente tem que ELES próprios criaram (conheço dois casos destes, é de chorar a rir); com casos destes é natural que esta profissão não seja levada a sério lol.
 
Última edição:
Por aquilo que vi todos querem ser artistas ou designers, ilustradores outros arquitectos , para fugir às engenharias (Matemática e Fisica) mas a maior parte são auto didatas com jeito para desenho e trabalham em muitas áreas na ramo da web digital, cinema animação 3d photo realistica , video ,fotografia, design gráfico ou web development e saem com o 9º ano CEF feito a dominar tudo o que é necessário e quem for excelente no que faz safa-se, quem não for não sobrevive, mas os jovens de 17 anos são os que têm maior probabilidade de emprego
 
Por aquilo que vi todos querem ser artistas ou designers, ilustradores outros arquitectos , para fugir às engenharias (Matemática e Fisica) mas a maior parte são auto didatas com jeito para desenho e trabalham em muitas áreas na ramo da web digital, cinema animação 3d photo realistica , video ,fotografia, design gráfico ou web development e saem com o 9º ano CEF feito a dominar tudo o que é necessário e quem for excelente no que faz safa-se, quem não for não sobrevive, mas os jovens de 17 anos são os que têm maior probabilidade de emprego

É relativo. Não importa muito a formação mas sim o que se consegue fazer na prática. É preciso fazer um grande esforço e investimento para acompanhar as tendências...não me parece que sejam os jovens de 17 anos os que têm maior probabilidade de emprego, antes pelo contrário, a menos que tenham um portfólio avassalador o que com 17 anos é dificil de ser viável pois com essa idade poucos trabalhos comerciais para o mundo real se terá feito ainda. Esses jovens têm é probabilidades fortes de virem a ser explorados se derem com pessoas que o decidam fazer, seja através de estágios não remunerados ou de trabalhos mal pagos. São na verdade os profissionais mais maduros e com bom know-how e portfólio que têm maior possibilidade não de ter emprego, mas de ganharem dinheiro, que são coisas distintas. Empregos nestas áreas são sempre uma miragem e dificilmente serão bons, embora existam excepções claro, mesmo em Portugal.
 
Back
Topo