Já foram ditas muitas coisas úteis. Dado que estou aqui num intervalo de um projecto que estou a realizar (enquanto freelancer) deixem-me também dar a minha opinião sobre isto. Fazer orçamentos quando se começa como freelancer é realmente das coisas mais complicadas que existe. Não existe consenso e dar preço a algo é realmente uma tarefa que nessa fase parece um autêntico pim pam pum. No entanto, a experiência ensinou-me que é na verdade simples fazer um bom orçamento e não é necessário ser-se nenhum génio para ter um valor aceitável e de acordo com as normas comerciais e de mercado vigentes.
Para tal, começa por definir um valor hora. Este valor hora deve ser definido de forma consciente e responsável e não de ânimo leve. Não deves pensar que podes logo começar a ganhar 20 ou 30 euros à hora se isso não for coerente com a tua produção por hora e, acima de tudo, com o output ao nível da qualidade do trabalho final que vais entregar ao cliente. Não estarias a ser sério com o cliente e acima de tudo contigo. Quando me iniciei como freelancer em 2006 comecei por definir um valor de 5€ por hora. Obviamente hoje já não trabalho por esses valores e obviamente que não enriqueci neste tempo mas o valor permitiu-me o "agarrar" de alguns trabalhos que me deram mais experiência e maturidade e que me permitiram assim crescer como profissional e estabelecer contactos que hoje são importantes para mim.
O valor hora é das coisas mais importantes que podes definir. Isto porquê? O teu valor hora permite-te de certa forma padronizar o tipo de cliente como que queres trabalhar. Quer isto dizer que por vezes trabalhar muito barato também não é bom pois vais atrair um tipo de cliente que pode nem interessar. E sim, lamento, mas nem todos os trabalhos e nem todos os clientes interessam. Se existem clientes que ao inicio ainda na fase de discussão de orçamento dão mais dores de cabeça do que lucro, então mais vale nem começares a trabalhar com eles. Não agarres tudo o que aparece pois, como referi, a verdade é que nem tudo interessa.
Quando fizeres uma analise rigorosa do que
neste momento vale o teu trabalho e experiência e analisares também com que tipo de cliente queres
neste momento trabalhar, terás o teu valor hora. Lembra-te que ele pode não ser definitivo. Eu por exemplo opto por no final de cada ano, no final de cada mês de Dezembro portanto, fazer um balanço do que foi o meu ano de trabalho enquanto freelancer e nesse âmbito revejo o valor hora se necessário...para cima ou até para baixo. Tudo depende de como o ano corre, isto porque um freelancer é acima de tudo um camaleão que se adapta de forma constante ao meio. Ao contrário do que se possa pensar, ser freelancer é eventualmente das profissões mais duras que podes ter. Ainda mais se o fizeres exclusivamente e viveres inteiramente dos projectos de freelancing.
Após teres então chegado ao valor hora deves "partir" o projecto em muitas partes. Deves avaliar o que estás a fazer de fio a pavio, avaliar as necessidades do projecto, quais as diversas rúbricas. Vais precisar de comprar imagens, sons, tipos de letras? Sim? Então faz uma rubrica para isso e define um valor para a compra desses itens. Depois analisa em termos de serviços o que vais fazer no âmbito do projecto. Deixo-te um exemplo simples para que possas entender melhor do que estou a falar:
A empresa CoolingFreeze, empresa dedicada ao comércio e venda de arcas frigorificas pediu-te para lhe fazeres um website. A primeira coisa que vais fazer é o chamado "briefing" em que basicamente fazes o levantamento de tudo o que o projecto necessita, isto com o cliente. A comunicação que desenvolveres com o cliente é fulcral. Sempre que possivel usa o email para oficializares as coisas. Isto é, só conversa não basta. Foste a uma reunião com ele? Optimo. Faz uma acta de reunião com os principais pontos discutidos, envia-lhe para o email e pede que ele te valide que os principais pontos discutidos na reunião foram aqueles. Ele pediu-te um header azul às bolas cor-de-rosa com a foto XPTO? Muito bem, mete isso na acta da reunião e pede para ele validar. Enfim, gere o cliente, tenta mantê-lo satisfeito mas lembra-te sempre de procurar uma posição de defesa. Se não o fizeres e deixares tudo nas entrelinhas o projecto vai correr mal e vais demorar uma eternidade a entrega-lo. Enquanto freelancer és para além de executante, gestor de todo o processo! Portanto define timings, define prazos limite para determinadas tarefas, desta forma mantens o cliente em sentido, e mais importante que isso, mantens-te a ti ocupado sem facilidades nesse aspecto, isto vai obrigar-te a trabalhar de forma contínua e empenhada, o que é vital para qualquer freelancer que queira obter sucesso.
Após o briefing chegou-se então à conclusão que o cliente da CoolingFreeze pretende basicamente um site em que possa ter algumas imagens dos produtos divididas por categorias, um texto de apresentação da empresa, bem como a sua visão, missão e valores e ainda algumas imagens das instalações e das pessoas que lá trabalham. Na parte dos contactos deve existir um formulário de envio directo de email para a empresa. As diversas zonas do site, 4 no total: Home, Empresa, Produtos, Contactos devem ter um banner diferente em flash para dinamizar e situar o visitante no site e na respectiva área que se encontra. Na home terás uma secção de noticias onde o cliente depois ocasionalmente deverá poder inserir noticias com base em texto e uma fotografia. A parte da fotografia global do site será também da tua responsabilidade e o cliente quer que faças tudo desde a parte dos produtos, fotos de conceito para os banners em flash e ainda fotos das instalações e algumas cenas de colaboradores a desempenhar o seu trabalho na fábrica e nos escritórios. Os textos irão ser cedidos pelo cliente mas ele pede que faças de copy e lhe dês alguma criatividade ao nível da escrita para os tornares interessantes. O alojamento e dominio o cliente deixou também nas tuas mãos e já fizeste com ele o levantamento do dominio pretendido que será
www.coolingfreeze.com. Todo o site deve ser gerível por um backoffice. O logotipo da empresa irá ser-te cedido em formato EPS para que o possas aplicar no site. Contudo, o cliente faz questão que apliques o logotipo na sua variação tradicional e uses apenas variações positivas ou negativas do mesmo no footer do site.
Este é o teu briefing. Vamos agora ao orçamento.
Indo então por partes vais agora construir o teu orçamento com base neste levantamento de necessidades que fizeste na fase de briefing. Vais então colocar tudo por rubricas, esmiuçando o briefing.
Valor hora: 10€ (Os valores que se seguem são meramente exemplificativos para que possas perceber, não os leves em consideração)
E pronto, esmiuçando a questão chegaste ao valor final. Tens o valor para apresentar ao cliente. Se estiveres em regime de recibos verdes não te esqueças de retirar a este valor 20% (nas tuas contas, não no que vais apresentar ao cliente) para o IRS e, caso estejas em regime de IVA, de lhe acrescentar o IVA à taxa legal em vigor.
Como vês, nem é dificil fazer um orçamento. Tem o cuidado de o enviares num PDF em papel timbrado personalizado e, caso te vás encontrar pessoalmente com o cliente, de o imprimires para entrega em mão e analise conjunta no local.
Por ultimo, ser freelancer não é fácil. O mito que existe de que podes fazer o que te apetecer enquanto freelancer é isso mesmo...um mito. Ser freelancer é extremamente exigente, os prazos apertados dos projectos vão fazer com que passes horas e horas seguidas em frente ao computador, percas fins de semana e tenhas pouco tempo para ti de maneira que te podes preparar para engordar uns kilos.
Mas, quando obtens sucesso e se te dedicares é possivel em Portugal fazer vida como freelancer e viver exclusivamente disso. Tendo uma rede de contactos com clientes finais e também agências de todo o país, é realmente possivel sobreviver como freelancer. Mas não é o caminho mais fácil...longe disso e muito pelo contrário.
Ainda assim, depois de estabilizares valores horas e teres clientes certos, é bem remunerado no geral e, mais importante que isso, é muito divertido e se tens gosto pela parte da gestão do projecto e processo e gostas de estabelecer relações comerciais, então, força...vai em frente que se realmente gostas disso, é mais de meio caminho andado.
Se usares MAC OS X, tens uma série de softwares muito bons que te podem ajudar na tarefa de fazeres orçamento. Pessoalmente já experimentei para produção e gestão de orçamentos o
billings e para gestão dos meus processos o
things. Experimentei ambos por cerca de um mês e são fantásticos e por isso a partir de Janeiro de 2010 irei usar ambos para facilitar a tarefa de orçamentação e gestão de projecto. Fica a dica.
Boa sorte.
michael c