Open Mac - O que muitos sonharam, mas não vem da Apple

Desde quando um sistema é superior por ter uma maçãzinha?

E pelo preço que pedem, não se pode oferecer menos do que a estabilidade que apresentam.

Um pc com o mesmo preço, e com as peças correctas, é também muito estável. Quando falo em peças incluo o hardware e o software que o faz funcionar, para além do SO e das apps os drivers são de extrema importância e grande fonte de erros nos sistemas Microsoft (não implicando que seria este o sistema que incluiria numa config para obter estabilidade).

A EULA do Leopard não inclui umas alíneas onde se proíbe a instalação em hardware que não tenha uma maçã?

Quem tem noção do que era a apple na altura da arquitectura ***** decerto que percebeu o que eu quis dizer. Não falo da estabilidade do OS, mas sim do hardware.
O simples facto das motherboards serem feitas em taiwan e agora na china demonstra muita coisa! Os problemas de sobreaquecimento e etc que se ouvem falar são muito mais do que antes ( e não, não é por se vender mais). A apple para reduzir custos de hardware baixou os padrões de qualidade, é isso que queria dizer. Não é por ter uma maçã mas sim pelo processo de fabrico e selecção que antes tinha e que agora já é ( a meu ver ) menor.

Mas como disse, isto já vai para offtopic. Em relação aos pc's aqui apresentados penso que a apple não vai deixar acontecer.
 
Sou exactamente da mesma opinião do zoidberg, para quem conheceu o ***** sabe bem que o powerbook a nível de qualidade era muito mais perfeito que o macbook pro.
 
Quem tem noção do que era a apple na altura da arquitectura ***** decerto que percebeu o que eu quis dizer. Não falo da estabilidade do OS, mas sim do hardware.
O simples facto das motherboards serem feitas em taiwan e agora na china demonstra muita coisa! Os problemas de sobreaquecimento e etc que se ouvem falar são muito mais do que antes ( e não, não é por se vender mais). A apple para reduzir custos de hardware baixou os padrões de qualidade, é isso que queria dizer. Não é por ter uma maçã mas sim pelo processo de fabrico e selecção que antes tinha e que agora já é ( a meu ver ) menor.

Mas como disse, isto já vai para offtopic. Em relação aos pc's aqui apresentados penso que a apple não vai deixar acontecer.

Mas isso não tem nada a ver com a arquitectura escolhia, mas apenas com a política da marca.
 
Bem.
Basicamente tenho vindo a acompanhar durante boa parte do serão os comentários em redor desta notícia no MacRumors, Digg e ArsTechnica. Certamente haverão muitos mais.

Aquilo que pude concluir.

1. Estamos perante algo completamente ilegal. O computador em causa, OpenMac da Psystar vem, supostamente, com o Leopard já previamente instalado recorrendo a "minimal patching".
2. Muita gente pensa que seria bom pôr em causa o EULA do Mac OS X em tribunal. Muitos relembram o caso dos PC-Compatibles que acabou por ditar o fim do monopólio da IBM.
3. Este tipo de produto é apetecido por muita gente que não se contenta apenas com o Mini e procura expansabilidade.
4. A comunidade Hackintosh não está nada satisfeita com isto porque as coisas têm corrido com relativa calma e este tipo de atenção não é boa.
5. Tendo em conta que isto é um produto para pessoas tech saavy, será mais barato consultar os fóruns da especialidade hackintosh e construir a própria máquina.
5. Relembrando o headline do Engadget: "Psystar site goes down under load, Apple lawyers seen shopping for BMWs"

E para terminar, tal como nos outros fórums e sites, não tarda vai-se entrar no PC vs. Apple; Windows vs. Mac OS X. Em suma, amanhã já ninguém se lembra disto.
 
Procurando pela net também se arranjam belas listas de broas com modelos baseados em PPCs...
Sou do tempo dos ***** e posso dizer com toda a segurança que a nostalgia PPC que se vive é muito à moda do "antes é que era bom". É verdade que em geral, me parece que a qualidade geral, digamos assim, era superior antes mas os preços não são comparáveis com os preços que eles praticam hoje em dia. Mas esta afirmação é discutível, só vendo números de avarias antes e depois.

De uma coisa tenho a certeza, os PPC eram máquinas profundamente caprichosas, é verdade que me lembro de ter tido poucos problemas com elas mas quando tive eram problemas bem mais chatos que os problemas que se vêem hoje nos Intel. Coisas mais que graves, eram perfeitamente misteriosas e nem sempre facilmente solúveis.

Hoje vêem-se mais problemas, mas muito comuns, parece-me. Mais manhosos mas definitivamente menos caprichosos e com problemas mais fáceis de entender por qualquer pessoa penso.

A saga percorrida pelo PowerBook G4 desde a versão Titanium até às Rev. B do PowerBook Aluminum, é uma história de muitos problemas aos mais variados níveis, desde concepção e design até à máquina propriamente dita.

Quanto ao tópico, estas máquinas são perfeitamente ilegais.
 
O simples facto das motherboards serem feitas em taiwan e agora na china demonstra muita coisa!
Vais dizer que a culpa é dos chineses?? A culpa é dos engenheiros! BTW, o Tawain é administrado pela ***** da China edit:Rep. da China (sao diferentes, my mistake). Nao vais por aí...
Isso é mesma coisa que dizer que os VW, desde que começaram a ser produzidos em Portugal perderam qualidade. Na Alemanha é que sao bem feitos.

:confused:

A Apple nao vai abrir-se, porque está bem como está. Têm um nicho de mercado muito fort€, onde vendem o status de se ter um produto Apple e nao uma ferramenta para as massas. A exclusividade paga-se bem.

E se essa empresazeca nao encontrar entraves legais, o que a Apple faz é adquiri-la. Qualquer um tem um preço, e esses tipos tambem o têm.
A MS faz, a Yahoo faz, o Google faz e eles tambem podem fazer.

cumps
 
Última edição:
Este desenvolvimento tem mais piada pela observação da reacção da Apple que propriamente pela oferta dos tipos.

Completamente. Já comprei as pipocas e bilhete para a primeira fila. Anyway, espero que isto leve a Apple a lançar uma porcaria de um pc "doméstico" sem monitor, equivalente ao iMac a nível de especificações ...
 
Vais dizer que a culpa é dos chineses?? A culpa é dos engenheiros! BTW, o Tawain é administrado pela ***** da China edit:Rep. da China (sao diferentes, my mistake). Nao vais por aí...
Isso é mesma coisa que dizer que os VW, desde que começaram a ser produzidos em Portugal perderam qualidade. Na Alemanha é que sao bem feitos.

:confused:

A Apple nao vai abrir-se, porque está bem como está. Têm um nicho de mercado muito fort€, onde vendem o status de se ter um produto Apple e nao uma ferramenta para as massas. A exclusividade paga-se bem.

E se essa empresazeca nao encontrar entraves legais, o que a Apple faz é adquiri-la. Qualquer um tem um preço, e esses tipos tambem o têm.
A MS faz, a Yahoo faz, o Google faz e eles tambem podem fazer.

cumps

Não digo que a culpa é dos chineses, mas o que é um facto é que se olhares para um PCB feito em taiwan e outro feito na china quase que encontras 1mm de diferença na espessura. ( actualmente não sei, mas os componentes dos ppc made in tawain são mt bons )
Falo da qualidade de construção!
E isto aplicasse a todas as marcas! os chineses têm custos mais baixos de produção , não é só pq da mao de obra barata...
 
Última edição:
mas volto a afirmar: os chineses fazem conforme as especificaçoes que recebem, logo, se se pode atirar a culpa a alguem será a quem definiu essas especificações, logo , ter sido feito na china , no Botswana ou em Taiwan vai tudo dar ao mesmo.
 
@armadillo... não é bem assim... Na minha casa da serra também tinhamos tudo planeado com projecto aprovado e assim... o construtor não conseguiu não fazer asneira num único quarto.

Existem algumas condições que têm que existir, que dependem de sítio para síto... até o facto de recorrerem a mão de obra humana para alguns trabalhos que em outras partes é feito por máquinas (e.g. soldadura) pode trazer graves problemas. É a lei da vida e Érrar é o mano!


...Ainda não perceberam as implicações que isto pode ter?

1) Publicidade para a PSYSTAR... toda a internet vibrou com esta notícia...toda... chegaram a ter 30.000 hits por segundo!!!!!
2) Defesa gratuita... muitas pessoas têm avançado em defesa da empresa pois está a fazer exactamente o que as pessoas pretendem... não me admira que apareça um advogado daqueles eu goste de badalação para fazer a sua defesa...
3) Standartização das peças para futuras releases de OSXproject. Agora HÁ um "clone" de referência. Quem quizer comprar um maclone já sabe para onde olhar com garantia de funcionamento.
4) Apesar de legalmente a EULA funcionar como contrato... até a coisa ir para tribunal... A Psystar deixa marcas
5) o nome do computador já mudou...deixou de ser OpenMac... :) ou seja... as engrenagens legais já estão em funcionamento
6) podem deixar de vender o computador com MAcosx. cumprindo com a lei... passando a vender com linux... no entanto, sempre que alguém pensar em comprar um computador pessoal compatível com mac... já sabe para onde vai olhar... e se não souber... uma pesquisa no google de certeza vai apontar na direcção da empresa... ainda que eles retirem toda e qualquer referência à marca da maçã!.

Ou seja. A Apple já tem preparado um plano anti-clone desde o momento que equacionou mudar para mac. No entanto, será uma situação delicada, onde as Relações Públicas e imagem da empresa vão sofrer profundamente... seja qual for o desfeixe... que já sabemos qual vai ser... e a PSYSTAR está-se a borrifar. já conseguiu o que queria.

Fica a arquitectura de referência... para quem quizer!

Latz
 
Última edição:
A Miami-based vendor that has ported Apple's Leopard operating system to generic PC hardware says Apple's restrictive licensing terms run counter to antitrust laws -- and it's vowing to fight.

Psystar's OpenMac clone is priced at about $399 -- less than one-fifth of what a similar, Apple-branded system sells for. It also represents a direct violation of Apple's end-user license agreement, which forbids third-party installations of Leopard.

But Psystar said Monday that the company believes Apple's terms violate U.S. monopoly laws. "What if Microsoft (NSDQ: MSFT) said you could only install Windows on Dell (Dell) computers?" said a Psystar employee.

The employee, who would only identify himself as Robert, said Apple grossly overcharges for the hardware on which its operating systems, including Leopard, come preinstalled. "They're charging an 80% markup on hardware," Robert said in a brief phone interview.

He also said Psystar believes Apple's prohibition against third-party installations might not hold up in court: "What if Honda said that, after you buy their car, you could only drive it on the roads they said you could?"

Robert said Psystar will continue to sell the OpenMac system, despite the fact that it appears to violate Apple's EULA. "We're not breaking any laws," he insisted.

OpenMac features Leopard preinstalled atop a 2.2-GHz Intel (NSDQ: INTC) Core Duo processor with an integrated Intel 950 graphics chip, 2 GB of DDR system memory, and a 250-GB storage drive. It also offers 4 USB ports and a 20x DVD+/-R drive.

The legal questions do not appear to be stopping Mac fans from attempting to check out the clone. Psystar's Web site appeared to have crashed for a time Monday following news coverage of its OpenMac product.

Notícia da InformationWeek aqui.

Parece que afinal a Psystar quer mesmo festa em tribunal.
Finalmente um assunto engraçado para acompanhar nos próximos tempos.
 
Futurologia:
Daqui a uma semana a Psystar vai ser adquirida pela Apple e a unica marca que esta deixará será , errh,... nenhuma?
Entretanto, a Apple lança um "security-update" inofensivo e lá se foi o sonho (mau , na minha opiniao).
Final feliz para as duas empresas!
--Fim--

Ó latrine, o plano da Apple passa por um cheque chorudo, mais nada. Por que se nao o fizer, vai perder os seus queridos clientes (de hardware) e depois, bumm, adeus apple!

Acho que as coisas estao bem como estão. Deixem o ecosistema em paz :p
 
O problema aqui tb são os patchings ao kernel que são necessários para por o sistema a correr como deve de ser. Eles dizem que se o utilizador comprar o leopard, que eles instalam, então e quem garante os updates ao sistema?
No minimo o que vai acontecer é que a apple vai arranjar maneira de proteger o seu kernel de forma a não ser nada facil fazer os patchings necessários .. e quem comprar isto e não perceber mt não vai poder fazer updates.
 
Quando falam dos PPC e dizem que são mais estáveis: não se esqueçam que a fatia de mercado da Apple cresceu imenso com a passagem para Intel. É natural que sejam reportados mais problemas. Agora, se a transição para novo hardware está relacionada com o degredo da qualidade dos Macs já não sei dizer...
 
Back
Topo