Olympus IS-1000 [apresentação,dúvidas,experiências,etc]

É normal essa ânsia de fotografar tudo o que se vê, mas com rolo tens que te conter ;)
No geral os motivos estão engraçados, mas achei as fotos com demasiado grão.
Qual é o ASA do rolo? 100, 400?
 
Aposto no Superia 200.

Não percebo muito desses valores, mas logo à primeira vista as fotos foram digitalizadas com uma resolução muito baixa. E parece-me que levou com muito sharpening.

Foste tu que comprimiste as fotos para esses tamanhos? 400 e tal, 700 e tal Kb? Ou os ficheiros da loja já vinham com esses tamanhos?
 
Aqui fica o rolo todo :D
O rolo era asa 100...o grão,se eu tivesse ajustado bem a exposição não teria desaparecido?








Aposto no Superia 200.

Não percebo muito desses valores, mas logo à primeira vista as fotos foram digitalizadas com uma resolução muito baixa. E parece-me que levou com muito sharpening.

Foste tu que comprimiste as fotos para esses tamanhos? 400 e tal, 700 e tal Kb? Ou os ficheiros da loja já vinham com esses tamanhos?

já vinham assim da loja...o rolo era um qualquer asa 100 que ofereceram ao meu pai aquando da ultima revelação...lol...
 
Não, o rolo vai sempre ter grão, pode é ser mais ou menos fino. No caso de um ISO100 é fino. Isto junto com o que dizes de as fotos terem vindo assim da loja, leva-me a concluir que foi um trabalho de digitalização "fraco".
 
Não, o rolo vai sempre ter grão, pode é ser mais ou menos fino. No caso de um ISO100 é fino. Isto junto com o que dizes de as fotos terem vindo assim da loja, leva-me a concluir que foi um trabalho de digitalização "fraco".

Epa as próprias fotos têm grão, pensava que era devido a minha fraca abilidade de lidar com as exposições e devido ao dia "escuro" em que tirei as fotos...
 
Epa as próprias fotos têm grão, pensava que era devido a minha fraca abilidade de lidar com as exposições e devido ao dia "escuro" em que tirei as fotos...

Não, nada disso. O grão(no filme) ou ruido(no digital) variam com o ISO. Quanto mais baixo, mais limpas vão ficar as imagens. Quanto mais alto, mais grão/ruido vão ter.
Neste caso não me parece que seja grão. As fotografias também têm porque são feitas a partir da digitalização.
 
quero ver essas fotos ao vivo andre :) :)
a digitalizaçao para por aqui no forum pode ter degradado um pouco a qualidade (mais um ponto a favor pas digitais:P:P)

dp temos q nos mandar de cabeça pa fotografia :)
ver s com a ajuda da futura s9600 essas fotos vao melhorando :P

abc
 
quero ver essas fotos ao vivo andre :) :)
a digitalizaçao para por aqui no forum pode ter degradado um pouco a qualidade (mais um ponto a favor pas digitais:P:P)
A digitalização é feita na loja, num minilab, e é usada também para imprimir.

Quanto aos pontos a favor do digital, sabias que com o preço de uma máquina digital já compras uma máquina de filme de médio formato (120mm)?
 
é uma discussao dificil...

mas eu acho q a diferença de preço de uma digital para uma analogica(q sim ainda e bastante grande) dp perde-se com o dinheiro q se gasta em rolos.
isto para uma pessoa qq ainda esta a começar... e q ainda nao tem a noçao perfeita das configuraçoes q deve usar em determinada foto.

e esta a minha situaçao por isso escolhi digital. gastei mais dinheiro agora mas a partir de agora posso experimentar as varias opcoes quase sem limites e aprender rapidamente e com mt menos esforço :)

desculpa o offtopic andre :P

abc
 
Posso-te dar o meu exemplo, gastei 35€ numa SLR+lente, perto de 50€ em rolos, e ainda não os gastei (também por falta de tempo). Uma SLR digital da gama desta, semi-pro, custa cerca de 1500€ corpo+lente. A 5€ o rolo, que já é um rolo bom, já viste quantas fotos terei que tirar até perfazer o dinheiro da digital? Cerca de 10.000 fotos!

Em relação às máquinas de médio formato então, ainda pior. Uma máquina de médio formato de filme arranjas por uns 150-300€, uma médio formato digital é capaz de custa 26.000€ só o corpo. A menos que batas muita chapa, dificilmente recuperas o investimento.

Se fores para sistemas mecânicos, mount FD e coisas assim, ainda tens a vantagem de comprar, não só máquinas, mas também lentes de topo, a preços baixíssimos.

Claro que com filme tens que ter mais consciência do que estás a fazer, não é apontar e se falhar tira-se outra, como muita gente se habituou a fazer no digital, mas se souberes tirar fotos com uma digital também te adaptas bem à analógica. Só tens a diferença de não ver logo o resultado, porque até à bem pouco tempo, as SLR digitais também não te davam o live-preview pelo LCD, o LCD servia só para dados técnicos.

E por fim há que ter em conta uma coisa, quem usa analógico não é por ter mais ou menos qualidade que o digital, mas sim porque dá outro gozo, é outro desafio.

:)
 
Última edição:
hmm... sim tens razao :)

filme e outro gozo e outra sensaçao :) aquela coisa de nao teres tanta margem para errar e isso...
mas para começar nao sei nao :S
talvez no futuro inda venha a comprar uma maquina analogica... e a tirar mts e mt boas fotos :)
mas por enquanto prefiro a margem de erro q as digitais permitem!!!!!

mas sem duvida q quem ja tem alguma experiencia de fotografia... com filme para alem de nao gastar tanto dinheiro, ainda aproveita mt mais o momento de cada foto q tira!!!!!

abc
 
olha me este gajo (underXhard) :p...este rapaz é meu companheiro de casa,então temos sempre o despique digital vs analógico :P
Mas pronto,ele fez o favor de comprar uma s9600 lá prá casa :P:P:P mas ainda me vai é pedir a IS-1000 :P


Rui Marto achas que se as fotos fossem impressas num "laboratório" com maquinaria á antiga as coisas saiam bem melhores?
Eu estou paqui a falar de maquinaria á antiga pois presumo que o processo de revelacao de fotos em rolo mudou de analogico para digital...
Se sim,depois se souberes sitios em aveiro ou em leiria que o façam dessa forma depois diz,pois agora que o underXhard já tem uma máquina para a picardia é que vão sair grandas fotos :)
 
Mudar mudou de certeza, as antigas não tinham scanner, mas para ser sincero não sei se ganhas alguma coisa com isso, nem se encontras alguma loja com máquinas antigas.

No entanto, isso tanto pode ter a ver com a vontade das pessoas, como com as capacidades do equipamento. Já na ***** deram-me um CD com as fotos nesse estado, penso que o equipamento também era Fuji, e disseram-me que só dava para digitalizar assim. Não sei até que ponto é verdade...
Eu normalmente vou a uma loja que usa um minilab DLS88 da Kodak, e esse sei que tem modo de digitalização em alta resolução, por isso podes sempre procurar uma loja da Kodak. À partida os minilabs devem ser iguais ou melhores que o que eu uso.
 
Mudar mudou de certeza, as antigas não tinham scanner, mas para ser sincero não sei se ganhas alguma coisa com isso, nem se encontras alguma loja com máquinas antigas.

No entanto, isso tanto pode ter a ver com a vontade das pessoas, como com as capacidades do equipamento. Já na ***** deram-me um CD com as fotos nesse estado, penso que o equipamento também era Fuji, e disseram-me que só dava para digitalizar assim. Não sei até que ponto é verdade...
Eu normalmente vou a uma loja que usa um minilab DLS88 da Kodak, e esse sei que tem modo de digitalização em alta resolução, por isso podes sempre procurar uma loja da Kodak. À partida os minilabs devem ser iguais ou melhores que o que eu uso.

Eu falei te dessa "mudança" á conta deste tópico da maneira que se fala parece que as coisas mudaram bastante...como nunca antes tive dentro desta área e sou relativamente novo (20anos) não tenho grandes conhecimentos de como era e como é.
 
O que eles falam aí é o processo 100% manual que se usa em casa, com rolos, químicos e papel, próprios para isso. O processo C-41, que é o processo usado pelas máquinas para revelar os rolos ditos normais, é bastante complicado de se recriar em casa.
 
Hummm...como lá pelo meio vi Minolta e outro nome pensei que fossem máquinas de laboratório.
Tenho outra dúvida.A minha máquina quando enrola o rolo,fá-lo até ao fim,sem deixar nada de fora,contudo quando fui á loja de fotografia o Senhor puxou me o rolo com uma pecinha...se eu comprar uma pecinha dessas há maneira de começar depois a fotografar o rolo desde onde o tirei sem estragar nenhuma das outras fotos?a minha máquina não tem opção nenhuma para isso julgo...
 
Sim, se comprares essa peça podes reutilizar o rolo. :)

Não conheço minilabs da Minolta, mas o que foi usado nas tuas fotos foi da Fuji de certeza, está no exif.
 
Sim, se comprares essa peça podes reutilizar o rolo. :)

Não conheço minilabs da Minolta, mas o que foi usado nas tuas fotos foi da Fuji de certeza, está no exif.

Pois eu sei...
Quanto á questão do rolo...por exemplo..eu tiro 6 fotos..enrolo o rolo na makina..saco fora..uso um diferente...com essa pecita..puxo para fora a ponta,e meto na máquina...para ficar na foto 6 como faço?O Senhor la na loja tinha me dito para tirar 6/7 fotos com a mao á frente da máquina (para ficar tudo preto), se fizer isso não estrago as 6 fotos?
 
A mão à frente?! A máquina não tem tampa para a lente? Mas sim, no fundo é isso. Tira sempre uma a mais para não correres o risco de sobrepores fotos. Ou seja, se tinhas 6 fotos no rolo, tira 7 com a lente tapada.
 
ya tem tampa..também não percebi porque é que ele não me disse para por a tampa...
No dia que tentei isso da mão ainda não tinha descoberto o manual focus da máquina..então simplesmente ela não me deixava tirar fotos.lol
Nas comuns lojas de fotografia será que me vendem esse acessório?
 
Back
Topo