Olympus IS-1000 [apresentação,dúvidas,experiências,etc]

Isso é a eyepiece do viewfinder. Se dá para tirar, fizeste bem em limpar. Eu não sei, mas parece-me que a tua máquina é uma reflex de lente fixa, por isso deverá ter um espelho e um ecrã de focagem. Se os conseguires desmontar, limpa-os. Se não, também não é grave, desde que não apareça nas fotos.

Esse espelho e ecrã de focagem que falas são depois da peça que tirei não?ou são ao pé das lentes?
já procurei por disassembly guides mas nada,ha muito pouca informação para esta máquina.
 
Pois,não me parece que a máquina seja propícia a ser desmontada em casa,tem aqui uns parafusos para os quais nem chave tenho,as que também não sei onde iria parar lol
Já fiz rewind do rolo para esta semana ir revelar as 2 ou 3 fotos que saquei a ver se tem sujidade...não deixou ponta nenhuma :S
 
Nas outras é mais fácil porque a lente sai. Vais revelar um rolo por 2 ou 3 fotos? Já agora queimavas o resto para brincares...

Oh,tar a pagar para revelar assim fotos sabe se lá como e com possivel sujidade...nah...
O rolo também foi oferecido,tou com o bichinho a ver como está aquilo :P
 
Mas o preço da revelação paga-se ao rolo, quer tenha 1 foto, quer tenha 40. O que varia, e aumenta, o preço são as impressões, mas só tens que imprimir se quiseres, embora, a eles, convenha que imprimas todas.
 
Bem hoje mais um peripécia...queria a força toda revelar as fotos que tirei com a olympus para ver se aparecia o "pó" que eu via...como o tempo não abunda fui á primeiro loja de fotos que encontrei ca em aveiro,era uma que parecia bem antiga,e já com pouca coisa,quando conto a historia ao velhote que lá estava responde me assim "oh homem,mas você vai revelar 3 fotografias???isso o lixo não é nada na lente!e riu se a fartazana quando lhe disse que me tinham dito para mandar a máquina para limpar na olympus"
enfim vim para casa,lá pus o rolo e tirei umas fotozitas,lá vou ter que acabar com o rolo,mas não sei até que ponto não tenho mesmo lixo na lente...
Mas não interessa vou desfrutando da máquina :D
A todos um muito obrigado pela ajuda,assim que revelar algumas fotos posto aqui.
Quem sabe entretanto não cai cá em casa um Canon EOS10QD analogica :P
 
Eu bem te disse que não fazia sentido nenhum revelar um rolo com 3 fotos. Quando tenho poucas fotos, o que faço é cortar o rolo e meter o resto dentro da máquina. Depois revelo só aquele bocado.
 
Pois,mas epa,eu fiquei com a impressao que máquina tem mesmo pó na lente,o que o homenzinho me disse também,é que mesmo que tivesse pó na lente,não ia aparecer nas fotos,porque aquilo passava por um processo digital qualquer e eliminava automaticamente o pó.
 
Isso é estupidez porque um processo digital não repõe o que o pó bloqueou. Por algum motivo se limpam as lentes, se usam filtros para as proteger e se limpam sensores.
 
opa nao percebi o que o homem queria dizer tambem...ele falou tanto que eu sei la...pelo que percebi,era que as fotos ja nao deveriam ser reveladas como antigamente,agora passava se o rolo po digital e depois imprimia se...
Ele disse que esta maquina...que duvidava que a abrissem...eu já não sei nada...lol...vou masé curtir com ela :D
 
Sim, são reveladas e digitalizadas. E? Só te digo que esse homem parece prestar um serviço daqueles mesmo 5*.
Nenhum método digital te vai recuperar detalhes que possas eventualmente perder por ter a lente suja. Pode-se limpar, é verdade, mas só em zonas homogéneas, como o céu ou paredes, ou cenas que tenham grandes espaços iguais. Isto porque aquilo que o software faz é ir buscar um "remendo" à zona em volta e tapa o "buraco" com isso.

E uma pessoa que acha que o software do scanner realmente remove o pó sem aspectos negativos, provavelmente nem se dá ao trabalho de limpar os negativos antes de os mandar para dentro do scanner.
 
Bem,hoje finalmente tive tempo e decidi partir a descoberta prática da máquina...penso que consegui tirar umas boas fotos,apenas tenho medo que fikem tremidas pois tremo um pouco,mas resta esperar o acabar do rolo para depois ver os resultados.
Contudo tenho uma dúvida,eu ajusto a abertura do diafragama e o "shutter speed" assim meio a pato,até no ecrã me aparecer a indicação que a luminosidade (exposure mode) está +- ou numa situação mais delicada para + ou para - conforme...é mesmo assim que se deve fazer ou ha valores para a abertura e para o shutter speed que se devem aplicar?ou só interessa mesmo esse tal "final" do +-?
já agora Rui Marto sabes de alguma loja em Leiria ou Aveiro que venda os Rolos que me falaste?Ilford XP2 Super 400 ou Kodak Professional BW400CN...
Já andei as voltas lá por aveiro e nada...e cá em Leiria já perguntei a uma amiga minha que tem uma loja de fotografia..mas não me parece que tenha..
 
Não, aveiro não conheço e em leiria não estou a ver nada.

No final o que interessa é a exposição, e o que queres fazer com ela. Já sabes que grandes aberturas (f/number baixo) permitem reduzir a profundidade de campo e usar shutter speeds mais altos. E shutter speeds mais baixos permitem-te criar efeitos de arrasto. Depois consoante a situação tu é que tens que decidir se é melhor mais ou menos abertura, ou mais ou menos shutter speed.
E a exposição não tem que te ficar sempre a 0. Se estiver a 0 vais ter a exposição recomendada pela máquina, mas nem sempre é isso que te interessa. Tens que saber olhar para o cenário da foto e ver se há muita ou pouca luz, se o que te interessa está à sombra ou à luz, se é de cor clara ou cor escura, e compensar de acordo com isso.
 
Rui Marto muito obrigado pela dica...por agora ainda só fotografei "coisas" "estáticas",como flores,abelhas nas flores,e por ai...
hoje acabei o meu primeiro rolo,a ver se o mando revelar e a topar como saiu...e se não sai lixo nas fotos lol.
"Descobri" á conta de uma zaragata com um amigo meu sobre as máquinas fotográficas que a minha máquina tem "manual focus",é que na olympus chamam-lhe powerfocus...bem foi alta festa,era mesmo o que faltava para certas fotos :D
Depois se mandar digitalizar,posto aqui algumas :D
Obrigado pela ajuda :D
 
Powerfocus seria o auto focus não? lol O manual focus, de power só se for "powered" à mão.

Agora quando as fotos vierem, tens que tomar atenção à cor dos pontos. Se forem pretos, é culpa da máquina, sujidades que impedem a luz de chegar ao filme, que é preto por natureza. Se forem brancos, é culpa da loja, grãos de pó ou sujidades no scanner.
 
Powerfocus seria o auto focus não? lol O manual focus, de power só se for "powered" à mão.

Agora quando as fotos vierem, tens que tomar atenção à cor dos pontos. Se forem pretos, é culpa da máquina, sujidades que impedem a luz de chegar ao filme, que é preto por natureza. Se forem brancos, é culpa da loja, grãos de pó ou sujidades no scanner.

Segundo uma página sobre a série IS da olympus powerfocus é mesmo a manual..e alias já o comprovei...é outra coisinha ajustar manualmente :D
Pois,hoje lá vou tirar as teimas á questão da sujidade...
 
Bem hoje lá fui revelar as fotos...
Pontos positivos : não aparece nenhum ponto nem branco nem preto nas fotos,e recebi um kodac BW400CN a pála (já tinha passado da validade)
Pontos negativos : á conta de andar sempre "á procura" do +- da máquina,fiquei com as fotos todas muito "mortas"..enfim provei que o +- da máquina é uma avaliação muito "normal" da coisa,e que tenho de ir mesmo a olho...
Ficam aqui algumas fotos...






Fiquei contente com esta,pois foi tirada em focagem manual :)







Bem depois posto mais :D
 
Posta nos ensaios digitais. :)

Há qualquer coisa na digitalização que não me convence. De qualquer forma, essa da taça é uma ideia engraçada mas podia estar melhor. Aproveita os reflexos, não os cortes, evita aquele risco da mesa/piano, e aquele reflexo amarelo está ali a mais. ;)
 
Posta nos ensaios digitais. :)

Há qualquer coisa na digitalização que não me convence. De qualquer forma, essa da taça é uma ideia engraçada mas podia estar melhor. Aproveita os reflexos, não os cortes, evita aquele risco da mesa/piano, e aquele reflexo amarelo está ali a mais. ;)

Fica aqui o exif de uma das fotos,diz lá a máquina usada para digitalização...
Aquele reflexo amarelo provém de uma vela que estava na mesa..confesso que não tive muito "cuidado" com esta ultima foto pois foi das ultimas...
Aliás é um pouco o meu problema...eu nem sempre consigo captar um cenário que fique "bem"...é a ansia de tudo fotografar :D
E no caso deste "rolo" fiquei um pouco triste,pois o cenário real estava tão bonito,tão pseudo vivo (digo pseudo vivo,pois o dia estava meio enublado) e as fotos sairam mesmo mortas...



Mais tarde posto algo nos ensaios digitais..vou olhar bem para as fotos e ver quais as melhores...
 
Back
Topo