Multi O vício das Conquistas / Troféus

Por exemplo, o Horizon Forbidden West: Burning Shores saiu em formato físico? É que o jogo base saiu.
Quase de certeza que vai sair em formato físico uma Complete Edition.

No entanto já faz parte de mim, já platino desde 2009, para mim tirar um troféu esquisito ou uma Platina um bocado complicada não é problema.
Nunca é tarde demais para largares a Platina. (Até rima com cocaína.)
 
@Sacripanta

Graças aos troféus descobri curiosidades nos videojogos que antes dos troféus nem fazia ideia. Sou um jogador paciente, o que para muitos pode ser encher chouriços, para mim pode ser nada de especial. É como já disse, já tenho muitos anos a tirar troféus, quem como eu anda nisto há muito sabe exatamente aquilo a que me refiro.
Não deixa de ser encher chouriços, fazer festas a 300 gatos enquanto se faz o pino não contribui nada para a história ou qualidade do jogo em si. Não tem a ver com paciência, tem a ver com fazer dos hobbies tarefas autênticas.

Mas pronto, cada um gasta o tempo como bem entende, tendência for para continuar cheira-me que vais ter bastante com que te entreter no futuro.
 
Não deixa de ser encher chouriços, fazer festas a 300 gatos enquanto se faz o pino não contribui nada para a história ou qualidade do jogo em si. Não tem a ver com paciência, tem a ver com fazer dos hobbies tarefas autênticas.

Mas pronto, cada um gasta o tempo como bem entende, tendência for para continuar cheira-me que vais ter bastante com que te entreter no futuro.

É ai que eu quero chegar, os trofeus em muitos casos dão uma longevidade forçada ao jogo.
Aliás, nesses exemplos nem sequer é longevidade.
 
ITT, meter "objetivos" no mesmo saco que "vício do jogo" é francamente errado.

Podem ser bem feitos, como mal feitos, podem ser incrivelmente creativos e dar uma nova dimensão ao jogo, como podem ser grindfest, depende de quem os implementa.

Felizmente no dia de hoje, e desde já há muito, há guias e stats personalizados ao jogo sobre para onde é que o jogador vai se decide fazer.

Nem todos os chevos chads e platinum freaks, jogam os bleeps e bloops pelas mesmas razões como apenas para libertar a endorfina.
 
Outra coisa que pouca gente refere e que acho extremamente chato é que para determinados troféus ser necessário ir ver como cumprir determinado requisito através de guias na NET.

Falando no meu exemplo em qualquer jogo que joguei até hoje nunca olhei para a lista de troféus, não estou minimamente preocupado com isso e chego ao fim com os troféus que tiver. Não gosto de jogos que façam aumentar a longevidade artificialmente e é isto que eu sinto com as conquistas, nunca achei isso divertido. O que os jogos oferecem normalmente é o suficiente pois muitas vezes já têm coisas a mais como missões secundárias desinteressantes e colecionaveis só para encher.

Outra coisa que me irrita profundamente é em conversas com outros jogadores vir à baila que "platinei x jogo e jogo y" sem haver uma razao para isso a não ser subir o seu ego. Que guardem esses troféus para si pois quase ninguém quer saber disso.
 
Não sei porque é que alguém se dá ao trabalho de se "irritar profundamente" com este tipo de coisas.

É apenas uma questão de gosto e de abordagem aos jogos e está bem beeeeeeeem longe de ser garante de competência ou qualidade extraordinária, é apenas e só uma manifestação de interesse e de bastante tempo livre.

Se a ideia fosse destacar os "verdadeiros ases do comando/teclado" então as conquistas estariam ligadas a acções únicas e praticamente inalcançáveis ao comum dos mortais, limitadas aos modos de dificuldade ultra-ragequit-hardcore ao invés da grande maioria que até em casual se podem conquistar.

É normal que haja interesse nestes modelos de jogo e haverá certamente bastante, já que é raro o que não tem no mínimo uma dezena delas para desbloquear. Assim sendo e havendo adeptos então é também natural que haja interesse na discussão e partilha destes "feitos". Não faz deles melhores ou piores gamers, tal e qual acontece com quem (como eu) não liga pevide a este tipo de coisas.
 
Se a ideia fosse destacar os "verdadeiros ases do comando/teclado" então as conquistas estariam ligadas a acções únicas e praticamente inalcançáveis ao comum dos mortais, limitadas aos modos de dificuldade ultra-ragequit-hardcore ao invés da grande maioria que até em casual se podem conquistar.

Há um outro troféu que se encaixa nesta categoria, acho que por exemplo platinar um Dark Souls ou um Sekiro e até mesmo o GOW, não é para todos.
Mas lá está isso também me passa ao lado, não me sinto mais nem menos gamer que os outros que conseguem isso.
 
Outra coisa que pouca gente refere e que acho extremamente chato é que para determinados troféus ser necessário ir ver como cumprir determinado requisito através de guias na NET.

Falando no meu exemplo em qualquer jogo que joguei até hoje nunca olhei para a lista de troféus, não estou minimamente preocupado com isso e chego ao fim com os troféus que tiver. Não gosto de jogos que façam aumentar a longevidade artificialmente e é isto que eu sinto com as conquistas, nunca achei isso divertido. O que os jogos oferecem normalmente é o suficiente pois muitas vezes já têm coisas a mais como missões secundárias desinteressantes e colecionaveis só para encher.

Outra coisa que me irrita profundamente é em conversas com outros jogadores vir à baila que "platinei x jogo e jogo y" sem haver uma razao para isso a não ser subir o seu ego. Que guardem esses troféus para si pois quase ninguém quer saber disso.

Instala a app do trueachivements na tua S e a partir daí tens o grosso do trabalho feito sem te chateares.
 
Felizmente as conquistas passam-me ao lado.

Como referi noutro tópico só fiz uma alteração num jogo para ganhar um e foi morrer pela primeira vez que estava quase a acabar o jogo e nao tinha morrido ainda nem ia morrer.

Calhei a ver esse troféu ao ver o meu perfil e os jogos e deixei-me morrer, de resto vou jogando normalmente.
 
Há um outro troféu que se encaixa nesta categoria, acho que por exemplo platinar um Dark Souls ou um Sekiro e até mesmo o GOW, não é para todos.
Nem isso. Demonstra apenas dedicação a esses jogos.

Os achievements, gamer points etc. foram criados para gerar competição e tentar trazer alguma longevidade extra aos jogos.

Têm apenas o valor que quem os persegue lhe dá. Os restantes vêem-nos como encher chouriços, que é o que realmente são.
 
Nem isso. Demonstra apenas dedicação a esses jogos.

Os achievements, gamer points etc. foram criados para gerar competição e tentar trazer alguma longevidade extra aos jogos.

Têm apenas o valor que quem os persegue lhe dá. Os restantes vêem-nos como encher chouriços, que é o que realmente são.

Ainda se falou timidamente na possibilidade de converter em dinheiro os trofeus que se ganhava para poder gastar nas stores das plataformas.
Mas isso foi algo que ficou na gaveta.
 
Nem isso. Demonstra apenas dedicação a esses jogos.

Os achievements, gamer points etc. foram criados para gerar competição e tentar trazer alguma longevidade extra aos jogos.

Têm apenas o valor que quem os persegue lhe dá. Os restantes vêem-nos como encher chouriços, que é o querealmente são.
Também é isto que eu penso e por norma não ligo nada a achievements, até porque muitos deles são apenas chatos de se fazer e não vão de encontro ao propósito principal dos jogos, divertir o jogador.
Por vezes parece que se está a cumprir uma lista de tarefas como num emprego, não é isso que pretendo de um videojogo. Prefiro passar para o jogo seguinte ou divertir-me com outra coisa qualquer.

Já houve um ou outro que "platinei" mas fi-lo de forma natural ao explorar o jogo pois estava a gostar da experiência, quando o jogo é muito bom não precisa de achievements para eu querer descobrir tudo.
Um exemplo é o Final Fantasy X, tinha completado praticamente o jogo todo na PS2 e quando soltaram o remaster fiz a platina (e nem foi para mim) pois gostava bastante do jogo e só um dos objetivos é que nunca tinha feito (derrotar o último boss opcional).
No Rocket League após muitas horas de jogo tinha 87 de 88 proezas no Steam e como a que faltava era trocar um item acabei por fazê-lo quando estava em grupo. Acho que deve ter sido uma das poucas vezes que fiz algo que não tinha planos em fazer para ter um achievement e demorou segundos.

Como é lógico cada um diverte-se à sua maneira e se completar um jogo a 100% vos divertir fazem bem em continuar. Desde que não se torne numa obsessão não há nada de errado com isso.
 
Instala a app do trueachivements na tua S e a partir daí tens o grosso do trabalho feito sem te chateares.

A app funciona perfeitamente e recomendo. Eu na Series X, e nem posso dizer que é da Idade porque já na PS4 tinha uma idade jeitosa :D, consigo ir a esta APP para ver um outro achievement mas sem nunca ficar com o vício dos 100%. É isso e ir a store e não comprar porque está em promo.

Eu o único cuidado que tenho é não andar a começar jogos se inicialmente não os estiver a pensar acabar, mas posso mudar de ideia enquanto esto a jogar o jogo. TEnho este cuidado não por causa da % de trofeus que obtenho mas para manter o foco e não me perder a experimentar tudo que entra no gamepass.
Aquelas metas que algumas pessoas metem de ter 100 % completition Rate acho absurdas, eu tenho 40% por causa de fazer seleção aos jogos e tentar os acabar, mas não tenho problema em jogar os Gears of War e ficar todos eles nos 10%-15% mesmo terminando a história. Ainda ontem aconteceu-me uma coisa que se fosse um completicionista estaria lixado, no maneater não me saltou um achievement por não ter morto um dos "bosses", se ligasse minimantente aos 100% teria que começar novo jogo..

Gosto dos trofeus quando saltam mas como consequência do jogo e não jogo para os trofeus.

A primeira coisa que faço quando termino a historia de um jogo e independentemente da % de achievementes, e indo batendo em 3 temas discutidos no fórum: achievements / jogos digitais / posse dos jogos., é apagá-lo e passar para o próximo

Outra coisa que não gosto de ver é associar platinas /achievements a dedicação.
Eu não jogo porque me considero dedicado, jogo porque gosto, tenho 47 anos, emprego, família e relativamente pouco tempo para jogar, mas vou ao true achievements e tenho sequências de 30 dias a ganhar achievements todos os dias, por isso associar troféus a dedicação é elitismo. Uma pessoa que faz muita platina obviamente é dedicado, mas faz platinas pela forma que decide jogar e não por ser mais dedicado.
 
Última edição:
Se a ideia fosse destacar os "verdadeiros ases do comando/teclado" então as conquistas estariam ligadas a acções únicas e praticamente inalcançáveis ao comum dos mortais, limitadas aos modos de dificuldade ultra-ragequit-hardcore ao invés da grande maioria que até em casual se podem conquistar.

Penso que a ideia inicial teria sido essa, mas que já se perdeu há muito.
A partir do momento que existem jogos em que se faz os 100% (Platina ou 1000G) em uma hora ou menos sem que para isso tenha que se "transpirar" está tudo tido.
Claro que não deixa de haver conquistas e troféus lixados de fazer em muitos jogos mas é um facto que hoje em dia há muita palha como ir a apanhar 1000 coisas pelo mapa que em nada contribui para o jogo, tal como disseste.

Vários jogos atuais já nem tem troféu/conquista de terminar na dificuldade máxima.
 
Eu respeito todo o tipo de jogadores, isto dos troféus é para quem gosta, para os jogadores dedicados.

Eu gosto, não para dizer aos meus amigos que tenho x Platinas ou troféus, não para me sentir melhor que os outros, gosto de tirar porque sempre gostei de completar.
Isto já vem desde os tempos da Game Boy, tentava completar os jogos todos e apanhar tudo. A única coisa que não fazia era jogar na dificuldade máxima, na altura achava um absurdo.

Eu sou uma pessoa que tem tempo, jogo bastante mesmo, os videojogos são o meu hobby favorito, supera até o futebol.
Por exemplo, prefiro tentar tirar uma Platina do que estar sempre batido a jogar online.
Não gosto de jogar jogos fáceis com o intuito de tirar as Platinas, nem gosto de tirar Platinas duplicadas( ex, PS4, PS5).

Jogo o jogo, foco-me na história e depois sim dou uma vista de olhos na lista de troféus para completar os jogos que gosto.

Compreendo aquele pessoal que não tem tempo, esses aí é jogar aos jogos e avançar.

@lpmacedo

Eu acho que tirar Platinas és dedicado, tal como podes ser dedicado a jogar online por exemplo.
Imagina um jogador com 100 Platinas, não é para ti sinal de dedicação? Eu próprio já superei esse número e chegar ás 100 Platinas dá o seu trabalho.
Mas lá está, na altura parei, achei que estava a ser obsessivo. No meu caso já tentei jogar jogos e avançar logo para outros mas sentia que não estava a fazer as coisas como queria.
Imagina que pego no Resident Evil 4 remake, passo a campanha, fico satisfeito e depois de a terminar arranco para outro. Fico com aquele vazio de que podia ter feito mais. Há jogos em que mesmo tendo a Platina eu continuo a fazer missões.
A Platina mais secante que tirei foi a do Beyond Two Souls, tive de ver vários finais e o jogo não me agradou muito como esperava. Para mim foi o pior exclusivo PlayStation.
 
Última edição:
Eu nem paciência tenho para 2 playthroughs, quanto mais plantinas e etc. :winknu: Mas todo o respeito por quem as faz. para mim, não há qualquer sentido, mas lá está, é a minha visão do assunto.
 
Eu respeito todo o tipo de jogadores, isto dos troféus é para quem gosta, para os jogadores dedicados.

Eu gosto, não para dizer aos meus amigos que tenho x Platinas ou troféus, não para me sentir melhor que os outros, gosto de tirar porque sempre gostei de completar.
Isto já vem desde os tempos da Game Boy, tentava completar os jogos todos e apanhar tudo. A única coisa que não fazia era jogar na dificuldade máxima, na altura achava um absurdo.

Eu sou uma pessoa que tem tempo, jogo bastante mesmo, os videojogos são o meu hobby favorito, supera até o futebol.
Por exemplo, prefiro tentar tirar uma Platina do que estar sempre batido a jogar online.
Não gosto de jogar jogos fáceis com o intuito de tirar as Platinas, nem gosto de tirar Platinas duplicadas( ex, PS4, PS5).

Jogo o jogo, foco-me na história e depois sim dou uma vista de olhos na lista de troféus para completar os jogos que gosto.

Compreendo aquele pessoal que não tem tempo, esses aí é jogar aos jogos e avançar.

@lpmacedo

Eu acho que tirar Platinas és dedicado, tal como podes ser dedicado a jogar online por exemplo.
Imagina um jogador com 100 Platinas, não é para ti sinal de dedicação? Eu próprio já superei esse número e chegar ás 100 Platinas dá o seu trabalho.
Mas lá está, na altura parei, achei que estava a ser obsessivo. No meu caso já tentei jogar jogos e avançar logo para outros mas sentia que não estava a fazer as coisas como queria.
Imagina que pego no Resident Evil 4 remake, passo a campanha, fico satisfeito e depois de a terminar arranco para outro. Fico com aquele vazio de que podia ter feito mais. Há jogos em que mesmo tendo a Platina eu continuo a fazer missões.
A Platina mais secante que tirei foi a do Beyond Two Souls, tive de ver vários finais e o jogo não me agradou muito como esperava. Para mim foi o pior exclusivo PlayStation.



A saga Yakuza para mim foi a mais trabalhosa.

Fiz uma pausa na altura mas tenho de me agarrar ao judgment e ao Lost judgment para jogar.
 
Eu respeito todo o tipo de jogadores, isto dos troféus é para quem gosta, para os jogadores dedicados.

Eu gosto, não para dizer aos meus amigos que tenho x Platinas ou troféus, não para me sentir melhor que os outros, gosto de tirar porque sempre gostei de completar.
Isto já vem desde os tempos da Game Boy, tentava completar os jogos todos e apanhar tudo. A única coisa que não fazia era jogar na dificuldade máxima, na altura achava um absurdo.

Eu sou uma pessoa que tem tempo, jogo bastante mesmo, os videojogos são o meu hobby favorito, supera até o futebol.
Por exemplo, prefiro tentar tirar uma Platina do que estar sempre batido a jogar online.
Não gosto de jogar jogos fáceis com o intuito de tirar as Platinas, nem gosto de tirar Platinas duplicadas( ex, PS4, PS5).

Jogo o jogo, foco-me na história e depois sim dou uma vista de olhos na lista de troféus para completar os jogos que gosto.

Compreendo aquele pessoal que não tem tempo, esses aí é jogar aos jogos e avançar.

@lpmacedo

Eu acho que tirar Platinas és dedicado, tal como podes ser dedicado a jogar online por exemplo.
Imagina um jogador com 100 Platinas, não é para ti sinal de dedicação? Eu próprio já superei esse número e chegar ás 100 Platinas dá o seu trabalho.
Mas lá está, na altura parei, achei que estava a ser obsessivo. No meu caso já tentei jogar jogos e avançar logo para outros mas sentia que não estava a fazer as coisas como queria.
Imagina que pego no Resident Evil 4 remake, passo a campanha, fico satisfeito e depois de a terminar arranco para outro. Fico com aquele vazio de que podia ter feito mais. Há jogos em que mesmo tendo a Platina eu continuo a fazer missões.
A Platina mais secante que tirei foi a do Beyond Two Souls, tive de ver vários finais e o jogo não me agradou muito como esperava. Para mim foi o pior exclusivo PlayStation.
Não disse que não é dedicado, obviamente é dedicado até se poderá ser obcecado.
O que eu digo é que não se pode dar esse exemplo como único método de dedicação. Como digo nunca se deve jogar por dedicação mas por gosto, e eu gosto o suficiente para jogar consola 350 dias por ano. No entanto em 1000 G tenho zero, ou seja quem avaliar por aí não tenho dedicação.
 
Back
Topo