Picross 3D: Round 2 (3DS | 2016)
O meu primeiro Picross. Uma série de puzzles que tem a maioria dos seus títulos em 2D, mas que teve dois jogos em 3D, o primeiro na DS e este na 3DS, que teve direito a versão física na Europa, ao contrário dos EUA. E pelo dinheiro que me custou há uns anos, 5€ numa loja nacional quando estavam a despachar stock, valeu bem o dinheiro, visto que tenho 60 horas de jogo, já vi os créditos finais, mas o jogo depois de terminar ainda oferece mais uma data de puzzles para completar, portanto ainda devo chegar às 70 ou 80 horas.
O conceito é muito simples, mas difícil de explicar, no fundo é tentar colorir cubos com as cores azul ou laranja seguindo umas determinadas regras em que apenas se pode colorir x cubos por linha e coluna, de forma a no final ser construída uma figura. Existe um bom tutorial para quem nunca pegou num jogo da série antes.
É um jogo sobretudo relaxante que eu aconselho a ser jogado em pequenas doses, por exemplo de manhã para exercitar a cabeça ou então entre outras coisas mais pesadas. A dificuldade é baixa, o que pode ser um ponto a desfavor e rapidamente se torna muito repetitivo, por isso é que aconselho a não jogarem várias horas seguidas, se não rapidamente saturam. Eu já tenho vindo a jogar há várias semanas atrás, mas lá está, nunca como jogo principal, apenas algo pequeno para relaxar. 6/10
Bionic Commando (NES | 1988)
Clássico da NES. Um jogo que se passa na década de 1980 e que põe em conflito as nossas tropas (Federation, uma alusão ao exército americano) contra um exército futurista (Empire, uma alusão ao exército alemão), que tem em mãos um projeto secreto (Albatros) que consiste num canhão de laser de destruição maciça, que tinha sido iniciado no passado pelos Badds (alusão clara aos nazis). Na versão japonesa, o título original é "Hitler's Resurrection: Top Secret" e usam mesmo a suástica durante o jogo, que foi substituída na versão ocidental. E no final do jogo, combatem mesmo o Bigodinho que foi ressuscitado. O nosso personagem é o Ladd, que é enviado para pôr termo a este projeto, depois do primeiro soldado enviado (Super Joe, de outro jogo da Capcom, "Commando") ter sido capturado.
Nunca tinha jogado e ao início confesso que me estava a custar porque tem mecânicas muito distintas do típico side scroller 2D da altura. Em primeiro lugar, não há botão de saltar, apenas podemos subir a plataformas com recurso a um gancho tipo Spiderman. Difícil de dominar, mas muito recompensador depois de nos habituarmos. Além disso, vamos tendo à disposição diferentes tipos de armas e itens durante o jogo, sendo que alguns são importantes ou mesmo essenciais para avançar na aventura. Não sabemos isto se não tivermos o manual porque o jogo não explica para que é que serve cada coisa, mas felizmente temos Internet eheh.
O jogo também não é linear. Após terminarmos cada nível, passamos para um mapa em que podemos escolher vários níveis à disposição, a maioria com inimigos, mas alguns das nossas tropas aliadas, que são úteis para nos fornecer itens ou informações importantes para a aventura. A dificuldade está no ponto, é difícil, mas torna-se mais fácil depois de dominarmos a mecânica do gancho e felizmente podemos adquirir múltiplos "continues" ao longo do jogo em secções intermédias entre os níveis em que defrontamos inimigos num perspetiva top-down a la Commando ou Ikari Warriors.
Falando noutras componentes técnicas, a banda sonora é muito boa, como é habitual na Capcom e o grafismo cumpre o seu papel, não deslumbra, mas também é um jogo que saiu na primeira metade de vida da consola. Apesar de ter um ou outro pormenor que poderia estar mais afinado, é ainda assim um clássico, muito inovador e totalmente recomendado. 7/10
Este não saiu na Europa. Comprei na VC da 3DS mesmo antes de encerrar porque tinha uns trocos que não sabia como gastar e pareceu-me interessante. E de facto é.
Consiste num título de puzzles em que jogamos no papel de um dos gatos antropomórficos da imagem em que temos de destruir fantasmas ou outros monstros do cenário, tendo para isso de mover blocos ou usar escadas para chegar às criaturas. Muito simples no conceito, mas pode ser extremamente desafiante em alguns níveis principalmente a partir dos 60s para cima. Tem um total de 100 níveis e deu-me trabalho, a 3DS marca 16.5 horas, mas é muito recompensador. Ao contrário do Picross que referi acima, este não é relaxante, é mais stressante pelo desafio associado, mas eu gostei muito. Felizmente tem uma acção de rewind inerente ao jogo que nos permite desfazer algumas ações tomadas incorretamente, pelo que não temos sempre de recomeçar o nível.
Graficamente é muito simples, mesmo para o Game Boy, e apenas tem uma música que diga-se, é extremamente irritante, e dá-me vontade de lhe baixar a nota, mas pronto, desliga-se o som e põe-se outra coisa a dar. No final, diverti-me muito, é uma gema escondida no catálogo do Game Boy e recomendo a quem gostar do género. 7/10