O que é que vicia uma bateria de portátil?

banid0 disse:
19% com 1 ano e meio...
há alguma forma de reduzir o wear level? estica-la mais? :)

Que eu saiba, não... Tenta fazer o correcto, carregar toda, e descarregar TODINHA e assim por diante... Melhor dificilmente fica, mas pior não há de ficar!
 
eh pa, muitas vezes os cuidados com a bateria, prendem-se com um forte auto-controle, ou com coisas que muitas vezes não estamos dispostos a fazer.

dou-te um exemplo.
ha mais de 2 anos, comprei um nokia 6610, desde que o comprei, que:
1- deixo a bateria esvair-se completamente, ate ele ja nem ligar.
2-sempre que o carrego, carrego-o durante 7horas.
3- sempre que o telemovel esta a carregar, esta sempre desligado

conclusão, passado todo este tempo, a autonomia do telemovel esta precisamente a mesma. que é coisa para 6 dias, com a utilização que faço dele.

com a maquina fotografica, que comprei usada, e vinha com uma bateria um bocado viciada, tenho-lhe aplicado precisamente o mesmo tratamento, e, posso estar enganado, mas acho que as baterias estão a afzer progressos...

com o portatil, a atitude vai ser semelhante.
tive em consideação o facto de incluir um 2º adaptador AC, bem como uma docking station, para poder carregar uma bateria externamente, bem como incluir duas baterias (uma delas de alta capacidade) no pacote.

de resto, o tratamento vai ser semelhante ao do telemovel.

as baterias de iões de litio, podem durar muito sem viciar. tudo depende da utilização que façam delas.

basicamente, os cuidados a ter com elas, é sugeitar as baterias sempre às mesmas condições de carga e de descarga, e que estas sejam o mais lineares possiveis.
usando o dispositivo, enquanto lhe fornecemos carga, não estamos a assegurar condições constantes.
não deixando a bateria carregar até ao fim, causa o mesmo efeito, bem como carregar a bateria antes de ela estar esgotada.
 
Última edição:
27% na bateria raramente usada do portátil. Tem sensivelmente 11 meses. Que abuso.
Concluo que usar a bateria de mês a mês só fez porcaria.
 
Esta é sem duvida uma óptima questão! Inicialmente tive o mesmo receio, e retirava sp a bateria, pq usava portátil com recurso a AC. Mas ao fazeres isso temos dois problemas:
a) Se a corrente falhar, lá corres sérios riscos de danificar os componentes. O mesmo se passa com os desktops.
b) As baterias se não forem usadas, tb acabam por perder capacidades. Mesmo q as guardes num local refrigerado, se o fizeres por um largo período de tempo vais ver q qd a voltares a usar n t vai aguentar os mesmos valores q qd a compraste. Por este motivo n é aconselhado tb a comprares já uma segunda bateria, aguarda até a primeira dar o berro e só dps compras outra.

Digo dar o berro, pq como disse o paraai5 as baterias acabam sp por sofrer desgaste; tem um ciclo de cargas e descargas predefinido, e qd chegam ao seu limite, esgotam, tem de se comprar outra.

No entanto há determinadas medidas q s podem seguir, q embora não te aumente o seu tempo de vida (uma vez q este está estabelecido por fábrica) ajudam e muito a q este n sofre um drástico decréscimo.

Muitas delas já foram referidas, como por exemplo:
1)Não abandonares a tua bateria, dar-lhe uso de vez em qd.
2)Guarda-la num local seco e o menos aquecido possível
3)Processo de calibração


É importante repetires este processo, denominado calibração de 2 em 2 meses. Carregamento total, descarga total (desligando hibernar, shutdowns a monitor e HDD) até deixares descer até valores abaixo dos 5% só depois tornar a carregar totalmente.

Outra questão, é q estas novas baterias de Li-ion não sofrem do chamado "memory effect"; determinados tipos de baterias (portáteis mais antigos) ao descarregares até imaginemos 50% do valor total depois voltares a carregar até 100% e repetires este processo constantemente, iam assumir (memory) q a bateria só tinha um tempo útil de metade do default. Então iam viciar, ficando as ultimas cells limitadas. Se isso te acontecer com estas baterias, basta q faças uma calibração q voltas a ter valores aceitáveis, por isso é tão importante a cablibração.

Já consultei vários sites, no entanto o q ate agr me fez compreender melhor foi este: [URL="http://www.abattery$pack.com/...attery$pack.com/notebook-battery-FAQ.htm[/url]

Resumindo: Na minha opinião o melhor a fazer é deixar a bateria dentro do portátil. Tem a vantagem de qd falhar a corrente, entra em bateria, logo n danificas componentes. Não corres o risco de oxidar os terminais q conduzem o sinal eléctrico da bateria ao interior do portátil (se estes tiverem expostos muito muito muito tempo acabam por oxidar e perder condução do sinal eléctrico).
As novas baterias não aquecem, por isso suportam perfeitamente qd em recurso a AC. Tem hot-sensor, ou seja sabem qd estão em limite de carga, e simplesmente cortam o sinal. Podes fazer o teste, se colocares a mão na tua bateria enquanto em AC e not charging reparas q não esta quente.

É assim q uso a minha, com a excepção q está ligada a uma UPS. O desktop tá ligado nesse mesma UPS em backup AC, e esta ups APC tem mais uma ficha onde n é lhe conduzida bateria mas Surge protection line only. Ou seja, só protejo contra picos de corrente etc.

Espero ter ajudado.
 
Neste momento estou a fazer uma descarga total da bateria do lado de fora do portatil...

Deixei a bateria ir a zeros (0%, 0minutos e deixei desligar o portatil) e depois coloquei uma ventoinha de 120mm aos terminais da bateria!

Aqui vai a foto:
comodescarregar1abateria9lp.jpg




Agora só vos digo uma coisa... Já liguei a ventoinha à mais de 3h e 30m e continua a bombar... Ricos 0% :(
Vamos lá ver o que sai daqui!

EDIT: terminou de bombar passadas 4h... Wear Level a decrescer, baixou-me 4%, vamos ver se com mais uma ou duas descargas destas isto melhora! ;)
 
Última edição:
Tenho um Toshiba Satelite A60, fui á BIOS e não encontrei nenhuma opção para recalibrar a bateria...

Algum programa externo q o possa fazer? Alguma sugestao?
 
Boas, eu não tenho nenhum portatil, mas, recomendo a todos os que tem, principalmente aqueles que utilizam a maioria do tempo o portatil em casa a retirarem a bateria e liga-lo directamente á corrente, pois assim evita-se a utilização da bateria, porque caso tenham a bateria ligada e o portatil ligado a corrente, a corrente passa primeiro na bateria e depois é transferida para "o portatil", evitando que esta se utilize e vicie. Penso que não estou a falar mal, corrijam-me se estou errado...
No caso dos que utilizam muito o portatil fora de casa não tenho nada mais a dizer do que o que já foi dito neste tópico.

Cumps!
 
O eu resultado foi igual ao do venga...a bateria tb é sanyo e o portatil tem um ano e meio (+-).
O k me disseram na loja é que quando a bateria esta totalmente carregada, a energia passa directamente para o pc sem passar pela bateria...eu até lhes perguntei se tinha de tirar a bateria quando estava ligado à corrente mas disseram-me que era necessário...
 
Não, não há qualquer problema em deixar a alimentação ligada durante muito tempo com a bateria metida no sítio. Após esta ser carregada, há um circuito que corta a alimentação do carregador à bateria... logo não há perigo dela "estoirar".

O Portatil do meu Pai é um Acer daqueles centrinos ranhosos com dois anos, a bateria é uma Samsung. O portátil é usado dia-a-dia... o meu pai cuida muito pouco do computador. Mesmo assim a bateria da Samsung não está cansada... o 'Wear Level' é de 0%!
 
1 dos grandes males do Lithium é também a sensiblidade ao calor, que as acaba por matar... daí muitas vezes se ouvir dizer pra tirar a bateria durante mto uso seguido.
 
Uma pergunta simples, porque já ouvi mais que um tipo de resposta (inclusive nesta thread).
Uma bateria que carregue até aos 100% depois de estar carregada o portátil gasta energia da ficha (AC) ou vai gastando da bateria e está vai restabelecendo que gasta?
Tenho a impressão que há um circuito que corta o fornecimento à bateria e que a alimentação passa a ser directa, mas não tenho a certeza...
 
Muita gente não faz ideia c0mo tratar as suas baterias, e pensa que todas se viciam. Isto não é verdade.
As baterias de Portatil e de telemovel tecnologia (LITHIUM OU LI-ION) não se viciam.Estragam-se, o circuito interno e raramente as celulas de bateria. Isto acontece porque costumam descarregar totalmente antes de carregar, continuadamente, o que vai fazer com que o circuito interno perca a memoria sobre o estado da bateria,(o circuito interno usa a carga da bateria para se alimentar,sem carga não há memoria), o que faz parecer sem carga ou que não a consigam carregar.
As de LITHIUM, com o tempo vão oxidando, e ao fim de 2 anos com ou sem uso perde a carga, ate ficar praticamente inutil.
Ou seja nunca deixem descarregar totalmentecarreguem sempre sem qualquer problema.
As de NIQUEL CADMIUM, viciam as NiMH muito pouco.
As de NiMh devem de 20 a 30 recargas descarrega-las totalmente, ou quando notarem que ja não esta a render.
É normal as celulas ou pilhas estragarem-se dando ideia de bateria viciada pelo pouco rendimento, ai nada a fazer senão comprar uma nova.
Isto tambem se aplica as pilhas recarregaveis.

alguns links com informação util

http://www.memorysupplyers.com/batterytips.html
http://www.copquest.com/battery_tips.pdf
http://www.rechargable-batteries.co.uk/
http://www.copquest.com/battery_care.htm

informação retirada de um outro forum

cump.
 
Última edição:
SUPOSTAMENTE a bateria uma vez carregada não leva com carga pois uma vez cheia, a alimentação deixa de passar pela bateria para passar directamente ao portatil!

Mesmo assim, eu continuo a tirar a bateria, não fazia, mas já me habituei e é tranquilo!
 
Boas

Não tenho um portátil, mas no telemóvel o que eu faço é basicamente, carregar, e utilizar ele até desligar-se ou quando está a avisar por bateria fraca ou quando vou dormir e vejo que está quase sem bateria, meto a carregar (Sim, é o meu despertador :D)

Com as pilhas recarregáveis é o mesmo, uso-as até o aparelho em questão desligar :D
 
A verdade nestas situações é k ker keiramos ker não a bateria não dura para sempre.O melhor na minha opinião é ter um ups para evitar estragos nas componentes("kuando a bateria está fora do pc").Aconselho vivamente a kem trabalha com o portatil fora de casa a comprar um ups.
Passo a explicar:Com um ups resolvemos logo 2 probs.primeiro:evita danificar as componentes do pc quando ligado directamente a tomada.segundo:para kem utiliza o portatil tb fora de casa não corre o risco de "deixar a bateria no eskecimento",atenção:neste caso deixem sempre a bateria esgotar-se.
cumps.
 
O QUÊ? Deves ter-te enganado quase de certeza... Um portatil é para o que o nome indica, "Portabilidade" e queres carregar com uma UPS em cima?! OMFG
 
quanto custa uma bateria para portatil? assim uma +-, so pa ter uma ideia.

Compensa tar sempre a tirar bateria e ter kuidado de descarregar tudo etc, para ela ter mais um ano de vida em 4 ou 5? A minha, volto a referir, não tenho cuidado nenhum e tem wear level 0% e ja la vão 2 anos e meio.

A durabilidade não terá a ver com a qualidade da bateria? que varia de fabricante pa fabricante e tal....
 
Back
Topo