Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Concordo com o_SkyWaLKeR_mas mesmo assim acho que vamos ter "apenas" 60/80% performance aumento, se tivermos o tal dobro so acredito que consigam duplicar no Raytracing , nao tenham duvidas o aumento performance será para justificar o aumento de preços =)
 
O aumento é para acompanhar aquilo que eles acham que vão ter do lado da concorrência, MCM.

Um dos maiores incrementos de performance de geração para geração, as Pascal, aconteceu porque achavam que a AMD ia trazer concorrência para o high end, o que acabou por não acontecer.
Neste momento está praticamente confirmado que MCM em gpus de consumidor vai ser uma realidade na próxima geração, a Nvidia teria de responder de alguma forma.
Não se trata de justificar aumento de preços, só a mudança de litografia traria sempre performance extra. Não precisavam de consumos elevados nem de uma die enorme se fosse só por isso.
 
O aumento é para acompanhar aquilo que eles acham que vão ter do lado da concorrência, MCM.

E será que o MCM é mais eficiente na relação performance/watt?

Qual será mais eficiente, 1 chip de 600mm2 ou 2 chip's de 300mm2?

Em termos de energia devem gastar sensivelmente a mesma coisa, mas em termos de performance não me parece que escale a 100%, deve ter perda quase de certeza e se calhar nem é pequena para a Nvidia achar que ainda não chegou a altura de mudar para o MCM.

A grande vantagem do MCM é os yields, que melhoram consideravelmente com chips mais pequenos, e como tal têm mais margem para baixar o preço do Gpu.
 
Por isso é que vai bater sempre na mesma tecla, o que interessa é a relação preço/performance, o resto (consumo, temperaturas, ruído, features) é para cada um decidir quais os que mais beneficiam as suas necessidades.

Se a AMD apresentar uma placa com 90% da performance do high end da Nvidia mesmo com MCM, mas for 75-80% do preço, acaba por caber ao consumidor escolher o que mais se adequa ao seu caso.
 
Não podemos especular sobre a eficiência de produtos sobre os quais não temos os detalhes técnicos todos. Pelo menos vão manter e aumentar a infinity cache, isso por si permite a utilização de barramentos menos largos. Tirando isso não dá para especular grande coisa sobre a eficiência, mas alguns ganhos vão trazer certamente.

No entanto parece-me que a Nvidia e AMD decidiram que no mercado de DIY a generalidade dos consumidores estão pouco preocupados com o consumo dos gpus. Métricas como performance e performance por euro são mais valorizadas do que performance por watt.
 
Aliás, não passa tudo de rumores.

Da mesma forma que os rumores diziam que o Nvidia Hopper iria ser MCM com 140 Bilioes de transistors e afinal é Single Chip com 80 Biliões, os rumores da Amd usar MCM também podem estar completamente errados.

Teremos de esperar para ver.

Não há duvida que o MCM vem ai, falta a confirmação se será já nesta geração. Por parte da Nvidia não será certamente.
 
Pessoalmente até há uns anos atrás nunca me preocupei muito com consumos das gráficas... Cheguei inclusive a ter sistemas SLi.... Mas com os aumentos da eletricidade, e com os fabricantes a esticaremse a níveis nunca antes vistos começo a prestar mais atenção à isso... Porque se consigo ter uma boa experiência com uma placa a gastar 350w...nao vou andar a comprar uma a chupar mais de 500W só por causa de uns fps extra... Especialmente se já tiver a conseguir frame rate suficiente com placas com consumo inferior.....
 
Eu tenho muita dificuldade em aceitar Gpu's que consumam mais de 200 Watts. Os 225W da RTX 2080 ainda seriam aceitaveis.

Agora Gpu's a consumir 500 Watts? Isso dá 1Kw a cada 2 horas. Quem jogar 4 horas por dia, dá 60 Kw ao final do mês, e isso é dinheiro.

Na minha placa ainda fui mais longe, Tdp de 170w e fiz undervolt para cerca de 120w.
 
não percebo os vossos receios. os gpus nos intervalos de consumos que vocês acham aceitáveis vão continuar a existir, e o aumento de desempenho vai ser considerável.
Estes novos gpus com consumos absurdos são novos nichos que a nvidia/amd estão a criar para aquele pessoal que sofre daqueles síndromes marados em que é absolutamente necessário ter o melhor só porque sim.
edit:
isso e porque o mindshare é tramado. as pessoas estão sempre a balizar e avaliar as marcas apenas baseadas nos números do topo de gama. quando as pessoas deixarem de imaginar uma rtx 3090 quando compram uma rtx 3050, e olharem para a melhor opção independentemente da marca, eles deixam de produzir estas aberrações.
mas isso não vai acontecer porque as pessoas vão sempre seguir o marketing...
 
Última edição:
Os PCBs das 3090Ti Reference, da Zotac e eVGA têm locais onde componentes de power não estão populados e local para um segundo conector de power de 16 pins, sem estar populado:
4BLVTVW.jpg


WYXH6UU.jpg


kypGKQ0.jpg


O PCB da 3090Ti da MSI tem um Jumper para alterar entre 450 e 600W:
tMBud9x.jpg


https://www.igorslab.de/nvidias-und...bte-ueberschreitung-und-lastspitzen-exklusiv/

Isto é, parece que estes PCBs foram feitos para "algo" que irá requerer 600W em vez de 450W..........
 
Última edição:
Deverá ser para as "kingpins" da vida :) Possivelmente a prepararem já para uma versão mega xpto juice power azul bebé :D
 
A MSI costuma ter várias versões da mesma gráfica, umas sem OC, outras com algum OC e outras espremidas ao máximo. Vou mais por aí.
 
Um pcb hibrido para 2 gerações diferentes? Até pode ser, mas não acredito muito. Tinham que ter estado a fazer muito mix and match para que servisse para ambas, não?
 
A MSI costuma ter várias versões da mesma gráfica, umas sem OC, outras com algum OC e outras espremidas ao máximo. Vou mais por aí.
Sim, costuma, mas aquela é a "Suprim X", que é a gama de Topo da MSI nas Ampere..........
Um pcb hibrido para 2 gerações diferentes? Até pode ser, mas não acredito muito. Tinham que ter estado a fazer muito mix and match para que servisse para ambas, não?
O que se está a sugerir é que o PCB não é híbrido. É o mesmo.
Basta os 2 GPUs usarem os mesmos pins e mesmo tipo de VRAM.
 
Sim, costuma, mas aquela é a "Suprim X", que é a gama de Topo da MSI nas Ampere..........

O que se está a sugerir é que o PCB não é híbrido. É o mesmo.
Basta os 2 GPUs usarem os mesmos pins e mesmo tipo de VRAM.
a partir do momento em que se falam em duas gráficas de gerações distintas, para mim passa a ser hibrido...

Pode ser por não entender nada disto, mas se me venderem o peixe de que os circuitos de 2 gráficas de gerações diferentes é practicamente o mesmo, mudando apenas meia dúzia de coisas.. É coisa para me deixar fascinado.

É que dizerem que uma 3080, 3080ti, 3090, 3090 ti usem o mesmo pcb, com as 30 mil variantes que possam haver entre versões de cada gama, é uma coisa. Gráficas completamente distintas, já me deixa confuso :D

EDIT: estou estupefacto a confirmar-se, não fazia ideia que fosse "tão simples". Ainda que faça sentido, já que estão a lançar uma gráfica tão perto do lançamento da próxima geração
 
Não sendo exactamente o mesmo produto, tens Motherboards no mercado que suportam 5 gerações de processadores (Stoney/Bristol Ridge, Zen, Zen+, Zen2, Zen3), sendo que o primeiro tem uma arquitectura completamente diferente dos seguintes.
Em gráficas não me recordo, mas não deve ser a primeira vez que se usa o mesmo PCB em GPUs de gerações diferentes (Sem contar com rebrands).

Veremos quando saírem as "Lovelace". :)
 
Tens no mercado várias 3050, 3060, 3060 ti, 3070 e 3070 ti que usam todas o mesmo PCB... os GA106 e 104 e parece que o 107 são pin compatible.

E entretanto tens a 3090 ti kingpin com 2x 16 pins.

Provavelmente estas placas com fontes com os 16 pins nativos basta um conector, para outras tem que usar os dois (450w max).

É pena não terem feito logo um conector destes pequeno para a board e matado o 24 pins.
 
uma 80 com 20GB já poderei olhar para a mesma com outros olhos..

A ser verdade, é ver se os 4GB extra para a 90 justificam a diferença de valor.
 
Back
Topo