Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

As versões OC podem trazer um chip com melhor binning, mas sinceramente não me parece que compensem a diferença de preço.

A principal diferença entre as marcas e as várias versões dentro da mesma marca, costuma ser o sistema de arrefecimento.

Se não tiveres intenção de fazer OC e até estiveres disposto a fazer undervolt, a versão mais barata da tua marca favorita é mais que suficiente.
Se quiseres um modelo silencioso destes novos modelos, quais os melhores?
 
Falam muito bem das Asus Dual.

Depois tens as versões com 3 ventoinhas, como as MSI GamingX, Windforce... Eu iria para uma destas.

Qualquer 4070S deverá ser minimamente silenciosa pois gastam muito poucos Watts.
 
Surreal a diferença do DLSS3.
Passo de um Average de 37 ou 38fps com DLSS2 para 70 com Frame Generation.

Já racionalizei que não vou comprar as super para fazer um upgrade da minha 3080 ti. O único upgrade que considero digno da minha Ampere é uma 4090, mas tenho o problema que tenho uma mini-ITX, e a logística é um bocado complicada.

Penso que neste momento posso combinar o DLSS2 ao FSR3, e consigo viver sem o RT ultra-pesado que a meu ver é mais uma operação de marketing da nvidia do que valor para os jogadores. E tenho algumas dúvidas em relação ao frame generation quando nativamente só se consegue 40 FPS. Mas é daquelas coisas que é preciso experimentar.
 
Falam muito bem das Asus Dual.

Depois tens as versões com 3 ventoinhas, como as MSI GamingX, Windforce... Eu iria para uma destas.

Qualquer 4070S deverá ser minimamente silenciosa pois gastam muito poucos Watts.
Nas que a techpowerup testou a ASUS Dual parece ser de longe a melhor dual fan e até mais silenciosa e fresca que a FE.

A Gainward Ghost e a PNY Verto que testaram, não só foram as mais quentes, como as mais barulhentas... Enfim, só vale a pena olhar se:
- O dinheiro tiver mesmo curto
- Tamanho da caixa, especialmente ITX builds
- Usar custom loop WC.
- Disponibilidade de stocks.

https://www.techpowerup.com/review/nvidia-geforce-rtx-4070-super-founders-edition/39.html

Ignorando as Quiet BIOS, a Zotac RTX 4070 Super Trinity parece ser ligeiramente melhor que a Asus Dual. Menos ~200RPM e temperaturas semelhantes. ~712€(Zotac) vs ~702€ (Asus).
Quiet BIOS é apenas um fan curve mais silencioso, coisa que fazes por software. Eu sempre digo que é desperdício o Quiet BIOS não ser também alem de uma curva de fan mais silenciosa, aplicar um UV + menor power limit de fábrica.

Claro que as triple fan serão melhores, ai tem que considerar se cabe na caixa :D As dual fan são mais interessante para sistemas ITX.
 
Última edição:
Bom dia, terei de investir em breve numa gráfica mas tenho algumas dúvidas que gostaria de discutir convosco:
- o salto em performance das 4080super para a 3070ti super é assim tão evidente que justifique a previsível (digo eu) diferença de 200euros?
-existe alguma marca de gráficas que esteja á frente das outras em termos de qualidade/performance ou entramos no campo do gosto pessoal? O que acham por exemplo da Gigabyte ou Zotac?
-As versões OC trazem algum ganho em performance mesmo não fazendo OC?
Obrigado
Boas , depende do teu objetivo 1080p/2k 4070 ti super mais que capaz , rtx 4080 s no meu ver é mais para 2k/4k , marcas asus strix , msi suprim x costumam ser boas em temps , depois tens gigabyte, zotc que tb não são mas .
Versões oc que podem trazer é power target menos limitado , oc ganhas fps extras mais nada de outro mundo.
Cumps
 
Chinese Vendors are Offering NVIDIA GeForce RTX 4080M and RTX 4090M as Desktop GPUs
...
These companies are leveraging the lower cost of mobile GPUs, combined with budget cooling solutions and simpler PCB designs, to offer more affordable desktop GPU options. The mobile GPUs, which are capped at a power consumption of 175 Watts, are being repurposed without official sanction, with NVIDIA seemingly disregarding this practice. Despite the lack of official endorsement, these modified GPUs are finding their way into the market, providing gamers a cost-effective alternative to the more expensive desktop versions.
...
https://www.techpowerup.com/318128/...force-rtx-4080m-and-rtx-4090m-as-desktop-gpus

MAXSUN Designs a GeForce RTX 4070 SUPER with Dual 8-pin PCIe Power Connectors

https://www.techpowerup.com/318126/...0-super-with-dual-8-pin-pcie-power-connectors
 
Malta, uma pergunta, se o preço fosse igual para estas duas placas, qual escolheriam e por quê?
No fundo, quero perceber se há vantagem em comprar a versão com 3 ventoinhas (que é mais pesada, mais comprida, e deve fazer mais barulho).
Se o preço for igual, uma tem 3 ventoinhas e a outra tem duas.

A tecnologia da ventoinha é a mesma, simplesmente tem mais uma, logo terá mais poder de arrefecimento.
 
Malta, uma pergunta, se o preço fosse igual para estas duas placas, qual escolheriam e por quê?
No fundo, quero perceber se há vantagem em comprar a versão com 3 ventoinhas (que é mais pesada, mais comprida, e deve fazer mais barulho).

À partida será o contrário. A versão de 3 ventoinhas será mais silenciosa para a mesma temperatura do GPU, porque para além de ter 3 ventoinhas, tem um cooler maior (dissipa mais calor), o que faz com que as ventoinhas não precisem de trabalhar a uma velocidade tão alta como a de 2 ventoinhas, logo mais silencioso.
 
Já se vêem 4070 Ti Super à venda numa loja dos nuestros hermanos. Os valores variam entre os ~915€, nas mais baratas e os ~1115€ nos modelos "premium", ROGs e afins. Vários modelos interessantes abaixo dos 1000€.
Diria que este novo SKU, pelo menos em Portugal, ocupou diretamente o posicionamento da 4070Ti.
 
Malta, uma pergunta, se o preço fosse igual para estas duas placas, qual escolheriam e por quê?
No fundo, quero perceber se há vantagem em comprar a versão com 3 ventoinhas (que é mais pesada, mais comprida, e deve fazer mais barulho).
Aviso só que em geral as VENTUS são um pouco ruidosas em geral, sendo que a 2X é BASTANTE pior.

Fonte: tenho uma RTX3060 Ventus 3X. Felizmente está como eGPU do meu portátil do work e não corro workloads que a aqueçam por isso fica sempre no fanstop.
 
Reviews out.

A 4070 ti super ventus 3X tem um bug que faz perder 5% de performance...


No techpowerup também tem uma diferença grande entre a Ventus 3X e a ASUS TUF
 
Back
Topo