nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

Era mais na questão de perderes performance..

Eu devo acabar por ficar com a gráfica, especialmente se isto melhorar um pouco.

A 4070ti para mim está num bom nivel de perf. Sinto que não preciso de mais, podia ter 20-30% mais, mais que isso overkill para o que pretendo.
+ super eficiente
 
Última edição:
Não resisti e lá comprei uma 4080 a um preço bastante convidativo.

IMG-1725.jpg


IMG-1726.jpg


IMG-1727.jpg


Só mesmo sem o shroud e as ventoinhas é que cabe mas acho que não fico a perder nada com isso :)

Já brinquei um pouco com o undervolt e fiquei-me por 950mv/2670mhz/+1300mhz nas memórias (aguentam até aos +1700). Perco 2.5% em relação a stock mas também melhora em quase 80w no consumo (~310w vs ~230w).

Fica só a faltar um cabo 12vhpwr que permita fechar a lateral. Do que se vê por aí, só um cabo de silicone mais maleável será possível ou com um adaptador de 180º da Cablemod que ainda não saiu. Quem trocou o cabo pela Cablemod ou Moddiy teve que pagar alfândega?
 
Excelente result de UV, mas está estável? Testar Superposition não serve :D

Teste de estabilidade: Diablo3 -> Echoing Nightmare com 4 players até 150. :004:Se passar 10 runs acho dificil crashar mais ahaha.

Que caixa é esta?

A placa parece que foi feito à medida ahaha! Una 4080 Noctua Edition!

As fans estão em contacto com o dissipador ou tem algum gap? Se tiver gap, é arrumar ums borrachas ou algo assim senão perde pressão.

Claro que o outro cenário é tirar as noctua e usar as da gráfica.
 
Última edição:
Excelente result de UV, mas está estável? Testar Superposition não serve :D

Teste de estabilidade: Diablo3 -> Echoing Nightmare com 4 players até 150. :004:Se passar 10 runs acho dificil crashar mais ahaha.

Que caixa é esta?

A placa parece que foi feito à medida ahaha! Una 4080 Noctua Edition!

As fans estão em contacto com o dissipador ou tem algum gap? Se tiver gap, é arrumar ums borrachas ou algo assim senão perde pressão.

Claro que o outro cenário é tirar as noctua e usar as da gráfica.

O melhor teste de estabilidade que encontrei para GPUs é alto com loads MUITO variáveis. Alt+tab in/out várias vezes em certos jogos é bom teste.
Apex legends, onde a olhar para um sítio tens 40% GPU laod, virás a câmera tens GPU a 100% também, basicamente jogos mal optimizados com frame rates elevados e loads variáveis
 
Última edição:
Excelente result de UV, mas está estável? Testar Superposition não serve :D

Teste de estabilidade: Diablo3 -> Echoing Nightmare com 4 players até 150. :004:Se passar 10 runs acho dificil crashar mais ahaha.

Que caixa é esta?

A placa parece que foi feito à medida ahaha! Una 4080 Noctua Edition!

As fans estão em contacto com o dissipador ou tem algum gap? Se tiver gap, é arrumar ums borrachas ou algo assim senão perde pressão.

Claro que o outro cenário é tirar as noctua e usar as da gráfica.
Os stats de consumo e performance eram do Timespy mas já testei BF2042, Control, Cyberpunk, Quake RTX e Portal RTX. Até agora impec 😌

A caixa é a Ncase M1 v6.1. Com estes coolers enormes estava “morta” para novos gpus, só mesmo com as FE e Ventus com deshroud mod. Precisam sempre de um cabo 12vhpwr maleável ou eventualmente do adaptador de 180º.

As fans talvez tenham 1 ou 2mm de gap mas devem estar a trabalhar bem porque não passa dos 60c a 1000rpm.
 
60 graus em load? top! Mas com a caixa aberta? Fechada vai ser um problema, não?

E sim, tem que arrumar um cabo em L.

O melhor teste de estabilidade que encontrei para GPUs é alto com loads MUITO variáveis. Alt+tab in/out várias vezes em certos jogos é bom teste.
Apex legends, onde a olhar para um sítio tens 40% GPU laod, virás a câmera tens GPU a 100% também, basicamente jogos mal optimizados com frame rates elevados e loads variáveis
Me lembrei tb do Cyberpunk 2077 é bem sensível e o Destiny 2 também apanha overclock e sistema instável bem.
 
Fechada fazia pouco mais com a 3080 que lá estava antes com um cooler muito mais pequeno, acho que mesmo no verão não será grande problema. A prioridade é manter o ruído ao mínimo, estar a 60 ou 70c não me faz diferença.
 
Última edição:
Não resisti e lá comprei uma 4080 a um preço bastante convidativo.

IMG-1725.jpg


IMG-1726.jpg


IMG-1727.jpg


Só mesmo sem o shroud e as ventoinhas é que cabe mas acho que não fico a perder nada com isso :)

Já brinquei um pouco com o undervolt e fiquei-me por 950mv/2670mhz/+1300mhz nas memórias (aguentam até aos +1700). Perco 2.5% em relação a stock mas também melhora em quase 80w no consumo (~310w vs ~230w).

Fica só a faltar um cabo 12vhpwr que permita fechar a lateral. Do que se vê por aí, só um cabo de silicone mais maleável será possível ou com um adaptador de 180º da Cablemod que ainda não saiu. Quem trocou o cabo pela Cablemod ou Moddiy teve que pagar alfândega?

Fizeste Undervolt com o afterburner? Ajustaste na curva?

Estou agora a começar a brincar com essa parte na minha 4090. Como está a água, posso fazer OC sem problemas. ainda não testei até onde vai, mas testei uns loops de timespy extreme a 3000mhz/+1100 nas memorias e fez tudo na boa. O Power limit está nos 450W de origem. Mas queria mesmo é fazer undervolting, não necessito ter isto esticado ao maximo.

Também estou com um problema curioso, quando desligo o pc e volto a ligar faz tudo reset no afterburner, não mantém a configuração que fiz anteriormente.

edit: aqui fica uma foto do bicho quase terminado:
329728983_536401481817258_7994777245052776472_n.jpg
 
Sinceramente não vejo grande vantagem em fazer UV nestas gráficas ao contrário das rtx 30xx que de origem vêm extremamente power limited e muito menos eficientes.

No máximo bloquear a 1000mv estáveis, menos que isso já perdes muita performance. Garantir que não se está a bater no power limit constantemente enquanto se joga é muito importante para manter frame times mais estáveis.


Eu pessoalmente uso +150 core e +1000 mem na minha 4070ti tuf. Consigo fazer benchmarks sem crashes ou problemas a +220/+1300 mas estabilidade para mim é o mais importante.
 
Fizeste Undervolt com o afterburner? Ajustaste na curva?

Estou agora a começar a brincar com essa parte na minha 4090. Como está a água, posso fazer OC sem problemas. ainda não testei até onde vai, mas testei uns loops de timespy extreme a 3000mhz/+1100 nas memorias e fez tudo na boa. O Power limit está nos 450W de origem. Mas queria mesmo é fazer undervolting, não necessito ter isto esticado ao maximo.

Também estou com um problema curioso, quando desligo o pc e volto a ligar faz tudo reset no afterburner, não mantém a configuração que fiz anteriormente.

Dependendo do que pretendes (mesmo consumo com mais performance, menos consumo com a mesma performance, etc), no curve editor escolhes a voltagem que queres usar e a que frequência. Usando a mesma frequência que em stock mas com menos voltagem, vai reduzir o consumo mas também reduz ligeiramente a performance (algo mínimo mas reduz).

Vou dar o exemplo da minha que faz 2790mhz (+/- 15mhz devido à mudança de temperatura) a 1075mv e em undervolt a mesma frequência mas a 1000mv. O que fazes é escolher o ponto dos 1000mv e ver qual a frequência que esse ponto tem em stock (2685mhz no meu caso) e no core clock adicionas o que falta para os 2790mhz (+105mhz). Depois mantéms pressionado SHIFT para selecionar todos os pontos à direita do 1000mv, largas o SHIFT e arrastas os pontos selecionados para baixo o máximo que conseguires. Carregas em apply e tens a tua curva de frequência com undervolt aplicado. Guardas o perfil e activas o "Apply at systems startup".

Se depois de testares N jogos e fazeres N benchmarks não tiveres nenhum crash, podes baixar mais um pouco a voltagem para a mesma frequência ou subires a frequência para a mesma voltagem.
 
Bem, troquei a minha 3070 pela Gigabyte 4070 ti Gaming OC

Deixo aqui os resultados stock da gráfica no time spy, em combinação com um 13600k

uox516g.jpg
 
Esse resultado é um pouco inferior ao user askan7 mesmo com um cpu da nova geração.

Sera que entra ao "barulho" board, RAM e m2?
 
Esse resultado é um pouco inferior ao user askan7 mesmo com um cpu da nova geração.

Sera que entra ao "barulho" board, RAM e m2?
O resultado que eu coloquei é stock. O dele tem overclock, podes ver que o gpu clock e vram dele estão bastante mais elevados.

Eu ainda vou fazer overclock, mas por enquanto vou “brincar” com ela uns dias assim.
 
O resultado que eu coloquei é stock. O dele tem overclock, podes ver que o gpu clock e vram dele estão bastante mais elevados.

Eu ainda vou fazer overclock, mas por enquanto vou “brincar” com ela uns dias assim.
Ah, desculpa. Nem tinha reparado nesse pequeno (grande) detalhe.

Já recebi a minha tuf rtx 4070ti, mas ainda não montei. Curioso para ver resultados no spy, pois tenho o cpu parecido ao teu (13600kf)
 
https://www.3dmark.com/3dm/90226754?

Com Power limit para 90% e um OC ligeiro (+50/+1000) e o 7700X com undervolting de 0.25 e limite de 120W. A gráfica anda a consumir pouco mais de 300W em gaming. Não vejo necessidade de esticar mais que isto, está a dar melhores resultados que tudo stock sem optimização. A gráfica não passa os 45º/50ºC em carga e o CPU não passa os 80ºC.

Edit:
timespy normal:
https://www.3dmark.com/3dm/90227267?
 
Última edição:
Com +150 core +1000mem e bastante folga para estabilidade. @vTuga o speedway não é um bom teste de estabilidade, não tem transientes suficientes e roda a frame rates muito baixos. Para testar estabilidade queres frame rates elevados e muitos transients.

Cheguei a ter +1200 na mem mas tive um ou dois black screens, desci para +1000, nunca mais tive problemas. Core também deve dar +180 estáveis, mas 150 é mais safe.


ygiyOx5.png

https://www.3dmark.com/3dm/90604176?
 
Última edição:
Com +150 core +1000mem e bastante folga para estabilidade. @vTuga o speedway não é um bom teste de estabilidade, não tem transientes suficientes e roda a frame rates muito baixos. Para testar estabilidade queres frame rates elevados e muitos transients.

Cheguei a ter +1200 na mem mas tive um ou dois black screens, desci para +1000, nunca mais tive problemas. Core também deve dar +180 estáveis, mas 150 é mais safe.


ygiyOx5.png

https://www.3dmark.com/3dm/90604176?
Neste momento tenho +200 core e +1000 memória. Não tenho notado instabilidade
 
Neste momento tenho +200 core e +1000 memória. Não tenho notado instabilidade

Depende dos jogos, se abrir por exemplo um battlefield 2042 , mesmo com low settings a ~250fps sem problemas com +200.
Se abrir o apex legends (270fps lock, 60% gpu usage) crash em menos de 30min :D, com +150 nunca tive um crashem dezenas de horas de jogo.
 
Depende dos jogos, se abrir por exemplo um battlefield 2042 , mesmo com low settings a ~250fps sem problemas com +200.
Se abrir o apex legends (270fps lock, 60% gpu usage) crash em menos de 30min :D, com +150 nunca tive um crashem dezenas de horas de jogo.
Pois eu sou capaz de baixar só para “peace of mind”. Ja testei com 150 e a diferença em termos de performance também não é muita.
 
Back
Topo