nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

mhh, estou a ver. A ver se estudo então aqui o tema. Ver se encontro alguém que já tenha feito UV para servir como bitola
 
Chegou EL ANIMAL!!! Inno3D RTX 4080 iChill 3x

É grande e pesada, ahaha, mas bem silenciosa, fresca e uma devoradora de watts, 342w peak power @ CP2077.

Mas logo testei vários nívels de PL e fps médios, no CP2077 maxed out com RT overdrive e DLSS quality @ 1440p

100%: 342w (126)
90%: 282w (125)
80%: 257w (123)
70%: 223w (121)
60%: 200w (114)

Incrivel que se perde poucos fps, só a 60% que já deu um drop maior.

70% parece ser um spot para daily e sendo apenas 90w a mais que a 1660 super.

Agora aquele adaptador de power é uma porcaria... vou ter que comprar um cabo nativo ASAP, que me encheu a caixa...
 
😎

Eleecas hahahha

Assim sim! Por acaso a 4090 que queria ter apanhado era a Inno 3D, que chegou a estar abaixo de 1800€ cá mas não deu.

É das minhas preferidas.

Sim, os adaptadores são horríveis. Mas funcionam, para desenrascar servem bem!

Mas na tua caixinha ... :D
 
100%: 342w (126)
90%: 282w (125)
80%: 257w (123)
70%: 223w (121)
60%: 200w (114)

Incrivel que se perde poucos fps, só a 60% que já deu um drop maior.

70% parece ser um spot para daily e sendo apenas 90w a mais que a 1660

A menos de 70 começam a ficar instáveis a nível de frametime, não é aconselhável.

É ter paciência para encontrar o undervolt certo a 950mv que fica ainda melhor :D
 
Mas não é aconselhável pela experiência, ou por alguma coisa a nível de hardware?

Digo isto porque como já havia indicado, na 4090, PL a 60%, frame locked a 170 a 144p com tudo maxed out, com dlss em quality e é soberbo, até porque o pc fica fresquíssimo. E isto com o 5950X a 65W. Antes de dar lock nos 170, o average fps passado hora e meia andava nos 250 com a gráfica e cpu nestas configurações.

Tudo unlocked bate os 400fps, average acima dos 300.. e o consumo e calor upa upa :D :D
 
A menos de 70 começam a ficar instáveis a nível de frametime, não é aconselhável.

É ter paciência para encontrar o undervolt certo a 950mv que fica ainda melhor :D
Sim, não irei usar a menos de 70%. Deixar nos 75% talvez e testar UV.

Até 250w é de boas, acima disso é queimar watts
 
Mas não é aconselhável pela experiência, ou por alguma coisa a nível de hardware?
Pela experiência, perde muita performance em lows. Penso que vi isso numa das reviews do derbauer.

Até 250w é de boas, acima disso é queimar watts
Também é o meu “limite” de wattage e mesmo assim no verão torna o meu escritório minúsculo numa sauna 😌

A minha 4080 100% estável a 950mv 2640mhz raramente fica acima dos 220w.

Para chegar aí fiz +150mhz e ajustei a curva nos 950mv. Passou no loop do heaven a 4K, segui para o Timespy. Tive que reduzir 15mhz para passar. Até jogar o TLOU em que tive que baixar mais 15mhz.
 
Eu tenho más experiencias com UV... Consigo rodar superpositions e outros benchmarks de boa e em jogos e só crashes para todos os lados...

posta a tua curva ai...
 
Última edição:
Acho que power limits muito agressivos não é bom, faz a placa estar constantemente a alterar clocks.

Acho preferível fazer UV e depois ter um power limit só para proteger contra loads como furmark, mas suficientemente alto de modo a que em jogo os clocks estejam estáveis.

Tive problemas em jogo com uma 5700XT exatamente porque os clocks variam imenso na amd.
Quando alterei os clocks minimo/máximo com 100mhz de diferença. o jogo/movimentos com o rato ficaram imediatamente mais suaves.
A gestão de clocks na nvidia é muito melhor que na amd, não é preciso mexer em nada para ter bons frame times.

Exemplo, para saberem do que estou a falar:
 
Última edição:
Eu tenho más experiencias com UV... Consigo rodar superpositions e outros benchmarks de boa e em jogos e só crashes para todos os lados...

posta a tua curva ai...

Crash = baixar os mhz na voltagem que estás a usar.

Não adianta mandar a curva, a tua gráfica é diferente da minha (chocante eu sei) :)

Perde 1h com isso e sempre que crashar baixas o offset e voltas a aplicar a curva.
 
Última edição pelo moderador:
Dás +120mhz no core e no curve editor baixas tudo à direita de 950mv.


PJECZoI.jpg
 
Nice, com isso dás lock a 2655 mhz máximo, certo? Esta gráfica da quase 3 ghz de max boost stock.

Se calhar com 1.0v deve fazer uns 2750-2800, digo eu.

Como se porta em memory OC?

fui conservador e só dei + 800, que deixa em 24 MT/s e joguei 2h de Division 2 sem problema nenhum.

No cyberpunk deu uns fps extra, especialmente o min fps que voltou a ir para cima de 100 @ 70%.

O que tava a ver que as memórias são 24 MT/s nativo, logo parece que fazer 25+ parece ok.

Agora uma coisa, esta placa regulada para 230w é apenas + 100w que a 1660 super, +30 que a 3060 ti, mas com este mastodonte de cooler, a placa fica silenciosa e temps nos 60s baixos.
foi muitos anos com aspiradores a jogar...

Por um lado ter construção "overkill' vai dar ajudar na longevidade e de que maneira. Tal como a B650 que tem um VRM enorme para alimentar 90w.
 
Última edição:
As memórias acho que chegava aos +1550, é só ter atenção se não há perda de performance porque só criam artefactos quando estão muito acima do limite.

Os coolers são over speced para estas placas mas tem essa vantagem a nível de ruído.
 
Fica 105 avg e 56 min, +4,2% avg e -6.9% min. Pessoalmente prefiro menos calor, menos ruído e menos coil whine a incrementos mínimos que só são quantificáveis com um bench.
 
Fica 105 avg e 56 min, +4,2% avg e -6.9% min. Pessoalmente prefiro menos calor, menos ruído e menos coil whine a incrementos mínimos que só são quantificáveis com um bench.

Para ver os minimos usa algo como afterburner ou framecapx. Se algo estiver instável começas a ter piores 0.2% lows.

Mas se estás satisfeito... Eu para mim é o máximo de performance possivel sem aquecer muito e com bons níveis de ruido.
 
Back
Topo