Gráfica Nvidia Disables Overclocking for Series 900 Mobile GPUs

Pelo que tenho visto esta medida só afecta gpus Maxwell (que são os mais frescos) o que só torna esta situação ainda mais estúpida. Das duas uma, ou esta geração tem um qualquer problema que um overclock poderá tornar evidente, ou então a Nvidia está já a proteger os Maxwell rebranded que hão-de aparecer este ano - "querem mais performance? Comprem um portátil ou módulo mxm novo."

Cheguei a pensar nisso, mas sem conhecer as specs da 960/950/940M ainda não dá para ter a certeza.
 
Mas eu não estou a falar dessas, estou a falar das 1080 ou qualquer que seja o nome que lhes dêem. Estas Maxwell fazem oc's sem grandes aumentos de temperatura, e em sistemas com boa refrigeração e sem o limite de +135mhz podem ir até aos +400mhz com um pouco de ov e mesmo assim não passam dos 80c (claro que depende do portátil). Temos aqui gpus que podem satisfazer um utilizador durante bastante tempo sem que ele sinta a necessidade de comprar a "geração" seguinte, portanto este bloqueio da Nvidia pode apontar para novos gpus lá para o fim do ano com mais uns mhz em cima(como na passagem das 780m para as 880m) ...quem quiser mais performance que pague.
 
Última edição:
Atenção ao que foi dito antes, e que se mantém como problema mesmo nos chips mais recentes:
Mas OC em portátil apesar de o die do gpu estar fresco, tudo o resto leva um esticãozito e não tem por onde dissipar o calor... VRM's, mosfets...

E aliás, eu no meu caso, o que lixei não foi o chip da gráfica, foram as soldas, e agora desconfio que foi um outro componente que fritou, depois do reballing. O problema não está nos chips, que é o que os sensores detectam e mostram, é tudo o resto.
 
Mas eu não estou a falar dessas, estou a falar das 1080 ou qualquer que seja o nome que lhes dêem. Estas Maxwell fazem oc's sem grandes aumentos de temperatura, e em sistemas com boa refrigeração e sem o limite de +135mhz podem ir até aos +400mhz com um pouco de ov e mesmo assim não passam dos 80c (claro que depende do portátil). Temos aqui gpus que podem satisfazer um utilizador durante bastante tempo sem que ele sinta a necessidade de comprar a "geração" seguinte, portanto este bloqueio da Nvidia pode apontar para novos gpus lá para o fim do ano com mais uns mhz em cima(como na passagem das 780m para as 880m) ...quem quiser mais performance que pague.

Olha que as Maxwell já por si só esticam-se a elas mesmas de uma boa maneira com o boost, depois disso ainda meteres 400mhz è obra. E não te esqueças também, è na verdade uma questão que já abrangi varias vezes, que è o limite de tdp. Tu ao bateres ai, e podes bater nisso ate a stock ou com o tal boost a jogar um Crisis 3 por exemplo, sem alterares o limite maximo de tdp, podes por os MHz que quiseres na placa, a performance final vai ficar igual.

Tu quando entras nesta zona, simplesmente já não tens margem de manobra, e a tua unica solução è aumentar o limite, so a partir dai è que podes continuar a aumentar o overclock.

Isto para teres um overclock feito como deve ser claro, acredita que já vi pessoal com overclocks malucos em MHz mas depois em performance a placa tipo que estagnou.
 
A questão de ser estúpido ou não fazer OC depende do portátil, do seu sistema de cooling, etc etc.
Por exemplo, tenho o meu CPU a 3,6Ghz, face aos 3,4 de origem, e undervolt de -50mV face ao original (OC + undervolt), tenho temperaturas máximas de 60ºC a jogar...
GPU, o meu portátil tem uma fan gigante só para ela, tenho fita térmica nos VRM's e memórias, assim como todo o arrefecimento em cobre (tudo stock), o OC que consigo fazer cabe-me a mim, e se fritar, a culpa é minha e não de mais ninguém.
Acho estúpido e insensato tirarem essa opção... enfim, falta de competição dá nisto... AMD... :/
 
Lá está, depende dos portáteis e do sistema de cooling deles. Uns aguentam-se outros não, tal como nos desktops há placas manhosas e cases pequenas e com mau cooling.

Cabe a cada utilizador informar-se (ou não, lol) e avaliar se o seu sistema aguenta ou não com oc. Os argumentos que a Nvidia esgrime são igualmente válidos para desktops. Em portáteis ou torres não há garantia que valha uma falha por oc. Em portáteis e torres as gráficas, tal como cpu's, fazem throttling por limitação de temperatura ou potência. Mais, se querem de certa forma limitar oc's que deixem isso para os oems pois eles é que sabem os limites e capacidades doa seus portáteis.

Falando por experiência própria, a 8700m gt do meu Clevo com 7 anos sempre se aguentou sem problemas, com a pasta térmica de origem, com oc. Desde essa altura que frequento regularmente o notebookreview e essas falhas por "esticõezitos" nos vrms são coisa raríssima. Apesar de não ser complicado, fazer overclocks não é algo que se faz com extrema facilidade. Acho que a maioria de utilizadores de portáteis não o faz nem sequer ouviu falar disso. Quem sabe e o quer fazer terá que já ter lido e se informado sobre o mínimo necessário para ter overclocks de forma segura. Nem sequer é possível fazer overvolting em portáteis sem "chafurdar" bastante, portanto um oc de +135mhz nem sequer trás grandes riscos para além da temperatura que até é controlada através de throttling.
 
Última edição:
Miguel... a minha HD4870 (que eu tive), tinha o GPU fresco... fresquinho... mas os vrm's andavam nos 115ºc, nos limites, dos limites...
o que aconteceu?
derreteu... :D

148nbl3.jpg
 
Olha que as Maxwell já por si só esticam-se a elas mesmas de uma boa maneira com o boost, depois disso ainda meteres 400mhz è obra. E não te esqueças também, è na verdade uma questão que já abrangi varias vezes, que è o limite de tdp. Tu ao bateres ai, e podes bater nisso ate a stock ou com o tal boost a jogar um Crisis 3 por exemplo, sem alterares o limite maximo de tdp, podes por os MHz que quiseres na placa, a performance final vai ficar igual.

Tu quando entras nesta zona, simplesmente já não tens margem de manobra, e a tua unica solução è aumentar o limite, so a partir dai è que podes continuar a aumentar o overclock.

Isto para teres um overclock feito como deve ser claro, acredita que já vi pessoal com overclocks malucos em MHz mas depois em performance a placa tipo que estagnou.

Exactamente. Mais uma razão para este bloqueio da Nvidia ser desnecessário.

Há casos e casos. Vai espreitar o tópico do Clevo P751ZM no notebookreview e vê lá se a 980m estagna a +400mhz com 1.2v.
 
Miguel... a minha HD4870 (que eu tive), tinha o GPU fresco... fresquinho... mas os vrm's andavam nos 115ºc, nos limites, dos limites...
o que aconteceu?
derreteu... :D

148nbl3.jpg


Lá está, casos e casos. No meu caso tenho thermal pads nos meus a fazer contacto com os dissipadores, e posso se muito bem entender comprar uns melhores que os de origem.

De qualquer maneira, e corrijam-me se de estiver errado, se se fizer só oc ao gpu sem aplicar ov os vrms não vão ser mais puxados, estamos só a aumentar a frequência do gpu, não estamos a dar-lhe mais voltagem.

Enfim, da mesma maneira como há gráficas desktop com componentes e com cooling manhosos, também os há nos portáteis. Acho errado tirarem a possibilidade de fazer oc nos portáteis. Cada um sabe de si, pagou pela sua máquina, e em caso de avaria provocada por oc a garantia não salva nada, portanto o que é que a Nvidia perde?

Vá, sejam solidários com os donos de portáteis e assinem a petição. :D
 
De qualquer maneira, e corrijam-me se de estiver errado, se se fizer só oc ao gpu sem aplicar ov os vrms não vão ser mais puxados, estamos só a aumentar a frequência do gpu, não estamos a dar-lhe mais voltagem.

Creio que estás errado, se aumentas a frequencia mesmo sem mexer na voltagem vais gastar mais energia, e o consumo sobe linearmente com a frequencia. ou seja vais ter mais amperes a passar nos componentes.

characteristic switching power dissipated by a CMOS device: P = 0.5 C V^2 f .

http://en.wikipedia.org/wiki/CMOS#Charging_and_discharging_of_load_capacitances
 
Certo, mas não é a voltagem que influencia mais a temperatura de um vrm, do que a amperagem?

Embora seja um assunto complexo o que influencia é sempre a corrente(amperagem), mas eu só mencionei amperes para fazer um distinçao entre voltagem e energia, os modulos de regulaçao de voltagem tem varios factores que os fazem aquecer mas o principal serao os mosfets que vao gastar energia com o quadrado da corrente, embora essa corrente seja diferente da corrente de output.

Simplificando: nao precisas de aumentar a voltagem para consumires mais energia e consequentemente aquecer todo o pc, basta aumentar a frequencia e o processador vai pedir mais energia e os vrms vao ter de a dar, usando mais energia.
 
Ok, faz sentido.

De qualquer maneira é para isso que as placas têm limite de tdp. E verdade seja dita, pelo menos nas Maxwell mobile ainda não vi nenhum throttling com os +135mhz de oc que drivers anteriores permitiam.
 
Ok, faz sentido.

De qualquer maneira é para isso que as placas têm limite de tdp. E verdade seja dita, pelo menos nas Maxwell mobile ainda não vi nenhum throttling com os +135mhz de oc que drivers anteriores permitiam.
o problema é que nao se metem sensores de temperatura nos vrms e embora nao exista throttling podes estar com os vrms muito quentes e até limitar a vida deles como por exemplo os condensadores cuja vida depende muito da temperatura a que operam, para certos condensadores basta mais 10ºC e tens logo metade da vida, 20ºC um quarto, claro se o condensador tava preparado para durar 15 anos isso nao vai fazer muita diferença mas pode ser uma das razoes para eles tirarem a opçao, nao querem ter problemas de garantias.
 
@Samot não são os termal pads que te vao safar de alguma coisa , não há qualquer comparação entre capacidade de dissipação entre portátil e desktop , o espaço é muito inferior e a temperatura em redor dos componentes é bem superior (estando a puxar pela maquina)

Vamos supor que fazes oc ...queimas qualquer coisa e mandas para garantia para eles trocarem . Eles trocam te porque aparentemente não vêm qualquer problema causado pelo utilizador . É isto que eles querem acabar , não é uma plataforma destinada para este fim
 
@Samot não são os termal pads que te vao safar de alguma coisa , não há qualquer comparação entre capacidade de dissipação entre portátil e desktop , o espaço é muito inferior e a temperatura em redor dos componentes é bem superior (estando a puxar pela maquina)

Vamos supor que fazes oc ...queimas qualquer coisa e mandas para garantia para eles trocarem . Eles trocam te porque aparentemente não vêm qualquer problema causado pelo utilizador . É isto que eles querem acabar , não é uma plataforma destinada para este fim

Claro que não....

A61LOPr.jpg


Além da Asus tens a MSI, Dell/Alienware e Clevo com portáteis preparados e com capacidade para oc´s e que são publicitados com essa capacidade.....

A sério? Capar oc´s nos drivers, que antes só permitiam no máximo +135mhz e nem deixavam mexer nas voltagens? E especificamente numa geração (Maxwell) bem mais "fresca" que as anteriores? É que para já as séries anteriores não foram afectadas. Bela lógica. E quem quiser passar dos +135mhz e mexer nas voltagens, só com uma vbios custom e aí já se foi a garantia.

Mais que a Nvidia, são os oems quem conhece a capacidade dos seus chassis e sistemas de refirgeração. Estes é que poderiam, caso queiram, bloquear oc´s a nivel da bios e nos modelos que considerem não serem capazes ou preparados para tal.
 
Última edição:
Back
Topo