Gráfica Nvidia Disables Overclocking for Series 900 Mobile GPUs

muddymind

1st Folding then Sex
Nvidia once again managed to irritate a vast amount of end-users, this time the latest driver update disables overclocking for the mobile Series 900. Until recently these parts could be over or under clocked.

Now granted, I would not overclock or tweak a mobile GPU part myself either, the thermals are way too important inside a laptop for that. But we also know that some people like to do so and do acknowledge that many people have been OCing their mGPU for a long time (downclocking as well).

In their forums Nvidia explained that overclocking on the GTX 900M series was enabled by accident, and has since been disabled with the recent driver updates. To get you an idea of the revision numbers, starting GeForce R347 drivers (version 347.29) the functionality has been disabled on the GeForce GTX 900M series mobile GPUs.

index.php


fonte

Fazer OC num portátil é meio suicídio e sem grandes ganhos (limitações de alimentação) mas lá está, cada um deve ter o direito de fazer o que quiser com o que é seu,
 
Remover a capacidade de aumenter a voltagem, eu até poderia entender (OC de multiplicador sim, mas mexer na voltagem é perigoso na temperatura). Agora não permitir undervolt? Completamente descabido a meu ver. Já sou bastante contra a remoção de undervolt de CPU de muitos portáteis, e nisto não sou diferente.

Mas lá está, se undervolt não deve ser removido, também o OC deve ser permitido. Não entendo esta política, especialmente neste momento que a imagem da Nvidia foi fragilizada com este problema das 970. Isto só lhes vai trazer mais chatices perante a sua userbase...
 
Não será por alguma coisa do tipo, se tens acesso ao undervolt, também tens ao overvolt? No fundo tens acesso ao controlador de voltagem.

Ou também podes encarar como uma forma deles se precaverem de chips/boards queimados. Pessoalmente também acho uma estupidez clockar um portátil, mas como se costuma dizer, cada maluco com a sua pancada. :P
 
Petição: https://www.change.org/p/nvidia-re-...geforce-equipped-notebooks?recruiter=20925400

fonte

Fazer OC num portátil é meio suicídio e sem grandes ganhos (limitações de alimentação) mas lá está, cada um deve ter o direito de fazer o que quiser com o que é seu,


Não será por alguma coisa do tipo, se tens acesso ao undervolt, também tens ao overvolt? No fundo tens acesso ao controlador de voltagem.

Ou também podes encarar como uma forma deles se precaverem de chips/boards queimados. Pessoalmente também acho uma estupidez clockar um portátil, mas como se costuma dizer, cada maluco com a sua pancada. :P

Pesquisem um pouco melhor. Em portáteis com refrigeração fraquinha concordo com voçês, mas quem tem boas máquinas tem bons ganhos de performance e sem grandes aumentos de temperatura.

Um exemplo: https://forums.geforce.com/default/...king-with-347-09-347-25/post/4459416/#4459416

Com as novas 9xxm esta atitude da nvidia ainda mais parva é pois são gpu´s bem frescos e que até com overvolting mantêm temperaturas aceitáveis. Querem é que a malta pague pelos próximos rebrandings..


Remover a capacidade de aumenter a voltagem, eu até poderia entender (OC de multiplicador sim, mas mexer na voltagem é perigoso na temperatura). Agora não permitir undervolt? Completamente descabido a meu ver. Já sou bastante contra a remoção de undervolt de CPU de muitos portáteis, e nisto não sou diferente.

Mas lá está, se undervolt não deve ser removido, também o OC deve ser permitido. Não entendo esta política, especialmente neste momento que a imagem da Nvidia foi fragilizada com este problema das 970. Isto só lhes vai trazer mais chatices perante a sua userbase...

Nem com vbios modificadas (do Prema) se consegue fazer undervolting (espero que por enquanto) mas overvolting tudo bem. Não entendo. Mais, os gpus também fazem throttling quando atingem certos limites e nos últimos drivers nem dava para fazer oc´s de mais de 135mhz portanto nem há grandes riscos de algo correr mal.
 
Última edição:
Se isto é por driver, implicaria nível software, e não BIOS. E neste caso, em software, nada te impede de implementar um limitador superior sem um limidator inferior
@Pedro_1 . Portanto não é necessariamente verdade.
 
Hum, to a ver.

O que eu já vi por exemplo, foi eles cortarem completamente o acesso ao regulador, agora se è apenas o driver, vai ser uma questão de tempo até um "macaco" qualquer aparecer ai com um programa qualquer que de para ultrapassar esse problema.

Em relação ao overclock, eu diria que o problema nem è bem a temperatura do gpu em si, mas mesmo a board, o seu sistema de power delivery, será que tudo o resto está preparado para aguentar com o esforço extra sem comprometer muito o resto do computador? È que a questão também passa por ai.

Os chips em si ate são muito resistentes ao calor, por norma o problema e o que morre primeiro, è o que está "à volta", não sei se me faço bem entender.
 
Hum, to a ver.

O que eu já vi por exemplo, foi eles cortarem completamente o acesso ao regulador, agora se è apenas o driver, vai ser uma questão de tempo até um "macaco" qualquer aparecer ai com um programa qualquer que de para ultrapassar esse problema.

Em relação ao overclock, eu diria que o problema nem è bem a temperatura do gpu em si, mas mesmo a board, o seu sistema de power delivery, será que tudo o resto está preparado para aguentar com o esforço extra sem comprometer muito o resto do computador? È que a questão também passa por ai.

Os chips em si ate são muito resistentes ao calor, por norma o problema e o que morre primeiro, è o que está "à volta", não sei se me faço bem entender.


Já há "macacos" que o fazem há muito tempo. Pegam em drivers desktop e modificam os .inf para poderem ser instalados em portáteis. Em alternativa sempre se pode flashar uma nova bios na gráfica mas isso já deixa muita gente desconfortável.

Entendo o que disseste, mas sinceramente não me parece que seja grande problema. Falo por experiência própria e por acompanhar há bastantes anos o mundo dos portáteis.


Já agora: "In their forums Nvidia explained that overclocking on the GTX 900M series was enabled by accident, and has since been disabled with the recent driver updates. To get you an idea of the revision numbers, starting GeForce R347 drivers (version 347.29) the functionality has been disabled on the GeForce GTX 900M series mobile GPUs."

"There was a bug introduced into our drivers which enabled some systems to overclock."

Mega lol. Overclocking em portáteis já eu fazia quando arranjei o meu 1º em 2007 (com drivers de desktop), mas o interessante é que desde 2008/2009 os drivers mobile da nvidia passaram a permiti-lo, portanto a ativação de oc por "acidente" é uma desculpa de treta,

 
Última edição:
Eu já fiz OC no meu... GT550M FTW :D
Mas OC em portátil apesar de o die do gpu estar fresco, tudo o resto leva um esticãozito e não tem por onde dissipar o calor... VRM's, mosfets... não sei... se o cooling não for suficiente o GPU começa a fazer throttling :D :D por isso o OC não vale de nada :D

Acho que sim, que devem ter acesso a fazer OC ao gpu, o portátil é vosso voces fazem o que querem... mas... num portátil é esticar um pouco a sorte...
 
Eu já fiz OC no meu... GT550M FTW :D
Mas OC em portátil apesar de o die do gpu estar fresco, tudo o resto leva um esticãozito e não tem por onde dissipar o calor... VRM's, mosfets... não sei... se o cooling não for suficiente o GPU começa a fazer throttling :D :D por isso o OC não vale de nada :D

Acho que sim, que devem ter acesso a fazer OC ao gpu, o portátil é vosso voces fazem o que querem... mas... num portátil é esticar um pouco a sorte...

Depende dos portáteis e dos gpus, não é?
 
Como disse... depende do cooling... e dos portáteis obviamente...

Atenção que não estou contra o OC, de maneira nenhuma... apenas não acho recomendável no portátil. agora se é uma feature que vos foi "vendida", acho que devem lutar por ela.
 
Eu também não recomendo , aliás , já por aqui não recomendei a um user que perguntou.. mas há sempre quem venha dizer que dá na boa e não há problema . Basta um vrm escaldar e ficar tocado que a estabilidade da gráfica vai ao ar e não é difícil isto acontecer e não se dar conta (até porque por norma não vêm a temperatura dos vrm's)
 
Última edição:
Eu faço overclock na grafica do meu, sempre dá para espremer mais espremer mais um bocadinho de performance (e a diferença de temperatura da grafica é pouca)
 
Pois, eu já fritei as soldas e vrm's em portáteis sem OC, portanto não recomendo mesmo. Já undervolting acho uma ferramenta muito útil, e preocupa-me que seja removido.
 
Já agora: "In their forums Nvidia explained that overclocking on the GTX 900M series was enabled by accident, and has since been disabled with the recent driver updates. To get you an idea of the revision numbers, starting GeForce R347 drivers (version 347.29) the functionality has been disabled on the GeForce GTX 900M series mobile GPUs."

"There was a bug introduced into our drivers which enabled some systems to overclock."
:lol:
Ai Nvidia... Só "acidentes" ultimamente... "Enganamo-nos nas specs da 970, desculpem"... "Ativamos OC nos gpus M, desculpem"... Qual será a próxima?
 
A sério???

O meu portátil tem um GPU Nvidia GT540M e existe uma variante do mesmo modelo com a GT550M que é igual á GT540M excepto em velocidades de clocks. Então se quiser fazer OC do meu 540M agora não posso???

Existem situações em que é perfeitamente aceitável fazer OC á gráfica num portátil. Claro que nas fornalhas que são muitos Clevos eu não recomendava overclocks mas existem outros modelos em que isso devia estar disponível.
 
A sério???

O meu portátil tem um GPU Nvidia GT540M e existe uma variante do mesmo modelo com a GT550M que é igual á GT540M excepto em velocidades de clocks. Então se quiser fazer OC do meu 540M agora não posso???

Existem situações em que é perfeitamente aceitável fazer OC á gráfica num portátil. Claro que nas fornalhas que são muitos Clevos eu não recomendava overclocks mas existem outros modelos em que isso devia estar disponível.

Informa-te melhor sff. A maioria dos modelos não são fornalhas nenhumas, a não ser que os donos deles não saibam utilizá-los e mantê-los convenientemente, o que se aplica a qualquer marca. Claro está que com gpus Fermi não há grande remédio, qualquer que seja a marca do portátil. Mas nos Kepler e principalmente nos Maxwell as temps são baixas o suficiente para oc's.
 
Última edição:
Na grande parte dos portateis o que aquece mais é o processador , enquanto que a grafica se mantem bem fresca...
Nos Clevos W com a 860M mesmo com um overclock de ~20% ela continua fresca...
A minha HD5650M continua tb relativamente fresca com o overclock que lhe dou...
 
Pelo que tenho visto esta medida só afecta gpus Maxwell (que são os mais frescos) o que só torna esta situação ainda mais estúpida. Das duas uma, ou esta geração tem um qualquer problema que um overclock poderá tornar evidente, ou então a Nvidia está já a proteger os Maxwell rebranded que hão-de aparecer este ano - "querem mais performance? Comprem um portátil ou módulo mxm novo."
 
Back
Topo