NV40 Reviews e Comentarios

Nemesis11 disse:
A Tnt era um pouco mais avançada, mesmo em relação à Voodoo3:
- 2048*2048 de tamanho de texturas (256*256 na voodoo2)
- 32 bits output (16(?) ou 22, não me lembro)
- Directx 5/6 (Directx3)
- Resoluções (1024 só em Sli)

E acho que há mais coisas. A tnt equivale mais à voodoo3 (que tb tem as suas limitações)

EDIT: ToTTenTranz, acho que a TNT era 2X1 e não 1X2.


Yah tens razão era 2x1. (TnT significa Twin Texture daí o meu erro)
A TnT tambem foi a primeira a suportar o z-buffer de 24bits.
 
ToTTenTranz disse:
Nemesis: isso de os pipelines estarem bloqueados pelo próprio hardware é exactamente o que todos diziam que se passava nas R9500 até os gajos da iXBT-labs/digit-life virem a público dizer que era possível activar os 4 pipelines em falta, uns 2 meses depois de as R9500 já estarem à venda.
Aquilo são chips seleccionados depois de já estarem feitos na wafer. Como é que querias que eles fossem desactivar os pipes por hardware depois de o chip já estar feito? Se calhar gastavam mais dinheiro a criar uma máquina que alterasse os componentes dos chips em massa com uma precisão de 0.13mícrons do que no R&D da família NV4x... lol

Deves ter razão, se não não havia mod para ninguem.

Mas com esta estrategia de 8/12/16 pipelines (supostamente com o mesmo chip), das duas uma, ou arranjam um formula "anti-mod" :D ou é uma estrategia provisoria (como foi a 9500).
Na apresentação falaram de preços de 300$ para a 6800 non ultra. Uma placa com 12 pipelines, que deve bater por muito a 9800XT (sem mods). A X800 pro deve andar tb por esse preço.
Ou a 9800XT desaparece rapidamente ou vamos ter o preço dela a cair muito :D.
Espero que ninguem tenha ideias de comprar uma XT agora aos preços que está.
 
Nemesis11 disse:
A Tnt era um pouco mais avançada, mesmo em relação à Voodoo3:
- 2048*2048 de tamanho de texturas (256*256 na voodoo2)
- 32 bits output (16(?) ou 22, não me lembro)
- Directx 5/6 (Directx3)
- Resoluções (1024 só em Sli)

E acho que há mais coisas. A tnt equivale mais à voodoo3 (que tb tem as suas limitações)


orientações tecnológicas diferentes. a 3dfx optou pela performance "bruta" até à voodoo2. a voodoo3 era apenas + do mesmo, com 16mb e 2d incluido superando em velocidade a v2 em sli.
a voodoo3 era directx5 ou 6, como a tnt2, e n dirctx3. suportava resoluções tão elevadas como a tnt2 (e n até 1024) só k em 16bits.
em performance pura, a tnt era semelhante a 1 voodoo2, mas era totalmente aniquilada pela soluçºão sli desta, e ainda + pela voodoo3 (k n tinha sli).
lembro-me k n altura houve 1 fabricante ***** k kis fazer tb 1 solução sli para a tnt1, mas penso k tal n passou do papel. entretanto surgiu a tnt2 c 32mb k batia as voodoo2 sli. o modelo ultra era melhor k a voodoo3 tb. para muitos este foi o inicio da derrocada da 3dfx e a ascenção definitiva da nvidia k se confirmou com o aparecimento da 1ª geforce e com o fiasco da savage 2000 e co os sucessivos atrasos da voodoo5.
 
bruno borges disse:
orientações tecnológicas diferentes. a 3dfx optou pela performance "bruta" até à voodoo2. a voodoo3 era apenas + do mesmo, com 16mb e 2d incluido superando em velocidade a v2 em sli.
a voodoo3 era directx5 ou 6, como a tnt2, e n dirctx3. suportava resoluções tão elevadas como a tnt2 (e n até 1024) só k em 16bits.
em performance pura, a tnt era semelhante a 1 voodoo2, mas era totalmente aniquilada pela soluçºão sli desta, e ainda + pela voodoo3 (k n tinha sli).
lembro-me k n altura houve 1 fabricante ***** k kis fazer tb 1 solução sli para a tnt1, mas penso k tal n passou do papel. entretanto surgiu a tnt2 c 32mb k batia as voodoo2 sli. o modelo ultra era melhor k a voodoo3 tb. para muitos este foi o inicio da derrocada da 3dfx e a ascenção definitiva da nvidia k se confirmou com o aparecimento da 1ª geforce e com o fiasco da savage 2000 e co os sucessivos atrasos da voodoo5.

A Voodoo3 era mais do mesmo e apareceu depois da tnt. Esse é que foi o problema, apesar de ser uma placa bem decente, continou a não suportar 32 bits (o grande debate na altura) e as texturas continuaram limitadas.
Se isto na pratica era importante na altura.........talvez não.
Foi a Voodoo3, a compra da STB (e da Gigapixel tb) e de passarem a produzir as proprias placas que levou aquela situação. Antes disso já tinham tido outros falhanços, como a Voodoo Rush, mas eram tão fortes, que não houve grande problema
Depois houve também o atraso da Voodoo4/5, que quando saiu levou com a geforce 2 em cima.

P.S. - Por acaso gostava de saber o que é que a nVidia fez à Gigapixel.
 
Última edição:
xiii, é verdade, eu ainda tive uma Voodoo 5 5500... espetáculo de gráfica! :)

Dizem que as 6800 são grandes... esta voodoo também o era e precisava de alimentação extra já na altura! :D


vd5.jpg


Pic de uma voodoo5 5500 comparado com uma Geforce! :D
 
pois, mas foi lançada com 6 meses de atraso! isso foi-lhe fatal.
em vez de se haver com a geforce original deparou-se-lhe a bruta da gf2...
os benchmarks n lhe foram amigáveis (havendo mesmo rumoures na altura de favorecimento do 3dmark 2k às placas gf), ficando atás n só desta mas tb da savage 2k em alguns testes (penso k do quake3).
depois houve outros factores negativos: o seu design (claramente sli numa só placa), disponibilidade (+ dificil d axar do k as gf), a falta de suporte de T&L...
... e claro falta de $$$$$$
 
ToTTenTranz disse:
Aquilo são chips seleccionados depois de já estarem feitos na wafer. Como é que querias que eles fossem desactivar os pipes por hardware depois de o chip já estar feito?

Facílimo... Da mesma forma que de desactivam as caches nos processadores.

É a mesma coisa que nos processadores, se as caches tiverem boas, são um P4 ou um AXP, senão são um Celery ou um Duron.
 
Tafinho disse:
Facílimo... Da mesma forma que de desactivam as caches nos processadores.

É a mesma coisa que nos processadores, se as caches tiverem boas, são um P4 ou um AXP, senão são um Celery ou um Duron.

A nossa sorte é que vão sempre parar placas boas ao lote das "estragadas", ou seja, o mod vai sempre ser possível e funcional em placas vendidas como tendo 12 pipes bons mas que afinal têm os 16 bons.

Só me parece remoto o mod SE/XT por causa do bus, de resto, penso que de 12 para 16 pipes nem deve fazer suar. É só uma questão de tempo.
 
ptzs disse:
o mod vai sempre ser possível e funcional em placas vendidas como tendo 12 pipes bons mas que afinal têm os 16 bons.

Não confies muito nisso porque se os yelds de 16pipes forem bons, não vai haver chips com 4 pipes desactivadas.

Por outro lado não faz nenhum sentido fazerem-se chips com 16 pipes, sabendo-se à partida que 4 vão ser desactivadas, umas vez que são bastante mais caros.
 
Tafinho disse:
Por outro lado não faz nenhum sentido fazerem-se chips com 16 pipes, sabendo-se à partida que 4 vão ser desactivadas, umas vez que são bastante mais caros.

Mas não se sabe à partida que 100% vão ter os 16 pipes funcionais, por isso mesmo, e se a procura for grande, as placas chumbadas nos testes e algumas "recondicionadas" para satisfazer a procura vão ser ex-16 pipes.

Logo o mod é possível, nessas "recondicionadas" claro.

Fazer duas linhas de montagem como talvez queiras supor, uma com 12 pipes e outra com 16, é que não tem sentido. É só o dobro do gasto.

Como tu próprio dizes, um duron é um axp "chumbado", mas para satisfazer a procura, pode haver durons que estejam optimos. Esta sempre foi a lógica do mod.
 
ptzs disse:
Mas não se sabe à partida que 100% vão ter os 16 pipes funcionais, por isso mesmo, e se a procura for grande, as placas chumbadas nos testes e algumas "recondicionadas" para satisfazer a procura vão ser ex-16 pipes.

Logo o mod é possível, nessas "recondicionadas" claro.

Fazer duas linhas de montagem como talvez queiras supor, uma com 12 pipes e outra com 16, é que não tem sentido. É só o dobro do gasto.

Se isso fosse assim, a 9500 não teria sido abandonada.
Pelo que li o problema é que a 9500 teve tanto sucesso, que depois tiveram mais procura que a oferta. Tiveram que meter chips bons em placas 9500.
Depois há o facto de a 6800 ir custar 300$, o core da NV40 é maior que o PIV EE, se a placa tem muito sucesso não devem conseguir satisfazer o mercado só com os chips estragados.
Não acredito que estas non Ultra e pro durem muito tempo.

EDIT: Alem disso com o mod, a 9500 estava a estragar as vendas à 9700.
 
ptzs disse:
Fazer duas linhas de montagem como talvez queiras supor, uma com 12 pipes e outra com 16, é que não tem sentido. É só o dobro do gasto.

Nada disso. O que custa dinheiro é fazer as máscaras.
Depois de as máscaras estarem feitas, os chips de 12 pipes são mais baratos, logo não faz sentido fazer o contrário.
 
quando sair o unreal 3 logo compro uma nv4* :D

até lá a 9800p... errm 9500 dá pros gastos

quanto as especulações dos cores produzidos so com 16 ou produzidos 12 e 16 , não inventem ;)

e se a nvidia so estiver a fazer cores com 16 mesmo pras 6800 tirem o cavalinho da chuva que não os vão conseguir ligar ;)
 
Última edição:
Tafinho disse:
Facílimo... Da mesma forma que de desactivam as caches nos processadores.

É a mesma coisa que nos processadores, se as caches tiverem boas, são um P4 ou um AXP, senão são um Celery ou um Duron.



Não sei como é com a intel, mas o core do duron era bem mais pequeno que o do AthlonXP, a cache "extra" não estava lá.
Em relação aos Thortons a cache é desactivada através das bridges externas, nem pensar em ir mexer no pedaço de silício.
 
ToTTenTranz disse:
Em relação aos Thortons a cache é desactivada através das bridges externas, nem pensar em ir mexer no pedaço de silício.

Mas quem disse que se tem de mexer no silício...?
Os durons "morgan" em diante são todos AXPs com cache desligada.
 
Tafinho disse:
Mas quem disse que se tem de mexer no silício...?
Os durons "morgan" em diante são todos AXPs com cache desligada.



Caramba.. então estás a concordar comigo, no silício já não se mexe depois de o chip estar feito! :P

O máximo que ATi e a nVidia podem fazer é desenhar PCBs onde ter 8, 12 ou 16 pipelines seja configurável através de uma resistência ou outra coisa qualquer.
 
ToTTenTranz disse:
Caramba.. então estás a concordar comigo, no silício já não se mexe depois de o chip estar feito! :P

O máximo que ATi e a nVidia podem fazer é desenhar PCBs onde ter 8, 12 ou 16 pipelines seja configurável através de uma resistência ou outra coisa qualquer.

Sim e não.

A questão é que nao se vai fazer chips de 16 pipes para se usar em placas com 12 pipes a não ser que os yelds sejam muito superiores ao esperado e as vendas das placas de 12 pipes sejam superiores ao esperado. Os chips de 12 pipes têm maiores yelds e são mais baratos de produzir.
 
A intel e a AMD tem o condicionante de terem fabricas
A nVidia nao. O 16 pipes 0.13 parece que vai ser feito pela IBM. Tb ha a TSMC e a UMC. A nVidia la se desem*****ra como for mais barato e responder a procura.
Mas infelizmente acho dificil que volte a haver borlas como as 9500@9700
 
Back
Topo