Viva!
Registei-me neste fórum hoje para explicar os meus filmes com o meu Nokia 6288.
Sensivelmente há 3 meses e porque o cursor do meu sony eriksson estava a dar-me cabo do juízo, decidi comprar um tlm novo. Optei então pelo tão mencionado 6288. Como havia miúda ao barulho, e por ser mais vantajoso no círculo de amigos, comprei na vodafone, desactivando o meu antigo cartão optimus.
O primeiro problema que surgiu foi nas mensagens, ou seja, se os caracteres tivessem acentuação, contava mais mensagens do que devia e em 3 mensagens curtinhas que enviei fiquei logo sem 1€. A solução passou por mudar o suporte de caracteres de "inteiro" para "reduzido". (Este é um problema que acontece em muitos telemóveis - 6280, 6288, 5200, 5300 - o qual a nokia nunca se preocupou em resolver)
Para quem escreve, não faz diferença nenhuma; Já quem recebe, terá de fazer um esforço para perceber o que está escrito já que tudo o que seja acentuações (excepto, "è", "é" e "à") desaparece. É certo que a maioria dos utilizadores de telemóveis já está familiarizada com este tipo de escrita, mas se quisermos enviar uma mensagem em contexto formal...
Mas ok, problema fica semi-resolvido e nas lojas dizem que é mesmo assim e que não há volta a dar. Propõem actualização de software, mas não vale a pena que não resulta.
Depois começou por surgir um problema engraçado no telemóvel da minha miúda - Motorola V3X. Sempre que eu enviava mensagens com mais de 160 caracteres acontecia uma de 4 coisas:
a) não recebe a mensagem, apesar de eu receber o relatório de entrega.
b) Recebe uma mensagem em branco, necessitando depois de desligar e voltar a ligar telemóvel para que as letras apareçam, mas mensagem não chega inteira.
c) A mensagem chega incompleta com mensagem *texto em falta* ou (…) (…) ou ainda com uns símbolos de carta com pontos de interrogação, dependendo da marca/modelo do telemóvel.
d) Aparece no visor tem 35 mensagens novas" O que acontece é que a mensagem vai para o lugar 35 e mistura o texto com o que já existia na mensagem 35.
Como o problema acontecia também quando uma amiga dela, com um telemóvel 6280, enviava mensagens, e por vezes quando enviado de um 5300, julgamos problema tratar-se do motorola.
Este foi duas vezes actualizar o software e pediu-se uma 2ª via do cartão, mas problema manteve-se. No passado Sábado, há uma semana atrás, fomos à loja de Ranha no Porto, directamente aos técnicos e mostramos o problema. Inclusivé a funcionária colocou o cartão dela no motorola e constatou o problema.
A miúda trouxe um Samsung (fraquito, modelo antigo) de substituição e qual não é o nosso espanto quando o dito samsung não recebe mensagens compridas completas (isto enviando de um 5300) Imediatamente testamos com o meu 6288 e mensagem chegava com texto em falta, texto esse que nunca chegava a aparecer...
Já em casa, testamos com um nokia antigo dela, não sei precisar o modelo (é laranja e já tem câmara e rádio) e mensagem chegava também ela incompleta... Andamos a trocar de cartões entre telemoveis e problema acontecia às vezes. Mandei para o Nokia 1110 do meu pai e mensagem chegava em branco.
Fui pedir 2ª via do cartão.
Depois decidi colocar o meu cartão vodafone no sony eriksson e ao enviar a mensagem para o samsung chegou também ela incompleta.. Onde estaria o problema então? - questionamo-nos.
Decidi então testar com todos os meus amigos vodafone (tenho os 1500sms gratis) que quiseram colaborar. Sony Eriksson's, motorola's, samsung's, sharp's, nokia's, enfim ninguém teve problema, receberam as mensagem completa, fossem telemóveis 3g, ou um dos antigos.
A partir daqui fiquei deveras irritado por não conseguir encontrar um padrão!! Estaremos sob um mau olhado e como tal existe incompatibilidade entre os nossos dois cartões?? Será isto possível?
Bem, vou lá daqui a umas horas levantar o motorola e expor o problema com os outros modelos... Alguém terá certamente uma solução para o caso que não é, de todo, normal.
Problemas semelhantes, alguém??
Cumprimentos
PS: desculpem testamento