Browser Mozilla Firefox

É a segunda vez que a fundação Mozilla vê-se obrigada a congelar o lançamento do Firefox 3 por tempo indeterminado, e nas duas vezes pelo mesmo problema, bugs.
Em comunicado, e traduzido pela Exame Informática, a fundação Mozilla afirmou que «congelámos a beta 4 por uns dias, antes de o distribuirmos à equipa que garante a qualidade». O enginheiro chefe da Mozilla afirmou que foram encontrados 66 falhas, o que podia chegar para uma quinta versão beta. Agora os programadores vão se reunir, e repensar quais as falhas que deveram ser corrigidas na versão Beta 4 e quais irão ter correcção apenas na Beta 5.


Fonte


cumps
 
Firefox 3.0 Beta 4 - Lançado !!!!

images


New features and changes in this Beta 4:
  • New Download Manager: the revised download manager makes it much easier to locate downloaded files, and you can see and search on the name of the website where a file came from. Your active downloads and time remaining are always shown in the status bar as your files download.
  • Full page zoom: from the View menu and via keyboard shortcuts, the new zooming feature lets you zoom in and out of entire pages, scaling the layout, text and images, or optionally only the text size. Your settings will be remembered whenever you return to the site.
  • Integration with Vista: Firefox now has Vista-specific icons, and uses native user interface widgets in the browser and in web forms.
  • Integration with the Mac: the new Firefox theme makes toolbars, icons, and other user interface elements look like a native OS X application. Firefox also uses OS X widgets and spell-checker in web forms and supports Growl for notifications of completed downloads and available updates. A combined back and forward control make it even easier to move between web pages.
  • Integration with Linux: Firefox's default icons, buttons, and menu styles now use the native GTK theme.
  • Location bar & auto-complete: type in all or part of the title, tag or address of a page to see a list of matches from your history and bookmarks; a new display makes it easier to scan through the matching results and find that page you're looking for. Results are returned according to their frecency (a combination of frequency and recency of visits to that page) ensuring that you're seeing the most relevant matches. An adaptive learning algorithm further tunes the results to your patterns!
  • Speed: improvements to our JavaScript engine as well as profile guided optimizations have resulted in significant improvements in performance. Compared to Firefox 2, web applications like Google Mail and Zoho Office run twice as fast in Firefox 3 Beta 4, and the popular SunSpider test from Apple shows improvements over previous releases.
  • Memory usage: Several new technologies work together to reduce the amount of memory used by Firefox 3 Beta 4 over a web browsing session. Memory cycles are broken and collected by an automated cycle collector, a new memory allocator reduces fragmentation, hundreds of leaks have been fixed, and caching strategies have been tuned.
Resumindo:
  • Zoom total de página - Até ao momento, o Firefox permitia colocar o texto mais pequeno ou maior, mas não existia forma de aumentar todo o conteúdo web e gráfico (algo que se utiliza no Opera ha imensos anos). A partir de agora o Firefox passa a integrar este zoom completo de texto e imagens.
  • Novo gestor de downloads - O novo gestor de downloads apresenta o tempo restante, e o estado dos downloads. Poderá também pesquisar pelos seus downloads bem como ver o site de onde os seus downloads são provenientes.
  • Intregração no SO mais eficiente - O Firefox 3 beta 4 inclui icons e temas especificamente desenvolvidos para o Windows Vista, OS X, e Linux (utilizando o tema nativo GTK).
  • Melhoramento no consumo de memória
Download [Versão PT-PT]

images


images
--> Download

images
--> Download

images
--> Download







 
Última edição:
Já agora gostava de saber a malta que já está a usar Firefox 3.0?

E se sim em que versão estão (Beta 3, Beta 4, ... ou mesmo Nightlies)?

Eu neste momento só não uso por causa do Foxmarks. Mas ja estão a desenvolver a versão para o Firefox 3.0, e já me inscrevi como Beta tester e estou à espera que me "chamem".
 
A versão PT continua a mesma maravilha. cmd+T dá para "Abrir nova Tab" e "Seleccionar Tudo". Funciona a segunda ... o bug já é conhecido há que tempos e não fazem nada ...
 
A versão PT continua a mesma maravilha. cmd+T dá para "Abrir nova Tab" e "Seleccionar Tudo". Funciona a segunda ... o bug já é conhecido há que tempos e não fazem nada ...


A culpa não é da Mozilla. É a equipa de tradução portuguesa que tem de tratar disso. E eles sinceramente só ligam mais a Windows e Linux. Penso que a versão Mac OS X esteja marginalizada.

Mas se quiseres queixar-te aqui tens o Forum da team portuguesa...

http://www.mozillapt.net/

EDIT:

Há já agora deixo o promenor que nas nightlys os temas para Windows já estão ligeiramente diferentes.

Aqui em XP

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/c/c1/Firefox_Windows_Theme.png

E aqui em Vista

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/3e/Firefox_Vista_Theme.png


Arredondaram o sitio onde fica o icone da página do lado esquerdo da barra de endereço e mudaram o gradiente do icone do search.

Estive à pouco a correr a build de hoje em "modo portable" e reparei nisso ;)

A Beta 4 ainda não tem esta diferença...

Quanto à Beta 5 (a última antes da RC):

Firefox 3 Beta 5 schedule

At today’s Firefox 3 / Gecko 1.9 meeting the development team decided that a fifth beta milestone would be required based on the number of blockers remaining. This additional beta will ensure that changes which may affect website compatibility and changes which affect the user experience will get exposure to a wider audience for feedback and regression testing.
The following development deadlines were set for Firefox 3 Beta 5:
  • String freeze will be on Friday, March 7th, 11:59pm PST
  • Code freeze will be on Tuesday, March 18th, 11:59pm PST
Developers should note that this will be the final milestone for string changes and so any changes to strings should be put up for review as soon as possible in order to meet the string freeze deadline this Friday. Please contact a member of the User Experience team if you need help with wording.
All P1 blockers are to be fixed for Firefox 3 Beta 5. For the next two weeks the tree will remain under “blocker rules”, but developers should check the tree status before checking in a patch. After code freeze, we expect a shorter baking period before handing off to the Build and QA teams for release.
The Mozilla Developer Calendar has been updated to reflect these new development deadlines.
Fonte http://developer.mozilla.org/devnews/index.php/2008/03/04/firefox-3-beta-5-schedule/

Acrescento ainda que a Beta 4 faz 67/70 no acid3 e as Nightlies já fazem 69/70 o que demostra alguma modificação a nível do Gecko (do layout engine desenvolvido em paralelo com o Firefox).

P.S.: Estou a pensar fazer uma review do Firefox 3.0 quando este sair ou estiver em estado RC visto já não ir mudar nada em aparencia.
 
Última edição:
A culpa não é da Mozilla. É a equipa de tradução portuguesa que tem de tratar disso. E eles sinceramente só ligam mais a Windows e Linux. Penso que a versão Mac OS X esteja marginalizada.

Mas se quiseres queixar-te aqui tens o Forum da team portuguesa...

Eu bem sei de quem é a "culpa", e não tenho que me queixar de nada. Já têm mais bug reports que eu sei lá e aquilo continua na mesma. É verdadeiramente absurdo.
 
Já saiu e não é RC2!!
http://www.filehippo.com/download_firefox/
http://tunepc.blogspot.com/2008/03/mozilla-firefox-beta-4.html
LOL, estou aqui a escrever e isto tá com um bocadinho de bugs, aparece uma risca preta a escrever ... mas vale a pena pelas funcionalidades! Agora o Drag & Drop tornou-se como no safari xD


Eu ja tinha posto como final ;)

E olha que nas Nightlies já tem mais uns efeitozinhos. Por exemplo se passares o rato sobre uma tab ela fica mais clara, mas agora de forma suave (tipo desvanecido). Na Beta 4 ainda não tem isso. Mas estou a usar Beta 4 só dei foi uma olhadela nas Nightlies :P As Nightlies ultimamente têm estado estaveis mas aquilo são builds geradas automaticamente e nunca se sabe se algum dos developers pos a pata na poça e estragou alguma cena...

Pelo menos a Beta 4 à data de lançamento é uma build que não tinha dado problemas. (sem ser as cenas que ainda não estão a 100% implementadas claro).
 
Última edição:
Back
Topo