Modos manuais - Dicas

A abertura do diafragma deixei ao critério da máquina, visto ser um ponto que eu ainda não me entendo bem.

f/* baixo - grande abertura do diafragma, logo deixa entrar mais luz.

f/* elevado - pequena aberura do diafragma, logo deixa entrar menos luz.


ou seja, se vais aumentar o tempo de exposição, e tendo em conta que tens luz directa solar, tens que por a abertura do diafragma o mais pequena possivel, ou seja, f/22 ou mais se possivel.
e mantém também o iso no minimo possivel.
 
Ah, esclarecido.

Agora já estou a ver isso. Mas ainda por uns tempos deixo-me ficar assim e quando já estiver mais evoluido passo então completo manual ;)
 
hmmm em modo Tv a maquina devia controlar a abertura automaticamente de modo que a exposicao fosse a correcta.

das duas uma, ou o sistema de metering falhou, ou entao a makina usou a abertura o mais pekeno possivel mas mesmo assim deveria ser inferior. se assim for a unica solucao e filtro ND ou baixar o tempo de exposicao.
 
Ah, esclarecido.

Agora já estou a ver isso. Mas ainda por uns tempos deixo-me ficar assim e quando já estiver mais evoluido passo então completo manual ;)

O ideal seria teres o ND, porque é precisamente o filtro que evita que a foto fique "branca" neste caso.
Mas enquanto não o tens, ao final ou inicio do dia, colocas no M e defines f22. Acima dos 6' e já deves ter esse efeito. Vai testando com mais ou menos segundos.
 
Bom, comprei na passada Quarta-Feira uma Canon A720IS e aproveitei as comemorações do dia da Marinha aqui em Aveiro para tirar umas fotos e experimentar a máquina nova :D

Tirei fotos nocturnas com a ajuda de um mini-tripé a dois carros com o navio-escola Sagres como pano de fundo e gostava de saber a vossa opinião (atenção que não percebo puto de fotografia, foram meras experiências no modo manual ao calhas tendo em conta a aparência final das fotos).

Infelizmente, e como não estou a conseguir fazer upload das fotos para nenhuma galeria online (não sei se será por cada foto ter mais de 3MB de tamanho ou se pela ligação da net que está ranhosa hoje), meti umas quantas num rar cujo link deixo abaixo:

http://www.mediafire.com/download.php?zm40oav2gng

Digam de vossa justiça, mas não sejam muito mauzinhos tá? :lol:
 
Última edição:
Bom, comprei na passada Quinta-Feira uma Canon A720IS e aproveitei as comemorações do dia da Marinha aqui em Aveiro para tirar umas fotos e experimentar a máquina nova :D

Tirei fotos nocturnas com a ajuda de um mini-tripé a dois carros com o navio-escola Sagres como pano de fundo e gostava de saber a vossa opinião (atenção que não percebo puto de fotografia, foram meras experiências no modo manual ao calhas tendo em conta a aparência final das fotos).

Infelizmente, e como não estou a conseguir fazer upload das fotos para nenhuma galeria online (não sei se será por cada foto ter mais de 3MB de tamanho ou se pela ligação da net que está ranhosa hoje), meti umas quantas num rar cujo link deixo abaixo:

http://www.mediafire.com/download.php?zm40oav2gng

Digam de vossa justiça, mas não sejam muito mauzinhos tá? :lol:

Amanhã sou eu que vou lá passar e ver a regata para testar a minha compra. Ainda não uma oportunidade a sério de a testar.
 
Tirei fotos nocturnas com a ajuda de um mini-tripé a dois carros com o navio-escola Sagres como pano de fundo e gostava de saber a vossa opinião (atenção que não percebo puto de fotografia, foram meras experiências no modo manual ao calhas tendo em conta a aparência final das fotos).

(...)

Digam de vossa justiça, mas não sejam muito mauzinhos tá? :lol:

O tópico não serve para comentar fotos, para isso existem galerias. ;)
 
O tópico não serve para comentar fotos, para isso existem galerias. ;)

Ok, mea culpa, não me expliquei como deve de ser...

Eu queria que comentassem as fotos a nível das definições que usei nos comandos manuais, de modo a poder melhorar a qualidade de imagem e para tentar aprender mais umas coisas acerca de fotografia, que é o que tenho visto os users fazerem neste tópico... Quero aprender e melhorar a nível fotográfico, só isso!

Penso que agora está claro, certo? :cool:

Bom, vou tentar de novo...


Definições do modo manual com que tirei a foto acima:
139dse.jpg


A mesma foto, mas com outras definições:

140tze.jpg


Outra:

143z.jpg


Ora, a nível de definições manuais será possível fazer com que as fotos fiquem mais claras? A ISO 200 ficavam muito escuras e tive de aumentar para ISO 400, mas acabam por ficar com algum grão... Em que outros controlos poderei mexer para melhorar a qualidade das fotos sem serem tratadas posteriormente num programa de imagem?

Tenho todas as fotos anteriores em RAW, pelo que estão ligeiramente melhores, mas será possível alterar mais alguma coisa para melhorar?
 
Última edição:
não tou a atingir o teu post...
não podes tirar fotos de noite, só com a camara, e esperar que saia uma luz de dia.

regra geral, se aumentares a abertura irás comprometer na profundidade de campo, e caso a lente não seja bem construida, também perderás definição, se usares uma exposição rápida não tens tempo para deixar a luz entrar ficas com a foto escura, se deixares uma exposição mais lenta, ficas com arrastos, e só com um tripé é consegues isso, se aumentares o ISO adicionas ruido digital.

é isso?
 
não tou a atingir o teu post...
não podes tirar fotos de noite, só com a camara, e esperar que saia uma luz de dia.

regra geral, se aumentares a abertura irás comprometer na profundidade de campo, e caso a lente não seja bem construida, também perderás definição, se usares uma exposição rápida não tens tempo para deixar a luz entrar ficas com a foto escura, se deixares uma exposição mais lenta, ficas com arrastos, e só com um tripé é consegues isso, se aumentares o ISO adicionas ruido digital.

é isso?

Vamos a ver se agora me consigo fazer entender :/

Esta outra foto foi tirada com uma reflex acho e penso que já foi tratada... Sei que são máquinas completamente diferentes, mas haverá a possibilidade de conseguir aproximar-me a isto com a minha Canon A720?

IMG_9867.jpg


Foi usado um tripé de cerca de 1m de altura, logo a visão desta foto é completamente diferente, mas será que esta luminosidade toda proveio do tratamento posterior da foto ou será que a própria máquina já captou bastante luz?

Basicamente o que eu queria era saber se devia diminuir ou aumentar o valor do F ou da exposição (ou onde mexer mais) e usar um valor baixo de ISO, tipo ISO 200, para poder ganhar mais um pouco de luz nas fotos apesar de já ser praticamente noite... E sim, usei um tripé, mas era pequenino, tinha praí uns 10cm de altura!
 
Última edição:
ve o exif dessa foto, que tens a tua resposta. tem 1.2segundos de exposição

Pequena correcção...têm 1.3 segundos de exposição embora não faça muita diferença.
Tens de lhe aumentar apenas o tempo de exposição e usar um valor f mais baixo que a lente permita embora assim perca um pouco de definição na foto.
 
A abertura do diafragma deixei ao critério da máquina, visto ser um ponto que eu ainda não me entendo bem.
Na prática: um f-number maior, mais nitidez até ao fundo (f8, f11, f16), um f-number menor (f1.8, f2.8), menos nitidez ao fundo (fundos desfocados). Um f-number intermédio (f4, f5.6), consegue-se ver o fundo mas não com máxima nitidez como a f11 ou f16. Este tem interesse se quiseres que as pessoas vejam o que está por trás do sujeito (em que ambiente é que ele está inserido), mas sem lhe dar um máximo ênfase de forma a evidenciar mais o sujeito. Exemplo: um trabalhador numa fábrica. Fundo não muito desfocado, mas também não completamente nítido, de forma a que se perceba que o trabalhador está no seu ambiente de trabalho. Não deixando no entanto de fazer o observador da tua foto olhar para o trabalhador e não tanto para o fundo.

Esta é a explicação mais SIMPLES, básica e prática para abertura que conheço e que faz com que qualquer pessoa entenda a importância da abertura e como usá-la. Eu por exemplo uso muito mais vezes a prioridade à abertura do que a prioridade à velocidade (a não ser que pretenda congelar um movimento muito rápido ou desfocar um sujeito em movimento - sejam pessoas, aves, ou água, onde irei usar a prioridade à velocidade).

A profundidade de campo é maior se usares um f-number maior (abertura pequena). Vulgarmente chamado DOF (Depth Of Field) - grande ou curto.

Vamos a ver se agora me consigo fazer entender :/

Esta outra foto foi tirada com uma reflex acho e penso que já foi tratada... Sei que são máquinas completamente diferentes, mas haverá a possibilidade de conseguir aproximar-me a isto com a minha Canon A720?

IMG_9867.jpg


Foi usado um tripé de cerca de 1m de altura, logo a visão desta foto é completamente diferente, mas será que esta luminosidade toda proveio do tratamento posterior da foto ou será que a própria máquina já captou bastante luz?

Basicamente o que eu queria era saber se devia diminuir ou aumentar o valor do F ou da exposição (ou onde mexer mais) e usar um valor baixo de ISO, tipo ISO 200, para poder ganhar mais um pouco de luz nas fotos apesar de já ser praticamente noite... E sim, usei um tripé, mas era pequenino, tinha praí uns 10cm de altura!
É notório nesta foto que foi usada uma velocidade baixa e uma abertura relativamente grande (f pequeno), daí o efeito de "magnificação" das luzes e não aparecer o efeito de estrela nas mesmas. Portanto, a combinação de um shutter speed baixo e uma abertura grande (f pequeno) deu toda esta luminosidade.

Observação à foto: tem luz a mais e não ganha nada com uma abertura tão grande. Já que foi usado tripé, o fotógrafo podía ter usado uma abertura mais pequena (f maior), o que daría um resultado bem mais interessante. A foto ficaría mais nítida, sem este excesso de luz, e com o efeito de estrela nas luzes.

Sim, consegues fazer isto (e melhor do que isto) numa Canon A720.
 
Última edição:
É notório nesta foto que foi usada uma velocidade baixa e uma abertura relativamente grande (f pequeno), daí o efeito de "magnificação" das luzes e não aparecer o efeito de estrela nas mesmas. Portanto, a combinação de um shutter speed baixo e uma abertura grande (f pequeno) deu toda esta luminosidade.

Observação à foto: tem luz a mais e não ganha nada com uma abertura tão grande. Já que foi usado tripé, o fotógrafo podía ter usado uma abertura mais pequena (f maior), o que daría um resultado bem mais interessante. A foto ficaría mais nítida, sem este excesso de luz, e com o efeito de estrela nas luzes.

Sim, consegues fazer isto (e melhor do que isto) numa Canon A720.

Bom, pelo que vi nas propriedades da foto, o moço usou os seguintes valores: f5.6, exposição 1.3 segundos e ISO 200...

As minhas foram tiradas com valores piores ainda (f ainda menor, exposição também menor a ISO 400) e ficaram um pouco escuras :(

Se percebi bem o que disseste, deveria ter ido para valores, por exemplo, de f8.0, mantendo a mesma exposição e o ISO a 200, correcto?
 
se queres que as tuas fotos fiquem mais claras tens que usar velocidades mais lentas.
mete a máquina num dos modos (av ou tv) selecciona f/7.1 no av ou 2seg no tv e deixa a máquina fazer o resto

isto para fotos nocturnas
 
Back
Topo